Skip to content
Tirar fundo de imagem: 5 apps gratuitos

Tirar fundo de imagem: os 5 melhores aplicativos gratuitos

Artigo por Time Oberlo

Quantas vezes você tirou uma foto maravilhosa, com boas cores, enquadramento e iluminação, mas o fundo não estava tão legal porque você não teve tempo de produzir um cenário bacana ou simplesmente porque o ambiente não ajudou? Conseguir tirar fundo de imagem seria uma mão na roda nessas horas, né?

Se você vende seus produtos em uma loja virtual ou apenas quer tirar uma pessoa ou objeto de uma foto, certamente já se perguntou: como tirar o fundo de uma imagem de maneira simples, sem precisar gastar dinheiro com licenças e softwares profissionais?

Já falamos aqui no blog que as imagens continuam sendo a melhor maneira de chamar a atenção de um cliente nas estratégias de marketing digital, e como é importante tirar e editar boas fotos algo que, aliás, pode ser feito com apps para editar fotos no celular.

Porém, nem todos os aplicativos ou sites gratuitos de edição de fotos oferecem a opção de remover fundo de imagem. Muitas vezes, os serviços de alguns apps e sites são direcionados à edição de cores, luminosidade e tamanho.

Outros, por sua vez, são difíceis demais para algo que parece tão simples. Já houve um tempo, inclusive, em que o recurso de tirar fundo de imagem era um dos mais complexos dos editores de fotos. Felizmente, as coisas ficaram mais simples com a internet e a popularização de smartphones e aplicativos.

Tirar fundo de imagem: como isso vai ajudar a minha loja?

Você deve concordar que, para um consumidor, é muito melhor poder visualizar o produto que ele deseja de uma forma detalhada, com um fundo transparente ou então dentro de um cenário adequado. 

É por isso mesmo que conseguir remover fundo de imagem pode trazer tantos benefícios para a sua loja. Você pode, por exemplo, usar uma imagem sem fundo em um mockup de camiseta, tela de computador ou smartphone, em alguma colagem ou fotomontagem para as suas redes sociais, na criação de figurinhas para WhatsApp ou até mesmo na edição de vídeos.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Se a sua marca já possui uma estratégia de branding, você pode remover o fundo das imagens dos seus produtos e substituí-lo por fundos que apresentem as mesmas cores da marca criando, assim, uma homogeneidade visual nas fotos dos seus itens.

Compreender o significado das cores e saber como usá-las em suas imagens de produto, afinal, pode ser um passo importante para atrair o público-alvo ideal e se conectar a ele, gerando mais vendas.

Sim, tudo isso que falamos pode parecer trabalhoso e talvez você prefira gastar o seu tempo escolhendo produtos para vender, descobrindo como ganhar seguidores no Instagram e até mesmo buscando outras formas de como ganhar dinheiro na internet.

E é aí que a gente entra: se você não tem tempo para aprender como tirar fundo de imagem e quer aplicativos simples e gratuitos que façam isso, acompanhe a nossa lista com os 5 melhores apps para tirar fundo de imagem.

5 apps gratuitos para tirar fundo de imagem

1. TouchRetouch

Disponível para iOS e Android | Gratuito

app para tirar fundo de imagem: TouchRetouch

O TouchRetouch é um dos aplicativos para tirar fundo de imagem mais conhecidos da categoria.

O app é bem simples de usar e extremamente funcional. Além de remover fundo de imagem, o TouchRetouch permite também a remoção de elementos indesejados com apenas um toque.

Imagens tiradas em locais escuros também podem ser melhoradas por meio dos recursos de ajuste automático. Você ainda pode adicionar sombras ou mesmo um fundo pastel simples, caso considere essa abordagem mais interessante para as imagens que deseja utilizar em uma plataforma de e-commerce.

O app ainda oferece tutoriais com instruções detalhadas sobre as principais funcionalidades, além de dicas sobre como obter os melhores resultados ao utilizar as ferramentas disponíveis no aplicativo.

Com o TouchRetouch também é possível salvar as imagens no rolo da câmera ou baixá-las em PNG com fundo transparente.

2. Adobe Photoshop Mix (Android) e Photoshop Express (iOS)

Disponível para iOS e Android | Gratuito

Adobe Photoshop Mix: app para tirar fundo de imagem

Desenvolvidos por uma das maiores fabricantes de softwares de imagem, o Adobe Photoshop Mix e o Photoshop Express são apps com os recursos de edição do Photoshop. 

É isso mesmo: agora dá para editar como profissional diretamente no seu dispositivo móvel.

Além de remover fundo de imagem e substituir planos de fundo, os aplicativos permitem também o recorte de elementos específicos e a combinação de imagens e camadas, com ajuste de opacidade.

Com os apps, você pode tirar fundo de imagem e fazer edições básicas, como cortar fotos, ajustar cores, alterar a exposição e adicionar filtros. Essas ferramentas podem ser usadas na imagem inteira ou em parte dela. 

Também é possível compartilhar suas criações nas redes sociais de forma rápida e fácil.

Dica: aproveite e confira as últimas estatísticas das redes sociais para construir a sua estratégia digital com base em dados, obtendo assim os melhores resultados.

Outra vantagem destes aplicativos é que ele é integrado à Adobe Creative Cloud. Ou seja, você pode trabalhar com outros aplicativos de desktop, como o Photoshop e o Lightroom, e também fazer upload de seus trabalhos na comunidade do Photoshop Mix no Behance.

3. Background Eraser, da HandyCloset Inc.

Disponível para iOS e Android | Gratuito

Background Eraser, da HandyCloset Inc.: app para tirar fundo de imagem

Se você pesquisar por “Background Eraser” na sua loja de aplicativos, vai perceber que existem inúmeros apps com este nome, mas de desenvolvedores diferentes. Por isso mesmo, a gente identificou os proprietários para que você não se confunda na hora de buscar.

A principal função do Background Eraser desenvolvido pela HandyCloset Inc. é tirar fundo de imagem e deixá-lo transparente automaticamente. Para isso, basta selecionar o fundo e mandar o app apagá-lo; é, simples assim.

Para um trabalho online mais preciso, você também pode remover fundo de imagem manualmente, usando alguns marcadores coloridos que existem dentro do próprio aplicativo. Feito isso, é só exportar a imagem sem fundo e usá-la em qualquer lugar, seja como carimbo, figurinha, fotomontagem, colagem, enfim, o que a sua imaginação permitir!

4. Background Eraser, da Kite Games Studio

Disponível para iOS e Android | Gratuito

Background Eraser, da Kite Games Studio: app para tirar fundo de imagem

O nome deste app é igual ao app que listamos acima, e as funções também são bem semelhantes. Só que, além de tirar fundo de imagem, o Background Eraser da Kite Games Studio conta com algumas ferramentas extras de edição.

Segundo o desenvolvedor, com o app é possível recortar qualquer imagem indesejada, remover facilmente o fundo de qualquer foto e eliminar imperfeições. Escolhendo a opção borracha, você pode remover qualquer objeto, fundo, cor, pessoas ou marca d’água de uma foto. 

Caso as alterações não saiam conforme o desejado, você pode desfazer a ação e restaurar sua foto.

Depois de recortar ou editar as imagens, é possível salvá-las nos formatos JPG ou PNG. Este último formato é muito usado porque, além da possibilidade de ter um fundo transparente, ele permite compactar imagens sem perder a qualidade.

5. PhotoLayers

Disponível para iOS e Android | Gratuito

PhotoLayers: edição de fotos

O PhotoLayers é mais um aplicativo gratuito para Android e iOS que permite remover fundo de imagem.

No entanto, ele também oferece a opção de fazer montagens: você pode, por exemplo, recortar uma pessoa de uma fotografia comum e colocá-la em frente à Torre Eiffel, mesmo sem ela nunca ter pisado em Paris. Ou então fotografar seus produtos e escolher um fundo mais interessante para eles. 

O aplicativo permite combinar até 11 fotos ao mesmo tempo para criar uma fotomontagem – e caso você precise de algumas fotos extras para suas montagens, procure em bancos de imagem (não se preocupe, muitos são gratuitos!).

Entre as ferramentas que o app oferece para tirar fundo de imagem estão:

  • Auto: apaga todos os pixels que possuem a mesma paleta de cores, o que pode ser útil para apagar grandes áreas com cores sólidas.
  • Magic: um pouco mais refinada que a ferramenta Auto, ela identifica as bordas do objeto.
  • Manual: mais indicada para ajustes e reparos precisos.

Para auxiliar aqueles que têm pouca experiência, o PhotoLayers oferece um tutorial de uso do aplicativo, explicando cada função e ferramenta. Assim, você pode aprender como tirar o fundo de uma imagem sem precisar arrancar os cabelos.

Feitos os ajustes, você pode salvar a imagem no rolo da câmera do seu smartphone e compartilhá-la em suas redes sociais ou usá-la em sua loja de e-commerce. 

Melhores aplicativos gratuitos para tirar fundo de imagem: conclusão

Falta de tempo ou de conhecimento técnico não são mais desculpas para fotos com fundos pouco atrativos na sua loja virtual. A internet conta com uma vasta opção de aplicativos gratuitos que podem ser usados – literalmente – na palma da sua mão.

Escolha o seu e mãos à obra!

5 apps para tirar fundo de imagem: resumo

  1. TouchRetouch: remove elementos indesejados com um toque.
  2. Adobe Photoshop Mix e Photoshop Express: permitem combinar imagens e camadas.
  3. Background Eraser, HandyCloset Inc.: fácil e simples de usar.
  4. Background Eraser, Kite Games Studio: remove qualquer objeto, cor, pessoas ou marca d’água.
  5. PhotoLayers: oferece 3 ferramentas para tirar fundo de imagem.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?