As ferramentas de SEO são aliadas poderosas para um e-commerce, mas também podem parecer um imenso desafio para empreendedores.

Afinal, por vezes encontramos sites ou ferramentas que explicam o que é SEO e como usar uma ferramenta de SEO – mas raramente encontramos dicas concretas sobre quais ferramentas são as melhores ou quais devem ser evitadas por serem muito complicadas. Foi por isso que entramos em contato com mais de 30 especialistas em ferramentas SEO: queríamos saber se eles nos ajudariam na tarefa de compilar um guia detalhado com as melhores técnicas de SEO e com as ferramentas que prometem auxiliar ( muito) os empreendedores em 2021.

Vamos começar?

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As melhores ferramentas SEO

  1. Ahrefs: ferramenta SEO para palavras-chave

    A Ahrefs é, sem dúvidas, a ferramenta de SEO mais popular da internet, perdendo apenas para o Google em termos de tamanho e recursos. Um dos grandes pontos positivos da Ahrefs, além da excelente busca por palavras-chave, é a possibilidade de analisar e destacar as páginas e seções da loja que precisam ser otimizadas para que o site possa ter um desempenho melhor nos mecanismos de pesquisa.

    Parece excelente, mas ainda tem mais: também é possível utilizar a Ahrefs para determinar os backlinks mais utilizados nos sites concorrentes, o que pode servir como ponto inicial para a construção de conteúdos no seu próprio site. Além disso, ela também está disponível em português.

    Syed Irfan Ajmal

    Syed Irfan Ajmal, gerente de marketing da Ridester, é apaixonado por esta ferramenta SEO:

    “A Ahrefs é a nossa ferramenta de SEO favorita para realizar pesquisas de palavra-chave, monitorar o desempenho do site nos mecanismos de busca e até mesmo para encontrar novos conteúdos virais. Uma das melhores técnicas de SEO da Ahrefs é a comparação de domínios, onde é possível realizar uma análise comparativa do nosso site com quatro outros concorrentes para encontrar sites que utilizaram como backlink esses concorrentes, mas não a nossa loja. Vale destacar que nada disso seria possível sem o imenso banco de dados dessa ferramenta de SEO. A Ahrefs foi fundamental para o sucesso da nossa loja, pois foi com ela que encontramos as melhores palavras-chave. Hoje, contamos com 350 mil visitantes todo mês.”

  2. Google Search Console: a melhor ferramenta SEO do mercado

    Google Search Console: Top SEO Tool

    Opção gratuita para todos os empreendedores que possuem sites, o Search Console do Google permite monitorar e modificar a presença do seu site no Google SERP. Em termos de utilização, esta ferramenta de SEO é bem simples: basta verificar as informações solicitadas pela ferramenta. Para fazer isso, você deve incluir alguns códigos específicos no site da loja ou então enviar, pelo Google Analytics, o sitemap da loja.

    Por mais que não seja necessário ter uma conta do Search Console para que a sua loja seja ranqueada como uma opção nos resultados de busca, é por meio dessa conta que você poderá controlar aspectos muito importantes do processo de SEO, como os conteúdos que serão indexados e a exibição pública do seu site.

    Vale lembrar ainda que, enquanto ferramenta SEO, o Search Console pode ser inestimável; é ele que te ajudará a entender o seu site a partir do ponto de vista dos clientes – e a otimizar todos os conteúdos para que o ranqueamento do site seja cada vez melhor. Além disso, é uma ferramenta totalmente disponível em português.

  3. SEMRush: ferramenta de SEO e marketing

    Disponível inteiramente em português, o SEMRush é uma ferramenta de SEO extremamente popular entre os adeptos das técnicas de SEO. Um dos recursos mais utilizados da ferramenta é a análise Domínio vs. Domínio, no qual é possível realizar uma análise comparativa entre o seu site e os sites dos concorrentes.

    Se você está procurando uma ferramenta SEO capaz de pesquisar palavras-chave ou então realizar relatórios sobre os dados da sua loja, sobre o tráfego do site e até mesmo sobre os sites dos seus concorrentes, o SEMRush é sem dúvidas a ferramenta ideal.

    Liraz Postan - SEO Experts

    Liraz Postan, gerente sênior de SEO e conteúdo da Outbrain, é uma das centenas de adeptas ao SEMRush:

    “O SEMRush é a minha ferramenta de SEO favorita. O recurso que mais utilizo é o ‘organic traffic insights’, no qual posso analisar todos os conteúdos mais populares da minha loja, as palavras-chave mais relevantes, as taxas de clique e visualização (e muito mais) em um só painel. Atualmente, usamos o SEMRush na nossa empresa todos os dias – e eu particularmente acredito que ela é a melhor ferramenta de SEO que já conheci. O SEMRush nos ajudou a aumentar em 15% a taxa de conversões do site.”

  4. KWFinder: ferramenta SEO para palavras-chave

    KWFinder - SEO Keyword Tool

    A ferramenta de SEO KWFinder, disponível apenas em inglês, é excelente para encontrar palavras-chave long tail que possuam um nível relativamente baixo de concorrência.

    Muitos especialistas usam esta ferramenta SEO para encontrar boas palavras-chave e também para realizar relatórios de análise em backlinks e nos resultados SERP. Uma das melhores técnicas de SEO disponível na ferramenta é o recurso “Rank Tracker”, que ajuda a determinar o ranqueamento do site nos mecanismos de busca mais populares da internet – e sugere palavras-chave que podem ajudar a impulsionar ainda mais os resultados.

    George Perry

    George Perry, especialista de marketing em dispositivos de busca da Bandwidth, é fã do KWFinder:

    “Como ferramenta de SEO, o KWFinder não só exibe informações relacionadas às palavras-chave que eu estava pesquisando, mas também sugere termos similares e outros dados relevantes, como o volume, a dificuldade e muito mais. Esse processo me ajuda a encontrar palavras-chave pouco utilizadas, mas que podem ser essenciais no processo de conversão e fidelização de uma loja.”

  5. Moz: software de SEO

    Moz - SEO Software

    A ferramenta mais recomendada pelos especialistas é o software de SEO Moz, que também está disponível apenas em inglês. Os motivos que justificam a popularidade desta ferramenta de SEO são vários: muitos especialistas dizem que é o fato de que ele está sempre acompanhando as constantes mudanças de algoritmo do Google; outros elogiam a plataforma do Moz, sempre intuitiva e descomplicada.

    A verdade é que o Moz é, possivelmente, uma das ferramentas de SEO mais completas da internet. Com dezenas de recursos e possibilidades diferentes, este software de SEO permite não só analisar os dados coletados, mas também alterar e otimizar os conteúdos para um ranqueamento de SEO ainda melhor. Keri Lindenmuth

    Para Keri Lindenmuth, gerente de marketing do Kyle David Group, não há outra ferramenta SEO que não o Moz:

    “Um dos melhores recursos do Moz é a otimização de páginas, que lista as ações exatas que precisam ser realizadas para a otimização de SEO nos conteúdos de um site: ações como ‘incluir palavra-chave no site’, ‘adicionar imagem com palavra-chave na tag’ e assim por diante, de modo que é uma das melhores técnicas de SEO que eu já vi no mercado. O Moz também permite uma análise comparativa entre o tráfego gerado pelo seu site e o tráfego gerado pelos sites concorrentes, o que ajuda imensamente no processo de otimização de conteúdos. A verdade é que qualquer estratégia de SEO fica muito complicada se não contarmos com a ajuda de ferramentas como o Moz.”

  6. Ubersuggest: ferramenta de SEO para palavras-chave

    Desenvolvida por Neil Patel, o Ubersuggest é uma ferramenta SEO disponível em português que permite encontrar as melhores palavras-chave para um site ou conteúdo. A ferramenta é totalmente gratuita, e lista desde palavras curtas até as do tipo long tail, além de fazer algumas sugestões de conteúdos similares.

    As métricas disponibilizadas nos relatórios do Ubersuggest incluem o volume das palavras-chave, o nível de concorrência, o CPC e as tendências sazonais.

  7. Woorank: ferramenta de SEO para ranqueamento de sites

    Uma excelente ferramenta SEO disponível em português, o Woorank conta também com opções de assinatura gratuitas ou pagas e disponibiliza uma série de recursos diferentes para monitorar e analisar os dados das suas estratégias de marketing. Dentre as técnicas de SEO utilizadas pela ferramenta, destacamos a possibilidade de rastrear as palavras-chave utilizadas por sites e lojas do mesmo nicho e a construção de relatórios abrangentes sobre o desempenho das palavras-chave.

    Se você está procurando uma ferramenta de SEO para ajudar no processo de desenvolvimento de conteúdos para o seu site, o Woorank talvez seja uma das melhores apostas do mercado.

    Dica exclusiva: o Woorank também está disponível como extensão para o Google Chrome

  8. Majestic: ferramentas SEO para marketing

    Queridinho dos especialistas, o Majestic é uma das promessas para o mercado de ferramentas SEO. Atualmente disponível em português na versão beta, a ferramenta possui diversos recursos extremamente interessantes e úteis, como o Majestic Million – um relatório que exibe o ranqueamento dos sites mais populares da internet.

    Outros recursos desta incrível ferramenta de SEO incluem uma visão geral da loja virtual e dos conteúdos já otimizados com backlinks e a busca de palavras-chave, duas técnicas de SEO imprescindíveis para o sucesso de uma loja virtual que quer ranquear bem nos mecanismos de busca.

    Ryan Scollon

    Ryan Scollon, consultor de SEO da RyanScollon.co.uk, é um dos muitos adeptos do Majestic:

    “O Majestic, uma das melhores ferramentas de SEO do mercado, me ajuda a verificar os backlinks de praticamente qualquer site da internet. Isso significa que eu posso, por exemplo, incluir o meu site e os sites de meus concorrentes dentro dessa análise para comparar praticamente qualquer métrica que eu considere importante para as minhas técnicas de SEO. Com o Majestic, posso não só encontrar os conteúdos que precisam ser devidamente otimizados, mas também posso compartilhar essas informações com os meus clientes, explicando em detalhes as estratégias que devemos adotar para conseguir reverter um ranqueamento ruim.”

  9. O Google Trends é, possivelmente, a ferramenta SEO mais antiga desta lista – e com certeza é a que menos foi explorada. A verdade é que muita gente se acostumou a recorrer ao Google Trends apenas para dar uma olhadinha rápida em alguma tendência de produto ou então para verificar a popularidade de uma palavra-chave; contudo, esta ferramenta SEO possui outros recursos igualmente valiosos, como a busca por produtos que podem ser um novo sucesso de vendas.

    A busca por uma palavra-chave ou um produto, com os filtros de país e região ativados, exibirá resultados importantíssimos para a estruturação da sua próxima estratégia de vendas e de publicidade.

  10. Siteliner: ferramenta de SEO de desempenho

    Siteliner - SEO Analysis Tool

    O Siteliner está disponível apenas em inglês, mas é uma ferramenta que possui algumas técnicas de SEO completamente diferentes das que exploramos até agora: o principal recurso desta ferramenta, afinal, é encontrar conteúdos duplicados em sites.

    E o que é um conteúdo duplicado?

    Bom, é um conteúdo que é totalmente idêntico aos conteúdos publicados em outros sites – algo que, se descoberto pelo Google, pode acarretar em penalizações gravíssimas.

    É justamente por isso que o Siteliner pode ser um aliado tão essencial para o sucesso da sua estratégia de SEO: é com a ajuda dele que você poderá vasculhar o seu site inteiro atrás de conteúdos duplicados, links corrompidos, conteúdos muito longos ou com velocidade média de leitura muito rápida, o número de links internos por página e muito mais. Além disso, o Siteliner também realiza uma análise comparativa entre o seu site e sites do mesmo nicho para verificar a sua posição atual de ranqueamento.

    Tieece Gordon

    Tieece Gordon, especialista em estratégias de SEO do Kumo Digital, faz parte do grupo que recomenda o Siteliner:

    “Sempre que recebo a difícil tarefa de auxiliar na estratégia e nas técnicas de SEO de um site, a primeira coisa que faço é abrir a minha ferramenta de SEO favorita: o Siteliner. Com ela, posso identificar e remediar alguns problemas graves, o que otimiza quase que automaticamente a qualidade e o valor dos conteúdos publicados naquele site. É claro que a versão paga é sempre melhor, mas é importante destacar que mesmo a versão gratuita do Siteliner permite ações relevantes como a verificação de conteúdos duplicados e de links corrompidos.”

    “Sobre a possibilidade de verificar conteúdos duplicados, o Siteliner sem dúvidas é a melhor ferramenta SEO para isso. O processo de verificação é extremamente simples e intuitivo, comparando URLs, palavras-chave, páginas e percentuais de compatibilidade. É uma ferramenta simplesmente essencial para qualquer um que trabalha no e-commerce.”

  11. Website Grader: ferramenta de SEO

    Mais uma ferramenta de SEO disponível em português, o Website Grader é indispensável para lojistas e empreendedores que querem verificar a popularidade do site. Suas métricas avaliam o desempenho de cliques, o tráfego gerado, a otimização dos conteúdos já publicados e muito mais – tudo isso de uma maneira simples, rápida e intuitiva. Como outros da nossa lista, o Website Grader conta com planos de assinatura gratuitos e pagos.

  12. Fat Rank: extensão para o Google

    Fat Rank - SEO Tools

    Ferramentas SEO como o Fat Rank, que existem no formato de extensões para o Chrome, são excelentes opções para empreendedores que buscam maneiras de analisar o desempenho de uma loja virtual. O Fat Rank, por exemplo, também analisa o desempenho das palavras-chave utilizadas em uma estratégia de SEO – e indica o ranqueamento do site nos mecanismos de busca mais populares. Se o site não aparecer entre os 100 primeiros resultados, a ferramenta de SEO exibe uma notificação dizendo que a palavra-chave precisa ser alterada para otimizar os resultados.

    Blake Aylott

    Blake Aylott, especialista em técnicas de SEO expert do Project Build Construction, é o primeiro a recomendar o FATRANK:

    “Ele pode até parecer pouca coisa por ser apenas uma extensão do Chrome, mas o FATRANK é uma das melhores ferramentas SEO que eu já vi por aí – e realmente acho que ele deve fazer parte das técnicas de SEO de qualquer empresa. O FATRANK também é bastante intuitivo: se eu quiser saber o ranqueamento do meu site para uma palavra-chave específica, é só digitar essas informações e pronto.”

Ferramenta SEO bônus: modo anônimo de navegação

Se você quiser encontrar resultados de pesquisa realmente neutros (ou quiser se colocar no lugar dos seus clientes para descobrir como eles encontram os resultados nos mecanismos de busca), tente navegar pelo Chrome no modo anônimo de navegação. Dessa forma, você também poderá encontrar palavras-chave não influenciadas pelos resultados anteriores, o que pode ser incrivelmente benéfico para as suas estratégias e técnicas de SEO.

Os principais especialistas de SEO

Ao longo da última década, o SEO se tornou um dos pilares para qualquer e-commerce ou site que almeja algum sucesso considerável; contudo, as ferramentas de SEO sobre as quais falamos neste post jamais seriam possíveis sem alguns grandes nomes. A seguir, portanto, listamos os cinco maiores especialistas em técnicas de SEO do mercado.

  1. Eric Enge

    Eric Enge é fundador e CEO da premiadíssima agência de marketing digital Stone Temple, que foi comprada pela Perficient em julho do ano passado. Atualmente, Enge é gerente geral da Perficient Digital e também trabalha como escritor, pesquisador, professor e palestrante. Em 2016, ele ganhou o prêmio de Personalidade e CEO do ano, conferido pela 2016 Best SEO Agency of the Year.

  2. Rand Fishkin

    Conhecido como o maior especialista do mundo quando o assunto é SEO, Rand Fishkin é também o fundador do Moz (sobre o qual falamos ali em cima) e do Sparktoro – e ficou amplamente conhecido pela maneira franca e direta com a qual discute as técnicas de SEO e os diferentes tipos de conteúdo que podem ser usados para conseguir bons ranqueamentos nos mecanismos de busca.

  3. Barry Schwartz

    Barry Schwartz é mestre em disseminar conteúdos e conhecimentos sobre SEO; além disso, foi um dos primeiros a falar sobre as atualizações de algoritmos (antes mesmo do Google começar a fazer isso). Hoje em dia, é editor de notícias do Search Engine Land e também edita o Search Engine Roundtable, blogs que tratam exclusivamente sobre o marketing em mecanismos de busca, também conhecido como SEM.

  4. Vanessa Fox

    Uma das maiores pesquisadoras da área de estratégias e ferramentas SEO, Vanessa Fox é sem dúvida alguém que deixou a sua marca no mundo do SEO. É autora, palestrante e também criadora de um podcast que discute questões de pesquisa virtual e mecanismos para a otimização de conteúdos; atualmente, está interessada no modo como as pessoas interagem online.

  5. Aleyda Solis

    Aleyda Solis é palestrante, autora e especialista premiada. Também é fundadora do Orainti, uma agência de consultoria internacional que presta serviços de SEO, e da Mujeres en SEO, plataforma que busca trazer visibilidade para as mulheres que atuam na área. Solis acabou de receber o prêmio de Personalidade Europeia do Ano de 2019 e foi listada como um dos 50 maiores influenciadores do marketing digital de 2016.

Conclusão: ferramentas SEO

As ferramentas SEO (e as técnicas de SEO) que listamos aqui são excelentes, mas elas jamais darão conta do trabalho todo. Para que os conteúdos do seu site realmente sejam otimizados – e para que a sua loja possa ser ranqueada nos resultados de busca – é necessário que você tome o controle da situação e use essas ferramentas a seu favor, pois elas não funcionam automaticamente e muito menos por vontade própria.

Se a sua ideia é montar uma boa estratégia de SEO, não basta apenas ter as melhores ferramentas do mercado: você precisa construir conteúdos e descrições de produto que sejam otimizadas para essas ferramentas.

Pense em cada uma dessas ferramentas SEO como poderosos gurus que existem para auxiliar você ao longo do processo de construir um e-commerce – mas não se esqueça de que o sucesso só virá pelas suas próprias mãos.

Você tem alguma ferramenta de SEO favorita? Já fez uso das técnicas de SEO mais conhecidas do mercado? Nós queremos ouvir a sua história!


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