Gerenciar, otimizar e acompanhar o funcionamento de uma estratégia de marketing não é um trabalho simples – e é por isso que existem ferramentas de automação de marketing.

Não tem a menor experiência para trabalhar com o marketing da sua loja e não sabe nem por onde começar? Não tem problema.

Eu também já passei por isso; na verdade, morro de vergonha só de pensar nos primeiros anúncios que publiquei no Facebook.

A diferença é que, naquela época, a automação de marketing não era nem uma possibilidade. Hoje, ela já é uma realidade concreta.

E, além de simplificarem a vida na hora de gerenciar campanhas de marketing, as ferramentas de automação de marketing também podem ajudar você a passar longe dos erros que muita gente comete quando ainda está dando os primeiros passos no tema.

Neste post, vamos explicar o que é a automação de marketing e a sua relevância para uma loja virtual; de quebra, você também vai ganhar uma lista com as 12 melhores ferramentas de automação de marketing.

Vamos começar?

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O que é a automação de marketing?

Automação de marketing é o nome dado para uma situação na qual uma ação ou tarefa repetitiva (porém essencial) do processo de vendas é realizada por um software ou ferramenta, e não por uma pessoa.

Isso vale para praticamente todas as tarefas presentes em uma estratégia de marketing, por exemplo: a utilização de um chatbot para otimizar o atendimento ao cliente via Facebook.

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O objetivo, então, é adotar o processo de automação – e começar a utilizar ferramentas de automação de marketing – para que uma loja possa vender mais, gerar mais leads e fidelizar mais clientes sem precisar aumentar o número de funcionários.

Isso significa, por exemplo, que você pode começar a usar uma ferramenta para a automação de e-mails e deixar que ela fique responsável pelo disparo de ofertas, avisos sobre carrinhos abandonados e newsletters exclusivas.

Por mais que as mensagens ainda precisem ser criadas de maneira manual, uma ferramenta como essa pode automatizar o envio e garantir que mensagens diferentes sejam enviadas para listas diferentes de clientes – tudo isso em poucos segundos.

Em outras palavras: menos trabalho para você, e um resultado final ainda mais eficiente

Automação de marketing digital: o surgimento de uma nova era

As tecnologias e ferramentas de marketing digital começaram a ser desenvolvidas logo após o surgimento da World Wide Web, que nos deu a internet dentro dos moldes que hoje conhecemos.

O primeiro software de automação de marketing, aliás, foi criado lá em 1992 – e, desde então, temos visto um desenvolvimento constante de novas tecnologias.

Hoje, a automação de marketing existe nas mais diversas ferramentas e para os mais diversos nichos de mercado – e é um dos pilares que sustentam o gerenciamento de uma loja virtual, seja ela pequena ou mesmo uma gigante do varejo.

Por que a automação de marketing é tão importante?

A verdade é que nenhuma estratégia de marketing está completa sem ao menos uma ferramenta de automação de marketing – seja essa estratégia uma campanha de e-mail marketing, uma etapa do marketing de segmentação ou uma campanha nas redes sociais.

Além de ajudar você a vender mais, a automação de marketing garante sempre os melhores resultados – e um tempo de resposta realmente veloz.

Benefícios e vantagens da automação de marketing

Vejamos, abaixo, cada um desses quatro motivos em detalhes:

  1. Aumento de vendas: as plataformas de automação de marketing e as ferramentas de marketing digital podem funcionar como “vendedores” e “porta-vozes” da sua loja, potencializando o número de vendas. O olho humano, afinal, pode não reconhecer os padrões de comportamento e navegação de um cliente – mas uma máquina pode. Com base nesses dados, os serviços de automação podem oferecer ofertas exclusivas em nome da loja em poucos minutos, tornando o processo de navegação muito mais orgânico e natural.
  2. Economia de tempo útil: as ferramentas de automação de marketing também são capazes de lidar com volumes mais altos de trabalho, o que pode ser especialmente útil quando a loja começar a expandir (e o número de compras aumentar). Um app que coleta e publica avaliações de produto, por exemplo, pode enviar e-mails automáticos para os clientes que compraram um determinado item, deixando você livre para se preocupar com outros esforços de marketing da loja.
  3. Consistência entre iniciativas da loja: o maior desafio do marketing é estabelecer e manter uma certa consistência entre todos os esforços empreendidos pela loja. Pode ser difícil manter o calendário de publicações nas redes sociais se o volume de trabalho continuar a aumentar – da mesma forma que nem sempre é possível manter o blog da marca devidamente atualizado. Com uma ferramenta de automação de marketing, você só precisa acessar esses espaços ao menos uma vez por semana, inserir os conteúdos que deseja publicar e deixar as datas e horários de publicação agendados.
  4. Otimização das estratégias de marketing: por último, uma estratégia de marketing devidamente automatizada também pode ajudar a otimizar as campanhas de publicidade da loja, uma vez que as ferramentas de automação estão constantemente coletando dados relevantes para o desempenho da marca.

Existe um especialista em automação de marketing?

Talvez você esteja pensando que a automação de marketing envolva tanto conhecimento que só mesmo um especialista no tema para poder implementar e acompanhar uma estratégia desse calibre na minha loja.

Bom, é verdade. Até certo ponto.

O trabalho de um especialista em automação de marketing digital consiste em saber reconhecer as áreas de uma loja ou e-commerce que podem se beneficiar de uma estratégia automatizada. Mas isso não significa que esse professional tenha que ter uma formação em áreas técnicas como engenharia ou ciência da computação.

Na verdade, um especialista em automação de marketing precisa antes de tudo entender como as vendas, o marketing e a tecnologia funcionam dentro de um sistema de compra e venda online – e como esses elementos funcionam quando utilizados em conjunto. Além disso, pode ser interessante saber ao menos o básico sobre a análise de dados e o ROI de uma loja.

Mas nem todas as lojas e marcas podem se dar ao luxo de contratar um profissional dedicado para essa posição: se você ainda está dando os seus primeiros passos no mundo do e-commerce, essa possibilidade certamente não é compatível com os seus planos (e nem com o seu orçamento).

É por isso mesmo que a última parte deste post vai mostrar as 12 melhores ferramentas de automação de marketing do mercado. Com elas, você vai poder implementar os esforços já destacados sem grandes problemas.

Motivos para implementar uma estratégia de automação de marketing

É claro que você não precisa das ferramentas de marketing digital para cultivar uma loja de sucesso. Mas, tendo em vista os benefícios e vantagens que listamos nas seções anteriores, parece um desperdício não tirar o maior proveito possível dessas ferramentas.

Além do mais, você pode ter certeza de que os seus concorrentes já estão usando ao menos um serviço de automação de marketing para conquistar bons resultados.

Como veremos na próxima seção, existem ferramentas de automação de marketing criadas para os mais diversos propósitos e para finalidades bem variadas; no entanto, isso não significa que você deva sair usando toda e qualquer solução que encontrar pelo caminho.

Qual é a melhor ferramenta de automação de marketing?

Alguns sistemas de automação de marketing são vendidos por uma quantia significativamente alta – e, para poder não só escolher o melhor software para a sua loja, mas também saber aproveitar ao máximo as ferramentas de automação de marketing por um custo mínimo, é preciso saber primeiro como a automação de marketing pode ajudar a sua loja.

Cada e-commerce, claro, vai apresentar suas particularidades e necessidades próprias, o que significa que nem sempre a ferramenta de automação de marketing utilizada pelos seus concorrentes vai ser também a melhor opção para você.

Dito isso, é importante ter em mente as práticas recomendadas da automação de marketing quando chegar a hora de escolher a ferramenta ou o software a ser utilizado.

Práticas recomendadas da automação de marketing

  • Não deixe transparecer o uso das ferramentas de automação. Uma coisa é saber que quase todas as lojas e empresas usam automação de marketing – outra é deixar rastros desse uso em canais de comunicação com os clientes. Cuidado para não deixar um campo como “Olá, {{Primeiro_nome}}” passar despercebido nos seus e-mails.
  • Acompanhe a jornada de compra do cliente. Implementar um recurso de automação de marketing sem primeiro saber como funciona a jornada de compra dos seus clientes é jogar dinheiro fora. Monitore o processo todo para descobrir os momentos certos de disparo de mensagens e ofertas.
  • Determine os próximos passos da sua estratégia com base nos dados coletados. Quase todas as soluções de automação de marketing disponíveis no mercado já possuem um recurso para coletar e analisar dados internos de funcionamento. Isso significa que você pode avaliar o que funcionou na sua última campanha e começar a otimizar para o futuro tomando, como base, fontes confiáveis e sempre atualizadas.
  • Segmente os seus clientes e leads. Nem todos os seus clientes são iguais: alguns vão estar no início da jornada de compra, enquanto outros já são clientes totalmente fidelizados. Por isso, quando chegar a hora de usar as ferramentas de automação de marketing, use-as para customizar as mensagens enviadas a cada um desses grupos. Não dá para agradecer a lealdade de um cliente que acabou de realizar a primeira compra – mas dá para oferecer um desconto exclusivo para uma segunda compra

Agora que já vimos as práticas recomendadas para a automação de marketing, está na hora de descobrir as melhores soluções disponíveis no mercado.

Ferramentas para automação de marketing: as 12 melhores opções do mercado

Nesta seção, vamos explorar as diferentes soluções de automação de marketing disponíveis para e-commerces.

Atenção: muitas dessas ferramentas estão disponíveis apenas em inglês.

Ferramentas de automação de marketing digital para redes sociais

1. Buffer

Marketing Automation Software

Um dos maiores desafios de montar uma estratégia de marketing nas redes sociais é manter a consistência entre os canais e a identidade visual da loja.

Com o Buffer, é possível agendar e gerenciar posts para até dez redes sociais diferentes. Além disso, o recurso de análise e coleta de dados da plataforma é realmente incrível e pode te dar alguns insights poderosos, como o número de pessoas que clicaram nos links da loja, o alcance orgânico da publicação e muito mais.

O Buffer também é capaz de identificar os posts que fizeram mais sucesso entre os seus seguidores – um dado importante para lojistas interessados em potencializar o engajamento nas redes sociais.

Automação de marketing de conteúdo

2. Hubspot

A Hubspot é uma das maiores plataformas de automação de marketing digital do mundo, então não é de se espantar que a ferramenta oferecida por eles seja uma das melhores do mercado.

A solução vem completa com recursos para a otimização e a criação de conteúdos originais, e também é perfeita para criar páginas, e-mails, newsletters e posts nas redes sociais

3. Gobot

O Gobot está disponível na Shopify App Store e faz uso da tendência do momento (ao menos no mundo da automação de marketing): os chatbots.

Os chatbots da solução podem ajudar você a implementar um serviço de atendimento ao cliente mais eficiente e ágil, mas também podem coletar endereços de e-mail de clientes em potencial, programar reuniões internas de equipe e gerar dados que avaliem a qualidade do serviço da marca. Tudo isso, vale destacar, com uma interface totalmente intuitiva criada no modelo arrastar e soltar.

Automação de marketing para e-commerce

4. Kit

What is Marketing Automation

O Kit é o tipo de software de automação de marketing feito sob medida para empreendedores e lojistas que estão tentando criar uma campanha de publicidade de maneira independente.

Ele é perfeito para pessoas muito ocupadas ou que ainda têm um trabalho de tempo integral, pois envia notificações automáticas e oferece soluções de maneira autônoma.

A inteligência artificial do Kit vai ficando cada vez mais ágil e esperta conforme o número de vendas da loja vai aumentando, o que faz dele um recurso poderoso para customizar campanhas e mensagens para determinados grupos de clientes.

5. Postcard Marketing

Num mundo onde tudo é virtual, algumas marcas decidiram retornar ao papel (e às estratégias tradicionais de marketing) para se destacar da multidão.

É justamente isso que propõe o Postcard Marketing, da Touchcard: uma das poucas ferramentas de marketing digital que permite imprimir e enviar cartões postais para os clientes da loja sem grandes esforços.

Esses cartões postais podem incluir códigos promocionais de tempo limitado, ofertas exclusivas ou qualquer outro tipo de estratégia que, aliada a campanhas de upsell ou cross-sell, ajudam a garantir novas vendas para a loja.

6. Push Owl

O PushOwl é uma ferramenta de automação de marketing que trabalha exclusivamente com notificações em push. É bem simples: ao inserir uma notificação em push logo que a página do site é carregada, o visitante precisará aceitar ou recusar o aviso ali exibido para poder navegar pelo site. Esse aviso pode ser uma solicitação de e-mail, um código promocional ou qualquer outro recurso para coletar dados e garantir vendas.

As notificações em push também podem ser usadas para lembrar o visitante do carrinho abandonado – ou de uma oferta para primeiras compras.

7. LeftBrain

O LeftBrain é uma plataforma de automação de marketing digital voltada para a criação de mensagens e ofertas customizadas.

Depois de segmentar os clientes da loja em diferentes grupos, a ferramenta envia recomendações de produtos distintas para cada grupo, bem como um código promocional exclusivo – um recurso poderoso para incentivar novas vendas.

Ferramentas de automação de marketing para dispositivos móveis

8. SMS Marketing and Automation, da SMSBump

Com novas tendências de marketing aparecendo a toda hora, é bom saber que o marketing via SMS não parece dar sinais de enfraquecer.

É por isso que a SMSBump é uma plataforma de automação de marketing tão interessante: ela permite enviar mensagens sobre carrinhos abandonados, conversar com clientes que estão há muito tempo sem realizar compras e oferecer descontos exclusivos – tudo via mensagem de texto.

Se você estava buscando formas de automatizar a sua estratégia de marketing via SMS, já descobriu a ferramenta ideal.

Ferramentas de automação de marketing para fidelização de clientes

9. Shoelace

Marketing Automation Tool

 

A solução de retargeting da Shoelace é perfeita para criar anúncios que ajudam a recuperar carrinhos abandonados e/ou leads que navegaram pelo site da loja mas não realizaram compras.

Para obter bons resultados, não se esqueça de que o design da loja precisa estar devidamente otimizados.

10. Marsello, da Collect

Se você está considerando a possibilidade de incentivar um programa de fidelidade de clientes ou mesmo um clube VIP da loja, por que não contar com a ajuda da Marsello?

Esta ferramenta de automação de marketing ajuda a incentivar novas compras com o envio de ofertas comemorativas (por ocasião do aniversário cliente ou de algum feriado) e permite que os clientes acumulem pontos até uma nova compra.

Automação para e-mail marketing

11. Spin a Sale

O Spin-a-Sale ajuda você a automatizar a construção de uma lista de e-mails – e, como solução de e-mail marketing, é perfeito para gerar vendas, coletar dados de clientes e visitantes e muito mais.

Também é possível usar a ferramenta para gerar um código de desconto exclusivo quando o visitante sair do site (em troca, ele precisa apenas inserir o endereço de e-mail no campo solicitado).

Automação de marketing para a geração de relatórios

12. Data Export

As ferramentas de automação não se restringem a ferramentas de marketing digital: elas também podem dar conta de atividades como a criação de relatórios financeiros e avaliações de desempenho da loja.

O Data Export, por exemplo, ajuda você a avaliar o desempenho interno da loja com relatórios gerados automaticamente – e você pode decidir quando recebê-los: a cada dia, a cada semana ou a cada mês. Também é possível selecionar os elementos que devem ser avaliados e as áreas da loja que precisam ser estudadas em mais detalhes.

Conclusão

Como empreendedor de uma loja virtual, você é responsável pelo marketing e pelo atendimento ao cliente: duas áreas cruciais para o sucesso do seu negócio.

O problema é que ambas demandam muito tempo e muita energia, especialmente quando fica tudo nas suas mãos. Se você está determinado a encontrar sucesso como empreendedor, vale a pena considerar a adoção das plataformas de automação de marketing que listamos acima.

Ainda tem alguma dúvida sobre a automação de marketing digital? Fale com a gente pelos comentários!

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