Calendário 2020 para e-commerce: feriados e datas para vender mais

Nicole Martins Ferreira Anunciar e promover

17 minutos 2 comentários

2020 já começou tem um tempo, e isso quer dizer que está na hora de começar a planejar e implementar novas campanhas de publicidade.

Para além dessas estratégias, no entanto, é importante pensar nas campanhas pontuais, voltadas para datas específicas como feriados e outras festas regionais ou nacionais.

Quando o assunto é explorar as chamadas “datas comemorativas” no e-commerce, muita gente pensa logo no Natal ou no Black Friday, ignorando dezenas de outros feriados e datas importantes.

O resultado? Diversas de oportunidades perdidas para vender mais.

Foi pensando nisso que montamos este calendário 2020 para lojistas do e-commerce. Ele possui as principais datas e feriados em 2020 no Brasil, bem como algumas dicas de marketing exclusivas.

E se você está preocupado de ter perdido janeiro e fevereiro, não se preocupe: dá para aproveitar as informações listadas aqui e se preparar melhor para 2021.

Vamos começar?

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Vantagens de criar um calendário 2020 para o seu e-commerce

A principal vantagem pode ser resumida em duas palavrinhas que utilizamos lá em cima: vender mais.

Ao estabelecer uma estratégia de publicação de conteúdos e ofertas alinhada ao calendário 2020 de feriados e datas comemorativas, você vai poder aproveitar ao máximo a alta demanda de produtos que essas datas costumam gerar – e, com conteúdos customizados no blog e nas redes sociais, mesmo aqueles que ainda não conhecem a sua marca vão encontrá-la na hora certa.

E, se você leu o nosso post sobre funil de vendas, sabe que despertar o interesse dos visitantes no momento certo é uma etapa essencial da jornada de compra.

Um exemplo prático: se você vende produtos escolares, como itens de papelaria e mochilas infantis, o momento certo para concentrar os seus esforços de publicidade deve ser durante os meses de dezembro, janeiro, junho e julho: os meses de férias das escolas e, portanto, o intervalo de tempo onde a procura por esses itens está mais alta do que o normal.

Além disso, um calendário para e-commerce nesses moldes também é essencial para manter os seus clientes satisfeitos e construir uma marca do confiança: como você vai estar sempre por dentro do que está acontecendo e ainda vai acontecer, pode oferecer produtos e serviços mais adequados, que estejam em alta demanda.

Calendário 2020: feriados e datas importantes no Brasil

Com exceção de alguns feriados compartilhados quase que mundialmente, como o Natal, cada país tem as suas próprias tradições e festividades.

Se a sua loja de dropshipping está trabalhando exclusivamente ou majoritariamente com o mercado brasileiro, então vale a pena conferir as datas abaixo.

Janeiro

Janeiro é o primeiro mês do ano, e por isso mesmo costuma estar ligado a ideias de recomeço e renovação.

Para muita gente, janeiro também é o mês que traz as tão sonhadas férias: um momento de descanso depois da correria de final de ano, quando muitos ainda estão passando férias em família ou aproveitando para emendar uma pequena viagem depois do Natal.

A proximidade com o Natal também é importante por um outro motivo: quase todo o mundo aproveitou para garantir os presentes em dezembro, e por isso mesmo não querem nem ouvir falar em fazer compras de novo.

Mas isso não quer dizer que seja impossível realizar vendas em janeiro.

O ideal é evitar campanhas muito agressivas ou insistentes: aproveite o momento para mostrar que você também acha que o seu cliente merece esse momento de descanso – e, quando for oferecer alguma coisa, certifique-se de que seja uma oferta realmente exclusiva e que o produto seja imprescindível para o momento que os seus clientes estão vivendo.

Como janeiro é o nosso alto verão aqui no Brasil, que tal aproveitar para anunciar produtos como roupas de praia, máquinas para fazer sorvete e outros?

A seguir, alguns feriados e datas importantes no mês de janeiro. Vale a pena marcá-los no seu calendário 2020 e mesmo no de 2021:

  • 1º de janeiro, Ano-Novo
    O primeiro dia do ano vem carregado daquela vontade de começar uma nova história. Para muita gente, também é um momento de recarregar as energias para enfrentar o ano que vem começando, ou então para respirar fundo e se preparar para as novidades que a vida vai trazer.
  • 06 de janeiro, Dia de Reis
    O Dia de Reis, também conhecido como Dia dos Reis Magos, é uma data ainda hoje celebrada em diversas regiões do país – especialmente aquelas que ainda cultivam forte influência portuguesa e espanhola. A Folia de Reis, afinal, é uma das nossas festas folclóricas mais tradicionais!
  • 30 de janeiro, Dia da Saudade
    O Dia da Saudade é o momento para recordar as pessoas importantes das nossas vidas que já não estão mais aqui. É um dia de memória, de respeito e de carinho, que parece ter um gostinho especial para nós por conta da singularidade da palavra “saudade”.

Fevereiro

Fevereiro é o mês da maior festa brasileira no calendário 2020: o carnaval.

Mas não é só isso. Fevereiro costuma ser também o mês da volta: volta das férias, volta às aulas, volta tudo. Meio chato para os seus clientes, mas algo extremamente positivo para você.

No nosso calendário 2020, fevereiro é o mês de rever as estratégias de marketing, buscar formas de gerar novos leads, investir em novas campanhas publicitárias nas redes sociais e otimizar a sua estratégia de SEO.

A seguir, alguns feriados e datas importantes no mês de fevereiro:

  • Volta às aulas escolares (sem data fixa)
    Embora as universidades retomem suas atividades apenas em março, fevereiro é o mês das escolas: crianças de todo o Brasil voltam às salas de aula, o que significa uma oportunidade especial para vender materiais escolares. A volta às aulas não tem dia certo para acontecer, pois pode variar de escola para escola, de cidade para cidade e mesmo de um estado brasileiro para outro.
  • 02 de fevereiro, Dia de Iemanjá
    A festa para Iemanjá acontece em diversos pontos do Brasil, mas é especialmente forte no Rio de Janeiro e em Salvador. Vale lembrar que, para os católicos, Iemanjá é Nossa Senhora dos Navegantes. Além de ser uma celebração da rainha dos mares, é um momento para pedirmos paz e proteção.
  • 11 de fevereiro, Dia das Mulheres e Meninas na Ciência
    Uma data importante para crianças em idade escolar e jovens universitárias, o Dia das Mulheres e Meninas na Ciência pede atenção especial: é hora de encorajar nossas meninas a seguirem o caminho da ciência!
  • 14 de fevereiro, Dia de São Valentim
    Até pouco tempo atrás, o Dia de São Valentim era uma data que passava quase despercebida no calendário brasileiro. Como tradicionalmente comemoramos o nosso Dia dos Namorados em junho, poucos empreendedores viam a necessidade de aderir à data comemorativa de fevereiro (para quem não sabe, São Valentim é o padroeiro dos casais apaixonados); contudo, 2020 mostrou que a celebração já vem ganhando força em terras brasileiras. Vale a pena investir na data em 2021!
  • 25 de fevereiro, Terça-feira de Carnaval / 26 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas 
    Por último, mas certamente não menos importante, o carnaval. Se você mora no Sudeste (mais especificamente, no Rio de Janeiro ou em São Paulo) ou no Nordeste, sabe que a folia começa já na sexta anterior e só acaba uma semana depois – e, com a popularidade cada vez maior dos blocos de rua, o carnaval é uma ótima temporada de vendas: aposte em fantasias, apetrechos, sapatos confortáveis e cosméticos que protegem e hidratam a pele.

Março

Março marca o final do verão e o início do outono no calendário 2020, o que significa o início de meses com uma temperatura mais amena.

Outra coisa importante para se ter em mente é que março é tido por muitos como o “primeiro” mês do ano, principalmente quando o assunto é realizar compras: passados os meses de descanso e festas, agora está na hora de começar a trabalhar sério – e fazer aquelas compras maiores.

Muita gente deixa para comprar eletrodomésticos, móveis e roupas em março; e, se a sua loja trabalha com nichos semelhantes, vale a pena bolar campanhas de marketing centradas em produtos específicos.

Se você tem um blog da marca ou perfis nas redes sociais com um bom número de seguidores, também pode ser uma boa ideia elaborar conteúdos em texto e vídeo com dicas variadas.

A marca é especializada em moda? Faça conteúdos com as tendências da primavera. Trabalha com decoração? Mostre como economizar e reformular a aparência da casa para inaugurar o ano, e por aí vai.

A seguir, alguns feriados e datas importantes no mês de março:

  • 08 de março, Dia Internacional da Mulher
    Esqueça aquelas campanhas tradicionais para o Dia Internacional da Mulher – e lembre-se de que grande parte do seu público-alvo é composto por elas. Profissionais, empreendedoras e independentes, é sempre uma boa ideia mostrar que elas são clientes importantes para a sua marca, e há espaço para fazer isso durante o ano inteiro. Se estiver bolando campanhas específicas de marketing, concentre-se na escolha de produtos e ofereça conteúdos especiais na newsletter da marca, mas fuja do clichê.
  • 14 de março, Dia Nacional dos Animais
    Uma data do calendário 2020 que pode ser aproveitada ao máximo por lojas e marcas de nicho, o Dia Nacional dos Animais é aquele momento para mimar os pets que os seus clientes já têm – e lembrar que maltratar animais é crime!
  • 20 de março, início do outono
    Ainda que não tenhamos o costume de celebrar a troca das estações como datas comemorativas aqui no Brasil, vale a pena tentar aproveitar essas oportunidades para customizar conteúdos e oferecer produtos exclusivos. Isso costuma funcionar melhor em nichos de moda, mas vale a pena tentar buscar oportunidades em nichos diversos. Pense em como usar a paleta de cores do outono na loja e nas campanhas, e tente incluir, se possível, produtos sazonais.

Abril

Um mês recheado de datas especiais, abril talvez seja um dos meses com mais feriados em 2020.

Além da Páscoa, uma excelente oportunidade de negócios, também temos o feriado de Tiradentes e outras datas comemorativas que, embora não tão populares, podem gerar oportunidades interessantes.

A seguir, alguns feriados e datas importantes no mês de abril:

  • 1º de abril, Dia da Mentira
    Além de ser o primeiro dia do mês, o Dia da Mentira também é ideal para mandar mensagens em um tom mais brincalhão para os seus clientes; só cuidado para não seguir um caminho muito diferente daquele estabelecido no branding da marca, pois isso pode acabar deixando seus clientes meio confusos. Outra opção é criar uma campanha temática para o mês de abril, que inclua ao menos uma das datas abaixo e tenha como data de início o primeiro dia do mês.
  • 08 de abril, Dia da Natação
    Se você tem uma loja especializada em produtos para o verão, em moda praia ou em outros apetrechos para piscinas, vale a pena aproveitar a data para expandir o alcance da marca. Elabore conteúdos informativos, descontos especiais e qualquer outra estratégia que for economicamente viável.
  • 08 de abril, Dia Mundial da Astronomia
    Uma data meio esquecida no calendário 2020 tradicional, o Dia Mundial da Astronomia pode trazer oportunidades para todos os nichos. Se você tem uma loja de bijuterias ou roupas, por exemplo, pode elaborar uma coleção nova inspirada nos astros; ou, se não for possível encontrar produtos que estejam dentro do seu nicho e também fiquem no tema, que tal aproveitar para dar um pulo nas suas redes sociais e postar uns memes ou vídeos sobre o tema?
  • 12 de abril, Domingo de Páscoa
    Sem dúvida uma das datas comemorativas mais deliciosas do ano, o Domingo de Páscoa é cheio de tradições e festas para as crianças – mas também pode ser transformado em uma data para todos. Mesmo que a sua loja não venda chocolates, é possível investir em descontos promocionais ou mesmo em ofertas de produtos temáticos (coelhinhos, orelhinhas e por aí vai).
  • 13 de abril, Dia do Beijo
    Assim como o Dia da Natação e o Dia Mundial da Astronomia, o Dia do Beijo pode ser amplamente explorado por nichos de maquiagem, perfumes, roupas e bijuterias.
  • 14 de abril, Dia Mundial do Café
    Difícil encontrar alguém que não goste de café, não é mesmo? Esta data prova que você não precisa vender café para poder celebrar: sorteie um jogo de xícaras customizadas, lance uma coleção especial de moedores ou filtros, compartilhe notícias sobre fragrâncias inspiradas no café, conte histórias de produtores locais… O leque de oportunidades é amplo; basta encontrar algo que ligue o tema à loja.
  • 21 de abril, Tiradentes
    Na data em que homenageamos Joaquim José da Silva Xavier, um dos principais nomes da Inconfidência Mineira, é importante lembrar dos fatos históricos que formam a nossa história.

Maio

Maio é o mês das mães, mas o nosso calendário 2020 também traz algumas outras datas comemorativas que podem gerar bastante movimento na loja.

A seguir, alguns feriados e datas importantes no mês de maio:

  • 1º de maio, Dia do Trabalho
    O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia do Trabalhador, é feriado nacional em diversos países da Europa e da América Latina. Além de ser um momento de celebrar as conquistas daqueles que vieram antes de nós e lutaram por condições mais justas de trabalho, é também um momento de descanso. Em 2020, o Dia do Trabalho cai numa sexta-feira: aproveite para desejar um bom descanso e um excelente final de semana prolongado aos seus clientes!
  • 04 de maio, Dia de Star Wars
    Não é feriado nacional e tampouco festa local, mas o Dia de Star Wars certamente vem conquistando um número cada vez maior de fãs brasileiros. Queridinho do público geek e dos amantes da franquia, a data é perfeita para usar imagens dos personagens mais simbólicos, compartilhar memes temáticos e, claro, anunciar produtos associados aos filmes.
  • 10 de maio, Dia das Mães
    O Dia das Mães não tem data fixa para acontecer, o que faz dele uma data móvel. No Brasil, no entanto, a data é celebrada sempre no segundo domingo do mês de maio.
    Aproveite a data para celebrar as mães: a sua, a dos seus clientes, e as suas clientes que também são mães. Compartilhe histórias coletadas nas redes sociais (com a permissão dos usuários, claro) e fotos da sua equipe com as mães de cada um; ofereça lembretes e mensagens de carinho e, talvez ainda mais importante, aproveite a data para lembrar que o Dia das Mães não é uma obrigação, mas sim uma celebração.
  • 21 de maio, Dia do Afilhado
    O Dia do Afilhado costuma ficar meio esquecido no meio de tantas datas especiais, mas ele também pode ser uma boa oportunidade comercial – sobretudo nas redes sociais. Que tal criar uma hashtag exclusiva no Instagram e incentivar os seus seguidores a compartilharem conteúdos próprios?
  • 25 de maio, Dia do Orgulho Geek
    Outra data que vale ser celebrada, sobretudo em nichos específicos e especializados no tema, é o Dia do Orgulho Geek. Você pode até aproveitar o mês e criar uma campanha temática que englobe tanto o Dia de Star Wars como o Dia do Orgulho Geek!

Junho

Junho é o mês que traz o inverno, o dia dos namorados, as festas juninas e excelentes oportunidades de dropshipping. Vale a pena investir nas datas que separamos neste calendário 2020, pois elas podem trazer lucros significativos.

A seguir, alguns feriados e datas importantes no mês de junho:

  • 11 de junho, Corpus Christi
    Feriado facultativo e celebrado sobretudo pela religião católica, a data de Corpus Christi costuma ser considerada feriado oficial em muitas capitais brasileiras. Em 2020, a data cai numa quinta-feira.
  • 12 de junho, Dia dos Namorados
    O Dia dos Namorados é celebrado na véspera do Dia de Santo Antônio, santo casamenteiro. Uma das datas mais românticas do ano, o Dia dos Namorados é uma excelente oportunidade comercial: você pode vender caixas temáticas, anunciar promoções especiais, fazer campanhas contando histórias de amor da vida real… Vale tudo em nome do amor!
  • 20 de junho, início do inverno
    O início do inverno traz, sobretudo nas regiões serranas e nos estados do Sul do país, temperaturas mais frias. Se você tem uma boa base de clientes nesses locais, aproveite para anunciar produtos voltados para o inverno; se não, adote uma paleta de cores voltada para tons de cinza e branco no design e nas publicações da loja nas redes sociais.
  • 24 de junho, Dia de São João
    São João é o santo que dá nome às festas juninas, celebrações que acontecem nas escolas, nos bairros e nas cidades de todo o Brasil. Você pode vender fantasias e chapéus de palha – ou, de repente, compartilhar receitas típicas no blog da loja. Tudo, claro, vai depender do seu nicho e do seu público-alvo.
  • 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTI
    Aproveite o mês mais romântico do ano para celebrar todas as formas de amor – e mostrar que a sua marca respeita, acolhe e está do lado daqueles que ainda sofrem diversas violências e preconceitos apenas por serem quem são.

Julho

Julho carrega uma temática parecida com a de janeiro, sobretudo por conta das férias escolares. Embora não seja um mês com feriados oficiais, é possível aproveitar algumas datas para impulsionar o alcance da loja.

A seguir, alguns feriados e datas importantes no mês de julho:

  • Férias escolares (sem data fixa)
    As férias escolares de julho marcam o fato de que metade do ano escolar já passou: as crianças estão mais cansadas do que estavam em janeiro, e a temperatura também já não está tão alta como estava no início do ano. No entanto, é possível aproveitar o momento para planejar a volta às aulas – embora a compra de materiais escolares não seja tão alta como é no início do ano, sempre dá para lucrar bastante com mochilas, calçados e outros apetrechos.
  • 26 de julho, Dia dos Avós
    O Dia dos Avós é outra data deliciosa que, infelizmente, não tem ganhado tanta atenção nos últimos anos. Assim como sugerimos em outras datas comemorativas do calendário 2020, vale a pena incentivar uma campanha na qual os seguidores e clientes da loja compartilhem histórias, fotos e vídeos com seus avós. É um gesto simples, mas que certamente causará um impacto positivo.
  • 30 de julho, Dia do Amigo / Dia Internacional da Amizade
    É importante celebrar pais, mães, afilhados e avós, mas é igualmente importante celebrar a nossa outra família: os amigos. A data não é feriado e nem é amplamente lembrada na mídia e no e-commerce, mas vale a pena pensar em algo para não deixar passar em branco.

Agosto

Muita gente costuma dizer em tom de brincadeira que agosto é um mês que demora demais para passar, até porque ele não traz nenhum feriado nacional ou oficial; além disso, a volta às aulas e o fato de que metade do ano já ficou para trás acabam dando a impressão de que todo o mundo está cansado, sem outra opção a não ser se arrastar de volta para a rotina.

Você pode aproveitar a falta de datas especiais para descansar um pouquinho e fazer um balanço do que aconteceu no primeiro semestre. Avalie as campanhas de marketing que foram implementadas, o movimento nas redes sociais e o design do site – e estude os dados coletados ao longo dos meses para descobrir o que pode ser otimizado.

A seguir, alguns feriados e datas importantes no mês de agosto:

Volta às aulas escolares (sem data fixa)

Assim como acontece em janeiro, a volta às aulas não tem dia certo para acontecer, pois pode variar de escola para escola, de cidade para cidade e mesmo de um estado brasileiro para outro.

  • 09 de agosto, Dia dos Pais
    Seguindo o molde do Dia das Mães, o Dia dos Pais é celebrado anualmente no segundo domingo do mês de agosto. Aproveite para compartilhar histórias e conteúdos enviados pelos seus clientes, e ofereça produtos e kits de produto voltados para os pais.
  • 11 de agosto, Dia do Estudante
    O Dia do Estudante pode ser uma data importante de ser lembrada se a sua marca possuir muitos clientes adolescentes e universitários. Se você trabalhar com o nicho de papelaria e acessórios, melhor ainda!
  • 22 de agosto, Dia do Folclore
    O folclore brasileiro é extremamente colorido e variado, com lendas, canções, danças, costumes e festas locais, regionais e mesmo nacionais que merecem ser lembrados e celebrados.

Setembro

Setembro marca o início da primavera e já começa a anunciar que o final de ano está ficando cada vez mais próximo.

Isso significa que a movimentação no comércio eletrônico começa a subir cada vez mais – e você pode aproveitar o momento para investir pesado em novas campanhas promocionais.

A seguir, alguns feriados e datas importantes no mês de setembro:

  • 07 de setembro, Dia da Independência do Brasil
    O feriado nacional que celebra a independência do Brasil vai cair numa segunda-feira em 2020 – e, como é uma das datas comemorativas de maior movimento nas estradas e nos shoppings, muita gente vai aproveitar o momento para fugir das multidões e fazer compras via internet.
  • 13 de setembro, Dia Nacional da Cachaça
    Nada melhor do que celebrar a nossa querida cachaça: você pode aproveitar as dicas que compartilhamos para o Dia Mundial do Café e adaptar o conteúdo.
  • 15 de setembro, Dia do Cliente
    Que tal tirar um dia só para agradecer os seus clientes por… Serem clientes? É uma forma de estabelecer um contato direto e honesto, e todos nós gostamos de receber um pouquinho de gratidão.
  • 22 de setembro, início da primavera
    No setor de moda, a primavera já começa a anunciar algumas das tendências para o verão; além disso, os tons florais e pastéis comumente associados à estação podem dar um toque especial na identidade visual da loja.

Outubro

Outubro é um mês com duas datas importantes, que merecem ser celebradas: o Dia das Crianças, um dos mais movimentados feriados em 2020, e o Dia do Professor.

A seguir, alguns feriados e datas importantes no mês de outubro:

  • 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida / Dia das Crianças
    Nossa Senhora Aparecida é considerada padroeira do Brasil, e por isso 12 de outubro é feriado nacional. Na mesma data, celebra-se o Dia das Crianças, uma celebração na qual os pequenos recebem brinquedos, roupas e presentes. No calendário 2020, essa data duplamente especial cai numa segunda-feira: mais um final de semana prolongado, com amplas chances de vendas.
  • 15 de outubro, Dia do Professor
    O Dia do Professor é feriado escolar em todo o país, com escolas, cursos e universidades celebrando os nossos educadores. Em 2020, a data cai numa quinta-feira, então vale a pena ficar atento para ver se alguns clientes não vão aproveitar para emendar a sexta e tirar uns dias de descanso.
  • 31 de outubro, Dia das Bruxas / Halloween / Dia do Saci 
    O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, era originalmente uma festa de origem celta, que até pouco tempo atrás era celebrada quase que exclusivamente nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, como a Irlanda. De uns anos para cá, o Dia das Bruxas vem conquistando crianças em idade escolar – e, no Brasil, a data coincide com o Dia do Saci, um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro.

Novembro

Novembro inaugura não só o período das festas de fim de ano, mas também a época mais movimentada do calendário de vendas: começam as confraternizações, o amigo oculto da firma, o corre-corre para decidir onde passar o Natal…

Isso significa que é hora de começar a trabalhar com novas campanhas de marketing e, claro, com a oferta de produtos sazonais.

A seguir, alguns feriados e datas importantes no mês de novembro:

  • 02 de novembro, Finados
    Apesar de ser uma data associada sobretudo à religião católica, o Dia de Finados na verdade é especial para diversas religiões, que usam a data para celebrar os mortos e manter viva a memória daqueles que importam.
  • 15 de novembro, Proclamação da República
    A Proclamação da República, assim como Finados, também é um feriado nacional – mas, neste calendário 2020, a data infelizmente cai num domingo.
  • 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra
    No Dia Nacional da Consciência Negra, celebra-se a memória de Zumbi, que nasceu homem livre e foi escravizado ainda criança – bem como a história e a cultura afro-brasileira. Atualmente, apenas 6 estados brasileiros celebram a data como feriado.
  • 27 de novembro, Black Friday 
    Um dos eventos de vendas mais movimentados e aguardados do comércio online, o Black Friday é uma data que merece atenção total da sua loja: elabore campanhas especiais de marketing, agende posts temáticos nas redes sociais, ajuste o Pixel do Facebook… Vale tudo para garantir o funcionamento perfeito.
  • 30 de novembro, Cyber Monday
    A segunda-feira posterior ao Black Friday é a chamada Cyber Monday – um segundo evento de vendas que também apresenta um impacto bem forte no comércio eletrônico.

Dezembro

Dezembro é um dos meses mais importantes do nosso calendário 2020, pois traz dois eventos com alto potencial de lucro: o Natal e as festas de final de ano.

Para potencializar o alcance e o sucesso das suas campanhas, trabalhe em cima da ideia de urgência – que já fica naturalmente mais presente no último mês do ano.

Segmente campanhas para aqueles que ainda não começaram a comprar os presentes de natal; para aqueles que estão buscando o presente perfeito para uma pessoa especial; para aqueles que esqueceram e deixaram tudo para a última hora.

Depois de otimizar a sua loja para tantos feriados em 2020, é hora de respirar fundo e se preparar para a prova de fogo!

A seguir, alguns feriados e datas importantes no mês de dezembro:

  • 21 de dezembro, início do verão
    O início do verão vem como um refresco para as crianças, que já estão de férias, e para os adultos que estão saindo de férias do trabalho para aproveitar o final de ano.
  • 24 e 25 de dezembro, Véspera e Dia de Natal
    Dias de família, de descanso e de tranquilidade, o Natal é aquele momento para comer quitutes gostosos e trocar presentes – e, honestamente, não há nada melhor.
  • 31 de dezembro, Véspera de Ano-Novo
    O Ano-Novo vem com seus momentos de reflexão interna: é hora de rever o que aconteceu, o que fizemos de certo e o que fizemos de errado. Aproveite para fazer um balanço da loja, avaliar os resultados atingidos e tentar determinar que caminho seguir no próximo ano.

Calendário 2020 para e-commerce: conclusão

Chegamos ao fim do nosso calendário para e-commerce.

Use as datas listadas acima para orientar as suas campanhas de marketing e traçar novas estratégias comerciais – nós estaremos aqui para te ajudar!

Sabe de outras datas comemorativas que não incluímos no calendário? Deixe um comentário aqui embaixo.

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Nicole Martins Ferreira
Nicole Martins Ferreira
Nicole Martins Ferreira é uma empreendedora virtual e gosta tanto do comércio eletrônico que trabalha no seu próprio site 7 dias por semana e se sente mais feliz do que nunca. Ela gosta de ajudar os outros a alcançarem o sucesso e está constantemente aprendendo novas dicas que podem ser úteis para outros empreendedores. Siga Nicole no Twitter: @NicoleMarFer.