Loja virtual: como montar a sua em menos de 30 minutos

Andrew Roach Como fazer dropshipping

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Este artigo é um guia passo a passo que ensina como criar uma loja virtual. Originalmente escrito por Tomas Slimas, co-fundador do Oberlo, este post está recheado de dicas para ajudar você a vender (e lucrar) o mais rápido possível – e a melhor parte você já sabe: tudo isso em menos de 30 minutos. Quer saber como vender pela internet? Então continue lendo este guia.

Dá até vontade de rir, mas a verdade é que demorei 12 meses para conseguir lançar o minha primeira loja virtual. Eu segui as estratégias mais convencionais do setor: entrei em contato com atacadistas, subestimei meu orçamento para marketing e publicidade, desenvolvi um site esteticamente maravilhoso, inclui centenas de produtos ao catálogo… E não consegui vender nada. Absolutamente nada.

Hoje, com sete lojas no meu histórico e um e-commerce que fatura 3 milhões de dólares por ano, eu consigo entender melhor o que foi que eu fiz de errado nessa primeira tentativa.

Na verdade, o meu maior erro foi dar muita atenção ao lado estético e visual da loja virtual – e esquecer que o meu verdadeiro foco era vender produtos. E isso é um erro bem comum.

Muitas pessoas acham que a criação de um e-commerce é um processo complicado e penoso; no entanto, o que é realmente difícil é dar os primeiros passos – e abrir a sua primeira loja virtual – dentro do mundo empreendedor.

O que eu descobri com os meus erros e acertos é que a melhor receita é ir aprendendo ao longo do caminho; e que o primeiro passo dessa jornada é criar o seu tão sonhado e-commerce – mas sem se preocupar muito com os designs e os logotipos da sua marca. Isso vem depois, quando a loja já está pronta.

É por isso que criei este tutorial, que ajudará você a criar um e-commerce recheado de produtos em apenas meia hora. É claro que a primeira versão da sua loja virtual não será perfeita; no entanto, ela será o suficiente para começar. 

No modelo que usaremos neste texto, vamos construir uma loja virtual de joias e bijuterias femininas que vende acessórios de zircônia. É importante que você siga todos os passos que estão listados aqui e também que esteja sempre de olho nas estatísticas sobre compras online – assim você poderá tomar decisões mais assertivas durante o processo de criação do seu e-commerce.

Este vídeo também apresenta dicas valiosas para quem quer montar uma loja virtual. Recomendo que você assista antes de iniciar a leitura do guia, ok?

E não se preocupe: haverá tempo de sobra para implementar ou personalizar recursos adicionais depois que a loja já estiver criada.

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Primeiro passo: escolha um nome para sua loja virtual

A escolha do nome é algo essencial para uma loja, mas não precisa fritar os miolos até escolher um que seja ideal. Por que não pensar em um nome aleatório e descomplicado? Veja, por exemplo, alguns dos nomes que eu criei para a minha loja de joias e bijuterias: Joias Online, Zircônias Brasileiras e Vitória Joias.

Outra opção é incluir palavras como “loja” ou “bazar” no nome da loja para facilitar a sua vida na hora de encontrar um domínio disponível. As chances de você conseguir aquele domínio ideal aumentam quando o nome da loja tem muitas palavras – e as palavras certas.

Comece com uma lista de dez ou quinze nomes possíveis, e verifique se algum deles possui um domínio disponível ou viola alguma marca registrada. O domínio é um fator decisivo para qualquer loja virtual, pois aumenta a credibilidade da marca e é capturado com mais facilidade pelos mecanismos de busca. Para saber se o domínio que você quer está disponível, basta digitá-lo no Google.

Um dos seus maiores aliados nesse processo será o Gerador de nomes para empresas da Shopify, ferramenta gratuita que combina uma ou duas palavras-chave com recomendações próprias. Se você encontrar um nome interessante, poderá comprar o domínio ali mesmo.

Segundo passo: crie uma conta da Shopify

Como montar uma loja virtual era difícil nos primórdios da internet! Primeiro, era necessário encontrar um servidor e enviar o seu sistema de e-commerce para lá; depois, você precisava contratar um especialista para personalizar o sistema de acordo com as suas necessidades e resolver os possíveis problemas que estavam sempre surgindo. Era um processo demorado, custoso e complicado, que quase sempre resultava em um site lento e ineficaz.

Para a nossa sorte, o mundo mudou – e plataformas como a Shopify simplificaram o triste processo relatado acima, de modo que atualmente qualquer um consegue criar uma loja virtual com poucos cliques e em poucos minutos. Isso significa que você pode dizer adeus à parte técnica e se preocupar apenas com aquilo que realmente importa.

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Terceiro passo: personalize as configurações básicas

A primeira coisa a fazer é acessar a seção de Pagamentos e incluir o seu e-mail cadastrado no PayPal. Também é possível alterar, remover ou incluir outras opções e métodos de pagamento, se preferir. Se você ainda não tem uma conta no PayPal, cadastre-se agora mesmo: o processo inteiro não demora mais do que cinco minutos.

Estipule a política interna e o regulamento da sua loja virtual

Se você não conhece muito bem esse lado mais formal da criação de uma loja, não se preocupe: a Shopify possui uma excelente ferramenta responsável por gerar termos e condições, políticas de troca e reembolsos. Para utilizá-la, basta acessar o Gerador de Termos e Condições.

Implemente o frete gratuito

A melhor coisa que você pode fazer para garantir o sucesso da sua loja virtual é oferecer um frete gratuito para os seus clientes, pelo menos no início. Se você preferir, pode até definir essa configuração como padrão da sua loja.

Crie sua loja virtual

Você já deve saber que é possível vender os seus produtos com a Shopify em diversos canais diferentes: pontos de venda, e-commerce, lojas no Facebook ou Instagram (no blog da Oberlo você também encontra dicas sobre como ganhar dinheiro no Instagram. Não deixe de ler e descubra como aproveitar todo o potencial da plataforma!).

Bom, voltando ao que interessa, o nosso foco é criar uma loja virtual, certo? No vídeo abaixo, apesar de ter como objetivo a criação de uma loja de camisetas e não de bijuterias femininas, a lógica para montar a loja virtual é exatamente a mesma! Confira:

Seguindo o passo a passo você verá que, em poucos minutos, a sua loja estará saindo do forno!

Compre um domínio (opcional)

Por mais que esta seja uma etapa de customização totalmente opcional, é importante lembrar que um domínio oficial pode ajudar você a passar mais credibilidade aos seus novos clientes. Nesta etapa de criação, o seu URL será algo como [nomedaloja].myshopify.com. Se você comprar o domínio, poderá alterá-lo para que seja exibido como [nomedaloja].com.br.

Atenção: se você acabar optando por essa opção, precisará pagar uma taxa anual de 13 dólares.

Não se preocupe se por acaso não estiver pronto para comprar o domínio do site. Você pode construir a sua loja virtual sem ele e esperar para ver se os resultados e os lucros serão positivos; quando estiver disposto a investir mais dinheiro no seu e-commerce, é só voltar para essa seção da plataforma e efetuar a compra.

No entanto, é bom lembrar que um domínio customizado e exclusivo pode ser um grande aliado na hora de anunciar o seu site e aumentar o número de vendas. Além disso, você sempre corre o risco de demorar muito para realizar a compra e acabar perdendo o domínio para outra loja com uma mensagem similar.

Para comprar um domínio, acesse a página de Registro de domínios da Shopify.

Não se esqueça de que você precisará confirmar por e-mail o seu novo domínio antes de utilizá-lo.

Como usar o Oberlo para criar uma loja virtual hospedada na Shopify: adicione produtos e categorias (~ 10 minutos)

criando uma loja virtual com oberlo

O modelo tradicional do e-commerce funciona mais ou menos assim: primeiro, você compra e estoca, no quarto vago da casa, na garagem ou naquele armazém de um conhecido, os produtos que deseja vender na sua loja virtual. Quando um cliente acessar o seu site e realizar um pedido, você vai até o seu estoque, seleciona o produto escolhido e o envia para o cliente.

Por mais que esse modelo seja extremamente eficiente, ele costuma funcionar bem apenas para empresas de grande porte e com boa reputação. Para lojistas e empreendedores de primeira viagem, o modelo tradicional de vendas significa custos adicionais (para armazenar os produtos), riscos (e se você não vender todo o estoque?) e problemas (já imaginou perder uma venda porque você vendeu todo o estoque?).

Por sorte, nós temos uma alternativa: o dropshipping, a maneira mais simples de começar uma loja virtual.

O dropshipping nada mais é do que um novo método de vendas, ideal para lojistas e empreendedores que ainda estão começando e que desejam focar as suas energias em gerar mais vendas e fidelizar novos clientes – e não em gerenciar estoques físicos. Como o dropshipping elimina a necessidade de inventários e estoques, você também não precisa se preocupar com o envio dos produtos.

Pode parecer complicado, mas na verdade é bastante simples: quando você receber um pedido, basta redirecioná-lo para o seu fornecedor, que enviará o produto diretamente ao cliente. De uma tacada só, você elimina a necessidade de armazenar produtos e a preocupação com o estoque que não foi vendido.

Se você gostou desse novo modelo de vendas, veja abaixo duas maneiras de implantá-lo na sua loja:

  1. Entre em contato com um varejista e tente estabelecer uma parceria, pois nem sempre é fácil encontrar bons fornecedores que também trabalhem com o modelo de dropshipping (sem contar que muitos deles preferem negociar apenas com empresas conhecidas e altamente rentáveis). No entanto, é bom lembrar que esta talvez não seja a melhor abordagem para uma pequena empresa como a sua.
  2. Vincule o seu e-commerce a ferramentas e apps que ajudem no processo de compra e encomenda de produtos. Desse modo, você poderá importar em poucos minutos os itens armazenados nesses apps para o seu site.

Por mais que a variedade de apps dessa natureza seja bastante alta, o Oberlo ainda é uma das melhores opções do setor; com alguns cliques rápidos, é possível importar milhares de produtos para vender com dropshipping

Instale o Oberlo e adicione produtos

Já mostramos que é bem fácil utilizar o Oberlo para incluir produtos no seu site.

Quando chegar a hora de selecionar os produtos para vender em sua loja, escolha aqueles com boas avaliações e custos de envio acessíveis – disponíveis para compras em grandes quantidades. Da mesma forma, tente trabalhar apenas com fornecedores que possuam uma avaliação de 4 estrelas ou mais, para garantir a sua segurança e a satisfação dos seus clientes.

Como adicionar conteúdos na sua loja virtual (~ 5 minutos)

Você já deve saber que o conteúdo da sua loja virtual é algo de extrema importância – e uma área que deve ser tratada com atenção e cuidado. Por mais que os conteúdos de uma loja possam assumir as mais diversas formas, nós vamos abordar apenas os mais básicos: Sobre Nós, Termos e Condições, Métodos de envio, Rastreamento de pedidos e, por último, Fale Conosco.

Está um pouco perdido e não sabe por onde começar? Dê uma olhada nas ferramentas gratuitas da Shopify.

“Sobre Nós” de uma loja virtual

Quando falamos sobre como montar uma loja virtual, esta é uma seção que precisa ser totalmente personalizada, pois deve refletir a identidade da sua marca.

O mais importante da seção Sobre Nós é que ela precisa apresentar a história da sua marca de maneira íntima e divertida. Os clientes e visitantes querem saber quem você é e o que o motivou a começar essa empreitada; é importante que eles saibam que há um rosto humano por trás de uma loja virtual.

Métodos de envio e rastreamento

A maioria dos lojistas registrados no Oberlo possui taxas e prazos de entrega semelhantes, de modo que você sempre pode copiar o modelo de algum lojista e aplicar ao seu site.

Uma boa alternativa também é o ePacket. Ainda não sabe o que é o ePacket?

Este método de envio é resultado de um acordo entre o USPS (Serviço Postal dos Estados Unidos) e o Hongkong Post, o serviço postal de Hong Kong, que garante um prazo menor de entrega (no máximo 30 dias), rastreamento internacional, devolução gratuita de produtos que não foram entregues, entre outros benefícios.

Fale Conosco

Uma boa relação com clientes e visitantes é um dos fatores que certamente determinam o sucesso de uma loja; por isso mesmo, você deve estar sempre disposto a escutá-los. Uma das maneiras mais simples de fazer isso é criando um link ou um botão de “Fale Conosco” que seja visível e atraente.

Como montar uma loja virtual com a Shopify: crie o design da loja virtual (~ 10 minutos)

O branding de sua loja virtual também é um elemento fundamental para o sucesso! Uma das partes mais importantes do processo de criação de um e-commerce é o design, já que o modo como você apresenta uma marca para o mundo influencia – e muito – a sua relação com os clientes.

Como a Shopify possui ótimos templates para páginas já prontos, você não precisa se preocupar com isso logo de cara; por mais que um site totalmente personalizado seja um ótimo aliado na hora de anunciar a sua marca, os modelos já prontos podem desempenhar essa função por algum tempo enquanto você se concentra em outras áreas que precisam de atenção imediata.

Lembre-se: não compre um novo tema até que você possa arcar com essa despesa sem grandes preocupações. É possível criar um lindo site com gráficos e cores simples, sem grandes recursos.  A verdade é que, se os lucros dessa empreitada ainda não estão pagando as suas contas, você não precisa realizar grandes aquisições para o seu e-commerce.

E quanto ao logo da sua marca? Você pode contratar um profissional para desenvolver o seu logotipo ou mesmo optar por ferramentas online que existem para criar logo grátis.

Atualize o banner da página principal

Criar um banner atraente e divertido pode ser mais fácil do que você imagina: você pode usar o Google AdWords ou ferramentas como o Bannersnack e o Canva – nós recomendamos fortemente este último, que é muito fácil de usar. No entanto, essas três opções permitem que você escolha imagens do seu próprio computador, selecione um plano de fundo, insira algumas frases ou palavras e inclua um botão do tipo “Compre agora mesmo”. Simples, não é?

como criar uma loja virtual em 2020 - use o canva no design

Se você optar pelo Canva, terá acesso a templates exclusivos que ajudarão na criação de uma estética visualmente atraente. Além disso, o banco de imagens do Canva também conta com modelos e formas que podem ser adicionados ao seu banner – e que dão destaque apenas aos itens escolhidos. Em outras palavras: o Canva pode ser uma grande ferramenta mesmo para aqueles que não possuem grande experiência na área de design… Como você.

Outra ferramenta incrivelmente útil é o Redimensionador e otimizador de imagens da Shopify, que ajudará você a aperfeiçoar até mesmo os mínimos detalhes do seu banner.

Inclua ou remova produtos semelhantes/ recomendados

Que tal incluir produtos semelhantes àqueles que estão sendo exibidos em uma determinada página? Essa tática, bastante popular entre os e-commerces, costuma aumentar as chances de compra – e o lucro da sua loja. Não se esqueça de colocar a tag ‘Recomendado’ nesses produtos.

E pronto: você acabou de criar a sua primeira loja virtual!

O processo demorou menos do que o esperado, não é? Agora você está um passo mais perto de realizar os seus sonhos: já está com o site pronto e pode assumir a sua nova identidade de empreendedor.

Não se esqueça de que este é apenas o início do processo: agora que você já sabe como montar uma loja virtual, o próximo passo é descobrir como manter – e desenvolver – o potencial do seu e-commerce. O foco, agora, deve estar no atendimento ao cliente e na experiência que este tem ao acessar o seu site, o lucro e o nível de vendas.

Para que a sua loja virtual tenha sucesso, você precisa concentrar as suas energias na tríade do sucesso a longo prazo: marketing, criação de conteúdos e fidelização de um novo público por meio das redes sociais. Lembre-se: a sua loja acabou de ser lançada. O seu público ainda não sabe que você existe. Por que não anunciar no Facebook, por exemplo? 

Faça uma lista com as suas metas e objetivos e comece a trilhar o seu caminho até lá. Que tal reservar uma hora por dia para aperfeiçoar e melhorar aquilo que ainda precisa ser alterado em sua loja virtual? É dessa forma que você poderá não só editar o seu site, mas também descobrir outras maneiras de impulsionar as vendas e fidelizar novos clientes.

como criar uma loja virtual de forma rápida e simples

A verdade é que ganhar dinheiro na internet é perfeitamente possível – você só precisa se esforçar. Quando a pressão e o estresse começarem a te assustar, lembre-se dos seus objetivos e continue firme e forte no caminho que você trilhou. Independentemente do que o futuro lhe reserva, este é um caminho que transformará a sua criatividade, a sua determinação e a sua perseverança.

Como montar uma loja virtual em menos de 30 minutos: Conclusão

  • Não se esqueça do seu objetivo principal: vender! Outras coisas, como a estética da sua loja virtual, podem ficar para um segundo momento;
  • O nome da sua loja virtual e o domínio são fatores importantes. Está sem criatividade? Não tem problema, confira alguns geradores de nomes para empresas;
  • Use o Oberlo para montar uma loja virtual hospedada na Shopify (em menos de 10 minutos!);
  • Selecione os produtos que quer vender em seu e-commerce por meio do dropshipping;
  • Dedique 1h do seu dia para trabalhar no desenvolvimento do seu negócio e criar um e-commerce de sucesso!

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Andrew Roach
Andrew Roach
Andrew Roach is a Content Marketer at Oberlo. He is passionate about ecommerce and creating insightful content to help entrepreneurs launch and grow their businesses.