Quem faz dropshipping nacional talvez já tenha passado por isso: ter seus pedidos bloqueados pelo AliExpress. Você sabe o que fazer caso isso aconteça? Continue lendo e descubra como submeter uma apelação AliExpress e resolver o seu problema!

É claro que os problemas descritos neste artigo acontecem apenas com algumas pessoas… E, num mundo ideal, você nunca precisaria lidar com nenhum empecilho durante o crescimento da sua loja virtual – mas é sempre bom estar preparado, não é mesmo? Também vale ressaltar que ter pedidos bloqueados pelo AliExpress não é o fim do mundo! Esta é uma prática normal da plataforma cujo objetivo principal é protegê-lo.

Neste artigo, vamos mostrar os motivos que podem ocasionar pedidos bloqueados pelo AliExpress; indicaremos os caminhos existentes para resolver essa questão; explicaremos como abrir uma apelação AliExpress e, por último, também mostraremos como manter uma relação positiva com os seus clientes durante o processo.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Pedidos bloqueados pelo AliExpress: por que isso acontece?

  1.    A razão principal dos pedidos bloqueados pelo AliExpress é a possibilidade de uma atividade fraudulenta. Se você começar a ganhar US$ 10.000 por dia, por exemplo, o AliExpress poderá suspeitar da sua conta, pois eles precisam garantir que a plataforma não fique no prejuízo. É por isso mesmo que, como uma precaução extra, bloquearão seus pedidos.
  2.    A sua conta pode ser classificada como fraudulenta se você estiver encomendando regularmente do mesmo local – e enviando pedidos para outros países. Por mais que seja uma atividade normal para você, não se esqueça de que pode parecer que o seu cartão de crédito foi roubado.
  3.    Outra razão para pedidos bloqueados pelo AliExpress: situações nas quais o cartão de crédito é recusado. Um cartão de crédito pode ser recusado se ele precisar processar muitos pedidos ao mesmo tempo pela primeira vez ou se tiver fundos insuficientes, o que fará com que o seu banco congele o cartão. Lembre-se de sempre verificar se você tem fundos suficientes no seu cartão de crédito antes de fazer um pagamento.
  4.    Alterações na conta de usuário também podem parecer suspeitas, o que pode resultar em uma análise da conta e ocasionar pedidos bloqueados pelo AliExpress. Por exemplo, se a sua conta passar de um nível VIP Ouro ao Platinum, você poderá estar sujeito a uma análise – e o AliExpress poderá bloquear os seus pedidos temporariamente até a conta ser verificada.
  5.    Se você contratar um assistente virtual para gerenciar e concluir os seus pedidos, bloqueie a utilização de um VPN ou proxy. Se precisar da ajuda de vários assistentes virtuais, tente encontrar funcionários que trabalhem em um mesmo escritório.
  6.    Você também poderá ter problemas ao sair de férias ou viajar para outro país. Como o seu cartão de crédito será do seu país de residência, processar pedidos em outro país (para enviá-los para um terceiro território internacional) pode ser entendido pelo AliExpress como uma atividade fraudulenta. Se planejar sair de férias, peça para alguém na sua casa ou escritório cuidar dos seus pedidos.
  7.    Alguns lojistas e empreendedores já notaram pedidos bloqueados pelo AliExpress depois que eles deixaram comentários negativos em outras lojas ou quando se queixaram de alguma questão. Se tiver casos abertos contra um fornecedor, portanto, você também poderá ter sua conta bloqueada.

Caso você tenha tido pedidos bloqueados pelo AliExpress por algum dos motivos acima, a seguir vamos te dar o passo a passo para abrir uma apelação AliExpress.

Apelação AliExpress: o que é e como submeter a apelação para desbloquear a minha conta?

apelação AliExpress

A apelação AliExpress é um processo que deve ser conduzido diretamente na plataforma em caso de contas bloqueadas ou pedidos bloqueados pelo AliExpress.

Se você está enfrentando um desses problemas, fique tranquilo, pois seguindo estes passos diversas pessoas conseguiram reativar suas contas e continuaram a processar seus pedidos normalmente.

O caminho mais simples para submeter uma apelação AliExpress é clicando no link de reativação fornecido pela plataforma quando você tenta acessar a sua conta – você será redirecionado e basta seguir os passos indicados. Se por algum motivo este link não aparece para você, também é possível abrir uma apelação AliExpress procedendo desta forma:

1. Na página de pedido do AliExpress, vá para a guia “My Appeal” (“Minha Apelação”, em inglês);

2. Selecione o pedido fechado (só é possível submeter uma apelação AliExpress em pedidos fechados pela própria plataforma);

3. Faça upload de uma cópia dos seguintes documentos:

  • Cartão de crédito;
  • Passaporte, carteira de motorista ou RG;
  • Comprovação de atividade comercial;
  • Uma cópia digitalizada do seu extrato bancário associado ao cartão de crédito que você está usando.

4. Insira suas informações de contato.

Não se esqueça de ocultar qualquer informação privada presente nesses documentos; para isso, você pode utilizar apps para editar fotos no celular, ou caso prefira fazer a edição pelo computador, recomendamos o Photoshop ou o Canva. No seu cartão de crédito, por exemplo, o ideal é colocar uma linha sobre todos os números – exceto os últimos quatro dígitos.

Se você tirou as fotos dos seus documentos com o seu telefone, lembre-se de excluir as imagens da sua caixa de entrada de e-mail e também do aparelho; por último, comprima o tamanho dos seus arquivos de imagem para que eles sejam enviados sem problemas.

Depois de fazer o upload de todos os documentos necessários, sua apelação AliExpress será enviada ao suporte. O processamento pode demorar de 2 a 5 dias úteis, em média. Assim que sua apelação for respondida, você receberá um e-mail.

Apelação AliExpress: entrando em contato com o Suporte

Se quiser acelerar o seu processo de apelação AliExpress e for fluente em inglês, também pode conversar por chat com um dos representantes sobre seus pedidos bloqueados pelo AliExpress. A equipe de atendimento ao cliente é prestativa e rápida, e estão ali justamente para ajudá-lo. A melhor parte? Com a conversa por chat, você pode ter sua conta funcionando de volta em menos de 24 horas.

Ser um vendedor verificado pela Alipay também pode ajudar a impedir que a questão ocorra novamente; além disso, pagar todas as suas transações pelo AliExpress Pocket vai garantir que os seus pedidos nunca sejam bloqueados – mas não se esqueça de que é preciso depositar dinheiro na conta para receber créditos; e que, uma vez depositada, a quantia não poderá ser retirada.

Vale lembrar ainda que isso não será um problema se você estiver recebendo um grande volume de pedidos diariamente. Se estiver pagando uma certa média diária à AliExpress, você provavelmente saberá o quanto deve manter na conta. Evite colocar muito mais do que precisa, já que não será possível retirar o dinheiro.

Você também pode preferir pagar via PayPal; neste caso, a única coisa a fazer é garantir que a sua conta tenha fundos suficientes para fazer a transação.

Conversando com os clientes sobre o ocorrido

pedidos bloqueados pelo AliExpress

Se você passar pela inconveniência de ter seus pedidos bloqueados pelo AliExpress, não só pode como deve pensar no cliente final. Assim que a questão for resolvida através da apelação AliExpress, mande e-mails a todos os clientes cujos pedidos sofrerão atraso e avise-os sobre a questão. Ofereça-lhes um código de desconto especial para futuras compras – e, se possível, envie os itens pelo ePacket, para que cheguem ao destino final o mais rápido possível.

O mais importante, aqui, é: seja transparente com os seus clientes. Eles certamente se mostrarão mais compreensivos se você disser que “houve um pequeno problema com a fábrica, mas tudo está resolvido agora” do que se forem deixados sem qualquer aviso.

Se você for franco a respeito de como as coisas aconteceram, não terá que fazer reembolsos. Coloque-se no lugar do seu cliente: ele não sabe que seus pedidos bloqueados pelo AliExpress impactaram todo o seu processo logístico e que há uma razão legítima para o atraso. Se você deixar as coisas como estão, ele só vai ficar achando que o tempo do envio é longo demais – e, consequentemente, ficará frustrado com a sua loja.

Como pedir desculpas:

  • Ofereça um reembolso de 10% a todos os clientes e peça desculpas pelo atraso;
  • Envie código único para ser usado em pedidos futuros;
  • Escreva uma mensagem humilde e simpática – o seu objetivo é evitar conflitos;
  • Mande um presente de “desculpas” (o AliExpress tem inúmeros produtos de um dólar ou menos como bijuterias, capas de celular, toalhas de mão…).

Modelo de e-mail para enviar aos clientes:

Assunto: O produto que você comprou está atrasado

Olá, [nome do cliente]!

Muito obrigado por ter comprado o seu [produto] na nossa loja. Infelizmente, nós tivemos um pequeno probleminha na fábrica. Calma! Já resolvemos tudo e você não precisa se preocupar – mas é possível que o seu pedido demore um pouquinho para chegar.

Sabemos que essa é uma situação terrível, e é por isso mesmo que queremos recompensá-lo:

Estamos enviando, junto com este e-mail, um código de desconto especial para você usar na sua próxima compra (e ganhar 10% de desconto!): [primeironomesobrenome10].

Também reembolsaremos 10% do valor do frete que você precisou pagar, ok? Estamos fazendo o possível para evitar que isso aconteça novamente – e esperamos que você volte a comprar conosco no futuro.

Caso tenha alguma dúvida, é só responder diretamente a este e-mail; nós estamos aqui para conversar com você!

Um abraço forte,

[Seu nome]

Fique à vontade para acrescentar outras mensagens que julgar necessárias. Você também pode usar imagens tristes, de choro, chuva ou até mesmo gifs de gatinhos com cara de culpados para animar o e-mail marketing. Use o que for preciso para pedir desculpas ao cliente e mostrar que você está realmente arrependido pelo atraso ocasionado em decorrência dos pedidos bloqueados pelo AliExpress.

Apelação AliExpress: como impedir que os pedidos sejam bloqueados

O melhor modo de impedir pedidos bloqueados pelo AliExpress é selecionar “Outros métodos de pagamento” durante a etapa “Confira seu pedido” no AliExpress. Depois de clicar em “Confirmar e pagar”, você será redirecionado e estará livre para realizar o próximo pedido. Não se esqueça de que os pedidos serão exibidos com o título “Aguardando pagamento”.

Você pode fazer um pagamento em massa, ideal para lojistas e empreendedores que possuem um limite diário de pagamentos em seus bancos.

Muita gente acha que o bloqueio de produtos é quase que automático quando se atinge a marca de US$ 10.000 por dia, mas não existem comprovações. Como esse marco também exige um novo processo de análise da sua documentação, pode ser uma boa ideia conversar com a equipe do AliExpress assim que possível, antes mesmo de atingir esta meta. Mais fácil do que entrar com uma apelação AliExpress sempre que tiver pedidos bloqueados, não acha?

Pagar pelo AliExpress Pocket também pode salvar você de algumas dores de cabeça; só não deixe de depositar um valor que poderá ser usado nos seus pedidos.

Também não se esqueça de informar ao seu banco que você está encomendando grandes quantidades de produtos no AliExpress. Isso ajudará a evitar problemas localmente – e também evitará o congelamento do seu cartão de crédito por suspeita de atividade fraudulenta.

Por último, sempre trate os fornecedores do AliExpress com respeito. No final do dia, eles são empreendedores como você e estão trabalhando pelo mesmo objetivo: ganhar dinheiro na internet através da venda de produtos. Se estiver insatisfeito com o serviço, encontre outro fornecedor capaz de oferecer o mesmo produto – mas lembre-se que, se estiver abrindo várias reclamações contra fornecedores, a sua conta provavelmente será marcada.

A verdade é que às vezes você terá que bancar o custo, aprender com os seus erros e encontrar um novo fabricante de roupas, por exemplo. Se os seus clientes estiverem insatisfeitos com a qualidade de um produto, encontre um novo produto em vez de queixar-se ao fornecedor. Não queime pontes: existem muitos fornecedores honestos e ótimos produtos no AliExpress.

Apelação AliExpress: passo a passo

  • Clique no link de reativação ao acessar a sua conta e siga os passos indicados;
  • Se não encontrar o link, vá para a guia “My Appeal” e acesse o pedido que foi fechado;
  • Faça o upload das cópias dos documentos solicitados;
  • Insira seus dados de contato;
  • Envie a apelação AliExpress e aguarde de 2 a 5 dias úteis.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?