Skip to content
Como o Ano Novo Chinês pode afetar sua loja virtual

Ano Novo Chinês 2021: como a data afeta sua loja virtual

Artigo por Nicole Martins Ferreira

Se você trabalha com fornecedores localizados na China, precisa estar a par de alguns detalhes importantes sobre o Ano Novo Chinês, também conhecido como Festa da Primavera – afinal, é um feriado no qual quase todas as fábricas do país são fechadas e a maioria dos chineses volta para casa, gerando um aumento drástico no número de viagens dentro do país.

Pode parecer desafiador manter o funcionamento da sua loja durante o feriado, especialmente se você é um adepto do dropshipping; contudo, existem diversas medidas que podem ser tomadas para evitar não só os temidos atrasos nas entregas, mas também outras futuras complicações com os pedidos dos clientes.l

Foi por isso que criamos este post, no qual vamos discutir tudo o que você precisa saber sobre o Ano Novo Chinês de 2021.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Qual é a data do Ano Novo Chinês de 2021?

Este ano, as festividades do Ano Novo Chinês giram em torno do dia 12 de fevereiro – mas se engana quem pensa que a festa dura apenas um ou dois dias: com comemorações que podem durar até quinze dias, muitos chineses costumam tirar uma semana inteira de folga para visitar suas famílias e amigos, e isso também se aplica aos fornecedores do seu e-commerce.

Quem tem loja virtual sabe que é preciso estar sempre de olho no calendário do e-commerce, não é mesmo?

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Aqui no Brasil, vivemos um processo semelhante durante a semana do Natal e Ano Novo (e também durante o Carnaval, dependendo do seu Estado ou região). Você provavelmente deve ter visto um anúncio ou comunicado do seu fornecedor, informando que as atividades da fábrica estarão suspensas entre 12 e 19 de fevereiro (ou outras datas similares); bom, agora já sabe o motivo.

Dada a magnitude e a relevância do Ano Novo Chinês, é possível que alguns fornecedores acabem optando por decretar alguns dias ou até mesmo semanas a mais de descanso, algo que também é bastante comum no Brasil. 

Isso pode resultar em fábricas com uma produção mais lenta nas semanas e dias que antecedem o início do feriado, de modo que é importante entrar em contato com o seu fornecedor para saber exatamente quando ele pretende parar a produção e quando ele pretende voltar.

Com essas informações em mãos, você pode ajustar as estratégias de marketing de segmentação e publicidade da loja para reduzir o número de anúncios publicados.

Abaixo, as datas exatas do Ano Novo Chinês nos próximos anos. Anote na agenda!

Ano Novo Chinês de 2022: terça-feira, 1º de fevereiro

Ano Novo Chinês de 2023: domingo, 22 de janeiro

Ano Novo Chinês de 2024: sábado, 10 de fevereiro

Ano Novo Chinês de 2025: quarta-feira, 29 de janeiro

Ano Novo Chinês de 2026: terça-feira, 17 de fevereiro

Ano Novo Chinês de 2027: sábado, 6 de fevereiro

Ano Novo Chinês de 2028: quarta-feira, 26 de janeiro

Ano Novo Chinês de 2029: terça-feira, 13 de fevereiro

Ano Novo Chinês de 2030: domingo, 3 de fevereiro

Como foi o Ano Novo Chinês de 2020?

No ano passado, durante o Ano Novo Chinês, o dropshipping foi apenas ligeiramente afetado para a maioria dos lojistas: como quase todos entraram em contato com os fornecedores para saber as datas exatas do feriado, eles puderam se preparar para os dias do Ano Novo Chinês e não experimentaram grandes dificuldades.

Além disso, a maioria dos nossos fornecedores parou por apenas uma semana, o que simplificou a vida de muitos lojistas e empreendedores na hora de planejar o funcionamento da loja e a encomenda de produtos para vender.

É importante destacar que os lojistas que tiveram algumas dificuldades durante o Ano Novo Chinês estavam situados majoritariamente nos Estados Unidos, pois por lá o Dia dos Namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro. Isso significa que muitos dos produtos mais vendidos com dropshipping são presentes comprados especialmente para a data, e por isso acabaram sofrendo algum atraso.

O funcionamento do AliExpress durante o Ano Novo Chinês

No ano passado, muitas fábricas fecharam duas ou até três semanas antes do feriado de Ano Novo; no entanto, isso não foi um problema grave porque quase todas já possuíam estoques dos produtos mais populares e continuaram a vender normalmente até a semana do Ano Novo. É provável que o mesmo aconteça agora em 2021.

Como lojista e empreendedor, a sua principal tarefa é a de entrar em contato com os seus fornecedores para saber as datas exatas de fechamento da fábrica, pois isso pode variar imensamente: você vai encontrar desde fábricas que continuarão trabalhando com uma equipe reduzida até fábricas que suspenderão as atividades por duas semanas.

Com essas informações em mãos, você pode colocar um pequeno aviso no site da sua loja ou até mesmo enviar um e-mail marketing, informando que pedidos realizados durante essas datas provavelmente estarão sujeitos a atrasos na entrega por conta do Ano Novo Chinês.

Qual é a média de atraso para entregas e encomendas realizadas durante o Ano Novo Chinês?

Como comentamos ali em cima, não é raro encontrar fornecedores que decidam suspender as atividades da fábrica uma ou duas semanas antes da data do feriado. Isso significa que não só os pedidos realizados durante a semana do Ano Novo chinês, mas também aqueles realizados nas duas semanas que antecedem o feriado, podem sofrer atrasos na entrega.

Contudo, é importante lembrar que os prazos de entrega são influenciados e determinados de acordo com uma série de outros fatores; por isso mesmo, a melhor maneira de obter uma informação fidedigna ou uma data de entrega mais específica é, claro, entrando em contato com o fornecedor.

Outra coisa importante que você precisa ter em mente: se estiver usando o ePacket, os prazos de entrega dos seus produtos serão consideravelmente menores.

Por último, há sempre a possibilidade de que o seu fornecedor simplesmente não esteja localizado na China e, portanto, não comemore o Ano Novo Chinês. Se este for o seu caso, então nem precisa se preocupar com possíveis atrasos durante as primeiras semanas de fevereiro.

Chinese New Year

Devo fechar a minha loja para o Ano Novo Chinês?

A resposta é bem simples: não (a menos que você seja chinês ou esteja vivendo na China). Infelizmente, não dá para acreditar em tudo o que lemos nos grupos do Facebook e em outros espaços de discussão, e essas notícias de que as fábricas chinesas ficam fechadas durante um mês inteiro simplesmente não são verdadeiras.

O que é verdade, no entanto, é o fato de que muitos negócios acabam sendo afetados pelo Ano Novo Chinês. Mas isso é temporário e não passa de uma pequena interferência de uma ou duas semanas. Você só não pode deixar de adicionar o Ano Novo Chinês em seu plano de negócios, ok?

Você já sabe quais são os produtos mais populares da sua loja? Se sim, é só entrar em contato com o seu fornecedor para saber quando ele vai suspender as atividades da fábrica e quando a produção deve ser normalizada. Depois disso, é só programar as vendas e os anúncios da maneira que achar melhor.

O segredo para manter o funcionamento da sua loja de dropshipping nacional durante o Ano Novo Chinês é bem simples: pequenas mudanças, afinal, podem gerar grandes diferenças.

Se por acaso um dos seus fornecedores informar que pretende fechar a fábrica por um período de três semanas, você pode remover temporariamente os produtos que ele produz do site da loja (lembre-se de fazer isso pelo menos uma semana antes). Se, por outro lado, o seu fornecedor fabricante de roupas decidir tirar uma semana de folga, você pode apenas reduzir o volume de anúncios do produto.

Os clientes também são um importante motivo para não fechar a loja durante o Ano Novo Chinês: afinal, você não quer assustá-los, não é? Imagine o desespero de um cliente que acabou de comprar um produto e descobre que a loja estará fechada por uma semana inteira. Como ele vai poder rastrear a encomenda ou entrar em contato com o canal de atendimento? Isso poderia colocar em risco toda a sua estratégia de fidelização de clientes.

Mantenha-se ativo nas redes sociais, responda os e-mails e decrete um funcionamento normal das atividades da loja: se você seguir as dicas acima, dificilmente encontrará grandes problemas.

Chinese New Year 2018

Quais são os nichos mais afetados pelo Ano Novo Chinês?

Os nichos mais afetados pelo feriado do Ano Novo chinês costumam ser aqueles que vendem produtos para as datas comemorativas de fevereiro e março. Se você vende apetrechos e fantasias para o Carnaval, pode ser uma boa ideia consultar o seu fornecedor o quanto antes para garantir que as encomendas dos nichos mais lucrativos não deixem de chegar ao Brasil antes da primeira semana de março.

Como lidar com reclamações de clientes referentes a atrasos causados pelo Ano Novo Chinês

Atrasos, assim como trocas e devoluções – e até mesmo pedidos bloqueados pelo AliExpress –, fazem parte do funcionamento de qualquer loja; contudo, há algumas coisas que você pode fazer para minimizar a frustração dos clientes que compraram um produto antes ou durante o Ano Novo Chinês e provavelmente receberão a encomenda com um certo atraso.

A primeira coisa a fazer, portanto, é publicar um aviso no site da loja, informando a todos os clientes e visitantes que alguns atrasos poderão ocorrer por conta do Ano Novo chinês. Se você não quer compartilhar com o seu público-alvo o fato de que os produtos da loja vêm da China, basta avisar que entre as datas X e Y existe a possibilidade de atraso nas entregas.

Em seguida, envie e-mails e lembretes para os clientes que realizarem pedidos próximos às datas do feriado. Use um serviço de automação de marketing para envio de mensagens, pois sempre há a possibilidade de que o cliente não tenha visto o aviso publicado na página inicial da loja.

A terceira coisa a fazer é responder as dúvidas e solicitações dos clientes via canal de atendimento, pois é inevitável que algum cliente fique bastante chateado com o atraso e queira explicações mais concretas. Lembre-se de ser atencioso e paciente, e tente responder as mensagens em até 24 horas após o recebimento.

A quarta medida que pode ser tomada é a de avaliar e monitorar todas as encomendas enviadas durante o período do Ano Novo Chinês. Ao identificar quais pacotes ainda não foram enviados, você ganha dados relevantes para iniciar uma conversa com clientes preocupados e frustrados. Se preferir adotar uma postura proativa, pode até mesmo alertar os clientes assim que notar uma possível demora.

A quinta e última medida é simples: enviar os pedidos para o fornecedor assim que possível. Se você conseguir enviar diariamente os pedidos realizados na loja para o seu fornecedor de dropshipping do AliExpress, as chances de que eles não sejam afetados pelo Ano Novo Chinês aumentam consideravelmente.

When is Chinese New Year

Como garantir um bom funcionamento durante o Ano Novo Chinês

É inevitável que você acabe sofrendo alguns atrasos e problemas durante as semanas de comemoração do Ano Novo chinês; contudo, é possível amenizar os danos com as medidas que listamos acima e outros pequenos ajustes.

Um ajuste extremamente importante é reduzir a quantidade (e, consequentemente, o custo) dos anúncios do Facebook. É verdade que isso significa vender menos – mas também significa que o número de pedidos atrasados e o número de reembolsos será menor.

Como já comentamos lá em cima, você pode optar por aumentar o número de produtos comercializados por fornecedores que suspenderão as atividades por apenas uma semana ou, se preferir, pode trabalhar com fornecedores que simplesmente não estão localizados na China.

Se você também está trabalhando com produtos fabricados dentro do modelo de impressão sob demanda, como para lojas virtuais de camisetas, pode aumentar o número de anúncios para este tipo de produto e garantir uma renda normalizada mesmo durante o Ano Novo Chinês.

Um outro ajuste importante é continuar a planejar e implantar novas estratégias de marketing. Continue postando nas redes sociais, criando conteúdos exclusivos para o blog da loja e investindo em outras atividades que garantam uma posição de destaque para a marca, pois isso não só serve como uma fonte de segurança para os clientes que já compraram como também cria novos canais de comunicação com clientes em potencial.

Por último, certifique-se de que o caixa da loja está com alguma reserva para poder continuar trabalhando normalmente. Não se esqueça de que, por mais que o Ano Novo Chinês esteja batendo na porta, você ainda precisa pagar contas e investir em novas ferramentas e apps.

Quando os fornecedores voltam ao trabalho?

A maioria das fábricas volta a trabalhar uma ou duas semanas após o Ano Novo Chinês, mas é claro que a data certa pode variar de um fornecedor para outro.

Não se esqueça de que, quando o seu fornecedor voltar a trabalhar, ele terá uma quantidade bem alta de produtos para fabricar e enviar, então é possível que você precise esperar alguns dias até que o processo seja normalizado. Esteja sempre atento e não se esqueça de conversar com os seus clientes e também com os fornecedores. Feliz Ano Novo Chinês para todos!


Quer saber mais?