Skip to content
como vender pelo Instagram

Como vender pelo Instagram: guia prático

Artigo por Matheus Santos

Descobrir como vender pelo Instagram é algo essencial para qualquer loja que está buscando novas oportunidades de venda. É uma delas? Então confira o nosso guia prático sobre como vender mais pelo Instagram!

Milhões de anunciantes ao redor do mundo todo já utilizam o Instagram para divulgar seus produtos e serviços. E não estamos falando apenas dos gigantes do varejo e do e-commerce: lojas de pequeno e médio porte também investem muito em campanhas de anúncio, uma vez que não podem contar apenas com o tráfego orgânico.

Se você ainda não otimizou o seu perfil para vender no Instagram comercial, a hora é agora!

E caso não saiba por onde começar, que tal dar uma olhadinha em nosso guia para descobrir como vender pelo Instagram? A gente te explica tudo de um jeito simples de entender e aplicar!

1. Como vender pelo Instagram: otimize o seu perfil comercial

Um número crescente de usuários utiliza o Instagram (e não o Google) para encontrar novas marcas, o que significa que os perfis comerciais do Instagram já funcionam quase como páginas iniciais.

Se você quer descobrir como ganhar dinheiro com Instagram, portanto, a primeira coisa que precisa fazer é criar um feed exclusivo, com conteúdos únicos e relevantes.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Para vender no Instagram, então, o seu perfil comercial deve incluir:

Como vender pelo Instagram: perfil de sucesso

  • Uma foto de perfil: escolha uma foto que seja facilmente identificável e que possa ser imediatamente associada à marca – como um logotipo, por exemplo;
  • Uma bio: para vender pelo Instagram, é importante criar uma bio que descreva a marca de maneira clara e objetiva e que fale a mesma língua do seu público-alvo;
  • Link para a loja Instagram: a bio do Instagram é o único espaço que permite a inclusão de um link (especialmente se você ainda está tentando conquistar 10 mil seguidores) –  por isso mesmo, é tão importante para lojistas que estão procurando como vender mais no Instagram. Você pode criar um link que complemente posts, Stories ou Reels, gerando tráfego de qualidade para o site da loja.

A Maria Tangerina, por exemplo, é um excelente exemplo de uma marca que sabe como vender pelo Instagram:

como vender no Instagram

Com um feed consistente, uma paleta de cores esteticamente agradável e uma bio simples – porém precisa – a marca é apenas uma de muitas inspirações na nossa busca por ideias para vender mais no Instagram.

É sempre bom lembrar que o seu perfil comercial no Instagram é também o rosto da sua marca; por isso mesmo, é importante que ele seja agradável, interessante e contenha todas as informações relevantes para um cliente em potencial.

Para quem quer descobrir táticas sobre como vender pelo Instagram, criar um perfil interessante é a melhor forma de conquistar mais seguidores – e, possivelmente, gerar mais vendas.

2. Como vender pelo Instagram: use anúncios para atingir o público-alvo desejado

As mudanças recorrentes no algoritmo do Instagram são responsáveis por gerar uma concorrência cada vez mais acirrada entre os perfis comerciais. Hoje, a pergunta não é mais como vender no Instagram – mas sim como fazer com que o seu conteúdo seja visto pelos usuários.

Nesse sentido, os anúncios são um dos melhores recursos para lojistas e empreendedores que já sabem o que vender no Instagram, mas precisam do tráfego pago para impulsionar suas vendas.

Assim como anunciar no Facebook, no Instagram você utiliza seu perfil comercial para segmentar as campanhas criadas e determinar o valor que você deseja gastar com esses anúncios, em quais páginas ou em quais momentos eles serão exibidos e por quanto tempo.

Gerenciar uma campanha de publicidade paga no Instagram não é difícil, apesar de parecer um pouco intimidante (especialmente para influenciadores ou lojistas que nunca fizeram isso).

Na verdade, o jeito mais fácil de anunciar na plataforma é aproveitar os posts que já estão no seu feed: basta selecionar o post em questão e clicar no botão “Promover”. Simples assim!

Se quiser saber mais sobre como vender produtos no Instagram com as estratégias de publicidade paga, acesse a Central de Ajuda da plataforma.

Vale lembrar que, muitas vezes, os melhores anúncios do Instagram são aqueles que trazem uma mensagem objetiva sobre como realizar a compra. Os anúncios da Tadah! Design, por exemplo, indicam o site da loja e a possibilidade de parcelamento.

Como vender pelo Instagram

O que a Tadah! faz, portanto, é usar o botão “Comprar agora” para simplificar o processo de compra – ao mesmo tempo em que usa as legendas das fotos do Instagram para destacar a facilidade de pagamento online. Mais um bom exemplo de como vender pelo Instagram.

Como fazer anúncios nos Stories para vender seus produtos

Você sabia que mais de 500 milhões de pessoas usam os Stories do Instagram diariamente? O que significa que pelo menos metade de toda a base de usuários consome os conteúdos da plataforma através dos Stories. Ou seja, não há dúvidas de que as estratégias de marketing digital de uma loja precisam, também, contemplar o recurso.

Os anúncios nos Stories foram lançados em 2017 e são um sucesso desde então, pois o recurso atendeu ao desejo dos anunciantes por novos espaços de destaque na plataforma. Esses anúncios, de tela inteira, são exibidos entre os Stories de outros perfis, criando uma experiência imersiva e orgânica.

O Instagram anunciou que em breve comecará também a exibir anúncios no Reels, em um formato muito semelhante ao utilizado por seu principal concorrente na atualidade, o TikTok.

Uma das melhores dicas para vender no Instagram, portanto, é: investir na criação de Stories pagos. Tente pensar em formas de destacar o seu produto (e o nome da marca) dentro desse espaço que ficará visível por apenas alguns segundos.

Como vender pelo Instagram: Stories

A presença da tag “Patrocinado” no canto superior esquerdo, bem como o botão de chamada para ação “Saiba mais” na parte inferior da tela, indicam que o conteúdo em questão é um anúncio.

É importante lembrar também que, nos Stories, é possível criar conteúdos no formato de imagens ou no formato de vídeos, e que é preciso saber como dimensionar os Stories do Instagram para obter um resultado profissional. Qualquer que seja o formato escolhido, os segundos iniciais do conteúdo precisam ser cativantes, caso contrário o usuário passará para o próximo Story.

Os Stories do Instagram são aliados poderosos para empreendedores que querem saber como vender no Instagram: como o espaço permite conteúdos efêmeros e descontraídos, é mais fácil estabelecer uma relação próxima com os clientes e seguidores – o que, por sua vez, contribui imensamente para a identidade da marca.

A melhor parte? Você pode conversar com os seus clientes diariamente, sem precisar entupir o seu feed de postagens.

Já comentamos ali em cima como os Stories podem ajudar empreendedores a vender no Instagram. Uma vez que a natureza dos Stories é mais fluída do que o feed oficial de publicações, é natural que os conteúdos publicados nos Stories sejam mais espontâneos, descontraídos e até mesmo mais íntimos.

Isso significa que é mais fácil para você, lojista, conversar com os seus clientes e impulsionar vendas exclusivas, como promoções por tempo limitado, sorteios e muito mais.

Desde 2017, perfis com mais de 10 mil seguidores podem incluir links nos seus Stories – um excelente recurso para marcas que buscam como ganhar dinheiro no Instagram, já que é possível incluir chamadas para ação como “Comprar agora” ou então o já tradicional “Saiba mais”.

Como vender pelo Instagram: link nos Stories Anúncio no Instagram Stories

Uma boa notícia para quem está querendo saber como crescer no Instagram: o algoritmo do Instagram também reage às interações que os Stories de uma marca podem receber, como por exemplo, respostas, reações ou mesmo compartilhamentos por Direct.

Em outras palavras: quanto mais os seus seguidores interagirem com o conteúdo da marca, maiores são as chances de que as suas postagens sejam exibidas nos feeds deles. E o engajamento que você obtém no Instagram também depende de quando você publica seu conteúdo – por isso, sempre se informe sobre os melhores horários para postar nas redes sociais.

E se você ainda não tem 10 mil seguidores e está querendo descobrir como vender mais no Instagram, pode seguir a deixa de alguns microinfluenciadores e postar Stories com mensagens como “Quer o link para o produto? Me manda um Direct!”. Dessa forma, você não só burla o algoritmo do Instagram como também estabelece uma relação direta e exclusiva com os seus seguidores.

A tática acima também pode funcionar excepcionalmente bem para empreendedores e lojistas que já têm os melhores produtos para vender no Instagram.

4. Como ganhar dinheiro no Instagram: o feed do perfil é a vitrine da loja

Quem quer saber como vender pelo Instagram, precisa conhecer o recurso da plataforma que existe especificamente para este fim: o Compras no Instagram.

Então, se o seu objetivo é ganhar dinheiro no Instagram, sugerimos primeiro hospedar a sua loja virtual na Shopify. Lá, você poderá não só desfrutar de recursos exclusivos, mas também poderá usar o app do DSers para selecionar os produtos que deseja vender! Para simplificar o processo de compra, existe uma integração entre a Shopify e a rede social, então você poderá fazer todo o processo sem dificuldades.

 

Compras no Instagram

Mas… Como começar a vender pelo Instagram?

Se você já sabe o que vender no Instagram, pode usar o recurso de compras online no app: ele permite marcar os produtos em uma publicação, da mesma forma que marcamos uma pessoa ou um local. Ao clicar na marcação, o usuário dá início ao processo de compra sem nem precisar sair da rede social.

As publicações com essas marcações – também chamadas “tags de produto” – são avaliadas pelo algoritmo do Instagram e podem ser exibidas na aba “Comprar” da plataforma, ampliando ainda mais o alcance da marca.

Vender pelo Instagram significa, antes de tudo, fazer uso da natureza altamente visual da plataforma para anunciar os produtos da loja de maneira exclusiva. Dessa forma, é quase como se o feed da loja fosse a sua vitrine; uma vitrine interativa, como a da Arezzo:

Compras no Instagram - Arezzo

Se selecionarmos um dos posts com tags de produto, podemos ver as tags e a legenda da foto, que anuncia as referências dos itens anunciados – e faz uso de hashtags para Instagram exclusivas.

Compras no Instagram - Hashtags

Se clicarmos em uma das tags de produto, seremos redirecionados para a sessão de compras dentro do Instagram, no qual poderemos então selecionar o item exibido na publicação ou explorar outros produtos da marca.

A estratégia funciona para outros tipos de itens. Se você está querendo abrir uma loja de roupas e vender pelo Instagram, então, já sabe.

Compras no Instagram tutorial

 

5. Como vender pelo Instagram: ofereça promoções exclusivas na plataforma

Ninguém resiste a uma boa promoção – e você pode usar isso a seu favor para vender no Instagram.

Uma das melhores estratégias para anunciar promoções exclusivas é criar um sorteio e anunciá-lo nos Stories e no feed oficial da loja. Para participar, os usuários precisam seguir o perfil da loja e marcar ao menos três amigos nos comentários. O vencedor é anunciado via sorteio – que, aliás, pode ser transmitido ao vivo na plataforma.

Como vender pelo Instagram: sorteios

Se o objetivo é alimentar o algoritmo do Instagram, você pode criar hashtags exclusivas para o sorteio ou a promoção: elas podem impulsionar a publicação e cativar usuários interessados em participarem de oferta de Instagram.

A melhor parte dos sorteios e outras promoções exclusivas é que elas funcionam com absolutamente qualquer tipo de produto ou serviço: se já sabe o que vender no Instagram, portanto, pode começar a rascunhar um sorteio para uma ocasião especial.

Fique sempre de olho no calendário do e-commerce para não se esquecer de datas importantes! O exemplo da Baobá Saboaria, por exemplo, foi realizado por conta do dia das mães.

6. Como vender pelo Instagram: firme parcerias com bons influenciadores

Os influenciadores digitais chegaram para ficar – e muitas marcas que procuram como vender pelo Instagram já perceberam que, dependendo do nicho ou mesmo do público-alvo, uma parceria com o digital influencer certo pode render muito mais do que uma estratégia tradicional de anúncios.

O trabalho dos influenciadores é vender a ideia do estilo de vida: como você pode ser se consumir aquele produto ou comprar com aquela marca. Quanto mais orgânica e acessível for a publicação, melhor será a resposta do seu cliente.

Vejamos, então, como vender pelo Instagram com o marketing de influência.

Como vender pelo Instagram: digital influencer

As parceiras com influenciadores são especialmente benéficas para lojas que buscam como vender mais no Instagram, uma vez que anunciam a marca (e o produto) para um público mais amplo.

Ainda não sabe qual produto vender no Instagram? Não tem problema. Só lembre de escolher um influenciador que possa anunciar o item de maneira orgânica, pois o ideal é um conteúdo autêntico, capaz de gerar um alto envolvimento dos seguidores e potencializar o número de vendas, bem como contribuir para a fidelização de clientes.

É verdade que investir em parcerias com influenciadores pode ser uma estratégia um pouco custosa; no entanto, é uma etapa crucial para qualquer um que quer saber como crescer no Instagram.

Vale lembrar, claro, que você não precisa buscar os influenciadores mais famosos logo de cara: os microinfluenciadores podem gerar resultados até melhores do que as celebridades do Instagram, já que muitas vezes contam com seguidores altamente fidelizados (e isso pode fazer maravilhas para o algoritmo do Instagram).

Outra vantagem dos microinfluenciadores é que muitos pedem apenas os itens anunciados para fechar um pacote de publicações (ou uma única publicação). Isso significa que você pode presentear o influenciador em questão com os itens que deseja anunciar, sem precisar pagar uma tarifa fixa pelos serviços.

Como vender no Instagram não depende dos modelos tradicionais de negócios, pode ser uma boa ideia considerar a possibilidade de trabalhar com influenciadores; no entanto, é essencial que você busque influenciadores com valores similares aos da marca e delimite alguns objetivos específicos que vão além do brand awareness, como um aumento de 15% nas vendas ou a criação de uma coleção sazonal exclusiva.

Vender pelo Instagram é, antes de tudo, vender por um meio visual: por isso mesmo, o influenciador escolhido precisa ser ao menos bem-quisto entre os seus seguidores já fidelizados, já que ele trabalhará como uma espécie de “rosto” da marca.

O Chico do Cansei de Ser Gato, por exemplo, é um excelente exemplo de como vender pelo Instagram – e como fazer uma parceria que é simplesmente irresistível. Com orelhinhas de Páscoa, o Chico passou no feed de todo o mundo que adora gatos para lembrar que todo dia é dia de comer comida boa.

Qualquer que seja o tipo de parceria firmada, é importante lembrar que o marketing de influência é uma das melhores formas de comprar e vender no Instagram.

Como vender pelo Instagram: resumo

  • Invista na qualidade do conteúdo e estética do perfil;
  • Use anúncios para atingir o público;
  • Crie Stories com links dos produtos;
  • Utilize o recurso “Compras” para criar uma vitrine virtual;
  • Ofereça promoções exclusivas na plataforma para atrair o público;
  • Faça parcerias com bons influenciadores digitais para vender mais pelo Instagram.

Esperamos que as nossas dicas de como vender pelo Instagram possam ajudar você – e a sua loja – a desbravarem o mundo virtual ao mesmo tempo que garantem uma renda extra no final do mês!

Boa sorte!


Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?