Tráfego pago: 5 dicas para atrair pequenos negócios em tempos de crise

Michelle Jakobs COVID-19

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Com a pandemia da COVID-19, os hábitos dos consumidores mudaram – e as empresas têm que se adaptar a essa nova realidade. Uma excelente forma de continuar vendendo, mesmo em tempos de crise, é investir em tráfego pago. Confira 5 dicas de tráfego pago que funcionam de verdade!

As marcas e empresas que não se preparam ou ainda não migraram para o mundo virtual, agora precisam correr para conseguirem se posicionar no mercado digital. E é nesse gargalo que mora uma grande oportunidade para quem sabe gerenciar tráfego pago.

Se você já trabalha pela internet e sabe utilizar ferramentas como o Google, o Facebook Ads e o Instagram para atrair tráfego pago para a sua loja virtual e impulsionar as ofertas anunciadas, você tem um conhecimento poderoso em suas mãos.

Hoje, então, vou compartilhar com vocês 5 dicas para trabalhar com lojas, marcas e empresas locais que estão migrando para o mercado digital em busca de ganhar dinheiro na internet. As recomendações deste post vêm principalmente do trabalho que desenvolvo com meus alunos, que também estão buscando oportunidades de tráfego pago durante a pandemia. 

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1. Faça uma lista de leads na sua cidade ou bairro

tráfego pago: computador aberto para fazer uma lista de leads

Quando falamos em gerar leads, a primeira coisa a fazer é avaliar os estabelecimentos comerciais da sua cidade ou do seu bairro e determinar quais deles estão buscando um espaço no mercado digital. 

Lanchonetes e restaurantes, por exemplo, estão focados no delivery, então provavelmente estão buscando integrações com plataformas de entrega e espaços para anunciar no Facebook e em outras redes sociais; as lojas de roupa e calçados, por outro lado, devem estar com os estoques parados e querem encontrar soluções de tráfego pago para impulsionar suas vendas online.

Depois de listar esses estabelecimentos, verifique se eles já possuem perfis nas redes sociais. Em seguida, monte uma planilha com os seguintes dados:

  • Nome do estabelecimento;
  • Perfil da marca no Facebook; 
  • Perfil no Instagram;
  • Posicionamento e ranqueamento do site no Google. Para fazer isso, você pode utilizar o Google Search Console.

Com esses dados em mãos, você vai poder avaliar o tipo de presença online que essas marcas já cultivam – e os elementos que podem ser otimizados ou reajustados em campanhas de tráfego pago.

2. Analise os pontos fracos e fortes dos perfis nas redes sociais

Análise das redes sociais dos leads

Agora é hora de analisar os pontos fortes e os pontos fracos das redes sociais do seu lead – uma etapa importante do processo, pois pode te ajudar a identificar os pontos que precisam ou podem ser otimizados. 

Você também pode usar os pontos fracos apontados como parte da estratégia para convencer o cliente a contratar o seu trabalho; não se esqueça, afinal, que muitas vezes as pequenas mudanças já são o suficiente para trazer excelentes resultados com tráfego pago.

Durante a sua análise, fique de olho em áreas específicas, como:

  • Instagram: qualidade das fotos e vídeos, horário das postagens e uso das hashtags para Instagram.
  • Facebook: configuração do Marketplace, conteúdo das postagens e presença de dados e informações básicas de funcionamento (endereço, telefone e outros).
  • Google: posicionamento do site (como indicado acima), palavras-chave utilizadas no site e utilização do Google Meu Negócio.

Esses elementos podem até parecer bem básicos aos olhos de quem já trabalha com mídias sociais e tráfego pago; contudo, muitos estabelecimentos comerciais acabam ignorando esses recursos por falta de conhecimento.

3. Monte uma apresentação para os leads

Depois de analisar os pontos fortes e os pontos fracos das redes sociais dos seus leads, escolha aqueles que têm maior potencial para expansão online… E mãos à obra!

A ideia aqui é oferecer uma espécie de serviço de consultoria em tráfego pago. Sugira algumas mudanças que podem ser realizadas nas redes sociais, indique o crescimento e os resultados esperados e, claro, explique com detalhes como funciona a aquisição de tráfego pago online.

Se necessário, mostre também como funcionam as estratégias de marketing pago via Instagram e outras redes sociais: não é raro encontrar um cliente que resista à ideia de ter que investir R$ 20 por dia em tráfego pago quando ele pode apenas postar nas redes sociais a custo zero. Mas, se ele quer saber como ganhar dinheiro no Instagram, precisa entender que alguns investimentos em tráfego pago são necessários.

tráfego pago: call com os leads

4. Apresente a sua estratégia de tráfego pago

Um dos meus alunos, que mora no interior do Ceará, recebeu pelas redes sociais o anúncio de uma hamburgueria localizada em Fortaleza – ou seja, um anúncio de um restaurante localizado a cerca de 600 km de distância. Nesse caso, o estabelecimento estava impulsionando o anúncio para todo o estado e, com isso, perdendo dinheiro. Esse aluno entrou em contato com a empresa, sinalizou o erro e ainda ganhou o contrato para otimizar as campanhas de tráfego pago do restaurante.

Na verdade, comprar tráfego para pequenos negócios é muito mais simples do que parece: o Facebook e o Instagram, por exemplo, permitem a segmentação de campanhas por CEP e bairro. Além disso, esses canais também possuem uma integração direta com o WhatsApp Business, de forma que é possível criar uma maneira instantânea de realizar pedidos.

A grande sacada, nessas situações, é criar uma estratégia que ofereça um cupom de desconto (que pode ser feito no Canva) para as pessoas que forem expostas ao anúncio da marca. Dessa maneira, você não só incentiva o consumidor a comprar, mas também mostra para o seu cliente que o anúncio está trazendo resultados. 

Outra estratégia particularmente interessante é incentivar os consumidores da marca a enviarem fotos e contarem histórias que viveram dentro do estabelecimento; você pode usar esses materiais para otimizar e ampliar a presença da marca nas redes sociais.

5. Estabeleça uma tabela de valores para tráfego pago

Como eu disse anteriormente, o maior desafio aqui é convencer o estabelecimento comercial a investir em tráfego pago. Por isso mesmo, pode ser uma boa ideia oferecer uma espécie de garantia ou ao menos um resultado concreto, como um número determinado de novos clientes, uma meta para ganhar seguidores no Instagram ou um valor mínimo de lucros estimados.

Além disso, você deve deixar muito claro que o valor referente ao tráfego deve ser pago diretamente para a plataforma, e não para você. 

Se o gerenciamento das campanhas de tráfego pago ficar sob sua responsabilidade, aconselho a criação de uma conta de anúncio para cada estabelecimento. Na hora de determinar um valor pelos serviços prestados, a minha sugestão é cobrar entre R$ 500 e R$ 1200 por mês, dependendo da quantidade de postagens e investimento em tráfego pago.

valores de tráfego pago

5 dicas para atrair pequenos negócios com tráfego pago: conclusão

  • Faça uma lista de estabelecimentos comerciais da sua cidade ou do seu bairro para identificar possíveis clientes;
  • Analise a presença digital e os pontos fortes e fracos dos perfis desses leads nas redes sociais;
  • Monte uma apresentação detalhada abordando o que pode ser melhorado e otimizado;
  • Apresente aos leads a estratégia de tráfego pago e os possíveis resultados;
  • Estabeleça uma tabela de valores para tráfego pago.

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Michelle Jakobs
Michelle Jakobs
Michelle Jakobs é empreendedora, dona de 7 lojas de dropshipping e especialista em tráfego para e-commerce. É uma das fundadoras do Labecom.