O TikTok ficou mundialmente conhecido como aquela nova rede social que fez barulho em 2020.

Um motivo que talvez explique tamanha popularidade é que a proposta por trás do app é simples: permitir o compartilhamento de vídeos de curta duração, que podem ser editados com músicas, efeitos especiais, filtros e outros recursos exclusivos. Parece pouco, mas na verdade é a receita perfeita para quem está buscando uma forma de distrair a mente e ocupar o tempo.

O crescimento assustador do TikTok app em 2020 no Brasil e no resto do mundo fez com que empresas e negócios online começassem a enxergar o potencial da plataforma enquanto canal de publicidade – e, embora ainda não seja possível anunciar no app da mesma forma que já se anuncia no Instagram e no Facebook, com os botões de compra, as hashtags Instagram, o pixel Facebook e os anúncios segmentados via Facebook Ads, a plataforma tem alguns planos na manga para mudar essa realidade em breve.

Por isso mesmo, agora é a hora de se informar sobre essa nova rede social, entender a relevância dela para o seu público-alvo e, quem sabe, até começar a construir um perfil por lá.

Para te ajudar nesse processo, compilamos 6 estatísticas sobre o TikTok no Brasil e no mundo. Vem conferir!

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

O que é o TikTok, essa nova rede social?

O TikTok é um app disponível para iOS e Android que permite criar, editar e compartilhar vídeos de curta duração.

Ele foi lançado em 2016 com o nome de Douyin, e era uma exclusividade do mercado chinês; no ano seguinte, foi finalmente liberado para o resto do mundo sob o nome “TikTok”. Os dois apps usam exatamente o mesmo software, mas existem em redes separadas devido às restrições e censuras impostas pelo governo chinês.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

A missão do TikTok é criar um espaço no qual as pessoas possam ser criativas. Por isso mesmo, o app permite a criação e o compartilhamento de conteúdos educativos, informativos e/ou simplesmente divertidos de uma maneira simples e descomplicada via smartphone.

Ou seja: é um app que compete diretamente com gigantes das redes sociais como o Instagram, o Facebook e o YouTube; plataformas que contam, claro, com o apoio de outras empresas igualmente gigantes, como o Google.

Mas o maior diferencial do TikTok enquanto a nova rede social do mercado é o fato de que ela é mais uma plataforma de entretenimento do que uma plataforma de lifestyle, como o Instagram. E isso faz com que o app seja o espaço perfeito para quem quer criar conteúdos simples e descontraídos.

A nova rede social: o TikTok em números

1. TikTok é o aplicativo mais baixado

TikTok é o aplicativo mais baixado

De acordo com um levantamento realizado pela SensorTower, o TikTok se consolidou como o aplicativo mais baixado durante a pandemia da covid-19: foram 2 bilhões de downloads durante o primeiro trimestre de 2020. Esse número é extremamente significativo para uma nova rede social, pois até então a marca dos bilhões era praticamente uma exclusividade dos apps e plataformas vinculadas ao Facebook.

É claro que esse volume se deve, em grande parte, à popularidade do app na China e em outros países asiáticos; contudo, o Brasil, a Europa e os Estados Unidos também estão somando um número de usuários cada vez mais elevado. A Europa, por exemplo, acabou de bater a marca dos 100 milhões de usuários – e os Estados Unidos já somam 165 milhões de downloads.

2. Tiktok já é uma das maiores redes sociais no Brasil

Tiktok já é uma das maiores redes sociais no Brasil

No Brasil, a nova rede social do TikTok já soma um número bastante significativo de usuários: segundo um levantamento realizado pela GlobalWebIndex, já são cerca de 7 milhões de brasileiros cadastrados na rede, compartilhando, curtindo e gravando conteúdos em vídeo diariamente.

Sim, é muita gente – e sim, ainda assim tem muito mais gente em outras redes sociais consolidadas, como o Instagram e o Facebook.

Mas é por isso mesmo que o TikTok pode ser uma opção interessante para quem quer vender online via dropshipping nacional e/ou internacional: o fato de que o número de pessoas dentro do app é significativamente menor do que em outras redes sociais significa que há um bom espaço para crescer o perfil da marca de maneira orgânica, criando uma conexão genuína e sincera com os seguidores e fãs cadastrados na plataforma.

3. TikTok: quem usa a nova rede social?

TikTok: quem usa a nova rede social?

Quando explodiu no mercado de apps, o TikTok rapidamente virou uma febre entre o público mais jovem – e, segundo o Globalwebindex, esse público ainda é a base do app: 40% dos usuários do TikTok, afinal, têm entre 16 e 24 anos.

Olhando o app e sua estratégia inicial de marketing, não é difícil entender o porquê: quando o TikTok foi lançado, seu público-alvo era composto por jovens com 18 anos de idade ou menos. Isso permitiu que a plataforma pudesse adaptar e formatar sua interface e seus recursos de acordo com os hábitos e preferências de navegação desse segmento.

Não à toa, o traço característico do TikTok é justamente o recurso que os jovens mais procuram nas redes sociais: a possibilidade de criar e consumir conteúdos interativos em vídeo.

Mas essa nova rede social também vem conquistando o coração do público mais velho. Na verdade, um levantamento realizado pela Kantar Ibope descobriu que, como reflexo da pandemia, o TikTok cresceu significativamente entre adultos de 35 a 55 anos de idade (que somaram um aumento de 24% nos acessos ao app) e também no grupo com mais de 55 anos, responsável por um aumento de 14%.

4. TikTok está entre as principais redes sociais utilizadas diariamente

TikTok está entre as principais redes sociais utilizadas diariamente

Muitos apps acabam ganhando popularidade assim que são lançados, mas não conseguem manter os usuários engajados. Como resultado, acabam sendo acessados apenas uma ou duas vezes e depois ficam completamente esquecidos.

Por sorte, esse não é o caso do TikTok – pois, segundo dados coletados e divulgados pela própria plataforma, 90% dos usuários acessam o TikTok todos os dias. E tem mais: um estudo divulgado em inglês pela GlobalWebIndex também destacou que 68% dos usuários do app assistem vídeos de outras pessoas, e ao menos 55% têm o hábito de postar vídeos próprios.

Esses números são importantes para quem está interessado em utilizar a nova rede social como um canal de vendas, pois indicam que há uma preferência em assistir e consumir vídeos de outros perfis. Isso significa que pode existir espaço não só para conteúdos próprios da sua marca, mas também para conteúdos criados em parceria com um digital influencer.

5. TikTok, a nova rede social: tempo médio gasto no app

TikTok, a nova rede social: tempo médio gasto no app

O tempo médio gasto na nova rede social também foi uma das métricas afetadas pela pandemia da covid-19: numa live realizada pelo canal Mobile Time, a head de parcerias estratégicas da ByteDance (empresa que é dona do TikTok) revelou que o tempo médio dos brasileiros no app dobrou de 30 para 60 minutos desde março de 2020.

Esse dado é relevante, porque indica que o TikTok já está virando parte dos hábitos de navegação online dos brasileiros. Além disso, vale lembrar que dá para descobrir muito conteúdo novo em 60 minutos de TikTok – o que significa que há potencial para lojistas e empreendedores que conseguirem encontrar o equilíbrio certo entre compartilhar conteúdos relevantes e anunciar os produtos e iniciativas de suas marcas.

Lembre-se: quanto mais relevante for o seu conteúdo, maiores as chances de que ele entre no radar do algoritmo da plataforma.

6. TikTok For Business: a solução para anunciar na nova rede social

TikTok For Business: a solução para anunciar na nova rede social

A gente não podia encerrar a lista sem uma estatística importante para o mundo do e-commerce, né?

Na verdade, não é bem uma estatística, e sim uma novidade e uma estimativa.

A novidade é que, no final de junho de 2020, o TikTok anunciou o lançamento da modalidade TikTok For Business, que vai permitir que empresas e lojas online (como as lojas Shopify) possam anunciar dentro da plataforma. Esse é um passo importante para que lojas e marcas consigam monetizar conteúdos, ampliar as estratégias do funil de vendas e, claro, realizar mais vendas online.

Mas descobrir como anunciar no TikTok é só o começo, até porque a nova rede social também quer revolucionar o modo como os criadores de conteúdos e influenciadores atuam dentro da plataforma.

Por isso mesmo, o TikTok também anunciou o lançamento de um fundo estimado em US$ 200 milhões para pagar usuários e contas capazes de engajar os visitantes e usuários. Esse fundo vai funcionar basicamente como uma forma de fidelizar e premiar as pessoas que conseguirem altos níveis de engajamento com seus públicos dentro da plataforma, algo que nunca foi feito em outras redes sociais.

A expectativa é de que, se isso funcionar, o TikTok se transforme num espaço altamente lucrativo não só para as marcas já estabelecidas e grandes influenciadores, mas também para pequenos negócios e influenciadores de nicho.

TikTok: a nova rede social está conquistando o mundo

Tudo indica que essa nova rede social está deixando de ser uma febre entre os jovens para se transformar em um canal de vendas com alto potencial de sucesso.

Por mais que a plataforma esteja competindo diretamente com gigantes como o YouTube e o Facebook, vale lembrar que o TikTok é diferente porque oferece uma experiência completamente diferente.

A ideia do TikTok é funcionar como uma plataforma de criação de conteúdos em vídeo – e permitir que qualquer pessoa possa criar vídeos de qualidade, com recursos de edição altamente profissionais.

Esperamos que essas estatísticas possam te ajudar a decidir se o TikTok é um bom canal para a sua loja virtual.

 Resumo: Estatísticas sobre a nova rede social, o TikTok

  1. O TikTok atingiu a marca de 2 bilhões de downloads em 2020.
  2. 7 bilhões de brasileiros já usam o TikTok.
  3. 40% dos usuários do TikTok têm entre 16 e 24 anos, mas o app também está caindo no gosto dos adultos entre 35 e 55 anos.
  4. 90% dos usuários acessam o Tiktok diariamente, e 68% preferem assistir conteúdos de outras pessoas.
  5. O tempo médio dos brasileiros no TikTok dobrou de 30 para 60 minutos durante a pandemia.
  6. O lançamento do TikTok For Business e do fundo para influenciadores aumentam as expectativas de que o app se transforme num espaço altamente lucrativo para vender online.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?