Se você é como eu, provavelmente não consegue nem se lembrar da última vez que passou um dia inteiro sem abrir o WhatsApp.

É que não tem como fugir: o aplicativo acabou virando parte da nossa rotina diária. E é essa imensa popularidade do app que faz dele um canal poderoso de vendas.

Este post traz algumas estatísticas sobre o WhatsApp (e especialmente sobre o WhatsApp no Brasil) bem interessantes para empreendedores que estão buscando novas oportunidades comerciais.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Algumas definições rápidas sobre o WhatsApp

Antes de mostrar as estatísticas sobre a utilização do aplicativo WhatsApp no Brasil e no mundo, temos que discutir alguns conceitos básicos, como por exemplo: como surgiu, afinal, o WhatsApp?

O WhatsApp é um app de troca de mensagens criado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum. Naquela época, o objetivo do app era simples: oferecer uma alternativa à troca de mensagens tradicional via celular, o SMS. Pois é, lembra do SMS?

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Em 2014, já consagrado como um app extremamente popular, o WhatsApp foi comprado pelo Facebook numa transação de 22 bilhões de dólares; uma compra que apenas consolidou a popularidade das duas plataformas.

Beleza, isso foi rápido. Agora já podemos continuar com o post e dar uma olhada nas estatísticas que separamos!

1. Número de usuários do WhatsApp no mundo inteiro

É óbvio que a primeira estatística sobre a utilização do WhatsApp vai ser o número total de usuários.

Com mais de 2 bilhões de usuários no mundo inteiro e disponível em mais de 180 países, o WhatsApp está disponível em 60 idiomas diferentes e é, sem sombra de dúvidas, o aplicativo mais popular do planeta. Aliás, ele assumiu essa posição no ano passado, quando finalmente superou o Facebook.

Por mais que esses números representem uma incrível oportunidade comercial para lojistas e empresas, é importante lembrar que em meados de janeiro o Facebook decidiu suspender, ao menos temporariamente, os planos de incluir propagandas e anúncios no WhatsApp.

No entanto, existe a possibilidade de que o recurso de Status do app ganhe uma integração voltada exclusivamente para a publicidade; vale a pena ficar de olho para ver como esses planos vão se desenvolver.

2. Popularidade do WhatsApp no Brasil

A popularidade do WhatsApp é enorme no Brasil:  daqueles 2 bilhões de usuários que mencionamos lá em cima, estima-se que mais de 120 milhões venham da nossa terra.

Além disso, uma pesquisa recente realizada pelo Grupo Croma revelou que 59% dos brasileiros deixam o app na tela inicial do smartphone – mais uma prova de que, para a maioria dos brasileiros, o WhatsApp já virou o principal canal de comunicação móvel.

3. Downloads do app

O número parece impressionante, e é para impressionar mesmo: segundo uma pesquisa recente do Panorama Mobile Time/Opinion Box, o Whatsapp está instalado em 99% dos celulares dos brasileiros.

Isso significa que, quando comparado com outros apps de mensagens, o uso do WhatsApp no Brasil é disparado o maior: essa mesma pesquisa, afinal, mostra que o Facebook Messenger está presente em apenas 79% dos celulares brasileiros, seguido pelo Instagram e pelo Telegram.

Outro número impressionante é este: em janeiro de 2020, o WhatsApp atingiu a marca histórica de 5 bilhões de instalações na Google Play Store. O Tik Tok, para quem está interessado em anunciar na plataforma, já bateu a marca de 1 bilhão de instalações.

4. É a maior fonte de pesquisa dos brasileiros

Já era de se esperar que o uso do WhatsApp no Brasil não ficasse restrito apenas à troca de mensagens: uma pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado no final de 2019 mostrou que 79% dos brasileiros usam o app como principal fonte de informação. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, aparecem os canais tradicionais de informação, como jornais e revistas, e as redes sociais.

Esse hábito, vale destacar, é maior nos usuários entre 35 e 54 anos – um dado importante na hora de planejar a criação dos conteúdos que serão enviados via WhatsApp.

A mesma pesquisa citada anteriormente, feita pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box, mostrou que o app também é muito utilizado para enviar e receber fotos, com 84% dos entrevistados alegando que este é o principal motivo pelo qual utilizam o WhatsApp.

5. Estatísticas do WhatsApp Business

Com apenas um ano de existência, o WhatsApp Business já alcançou a marca de 5 milhões de usuários – e o Brasil, vale destacar, é o segundo maior mercado, perdendo apenas para a Índia.

Segundo dados coletados pela SEBRAE, aliás, o WhatsApp Business já é utilizado por 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas e empresas de pequeno porte.

Projetado para ajudar especificamente empresas de pequeno e médio porte, o app vem com diversos recursos que otimizam o atendimento e a interação com clientes, como respostas automáticas, filtros e muito mais.

Recentemente, o app lançou o recurso de “catálogos”, uma ferramenta essencial para lojas que querem exibir seus produtos de maneira interativa na plataforma. Dessa forma, os clientes podem acessar os produtos da loja sem precisar abrir um link externo (o que torna o processo de compra infinitamente mais simples).

Antes uma exclusividade para dispositivos Android, o WhatsApp Business agora também está disponível para iOS.

Se você quiser saber mais sobre o WhatsApp Business, dá uma olhadinha no guia completo que a gente preparou!

6. Utilização diária

Tendo em vista os números relativos ao uso de WhatsApp no Brasil que vimos ali em cima, este aqui parece até óbvio: 98% dos usuários do WhatsApp no Brasil usam o app diariamente.

Este dado é especialmente interessante para marcas que estão querendo vender pelo WhatsApp, pois é possível utilizar o espaço como um canal de atendimento ao cliente. O banco Bradesco, por exemplo, tem um chatbot altamente responsivo como canal de ajuda:

7. Picos de utilização do WhatsApp no Brasil

Outra importante estatística de uso do WhatsApp no Brasil – e uma que pode ser relevante para lojistas e empreendedores interessados em utilizar o app como um canal de comunicação direta com os clientes:

Uma pesquisa realizada pela Croma Insights no segundo semestre de 2019 mostrou que 65% dos brasileiros têm o hábito de usar o app à noite, pouco antes de dormir. Vale lembrar que 50% dos entrevistados afirmaram que também utilizam o app assim que acordam, pela manhã.

Outros momentos de pico são na hora do almoço (cerca de 47% afirmaram utilizar o app quando almoçam sozinhos) ou quando estão assistindo televisão (45%).

Se você quiser saber mais sobre os melhores horários para postar nas redes sociais, veja o nosso post Os melhores horários para publicar nas redes sociais [INFOGRÁFICO].

8. Faixa etária mais ativa no app

Um dos dados sobre o uso do WhatsApp no Brasil mais relevantes para quem pensa em utilizar a plataforma como canal comercial é: o app é amplamente utilizado por adultos com mais de 45 anos.

O dado vem de uma pesquisa realizada pela comScore, e mostra que esse grupo de usuários representa 27% do público total de brasileiros no app. A segunda faixa etária mais ativa é a de adultos entre 25 e 34 anos.

Os jovens e adolescentes, surpreendentemente, aparecem em quarto lugar, contabilizando apenas 20% da presença virtual no app.

9. Utilização dos status no WhatsApp

Encerramos a nossa lista com uma última estatística sobre o uso do WhatsApp no mundo.

Quando o WhatsApp lançou o recurso de Status lá em 2017, muita gente percebeu que a novidade era bem similar ao (hoje falecido) Snapchat e aos Stories do Instagram.

De lá para cá, a popularidade do recurso vem crescendo: em 2018, por exemplo, ele já contava com 450 milhões de usuários ativos por dia. Em 2019, esse número pulou para 500 milhões – ou seja, meio bilhão.

Estatísticas sobre WhatsApp: breve conclusão

Esperamos que essas 9 estatísticas sejam úteis na hora de bolar as suas estratégias de marketing e publicidade.

Por último, vale a pena ressaltar que embora o WhatsApp seja um dos queridinhos do Brasil, aparentemente o Brasil também está caindo nas graças do WhatsApp: em meados de fevereiro, a empresa lançou sua primeira campanha publicitária global – e o Brasil foi o escolhido como personagem principal.

Dá só uma olhada:

Versão rápida das estatísticas do WhatsApp no Brasil e no mundo

  1. Atualmente, existem 2 bilhões de usuários do WhatsApp no mundo inteiro.
  2. Mais de 120 milhões de pessoas usam o app no Brasil.
  3. O WhatsApp está instalado em 99% dos celulares do Brasil.
  4. 79% dos brasileiros usam o app como principal fonte de informação.
  5. Cerca de 5 milhões de empreendedores usam o WhatsApp Business.
  6. 98% dos brasileiros usam o app diariamente.
  7. 65% dos brasileiros têm o hábito de usar o app à noite, pouco antes de dormir.
  8. Adultos com mais de 45 anos são os que mais utilizam o WhatsApp no Brasil.
  9. O recurso Status já conta com meio bilhão de usuários ativos diariamente.

 

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?