Skip to content
Facebook Business: guia completo para lojas virtuais

Facebook Business: guia completo para lojas virtuais

Artigo por Time Oberlo

Facebook Business: que tal começar a usá-lo para impulsionar as vendas da sua loja virtual? Confira o guia que preparamos para você!

Não dá mais para imaginar um negócio que não precise estar nas redes sociais. Quem acha que pode se dar ao luxo de fazer isso corre o risco de simplesmente não conseguir fazer o negócio decolar. Por isso, não é exagero dizer que você precisa muito do Facebook Business.

As estatísticas do Facebook são impressionantes. A rede começou em 2021 com 2,7 bilhões de usuários ativos, o que corresponde a mais de um terço da população do planeta. Só no Brasil, são 130 milhões de pessoas que usam o Facebook, e isso coloca o país em 4° lugar em número de usuários.

Por isso, é essencial que o seu negócio tenha um perfil nessa rede social. Além disso, vale a pena aprender a usar o Facebook Business Manager, que é o gerenciador de negócios Facebook.

Nós preparamos este artigo para mostrar a você como usar o Facebook Business e tirar proveito das suas funcionalidades para ganhar dinheiro na internet. Continue lendo e aproveite o conteúdo que preparamos para você!

(Dica do Oberlo: quer vender pelas redes sociais? Comece agora o nosso curso gratuito Marketing Digital, com Michelle Jakobs).

O que é Facebook Business?

Facebook Business é um serviço que a rede social oferece a empresas. Sua principal característica é a presença de funcionalidades que não existem em perfis pessoais.

Com o Facebook Business, você tem acesso ao Facebook Ads, o gerenciador de anúncios da rede social. Além disso, é possível integrar a página do seu negócio até mesmo com o WhatsApp Business e a sua conta comercial no Instagram.

Mas você precisa ter cuidado com uma questão. Há pessoas que criam um perfil comum, colocam o nome da empresa e definem o logotipo como foto de perfil. O problema é que isso não está de acordo com os termos de uso do Facebook.

E tem mais: usando um perfil comum para a sua empresa, você não tem acesso a ferramentas de anúncios e integrações com outras plataformas.

Pensando nisso, o Facebook Business Manager não é opcional — ele é essencial para você desenvolver um bom relacionamento entre o seu negócio e a sua audiência, além de permitir a exibição de anúncios e a análise de métricas. Sem contar que esses anúncios são bem em conta, o que pode ajudar você a mostrar seus produtos para um grande público.

Gerenciador de negócios Facebook: como criar uma conta

Já se convenceu da importância do gerenciador de negócios Facebook? Então agora vamos colocar a mão na massa e criar a sua conta.

Para criar um perfil empresarial para o seu negócio, primeiro é preciso ter um perfil pessoal. Se você ainda não tem um, acesse o Facebook e se cadastre. Nesse caso, estamos falando do seu perfil pessoal mesmo, com a sua foto e o seu nome, certo?

Gerenciador de negócios Facebook: como criar uma conta

Depois, você já pode criar o perfil empresarial do seu negócio. Para isso, acesse a página do Facebook Business, e clique em entrar para fazer login.

Facebook Business: login

Depois disso, clique no botão “Criar uma página” que surgiu no canto superior direito:

Então, você chegará a uma página que permite realizar uma personalização total:

página de personalização do Facebook Business

Informe o nome da página, que é o nome do seu negócio. No campo “Categoria”, digite um termo-chave para encontrá-lo na lista e selecione o mais adequado quando ele aparecer. Você pode inserir até três categorias se quiser.

No campo “Descrição”, fale sobre o seu negócio para que essa informação seja exibida no perfil. Depois, clique em “Criar Página”. Se estiver tudo certo com os dados inseridos, você verá uma mensagem confirmando a criação do perfil.

Você continuará na mesma página, mas, no menu lateral, surgirão novas opções para inserir as imagens da página — uma é a foto de perfil, e a outra é a foto de capa. Para criar uma arte bonita, vale a pena explorar os melhores bancos de imagens da internet.

Depois de inserir as imagens, clique em “Salvar”.

configuração da página da sua loja no Facebook Business

Pronto! A página foi criada, mas ainda há muito trabalho a fazer. Use a seção “Configurar sua Página para o sucesso” como guia para acabar de personalizar o que está faltando.

De qualquer forma, você já deu o passo inicial a fim de aproveitar os recursos do gerenciador de negócios Facebook para vender na internet.

Como usar o Facebook Business Manager

Depois de fazer todas as personalizações sugeridas pelo próprio Facebook Business Manager, vale a pena explorar o menu lateral e ver o que ele tem. Por exemplo, veja o que aparece quando se clica na opção “Configurações”:

opções de configuração do Facebook Business

Veja só a quantidade de configurações disponíveis para você:

Dentro de cada opção do menu lateral, você vai encontrar uma tela parecida com essa. Está vendo o montão de configurações que estão lá para você fazer? 

Pois é! Mas não se assuste. Tire alguns minutos para passar os olhos em cada uma dessas configurações e logo tudo estará pronto.

No menu lateral da página inicial, uma opção que você provavelmente usará bastante é “Ferramentas de publicação”. Veja o que tem lá dentro:

Ferramentas de publicação do Facebook Business

Na seção “Publicações programadas”, você pode agendar publicações. Esse recurso é ótimo, e é algo que não está disponível para perfis pessoais.

Um negócio precisa ter um calendário editorial para manter a consistência e a relevância do conteúdo publicado. Para organizar esse calendário, há pessoas que usam o Excel ou o Google Planilhas, e outras usam ferramentas mais específicas, como o Trello.

Calendário pronto, você pode começar a programar as próximas publicações. Para isso, é importante saber quais são os melhores horários para publicar nas redes sociais. Dessa forma, você pode fazer com que as suas publicações tenham um alcance melhor.

Entre as ferramentas de publicação, há funcionalidades para gerenciar vídeos e até mesmo pedidos recebidos na sua loja, que é outro recurso do Facebook Business.

Está vendo que o Facebook pode ajudar você a se comunicar com a sua audiência com mais eficácia? Isso é ótimo para quem quer ganhar dinheiro em casa com uma loja virtual.

Gerenciador de anúncios do Facebook: como funciona

É importante não confundir o Gerenciador de Negócios com o Gerenciador de Anúncios. O primeiro dá a você uma visão mais ampla do desempenho dos anúncios. Ele pode, inclusive, centralizar várias contas de anúncios. Ele também dá acesso a funcionalidades como o Insights, que reúne informações mais estratégicas referentes a anúncios, publicações e público.

Quanto ao gerenciador de anúncios, também conhecido como Facebook Ads, tem o objetivo específico de criar campanhas de anúncios. Para usá-lo, acesse o Facebook Business Suite e clique na opção “Anúncios”, que está no menu lateral:

criar campanhas de anúncios no Facebook

Se você tiver anúncios sendo veiculados, algumas informações sobre eles aparecerão na próxima tela. Por meio dela, você pode acessar o Gerenciador de Anúncios ou clicar em “Criar anúncio”.

criar anúncio no Facebook

Independentemente da opção que escolher, saiba que você pode acabar encontrando alguma mensagem de erro. No Gerenciador de Anúncios, na parte de cima, é comum que apareça alguma mensagem dizendo que você não tem autorização para anunciar.

Nesse caso, verifique o que está sendo solicitado. Talvez você precise informar o CPF ou o CNPJ. Pode ser preciso também enviar uma foto de um documento de identidade para comprovar que você não é um robô. Depois de fazer o que está sendo pedido, é preciso aguardar a análise. Mas logo a resposta virá e você poderá aproveitar todos os recursos do Facebook Business Manager.

Ao acessar o Gerenciador de Anúncios, você vai encontrar a seguinte tela:

Nós temos um conteúdo completo voltado para a criação de anúncios. Confira nosso guia para iniciantes sobre como anunciar no Facebook!

Assim que você criar suas campanhas, elas serão exibidas na tela principal do Gerenciador de Anúncios:

Desse modo, você tem uma visão geral do desempenho das suas campanhas. Mas é possível ter uma visão mais detalhada a partir do menu que fica na lateral direita:

A primeira dessas duas opções em destaque exibe gráficos referentes ao desempenho da campanha. A segunda, por sua vez, permite editar campanhas.

Depois dessa visão geral sobre o funcionamento do Gerenciador de Anúncios, vamos voltar para o Gerenciador de Negócios Facebook e ver outras funções que podem ser úteis para o seu e-commerce.

Gerenciador de Negócios Facebook: outras funções para e-commerce

Para ter sucesso no seu e-commerce, é fundamental conhecer bem o seu público. Se você tem uma loja de dropshipping, por exemplo, uma de suas preocupações talvez seja o que fazer para estreitar o relacionamento com o seu público-alvo, já que isso pode ajudar a aumentar as vendas, não é mesmo? Bom, o Facebook tem funcionalidades que ajudam nessa questão.

Na plataforma do Facebook Business, existe a ferramenta Audience Insights. Ao acessá-la, é possível escolher entre visualizar os insights do público no Facebook como um todo ou no seu perfil empresarial.

Selecionando a primeira opção, você pode refinar o relatório com base em um monte de critérios — localização, idade, gênero, interesses, conexões e muitos outros:

Gerenciador de Negócios Facebook: outras funções para e-commerce

Com isso, é possível personalizar o público que você quer impactar. Assim, as chances de alcançar quem pode estar inclinado a comprar de você são bem maiores. Isso faz com que as suas campanhas de anúncios sejam mais eficientes e contribui para o engajamento dos seguidores nas publicações da sua página.

Quando um negócio tem uma base de fãs engajada, o volume de vendas é maior. Está vendo como o Facebook Business Manager pode ser bom para a sua loja virtual?

Facebook Pixel: o que é e como instalar

Mas o que você viu até aqui não é tudo. Na verdade, a gente não poderia deixar de falar do Pixel do Facebook, também conhecido como Facebook Pixel. Já ouviu falar dele?

Trata-se de um código que vincula o seu site ao Facebook de uma maneira muito interessante. Suponha que um visitante acessou a sua loja virtual e colocou alguns produtos no carrinho. Mas, por algum motivo, a pessoa não concluiu a compra.

Como faltou pouco para a conclusão da venda, concorda que vale a pena insistir um pouquinho? Pode ser que, mostrando mais alguns anúncios para a pessoa, ela acabe fazendo a compra. Ainda bem que o Pixel está lá na sua loja monitorando o comportamento do usuário e repassando essa informação ao Facebook.

Em outro momento, a pessoa acessa o Facebook e vê um anúncio do produto. Como ela já estava com a intenção de comprar, isso talvez seja suficiente para que ela finalize a compra. Se ela não comprar, o anúncio continuará sendo exibido por mais algum tempo.

Muito interessante, certo? Mas, para usar o Pixel, você precisa instalá-lo, e não é difícil fazer isso. Acesse o Facebook Business, selecione “Mais ferramentas” no menu lateral e clique em “Gerenciador de Eventos”.

Na próxima tela, clique em “Conecte uma fonte de dados”, selecione a opção “Web”, clique em “Começar” e, na tela seguinte, selecione “Pixel do Facebook”. Então, você verá esta tela:

Dê um nome para o seu Pixel, informe o endereço do site onde ele será instalado e clique em “Continuar”. Você verá esta tela:

Veja se o tipo de integração está correto. Se não estiver, clique em “Selecionar outra integração” e procure a que se aplica ao seu caso. Clique em “Confirmar” e siga as instruções finais na tela seguinte, porque elas mudam dependendo do tipo de integração, ok?

Depois de seguir esses passos, sua loja estará integrada ao Facebook, e você poderá criar estratégias de remarketing e retargeting para vender muito mais. É o Gerenciador de Negócios Facebook contribuindo para o sucesso do seu negócio.

Facebook Business e loja de dropshipping: uma parceria de sucesso

Se você tem uma loja de dropshipping, as dicas sobre Facebook Business Manager que acabamos de ver podem contribuir muito para o bom desempenho da sua loja virtual. Afinal, impactar pessoas pelo Facebook é uma forma de abordá-las onde elas passam boa parte do tempo.

Se você ainda não trabalha com dropshipping e não sabe bem do que se trata, confira este vídeo:

Com o Facebook Business, você pode elevar o nível do marketing do seu negócio sem ter que gastar grandes somas de dinheiro. 

Tudo depende de você entender o funcionamento da plataforma, configurar as campanhas de anúncios com atenção e analisar os resultados para fazer ajustes sempre que necessário.

Gostou de entender o funcionamento do Facebook Business? Aprenda a montar a sua loja virtual em menos de 30 minutos!

Facebook Business: conclusão

O Facebook Business é um serviço que a rede social oferece às empresas. Com ele, é possível acessar funcionalidades como o Facebook Ads e analisar o desempenho das suas campanhas. Você também pode integrar a sua conta ao WhatsApp Business e ao seu perfil no Instagram. Estes são recursos excelentes para você desenvolver um bom relacionamento com a sua audiência.

Quer saber mais?

Conteúdos relacionados