Skip to content
15 maneiras de ganhar seguidores no Facebook I Oberlo

15 estratégias para ganhar seguidores no Facebook

Artigo por Nicole Martins Ferreira

Ganhar seguidores no Facebook é uma daquelas coisas que nunca deixa de ser prioridade para uma loja virtual .

E não é para menos: o Facebook ainda é um dos canais mais poderosos de vendas da internet, e descobrir como aumentar seguidores e otimizar o engajamento das postagens é algo essencial para quem quer vender online .

Pensando nisso, separamos 15 estratégias para ganhar curtidas no Facebook – e, claro, ganhar seguidores no Facebook.

Vamos começar?

A vida é curta demais para deixar para amanhã. Que tal começar a trilhar seu próprio caminho em direção ao sucesso?

Criar conta

Como ganhar seguidores no Facebook

Existem muitas estratégias diferentes no mercado, e algumas envolvem trabalho em parceria – como, por exemplo, com influencers ou outras marcas – e outras envolvem alguns ajustes bem básicos nas configurações dos seus anúncios e posts.

Para simplificar a sua vida, a gente separou apenas as mais relevantes e descomplicadas.

1. Anuncie no Facebook para aumentar seguidores

Se a sua prioridade é ganhar seguidores no Facebook, a primeira coisa que você precisa otimizar são os seus anúncios no Facebook Ads.

Para fazer isso, você vai primeiro ter que definir os formatos de anúncio que convertem melhor para o seu público-alvo. Depois, você vai precisar definir o tipo de anúncio que quer construir lá no Gerenciador de Anúncios .

O tipo de anúncio vai variar dependendo do seu objetivo principal: se você quer aumentar o alcance da marca e ganhar curtidas no Facebook, a melhor opção provavelmente vai ser a implementação de anúncios do tipo “engajamento”.

Mas, se você quer ganhar seguidores no Facebook e, possivelmente, ganhar novos clientes e aumentar o número de vendas da loja, vale a pena investir nos anúncios do tipo “conversão”.

Espera aí… E se os seus objetivos imediatos não envolverem descobrir como ganhar seguidores no Facebook? Calma: a gente já vai falar sobre outras estratégias para aumentar o engajamento e ganhar curtidas no Facebook!

2. Quer ganhar seguidores e curtidas no Facebook? Convide as pessoas a curtirem sua página

Parece simples – e é mesmo.

Uma outra alternativa para quem quer descobrir como ganhar seguidores no Facebook é simplesmente começar a convidar as pessoas a curtirem a sua página.

Você vai perceber que assim que começar a gerenciar seus anúncios, vai começar a receber notificações do próprio Facebook indicando que agora é a hora certa para ganhar seguidores e convidar pessoas interessadas na sua marca.

Mas, apesar de ser a hora certa, é bom ir com calma: se você se empolgar com a ideia de aumentar seguidores e começar a enviar convites para todo mundo que está na sua lista de e-mails, o Facebook vai acabar bloqueando a sua conta temporariamente.

Outra coisa importante para ter em mente – especialmente se você acabou de abrir a sua primeira loja ou está pensando em abrir uma: por mais que seja legal pedir para os familiares e amigos curtirem a página e os posts da sua marca no Facebook, a sua prioridade deve ser montar um público-alvo segmentado, que seja realmente relevante para as suas estratégias de marketing.

3. Aposte em conteúdo viral para ganhar seguidores no Facebook

 conteúdo viral para ganhar seguidores no Facebook: mulheres vendo conteúdo em smartphone

Você não precisa ficar sonhando eternamente com um conteúdo viral que vai ajudar a sua loja a ganhar seguidores no Facebook. Em vez de perder tempo tentando criar um conteúdo próprio, por que não repostar conteúdos de outros sites?

A estratégia pode render bons frutos, especialmente se você souber adequar o meme às realidades da loja.

Só não vai se esquecer de dar o crédito para a página/perfil que criou o meme – afinal, você não quer que a sua loja seja conhecida por roubar as artes de outros sites, né?

4. Faça sorteios e distribua brindes para aumentar seguidores

Eventos como sorteios e distribuição de brindes também são excelentes para ganhar seguidores no Facebook e aumentar o engajamento da página.

Para garantir um bom número de participantes, você pode anunciar o sorteio nos grupos e comunidades do Facebook, na sua própria página e, claro, em outros canais como o Instagram e o TikTok app .

A ideia é simples: incentivar as pessoas a visitarem e curtirem a sua página do Facebook. Em troca, elas concorrem à chance de ganharem algum produto ou serviço relevante oferecido por você.

Gostou da ideia? Dá uma conferida na Shopify App Store , que tem várias ferramentas e app que podem te ajudar a organizar e montar um evento desse tipo.

5. Publique conteúdos visualmente atraentes para ganhar curtidas no Facebook

Uma boa solução para quem está buscando como ganhar seguidores no Facebook e aumentar o número de curtidas da página é criar conteúdos que realmente chamem a atenção do público.

Nessas horas, vale a pena criar estratégias de conteúdo que envolvam posts altamente visuais: imagens de tirar o fôlego, vídeos inesperados, posts com artes exclusivas e por aí vai.

Dica exclusiva: Para garantir os melhores resultados possíveis, que tal procurar um editor de vídeo profissional – e um bom app para editar fotos ? Também vale a pena investir em um app para tirar fundo de imagem .

6. Simplifique o processo para aumentar seguidores: insira pop-ups e widgets

Você com certeza já deve ter visitado uma loja online que solicitou o seu e-mail assim que você acessou o site ou na hora em que você ia fechar a janela.

Estratégias como essas são bem comuns no e-commerce e podem fazer maravilhas para quem está querendo aumentar o número de e-mails cadastrados e montar uma newsletter , por exemplo.

Mas, como a sua prioridade é ganhar seguidores no Facebook, por que não remodelar essa estratégia e utilizar pop-ups e widgets que convidam os visitantes do site a curtirem a página da loja no lá Facebook?

Apps como o Widgetic e o OptinMonster podem ser bem úteis no processo de criação e configuração desses pop-ups.

Vale a pena configurar a exibição do pop-up ou do widget de modo que ele seja exibido apenas depois de um certo período de navegação por parte do visitante; no entanto, é importante lembrar que inserir muitos recursos desse tipo pode acabar tornando a navegação confusa e pouco intuitiva.

Por isso mesmo, cuidado! Apenas um ou dois pop-ups já são mais do que o suficiente.

7. Para ganhar seguidores no Facebook, experimente o Facebook Live

mulher sentada em sofá, utilizando o Facebook Live

O Facebook Live é um canal com imenso potencial para ganhar seguidores no Facebook.

A estratégia é simples: usar o formato de transmissão ao vivo para gerar engajamento. Você pode aproveitar para mostrar algumas novidades da loja, fazer tutoriais rápidos sobre algum produto, falar sobre a declaração de missão, visão e valores da loja e muito mais.

Para complementar o plano e aumentar seguidores na sua página, estabeleça um calendário de lives.

Você pode, por exemplo, avisar aos seus seguidores que quarta-feira é dia de Facebook Live – dessa forma, vai garantir um engajamento constante.

Dica exclusiva: Gostou da ideia? Vale a pena considerar também a possibilidade da live Instagram .

8. Trabalhe com um influencer para ganhar curtidas no Facebook

Já considerou a possibilidade de trabalhar com um digital influencer para ganhar seguidores no Facebook?

Muita gente acha que influencer é aquele pessoal que tem milhares e milhares de seguidores nas redes sociais, que trabalha apenas com aquelas marcas que são gigantes de mercado e que só aceita parcerias que custam pequenas fortunas.

Mas a verdade é que o mercado do marketing de influência vem mudando consideravelmente nos últimos anos, e agora talvez seja o melhor momento para buscar parcerias realmente significativas e relevantes.

Por isso, invista em marcas e pessoas que oferecem algo mais exclusivo, mais “de nicho”: busque influencers que trabalhem com o mesmo nicho que você ou que tenham o mesmo público-alvo que o da sua loja; que tenham os mesmos princípios e valores que você tenta difundir na sua marca.

Você vai acabar descobrindo que, além de ser uma estratégia bem mais em conta do que você havia pensado, vai ser uma parceria que vai trazer benefícios para todos os envolvidos.

9. Comece a usar ferramentas de automatização para ganhar seguidores no Facebook

A automação de marketing pode ser uma excelente solução para quem está pesquisando como ganhar seguidores no Facebook.

Sabe por quê?

Você só vai conseguir ganhar seguidores no Facebook se realmente postar conteúdos com certa frequência na plataforma.

Mas a sua rotina no mundo do empreendedorismo não gira só em torno do Facebook. Na verdade, você provavelmente tem uma rotina bem movimentada: além de ter que gerenciar as redes sociais, precisa dar conta do atendimento ao cliente, do fluxo de caixa da loja, buscar parcerias, ajustar o site da marca...

Pois é: seu tempo é precioso. É por isso que a gestão do tempo é tão importante.

E é por isso, também, que vale a pena contar com os serviços de automação de marketing. Com eles, você pode deixar todos os posts da semana agendados para publicação e otimizar a sua agenda, concentrando os seus esforços de criação e organização de posts em um único dia da semana.

Pode parecer brincadeira, mas é verdade: o número de lojistas e empreendedores que simplesmente se esquecem de fazer a integração entre redes sociais e site da marca é imenso.

Por isso mesmo, vale a pena dar uma verificada no seu site e ver se os links para as suas redes estão sendo devidamente exibidos.

11. Envie e-mails exclusivos para ganhar seguidores no Facebook

Que tal aproveitar um recurso que você já tem para tentar aumentar seguidores no Facebook?

Se você já possui uma lista de e-mails considerável, vale a pena enviar uma mensagem convidando e incentivando os clientes a seguirem a sua página no Facebook. Você pode tornar a mensagem mais interessante com um código promocional exclusivo ou a promessa de conteúdos originais (como as lives!).

12. Crie mais conteúdos em vídeo para ganhar curtidas no Facebook

O vídeo marketing já deixou de ser tendência e virou uma das melhores estratégias de marketing para quem quer aumentar o engajamento e ganhar seguidores no Facebook.

A receita, na verdade, é simples: o vídeo costuma gerar níveis mais elevados de engajamento do que os posts com texto e imagem.

Por isso, se você conseguir descobrir o tipo de conteúdo que o seu público quer ver, o formato e o tamanho ideal desses vídeos – e garantir uma edição de qualidade profissional – as chances de que essa estratégia renda frutos serão bem altas.

Dica exclusiva: Gostou da ideia e quer expandir essa iniciativa para o YouTube? Vem descobrir como ganhar visualizações no seu canal.

13. Crie laços com a sua comunidade de clientes para ganhar seguidores no Facebook

Criar laços com a sua comunidade de clientes e seguidores não é só responder educadamente as solicitações nos canais de suporte da marca ou enviar e-mails dizendo que o pedido saiu para a entrega.

É mais do que isso: é mostrar que você realmente se preocupa com os seus clientes. Que a sua loja existe para vender produtos e serviços, mas também para compartilhar mensagens inspiradoras e para fazer rir naqueles momentos difíceis.

Quanto mais genuína e honesta for essa troca, maiores as chances de ganhar seguidores no Facebook. Afinal, uma boa primeira impressão pode fazer maravilhas para o sucesso da loja.

14. Use hashtags nos posts para ganhar curtidas no Facebook

Sim, as hashtags costumam ser mais associadas ao Twitter e ao Instagram – mas você sabia que dá para utilizá-las no Facebook?

O princípio é o mesmo por trás da utilização de hashtags no Instagram: você insere algumas hashtags relevantes no corpo da publicação para facilitar a descoberta do conteúdo. Quanto mais relevantes as hashtags, maiores as chances de ganhar seguidores no Facebook.

15. Última dica sobre como ganhar seguidores no Facebook: incentive os clientes a marcarem o perfil da loja

Simples e eficaz: incentive os seus clientes a postarem fotos dos produtos comprados e a marcarem o perfil da loja nessas publicações.

Dessa forma, você não só ganha um conteúdo extremamente valioso de prova social, mas também aumenta o alcance e a popularidade da sua marca.

Afinal, não há nada como um bom marketing boca a boca, não é mesmo?

Como ganhar seguidores no Facebook: conclusão

Como ganhar seguidores no Facebook: conclusão

Esperamos que as 15 estratégias que compartilhamos neste post possam ajudar você a conquistar novos seguidores e aumentar o engajamento da sua loja.

É verdade que o Facebook tem passado por algumas mudanças nos últimos tempos; contudo, ele ainda é o maior canal de vendas da internet, então vale a pena tentar otimizar as suas iniciativas por lá.

Resumo: 15 estratégias para aumentar seguidores no Facebook

  1. Anuncie no Facebook para aumentar seguidores
  2. Convide as pessoas a curtirem sua página
  3. Aposte em conteúdo viral para ganhar seguidores no Facebook
  4. Faça sorteios e distribua brindes para aumentar seguidores
  5. Publique conteúdos visualmente atraentes para ganhar curtidas no Facebook
  6. Simplifique o processo para aumentar seguidores: insira pop-ups e widgets
  7. Para ganhar seguidores no Facebook, experimente o Facebook Live
  8. Trabalhe com um influencer para ganhar curtidas no Facebook
  9. Use ferramentas de automatização para ganhar seguidores no Facebook
  10. Inclua os links para as suas redes sociais no site da loja
  11. Envie e-mails exclusivos para ganhar seguidores no Facebook
  12. Crie mais conteúdos em vídeo para ganhar curtidas no Facebook
  13. Crie laços com a sua comunidade de clientes para ganhar seguidores no Facebook
  14. Use hashtags nos posts para ganhar curtidas no Facebook
  15. Incentive os clientes a marcarem o perfil da loja

Quer saber mais?

Conteúdos relacionados