Um guia para você trabalhar pela internet em 2020

Matheus de Souza Dicas de Marketing

10 minutos 3 comentários

Há pouco mais de três anos me tornei o que chamam de nômade digital

Ou seja: não tenho residência fixa e trabalho pela internet enquanto viajo pelo mundo. Estou escrevendo essas linhas, por exemplo, diretamente de um bangalô em Koh Pha Ngan, paradisíaca ilha tailandesa.

No início de 2017, pedi demissão do meu emprego para trabalhar pela internet em tempo integral. Hoje, vivo e trabalho onde e como eu quero. A maior parte da minha renda vem de fontes de renda extra, o que significa que não troco mais meu tempo por dinheiro – em vez disso, estipulei novas formas de como ganhar dinheiro na internet que me permitem lucrar mesmo quando não estou na frente do computador.

Mas não pense você que eu simplesmente “larguei tudo”. Na verdade, foi uma decisão que veio depois de muito estudo e planejamento.

Desde que me tornei um nômade digital, vivi e trabalhei de forma remota em muitos países: México, Coreia do Sul, Tailândia, Argentina, Estados Unidos, Itália, Portugal, Inglaterra, Israel, França, Sérvia, Montenegro, Croácia, Rússia, Turquia e Geórgia. Alguns deles mais de uma vez.

No que diz respeito a temas como trabalho remoto e como trabalhar pela internet, posso dizer com propriedade que de 2017 para cá o mundo mudou bastante. Ouso dizer que mudou  para sempre: não há como voltar atrás. Infelizmente, foi preciso uma pandemia para que muitos profissionais finalmente entendessem que não precisamos de espaços físicos para fazermos negócios.

A boa notícia é que ter um trabalho online remunerado é algo ainda mais acessível nos dias de hoje, e trabalhar pela internet em 2020 é mais do que possível. 

Mas… Afinal, como trabalhar online? Por onde começar?  

Descubra milhares de produtos para começar a vender online. Sem compromisso nem cartão de crédito.

Tenha Oberlo agora. É de graça.

Como trabalhar pela internet: mais um pouco da minha história

Quando comecei a trabalhar pela internet, lá em 2017, eu oferecia exclusivamente serviços de redator freelancer. Ou seja, empresas diversas me contratavam para escrever em seus blogs, seguindo sempre as estratégias de marketing de conteúdo previamente estipuladas por cada marca.

Paralelo a isso, eu escrevia meus próprios artigos no meu blog e no LinkedIn, muitas vezes participando de um ou outro programa de afiliados para fazer uma renda extra.

Com o passar do tempo, minha audiência na internet foi crescendo e percebi que eu poderia lançar meus próprios cursos – que hoje são minha principal fonte de renda passiva. Também escrevi um livro sobre nomadismo digital, algo que me abriu diversas portas para treinamentos e palestras in company online (um outro desdobramento que ampliou a forma como posso trabalhar na internet).

Não se identificou com essas ideias para trabalhar na internet e ganhar dinheiro? Não se preocupe: compilei neste artigo 9 outras ideias de trabalho online remunerado. Também inclui algumas das melhores plataformas online, sites e modelos de negócio que podem te ajudar ganhar dinheiro trabalhando online. 

Antes de começarmos, só não se esqueça que você vai precisar de muito trabalho duro e de um computador com uma ótima conexão à internet.

9 opções para você trabalhar pela internet em 2020

1. Como trabalhar online: cadastre-se em plataformas para freelancers

Como trabalhar online: cadastre-se em plataformas para freelancers

Se você é redator, programador, designer, fala outro idioma ou tem alguma outra habilidade profissional que possa ser desempenhada num modelo de trabalho home office, você pode usá-la para ganhar dinheiro na internet sendo um freelancer e trabalhando com acesso remoto.

O primeiro passo aqui é definir qual o seu objetivo: você está buscando uma fonte de renda extra ou pretende se tornar um freelancer em tempo integral? 

Há diversos sites brasileiros e estrangeiros que oferecem ótimas oportunidades em diferentes segmentos. É possível encontrar vagas em projetos específicos, ou até mesmo contratos de longa duração.

A lista abaixo traz algumas das principais plataformas que listam e oferecem rotineiramente novas oportunidades de trabalhar pela internet:

Para ter sucesso como freelancer em trabalhos pela internet, é importante estabelecer um nicho no qual você quer atuar. Além disso, é importante vender a si mesmo como um profissional especializado, até porque a pior coisa que você pode fazer como trabalhador autônomo é querer abraçar todos os assuntos e tópicos de uma vez.

Também vale lembrar que a competição é alta, principalmente se você está concorrendo para uma vaga global. Por isso mesmo, é importante que você seja visto como uma referência na sua área de atuação.

2. Ideia de trabalho pela internet: ofereça serviços online

Ideia de trabalho pela internet: ofereça serviços online

Administrador de redes sociais, professor particular, profissional de recrutamento e seleção, analista de SEO, designer gráfico… Existem diversas ideias de trabalho online por aí. Apesar de serem diferentes e provenientes das mais diversas áreas de formação, todas giram em torno de uma concepção bem simples: oferecer serviços online.

Se você é especialista em alguma área e pode desempenhar seu trabalho pela internet, vale a pena pensar como levar seus serviços para o digital. É uma excelente forma, inclusive, de expandir o seu negócio, visto que você não estará preso por barreiras geográficas e poderá atender clientes de todo o mundo. 

Para conseguir bons resultados, recomendo a criação de um blog (e a implementação de uma estratégia de marketing de conteúdo) para atrair clientes em potencial. Também vale a pena manter um perfil ativo no LinkedIn – como eu disse ali em cima, foi exatamente assim que comecei minha carreira como redator freelancer. 

Ainda há uma percepção equivocada de que a maior rede profissional do mundo trata-se apenas de um banco de currículos, mas a verdade é que, com 690 milhões de usuários sendo 43 milhões deles brasileiros o LinkedIn tornou-se uma das maiores plataformas de conteúdo do mundo. Além disso, o LinkedIn também é fundamental para quem quer ser visto como uma autoridade digital em sua área de atuação. 

A melhor parte? Você não precisa ser um especialista em tecnologias para descobrir como usar o LinkedIn a seu favor.

3. Como trabalhar pela internet: ganhe dinheiro com um blog

Como trabalhar pela internet: ganhe dinheiro com um blog

Os blogs começaram na internet como uma espécie de diário online. Hoje, se tornaram uma fonte de renda extremamente lucrativa para profissionais que investem seu tempo na produção de conteúdos.

Porém, engana-se quem pensa que basta saber como criar um blog para sair ganhando dinheiro na internet. Este é um modelo de negócio de longo prazo que exige muito estudo e, principalmente, persistência.

De início, você precisará estudar duas habilidades essenciais: copywriting e marketing de conteúdo. 

  1. O copywriting vai te ajudar a escrever textos com a capacidade de levar seu público-alvo a realizar determinadas ações (como se inscrever na newsletter que você criou ou fazer o download de um e-book gratuito).  
  2. O marketing de conteúdo, por outro lado, vai te ajudar a escrever textos com potencial para educar o público-alvo sobre um determinado tema (como estou fazendo aqui, escrevendo sobre trabalhar pela internet).

Assim como no caso dos freelancers, a dica para quem quer trabalhar na internet com um blog é criar um site focado em algum tema específico. Definido o tema, você pode utilizar ferramentas como o Google Trends para saber o que as pessoas estão pesquisando e quais tópicos você pode abordar. Isso vai te ajudar a escrever textos que gerem tráfego para o blog. 

Para construir uma audiência de leitores engajados, é importante que você siga algumas práticas recomendadas, como: 

  • Escolher um nicho; 
  • Escrever textos de qualidade; 
  • Estudar e aplicar técnicas de SEO (para isso, vale a pena buscar boas ferramentas de SEO); 
  • Entrar em contato com outros blogueiros para fazer guest posts e trocas de links; 
  • Construir uma lista de e-mails; 
  • Estar presente nas redes sociais; 
  • Investir em anúncios pagos. 

Assim que você conseguir cultivar uma audiência engajada e o blog receber um grande volume de tráfego, você vai conseguir monetizá-lo e transformar essa ideia de negócios em um trabalho online remunerado.

Como? Negociando espaços publicitários para campanhas de outras marcas e profissionais, e/ou vendendo produtos digitais como cursos online ou e-books (que podem ser seus ou provenientes de programas de afiliados). 

4. Como trabalhar online: crie infoprodutos

Como trabalhar online: crie infoprodutos

Oferecer infoprodutos é uma ótima ideia para profissionais interessados em trabalhos pela internet. Se você é especialista em determinado assunto, basta transformar seu conhecimento em um produto digital e vendê-lo online.

Os formatos mais comuns de infoprodutos são: cursos, e-books, podcasts, webinários e sites de assinatura. 

Para trabalhar pela internet vendendo infoprodutos, você vai precisar:

  •  Pesquisar o mercado para entender se o seu conhecimento pode realmente ser útil para as pessoas quando transformado em produto digital; 
  •  Identificar se há demanda no mercado e se já existem produtos digitais semelhantes sendo oferecidos;
  • Utilizar redes sociais como LinkedIn, Instagram e/ou YouTube para posicionar-se como autoridade no assunto, produzindo conteúdos que reforcem seu conhecimento na área;
  • Estudar as etapas necessárias para o lançamento de um infoproduto. 

Se você conseguir identificar as necessidades do público-alvo, vai ser mais fácil produzir conteúdos que sejam realmente úteis.

5. Como trabalhar pela internet: participe de programas de afiliados

Além de ganhar dinheiro vendendo seu próprio conhecimento, você também pode ganhar dinheiro vendendo e anunciando o conhecimento dos outros. Basta se inscrever em plataformas e marketplaces que trabalhem com programas de afiliados e escolher entre os milhares de infoprodutos disponíveis.

Não sabe por onde começar? Vale a pena dar uma olhadinha nas quatro plataformas abaixo: 

Atenção: assim como no caso da criação do blog, é necessário estudar e dominar as principais estratégias e ferramentas de marketing digital para conseguir vender e ganhar dinheiro com essa sugestão de trabalho pela internet.

6. Como trabalhar pela internet: crie um e-commerce e ganhe dinheiro vendendo produtos físicos

O e-commerce é uma das ideias mais lucrativas de trabalhos pela internet. Com plataformas como a Shopify disponíveis no mercado, fica muito fácil criar uma loja virtual personalizável e funcional em poucos minutos para iniciar a venda de produtos físicos. 

Os custos iniciais podem ser divididos em três: estrutura básica da loja virtual (plataforma e registro do domínio), divulgação (redes sociais e anúncios pagos) e operação (estoque e logística de entrega).

Também é fundamental montar um plano de negócio para organizar suas ideias e definir o planejamento do seu e-commerce, e se você ainda não sabe como anunciar no TikTok, como ganhar dinheiro no Instagram e como anunciar no Facebook, agora é a hora de mergulhar fundo nesses temas.

Você também pode utilizar o Oberlo para vender produtos físicos online sem necessariamente ter que lidar com estoque, manuseio e processamento dos produtos. No dropshipping nacional e internacional, quando um cliente compra um produto, você recebe o pagamento e, então, encaminha os detalhes do pedido diretamente ao fornecedor, pagando o preço por atacado acordado para aquele item. Feito isso, a responsabilidade de enviar o produto para o cliente final é do fornecedor.

Como trabalhar pela internet com o dropshipping | Oberlo

Porém, assim como as outras alternativas listadas aqui, não pense que você vai ganhar dinheiro online da noite para o dia. É necessário dedicar bastante tempo para gerar tráfego, criar credibilidade para a marca e, claro, escolher fornecedores nos quais você possa confiar. 

7. Como trabalhar online: escreva e-books e venda-os na Amazon

Como trabalhar online: escreva e-books

A boa notícia para quem gosta de escrever e pretende publicar um livro em 2020 é que você não precisa mais de uma editora. 

Dá para ganhar um bom dinheiro com os serviços de autopublicação oferecidos pela Amazon, e vale lembrar que qualquer pessoa pode publicar um livro por lá desde que siga alguns critérios de publicação.

Além do dinheiro que você pode ganhar com a publicação em si, publicar um livro no Kindle pode ser uma ótima forma de mostrar a sua autoridade dentro do seu nicho de atuação – além de ser uma excelente ideia para quem quer continuar trabalhando remoto.

Se possível, após escrever seu livro, contrate um profissional capacitado para fazer a revisão completa para evitar erros gramaticais. Dessa maneira, você vai demonstrar mais profissionalismo e credibilidade diante dos seus leitores.

Pense que se o livro vender bem dentro do seu nicho, você vai poder ganhar dinheiro atuando também como consultor ou mesmo oferecendo cursos online relacionados aos temas abordados no livro.

Percebeu como muitas das atividades e ideias de trabalho pela internet deste post estão interligadas? 

8. Ideia para trabalhar na internet: crie um canal no YouTube

Ideia para trabalhar na internet: crie um canal no YouTube

Não há como negar que a pandemia do coronavírus causou muitos problemas para a economia global. No entanto, as medidas de isolamento social ajudaram alguns negócios a prosperarem: é o caso de profissionais que possuem canais no YouTube – e muitos dos nômades digitais que conheço produzem vídeos por lá.

Se antes da pandemia ter um canal no YouTube já era algo rentável, agora que as pessoas têm passado mais tempo online as chances são ainda mais altas.

O YouTube remunera os criadores de conteúdo de acordo com o número de visualizações. Além dessa maneira tradicional para ganhar dinheiro na maior plataforma de vídeos do mundo, existem diversas outras possibilidades de como ganhar dinheiro no YouTube, como a produção de conteúdos patrocinados e a divulgação de produtos.

Vale destacar ainda que, para monetizar o seu canal no YouTube, você vai precisar se enquadrar em todas as diretrizes da plataforma e criar conteúdos atrativos para o seu público-alvo. 

9. Faça algo que ninguém está fazendo

Como ganhar dinheiro pela internet: Faça algo que ninguém está fazendo

Minha última sugestão para quem está buscando como trabalhar pela internet em casa é: faça algo que ninguém está fazendo.

Meu curso online de Marketing Pessoal e Produção de Conteúdo no LinkedIn tem mais de 1000 alunos na comunidade lusófona, e uma expectativa de faturamento anual (na forma de renda passiva) na casa dos seis dígitos para 2020. 

Se você pesquisar no Google, vai encontrar outras opções de cursos de LinkedIn em língua portuguesa. Mas, em meados de 2017, ninguém estava fazendo isso. O mesmo vale para o meu livro: ele foi o primeiro sobre nomadismo digital escrito por um brasileiro.

Eu sempre busco estar um passo à frente do que todo mundo está fazendo. Sempre tento surpreender as pessoas: leio livros que quase ninguém conhece, e experimento estratégias que outros profissionais da minha área não estão testando.

Enquanto todo mundo estava fazendo uma mesma coisa lá em 2017, eu estava tentando fazer outra. E, no final das contas, é esse tipo de motivação que vai fazer de você um profissional diferenciado lá na frente.

Como trabalhar pela internet: conclusão

Como trabalhar pela internet: conclusão

Neste artigo, citamos 9 ideias para você trabalhar pela internet em 2020. Não deixe que a lista acima te assuste. Estude, faça testes, veja o que funciona ou não dentro da sua realidade, mas se mexa. Só assim você conseguirá ganhar dinheiro na internet. 

Qual das ideias de trabalhos pela internet do guia você gostou mais? Já tem alguma experiência trabalhando pela internet? Conta aqui embaixo nos comentários! 

Resumo: 9 ideias de trabalho online remunerado

  1. Cadastre-se em plataformas para freelancers
  2. Ofereça serviços online 
  3. Ganhe dinheiro com um blog 
  4. Crie infoprodutos 
  5. Participe de programas de afiliados 
  6. Crie um e-commerce e ganhe dinheiro vendendo produtos físicos 
  7. Escreva e-books e venda-os na Amazon 
  8. Crie um canal no YouTube 
  9. Faça algo que ninguém está fazendo 

Descubra milhares de produtos para começar a vender online. Sem compromisso nem cartão de crédito.

Tenha Oberlo agora. É de graça.

Quer saber mais?

Matheus de Souza
Matheus de Souza
Matheus de Souza é um escritor que vive pelo mundo e conta histórias. Autor do livro \'Nômade Digital\' (2019). LinkedIn Top Voice (2016).