Como vender mais com as hashtags do Instagram

Quer saber mais sobre como identificar as melhores hashtags e as hashtags mais usadas por lojistas e empreendedores do e-commerce? Tem alguma dúvida sobre como funcionam as hashtags do Instagram? Então vem conferir este guia.

O Instagram já se consolidou como uma das melhores plataformas para empreendedores e lojistas do e-commerce, pois é uma ferramenta valiosíssima para lojas que estão só começando ou até mesmo para aquelas que já possuem uma boa renda fixa mensal.

No entanto, muita gente ainda não sabe como encontrar as hashtags mais usadas nos seus respectivos nichos para impulsionar publicações e aumentar o número de vendas; e, para piorar, um número ainda maior de vendedores não sabe como vender no Instagram.

Fato é que a plataforma, totalmente gratuita, pode ser usada para vários propósitos e finalidades diferentes quando adaptada ao mundo do e-commerce. Enquanto empreendedor, você pode usá-la para anunciar novos produtos, fidelizar novos clientes ou até mesmo renovar os seus laços com clientes já fidelizados.

Além disso, vale lembrar que o Instagram já atingiu a incrível marca de 800 milhões de usuários ativos por mês – o que faz dele a plataforma ideal para empreendedores e lojistas que estão atrás de clientes, mas não querem gastar altas quantias de dinheiro com estratégias de marketing.

Se você está querendo usar o Instagram para anunciar e promover a sua loja virtual, é essencial que você aprenda a usar as hashtags para fotos – afinal, são elas que ajudarão a sua marca a atingir um público cada vez maior. Contudo, encontrar a hashtag do Instagram certa para um e-commerce pode ser uma tarefa difícil até para nós, que trabalhamos com isso diariamente.

Foi por isso que criamos este guia, recheado de dicas e explicações que mostram

  • como as hashtags do Instagram funcionam;
  • como encontrar as melhores hashtags;
  • como você pode usá-las para impulsionar o alcance da loja e vender ainda mais.

Está pronto para encontrar as melhores hashtags para o seu perfil e para a sua marca? Então vamos começar.

O que é uma hashtag do Instagram – e por que eu deveria usá-la no perfil da minha loja de e-commerce?

hashtags mais usadas para e-commerce

A hashtag para fotos nada mais é do que uma palavra ou uma frase que começa com uma cerquilha (#) e é inserida na descrição ou nos comentários de uma publicação do Instagram. Ela ajuda a plataforma a reconhecer e a categorizar conteúdos e temas com o objetivo de otimizar o conteúdo sugerido aos usuários.

Se você costuma usar as redes sociais – e em especial o Instagram –, certamente já viu as hashtags em ação.

Além disso, é importante lembrar que as hashtags para fotos podem ser usadas para diversas finalidades diferentes, como por exemplo:

  • Aumentar o número de seguidores: a tendência é que os usuários do Instagram continuem a procurar por conteúdos e tópicos que os interessem – e é por isso que, se você está interessado em aumentar o seu número de seguidores, precisará incorporar a prática de incluir as hashtags mais usadas. Esses pequenos e valiosos marcadores ajudarão você ampliar o alcance das publicações, levando o seu conteúdo para um número cada vez maior de seguidores. Além disso, é comum que usuários da plataforma acabem seguindo um perfil que publique conteúdos similares àqueles que eles já seguem ou que os interessem. Em outras palavras: o Instagram é o ambiente ideal para e-commerces que querem anunciar produtos e conquistar novos clientes.
  • Vender ainda mais: É importante lembrar que a hashtag do Instagram não é só uma maneira de aumentar o número de clientes fidelizados ou seguidores; afinal, ela também pode ser usada para impulsionar vendas. Hashtags que remetam a um nicho específico podem ser usadas para promover os seus produtos e chamar a atenção de usuários interessados (o que significa que, ao combinar um conteúdo cativante, o produto certo e as melhores hashtags para fotos, você terá em mãos a receita para o sucesso). Se você estava se perguntando como vender no Instagram, já encontrou a resposta.

Como encontrar as melhores hashtags (ou as hashtags mais usadas) do Instagram para o seu e-commerce

melhores hashtags para e-commerce

Agora que você já sabe o que é uma hashtag do Instagram, está na hora de descobrir como encontrar aquelas que são realmente ideais para o seu e-commerce ou loja virtual.

Como empreendedor, uma das melhores coisas que você pode fazer é pesquisar as hashtags mais usadas no seu nicho; dessa forma, você poderá tomar decisões com base em dados concretos.

Pode parecer cansativo e extremamente trabalhoso ter que fazer esse tipo de pesquisa, mas nós temos boas notícias: você não precisa fazer isso manualmente, já que a internet está cheia de ferramentas prontas para ajudar nessa longa empreitada.

Listamos algumas das mais bem-avaliadas abaixo – mas, atenção: todas estão em inglês.

TagBlenderO TagBlender é um gerador de hashtags do Instagram que pode ser usado para localizar e criar as melhores hashtags para fotos. Com ele, você poderá formular hashtags relacionadas aos mais diversos campos e filtros, como “Pessoas”, “Moda”, “Arte”, “Esportes” e muito mais. A melhor parte? A ferramenta é totalmente gratuita e intuitiva.

HashtagsForLikesA HashtagsForLikes é uma excelente ferramenta para gerar as melhores hashtags possíveis. Simples e intuitiva, ela permite que qualquer usuário encontre – em pouquíssimo tempo – as hashtags ideais para qualquer situação ou conteúdo.

InstagramTagsA Instagram Tags gera pequenos conjuntos de hashtags para fotos que podem ser incluídos em uma publicação do Instagram. Além disso, a ferramenta busca e combina hashtags dos mais diversos campos, como “Cabelo”, “Filmes” e “Maquiagem”.

Seekmetrics: O grande diferencial desta ferramenta é o fato de que ela utiliza a API do próprio Instagram para localizar as hashtags mais compatíveis com o seu conteúdo. Para usar o gerador de hashtags, basta digitar uma hashtag do Instagram e clicar em “Generate” [Gerar]: em poucos segundos, o site mostrará outras opções recomendadas.

All Hashtag: Possivelmente uma das ferramentas mais potentes desta lista, o gerador de hashtags para fotos da All Hashtag exibe centenas das hashtags mais usadas para uma única busca – tudo com base na palavra-chave que você inserir. Gostou dos resultados? É só copiar e colar na sua publicação. Vale lembrar ainda que a ferramenta conta com três opções diferentes de filtros para ajudar você a encontrar ainda mais rápido as melhores hashtags para o seu e-commerce.

Limite de hashtags por publicação

Por mais que seja uma boa ideia começar a usar hashtags nas suas publicações, é importante lembrar que até elas possuem um limite: o Instagram delimita que cada publicação tenha, no máximo, 30 hashtags. Dessa forma, a plataforma consegue não só garantir que os conteúdos circulados permaneçam relevantes, mas também a evitar a publicação de spam.

No entanto, o limite de hashtags para fotos também pode ajudar a guiar as suas escolhas no momento da publicação de novos conteúdos.

Por exemplo: se você optar por usar uma das ferramentas como as que mencionamos acima, provavelmente não terá nenhum problema em bolar 30 hashtags diferentes, já que a ferramenta fará isso para você em poucos segundos.

Mas… E se você encontrar uma outra hashtag do Instagram que é muito mais relevante do que essas outras? Bom, o nosso conselho é: não tenha medo de selecionar e otimizar as hashtags que funcionem melhor para você. Afinal, você conhece a sua loja (e o seu público-alvo) melhor do que um computador.

Como uma loja que faz dropshipping pode usar as hashtags do Instagram?

hashtags mais usadas no e-commerce

Se você já é adepto do dropshipping, deve saber que o Instagram é uma excelente plataforma para ampliar o alcance dos seus produtos e expandir o seu público-alvo. A melhor parte é que, como as hashtags são totalmente gratuitas, você pode usar a plataforma à vontade mesmo que não possua um orçamento folgado para estratégias de marketing.

Quando o assunto é como vender no Instagram, não há dúvidas: o dropshipping é um aliado poderoso.

Está indeciso e não sabe se esse plano vai funcionar? Nós listamos abaixo as duas melhores razões para usar as hashtags para fotos do Instagram:

Investimento reduzido. Nós já falamos antes, mas vale relembrar: as hashtags são totalmente gratuitas. O mesmo vale para as publicações no Instagram, como você bem sabe. Por que não tirar proveito dessa situação e começar a ampliar o alcance da sua marca de maneira orgânica (e sem precisar gastar muito)?

A hashtag para fotos é um recurso único, poderoso e gratuito – excelente para empreendedores ambiciosos.

Solidificação da identidade da marca. A receita é tão simples que chega a assustar: as melhores hashtags do Instagram + conteúdo visual = uma identidade sólida e relevante para a marca.

O fato é que, se você elaborar uma única hashtag para fotos capaz de transmitir os seus valores e a identidade da marca, conseguirá construir uma nova relação com os seus clientes e seguidores.

Uma maneira simples de fazer isso é criar uma hashtag do Instagram com o nome da loja e pedir que os usuários e clientes que compartilharem as suas publicações também usem a hashtag para fotos. Esse simples gesto ajudará a criar uma sensação de comunidade entre os clientes, consolidará a identidade da marca e impulsionará a hashtag para o grupo das hashtags mais usadas.

Lembre-se: o seu foco é usar as hashtags para impulsionar o número de vendas, atingir clientes em potencial que ainda estão nas fases iniciais do seu funil de vendas e, dessa forma, aumentar o alcance da marca. Por isso mesmo, as hashtags mais usadas devem representar corretamente o conteúdo e a loja.

Nós aqui do Oberlo acreditamos que o dropshipping é, atualmente, o melhor modelo empresarial para lojas virtuais e e-commerces – especialmente aquelas que já estão hospedadas na Shopify. O grande diferencial do dropshipping, afinal, é o fato de que ele elimina por completo a necessidade de um estoque físico de produtos: basta entrar em contato com os fornecedores sempre que um pedido for feito e pronto – ele será entregue diretamente para o cliente final.

Se você está querendo implementar o dropshipping na sua loja ou e-commerce, por que não faz isso com a gente? O processo é simples, rápido e extremamente lucrativo.

As hashtags mais usadas no momento: como vender no Instagram

É sempre bom lembrar que o Instagram é uma plataforma mundial – por isso, é normal que muitas hashtags do Instagram acabem sendo usadas em inglês, que é não só uma das línguas mais universais da atualidade como também o idioma no qual a plataforma foi originalmente construída.

Se você está buscando inspiração, lembre-se de começar a busca por palavras-chaves relevantes para o seu nicho. Uma loja que vende produtos para pets, por exemplo, pode aproveitar hahstags extremamente relevantes como #pets, #cat, #catlove e #doglove para impulsionar a publicação.

O mesmo vale para uma loja que trabalha revendendo roupas. Embora o nicho de moda seja altamente competitivo, vale a pena considerar hashtags orgânicas e de alto alcance como #fashion #lookdodia, #instamodas e #photooftheday.

Vale lembrar que você não precisa sair buscando listas e mais listas com as hashtags mais usadas e incluí-las nos seus posts, já que possivelmente muitas delas simplesmente não terão nenhuma semelhança com a sua loja ou e-commerce. Seja seletivo e busque apenas aquelas que podem, de fato, auxiliar as suas estratégias de venda.

Instagram Stories

O que são os Instagram Stories?

O Stories é um recurso do Instagram que permite que usuários compartilhem fotos ou vídeos durante um período de 24 horas – depois disso, o conteúdo publicado simplesmente é apagado e ninguém mais poderá vê-lo. Disponível desde a última grande atualização do aplicativo em 2016, o recurso é extremamente similar ao Snapchat e foi muito bem-recebido pelos usuários da plataforma.

A melhor parte? Além de ser extremamente interativo, ele também é compatível com as melhores hashtags do aplicativo.

Como publicar um Stories?

O primeiro passo para usar os Stories é tocar no botão “+” localizado na parte superior esquerda do app; isso fará com que a câmera do seu celular seja ativada.

Dali, você poderá optar pelo filtro “Normal” ou então as opções “Boomerang”, “Superzoom”, “Rewind” ou “Ao vivo”. Se quiser editar o conteúdo antes de publicá-lo, é só usar as opções destacas em amarelo na imagem abaixo.

Esta, talvez, seja a parte mais divertida do recurso: com ela, você pode decorar o conteúdo com gifs, imagens, legendas ou até mesmo escrever com os seus próprios dedos. Também é possível aplicar filtros que modificam as cores ou até mesmo a face das pessoas filmadas – basta deslizar o dedo para a direita ou para a esquerda.

Para adicionar os filtros que modificam a face, é necessário usar a câmera frontal do celular (eles também funcionam nos outros recursos do Stories, como o Boomerang e o Rewind).

Quando o conteúdo estiver pronto para publicação, é só tocar na opção “Seu story”. Se o perfil for privado, só os seus seguidores poderão ver o conteúdo publicado – e, se você quiser, também pode ocultar esse conteúdo de alguns seguidores.

Quer saber quem está visualizando os seus Stories? É só tocar no canto inferior esquerdo da publicação para ver uma lista com todos os usuários que já visualizaram a foto ou vídeo. Vale lembrar que é possível adicionar diversos Stories num mesmo dia – basta seguir o processo descrito acima.

Como incluir uma hashtag do Instagram no Stories?

É importante lembrar que as hashtags para fotos também podem ser incluídas nos Stories, o que implica em um alcance ainda maior para a marca. De fato, as hashtags do Instagram podem adicionar grande valor e relevância não só ao seu perfil, mas também à identidade da marca.

No Stories, é possível incluir uma hashtag própria por meio do sticker “#Hashtag”. Esse sticker, vale lembrar, é clicável – o que significa que qualquer usuário poderá clicar nele para ver conteúdos relacionados a essa hashtag. Se você utilizar esse recurso corretamente, poderá transformar a hashtag escolhida em um símbolo do seu e-commerce na plataforma.

melhores hashtags para e-commerce

Além disso, os Stories do Instagram são exibidos no topo do perfil do usuário, logo abaixo do logo principal da plataforma – o que aumenta não apenas as chances de visualização do conteúdo como também a possibilidade de descoberta das hashtags mais usadas.

Os Stories também podem ser excelentes recursos para exibir o “por trás das cenas”: os processos de criação, as campanhas de marketing, as opções de edição do site…

Nós também temos um guia completo sobre como dimensionar os Stories do Instagram, repleto com exemplos concretos. Vale a pena conferir!

Algumas dicas dos experts para lidar com hashtags para fotos do Instagram

Todos nós sabemos que encontrar um espaço forte dentro de uma plataforma como o Instagram não é tarefa fácil – então, para que isso dê certo, você precisa estar familiarizado com as táticas de marketing do Instagram e saber como usar as melhores hashtags a seu favor.

Foi pensando nisso que compilamos algumas dicas valiosas para fidelizar clientes via Instagram:

  • Crie vínculos com seus seguidores: uma das melhores maneiras de conquistar pessoas é mostrar que você está interessado no que elas têm a dizer. Gostou do perfil de um dos seus seguidores? Siga-o de volta. Outro seguidor comentou algo interessante ou engraçado? Interaja. Um seguidor impulsionou uma das suas hashtags mais usadas? Retribua. Esses pequenos gestos significam muito – e podem ajudar a sua marca a ficar conhecida entre o público-alvo.
  • Publique sempre. Semprese você quiser que o seu perfil seja visto pelos clientes, precisará publicar novos conteúdos quase que diariamente. Essa é, afinal, a melhor maneira de atrair clientes e seguidores para a sua loja virtual ou e-commerce. Lembre-se: se você postar fotos ou vídeos esporadicamente, será incrivelmente difícil criar interações sinceras.
  • Fique de olho na concorrência: estude os feeds dos seus concorrentes e tente encontrar o que funcionou e o que não funcionou naquele momento. Se eles estão com perfis incríveis, use-os como inspiração. Não tenha medo de copiar aquilo que deu certo.
  • Conteúdos visuais: unifique os seus esforços criativos e a sua habilidade fotográfica para criar conteúdos visuais realmente inesquecíveis. Um projeto visual impecável é a melhor forma de construir uma identidade visual realmente representativa.

Como posso avaliar o progresso do meu e-commerce com as hashtags do Instagram?

De nada adianta implementar as melhores hashtags do Instagram e seguir todas as dicas que listamos aqui se você não conseguir avaliar o impacto disso na sua loja. Por sorte, já podemos contar com ferramentas virtuais que fazem esse trabalho rapidamente, como a SumAll, o Simply Measured e a Iconosquare (atenção: todas estão em inglês).

O que essas ferramentas fazem é bem simples: elas avaliam se as hashtags mais usadas no seu perfil estão realmente atingindo os clientes e seguidores da marca.

E como elas fazem isso? Analisando as curtidas e comentários das publicações. Algumas métricas utilizadas nesse processo são:

  • Número de curtidas, comentários e salvamentos;
  • Impressões (ou seja, o número de visualizações que um post com hashtags recebeu);
  • Alcance (o número de visitantes exclusivos de uma única publicação);
  • Mudanças no número de seguidores;
  • Nível de envolvimento.

É importante lembrar que os dados gerados por essas ferramentas podem auxiliar na criação de novas e melhores hashtags, e podem ser úteis na hora de determinar um novo padrão ou uma nova estratégia de envolvimento com os seus clientes.

Além disso tudo, esses dados também podem ajudar você a delimitar e prever novas hashtags mais usadas para o seu e-commerce.

Por que não começar hoje mesmo (mesmo que com apenas uma hashtag do Instagram)?

hashtags mais usadas do e-commerce

Pronto: você já sabe tudo o que precisa saber sobre as hashtags do Instagram – e também já sabe como encontrar e utilizar as melhores hashtags para o seu e-commerce ou loja virtual.

Agora você precisa colocar esses conhecimentos em prática, não é mesmo? O Instagram está constantemente encontrando novas listas de hashtags mais usadas; uma delas certamente fará maravilhas pela sua loja!

Lembre-se de sempre avaliar a relevância e o desempenho dos conteúdos e das estratégias escolhidas. Essa é, ainda, a melhor receita para o sucesso.

Se você ainda estiver com alguma dúvida, é só nos chamar ali embaixo nos comentários. Estamos aqui para ajudar!

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