Skip to content
11 ideias para ganhar dinheiro

11 ideias para ganhar dinheiro

Artigo por Thomas J Law

Não seria ótimo se desse para ganhar dinheiro fazendo algo que você gosta? Não é a toa que as melhores ideias para ganhar dinheiro nascem de algum hobbie. 

E, por mais que os empregos de meio período e os bicos também sejam excelentes soluções para ganhar dinheiro, investir em um hobby é muito mais prazeroso, não é mesmo?

Pois é, o hobby é aquela atividade que fazemos porque gostamos – e não porque precisamos, como é o caso dos bicos e dos empregos de meio-período. Quem trabalha como Uber nos finais de semana, por exemplo, faz isso para ter uma renda extra, e não porque o seu hobby é dirigir.

No entanto, é possível encontrar hobbies que dão dinheiro – ou então monetizar um hobby que você já pratica; e neste artigo vamos conversar exatamente sobre isso.

Vamos começar a nossa lista de 11 ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento? Só não vai se esquecer de dar uma conferida na nossa receita de três etapas para ganhar dinheiro com um hobby, que está lá no final do texto!

1. Trabalhar com criação de conteúdo

Você tem um talento com as palavras, e o seu emprego dos sonhos é um que envolve comunicar ideias e histórias por meio da escrita?

Bom, então que tal investir na carreira de criação de conteúdo?

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Além de ser um excelente hobby, a escrita também é uma das melhores formas de ganhar dinheiro na internet, já que é um trabalho remoto, que pode ser feito de casa ou de qualquer canto do mundo – basta ter uma conexão ou um sinal de Wi-Fi por perto.

A melhor parte é que você não precisa ser um jornalista renomado ou um autor publicado para ganhar dinheiro em casa com a escrita; contudo, você precisa estar sempre disposto a pesquisar e a aprender mais sobre conceitos, tópicos e temas dos mais variados – e, claro, saber comunicar tudo o que você aprendeu de maneira clara e objetiva.

Na dúvida, lembre-se da máxima de Meir Ezra: “Escrever é dar vida às ideias”.

Vale lembrar que, para trabalhar pela internet com a criação de conteúdos em texto, é importante que você mantenha a produtividade no home office e os seus prazos sempre em ordem.

Mas… Como conseguir dinheiro com esse hobby?

Uma das formas mais eficientes de começar a ganhar dinheiro com a escrita e a criação de conteúdos é entrar em contato com empresas, marcas e lojas que gerenciam blogs próprios e tentar firmar uma parceria para produzir conteúdos exclusivos.

Esses blogs costumam fazer parte de uma estratégia maior da marca, chamada marketing de conteúdo. Isso significa que os textos têm, como objetivo final, ajudar não só a construir uma boa relação com os clientes em potencial e aqueles já foram fidelizados, mas também a estabelecer uma identidade sólida para a empresa.

Para que esses conteúdos sejam encontrados na internet e listados nos mecanismos de busca, os textos precisam incluir algumas palavras-chave relevantes. Antes de começar, portanto, pode ser uma boa ideia ler mais sobre a prática do SEO.

Além de entrar em contato diretamente com as marcas, como mencionamos acima, você também pode tentar se cadastrar em plataformas como o Crowd, o 99freelas e o Workana.

Ideias para ganhar dinheiro: criação de conteúdo

Um último conselho: escolha um nicho. Quanto mais você souber sobre o tema, melhor será a qualidade do seu conteúdo.

Pronto para ver mais algumas ideias para ganhar dinheiro?

2. Criar um blog para ganhar dinheiro online

Gosta de escrever, mas não acha que criar conteúdos para os outros seja uma das melhores formas de ganhar dinheiro?

Então por que não criar um blog próprio?

A Paula Abreu é a coach por trás de um dos blogs mais antigos do Brasil: o Escolha sua vida, fundado lá em 2001. Nele, ela compartilha mensagens inspiradoras, dicas valiosas e muito mais.

Vale lembrar que, com um blog próprio, é possível encontrar outras formas de ganhar dinheiro que não a criação de conteúdos – como, por exemplo:

  • Divulgar anúncios pagos;
  • Anunciar e vender produtos e serviços, como cursos online, sessões de coaching, eBooks e muito mais;
  • Trabalhar em parceria com lojas e marcas para receber uma comissão sempre que um dos seus seguidores realizar uma compra (este modelo é conhecido como marketing de afiliados);
  • Criar conteúdos patrocinados para promover produtos e serviços de outras marcas (prática também conhecida como marketing de influência).

Você deve ter reparado que essas quatro ideias para ganhar dinheiro possuem uma coisa em comum: todas precisam de um público-alvo engajado, que visite regularmente o seu blog.

Por mais que o blog pessoal seja um excelente exemplo de hobbies lucrativos, vale lembrar que o caminho para o sucesso está longe de ser tranquilo: na verdade, é uma viagem que requer tempo, dinheiro e muita paciência. Se você está procurando algo mais imediatista e quer ganhar dinheiro agora, esta provavelmente não é a melhor opção.

No entanto, se você está decidido a investir na possibilidade e quer ganhar dinheiro em casa com um blog só seu, lembre-se de que a escolha do nicho certo é algo que pode fazer maravilhas por você.

Outra dica importante: analise com bastante atenção o seu público-alvo e invista nas estratégias de segmentação.

A seguir, algumas outras ideias de como conseguir dinheiro.

3. Criar e vender imagens e vídeos

A fotografia é, possivelmente, o mais tradicional hobby para ganhar dinheiro – e, com a ajuda da internet, é ainda mais fácil lucrar com esse talento.

Você já cogitou a possibilidade de vender as suas fotografias e vídeos para sites e bancos de imagem como o iStock, o Shutterstock e o Adobe Stock para ganhar dinheiro online?

ideias para ganhar dinheiro com fotografia

Cathy Yeulet, dona do banco de imagens Monkey Business, garante que a venda de fotografias e vídeos é uma das melhores formas de ganhar dinheiro na internet:

“Já vi histórias de gente que começou a fazer isso como um hobby ou apenas um bico para gerar um renda passiva e hoje trabalha apenas com fotografia.”

No entanto, como a própria Yeulet lembra, o segredo para trabalhar pela internet com este nicho é o volume: a maioria dos bancos de imagens trabalha com um valor fixo por cada venda. Isso significa que, quanto mais conteúdo você produzir, mais poderá lucrar.

A imagem abaixo, por exemplo, é uma das mais vendidas da Monkey Business. A foto foi feita no jardim de Yeulet e, sozinha, já gerou mais de 13 mil dólares!

Stock Image of Family

A grande sacada da venda de conteúdos para os bancos de imagens é que você ganha sempre que a imagem for vendida – o que não só potencializa os seus lucros, mas também expande a vida útil daquele conteúdo.

O melhor de tudo? Além de ser uma das melhores ideias para ganhar dinheiro, a venda de fotografias e vídeos também é uma excelente forma de gerar renda recorrente.

4. Novas ideias para ganhar dinheiro: use o Instagram para vender

Criar um perfil no Instagram pode ser uma opção alternativa para quem quer investir na fotografia, mas não quer depender dos bancos de imagens.

Não entendeu como ganhar dinheiro com o Instagram?

Bom, além de fazer posts patrocinados, você também pode usar a plataforma para anunciar seus produtos para vender, como camisetas, canecas, eBooks, cadernos e por aí vai.

Para personalizar esses produtos com a sua marca ou logotipo, você pode investir tanto num serviço de impressão sob demanda como em um fornecedor de dropshipping.

Outra coisa legal de trabalhar com o Instagram é que você não precisa ter milhões de seguidores para conseguir firmar uma boa parceria como influenciador digital: basta investir em um nicho específico e cultivar um número pequeno, porém fiel, de seguidores altamente engajados.

Esta é apenas uma de muitas ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento. Se o seu objetivo é ganhar dinheiro com hobby, seja ele qual for, considere a possibilidade de vender pelo Instagram ou por outras redes sociais.

Mas, calma! Ainda não estamos nem perto de terminar a nossa lista com ideias e formas de ganhar dinheiro.

5. Ideias para ganhar dinheiro: fotografar ou filmar eventos

Você prefere passar longe das tecnologias e do mundo virtual e ainda assim está se perguntando: “como ganhar dinheiro com meu talento”?

Ufa – por mais que seja uma excelente ideia buscar ideias para ganhar dinheiro na internet, é sempre bom lembrar que existem diversas possibilidades de lucrar com o seu hobby mesmo no mundo real.

E uma dessas possibilidades está, mais uma vez, na fotografia.

É verdade que a venda de imagens e vídeos pela internet é uma sacada incrível para quem está querendo ganhar dinheiro agora; no entanto, existem também a procura por fotógrafos e criadores de vídeos. Por que não investir, então, nessa demanda?

Os valores e taxas cobrados em casamentos, reuniões e festas podem variar de acordo com inúmeros fatores, como o tempo de duração do evento, o local, a experiência do fotógrafo, a edição de vídeo e por aí vai.

Para conquistar os seus primeiros clientes, é importante que você tenha um portfólio e um site profissional; e, com o Wix, é bem fácil criar um site na internet.

Assim como a primeira das nossas ideias para ganhar dinheiro, você também precisará investigar um pouco a fundo sobre o que é uma estratégia de SEO e como ela pode ser incorporada ao site – afinal, o site é o seu cartão de visitas; por isso mesmo, é essencial que ele seja encontrado por clientes em potencial.

Você também pode, é claro, listar os seus serviços em plataformas para freelancers, investir em um perfil comercial nas redes sociais (como o Instagram comercial e o Facebook Business) e entrar em contato com empresas que organizam eventos para descobrir se eles estão precisando de fotógrafos.

Lembre-se: agora que você já sabe o que fazer para ganhar dinheiro, o próximo passo é trabalhar para colocar a ideia em prática.

6. Ideias para ganhar dinheiro:  Criar conteúdos em vídeo

Se a ideia é ganhar dinheiro trabalhando de casa e ainda assim criar conteúdos em vídeo, por que não criar os seus próprios vídeos?

Plataformas como o YouTube permitem que qualquer pessoa interessada em ganhar dinheiro online possa publicar conteúdos em vídeo – e as estatísticas de vídeo marketing e as inúmeras histórias de sucesso dos YouTubers mostram que encontrar um nicho de sucesso é mais fácil do que parece.

O Pula Muralha, por exemplo, é um canal voltado para brasileiros interessados na cultura e na língua chinesa. Criado pela professora de mandarim Si Liao, o canal publica conteúdos divertidos, leves e extremamente interessantes.

Ideias para ganhar dinheiro: conteúdo em vídeo

Lembramos, mais uma vez, que você não precisa de milhões de seguidores para ganhar dinheiro nas redes sociais – até porque, assim como o Instagram, o YouTube facilita (e muito) a vida de quem quer trabalhar pela internet e está atrás de ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento.

Além da produção de conteúdos em vídeo, você pode monetizar o canal através de anúncios no YouTube, com a venda de produtos exclusivos e até mesmo com o marketing de afiliados.

Está vendo como ganhar dinheiro com hobbies não é tão impossível assim?

7. Ideias para ganhar dinheiro: trabalhar com design e ilustração

Se você tem talento para o desenho e está procurando o que fazer para ganhar dinheiro… Bom, por que não investir nesse seu talento?

Para pessoas que trabalhar com design e ilustrações, ganhar dinheiro trabalhando em casa é bem mais simples do que parece. Você pode usar seus talentos nos programas de design para vender gráficos, padrões e desenhos exclusivos para serem utilizados em:

Para começar a trabalhar pela internet como designer, a primeira coisa a fazer é construir um site próprio e se cadastrar nas plataformas para freelancers que já listamos lá em cima.

8. Vender seus próprios designs para ganhar dinheiro online

Uma das melhores receitas para ganhar dinheiro no mundo do design é na verdade bem simples: vender produtos com designs criados por você. Dessa forma, você não só elimina a necessidade de ter que trabalhar para outros como também conquista total liberdade para criar o tipo de design que você preferir.

E, caso você ainda não saiba, criar uma loja virtual para vender produtos é mais fácil do que parece.

O primeiro passo é acessar a Shopify e se cadastrar por lá:

Depois de realizar o cadastro e começar a criar a sua loja, vale a pena conferir a App Store da Shopify – recheada de apps e ferramentas que podem ajudar você a não só vender mais, mas também a ajustar e criar produtos.

9. Ideias para ganhar dinheiro: criar e vender seus próprios produtos

O seu hobby favorito é um que envolve a criação de produtos, como sapatos, bolsas, esculturas e semi joias?

Então você vai gostar de saber que está praticando um dos melhores hobbies para ganhar dinheiro.

Para vender as suas peças, aposte em plataformas especializadas, como a Etsy e o Elo7 – mas não se esqueça de investir na criação de um site próprio também, pois é importante criar uma identidade confiável e facilmente reconhecível.

Ideias para ganhar dinheiro: crie e venda produtos

10. O que fazer para ganhar dinheiro: acordar o seu “eu” empreendedor

Você entrou nessa de procurar novas formas de ganhar dinheiro porque sempre teve um pé no mundo do empreendedorismo e é fascinado por redes sociais e por marketing digital?

Ou então vai ver você está querendo ganhar dinheiro trabalhando em casa, mas ainda não descobriu como abrir uma loja virtual e nem sabe quais produtos gostaria vender.

Bom, então… que tal considerar o dropshipping?

Neste modelo de negócios, qualquer pessoa pode abrir uma loja virtual e, com investimento mínimo, começar a ganhar dinheiro agora. Além de eliminar a necessidade de estoques físicos, o dropshipping também possibilita a venda de produtos exclusivos.

Se você optar por vender com apps como o DSers, poderá trabalhar com uma grande variedade de produtos e fornecedores.

Não acredita no potencial do dropshipping? Então dá uma olhadinha nas nossas histórias de sucesso do e-commerce – como a do Irwin Dominguez, que lucrou um milhão de dólares em apenas oito meses!


     

    11. Ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento: trabalhar como coach ou professor particular

    Se você tem aquele talento especial para auxiliar pessoas e quer ajudar os outros a atingirem seus objetivos, por que não trabalhar como coach ou como professor particular?

    Você pode ensinar aquilo que sabe melhor: o mundo dos negócios lucrativos, culinária, moda, informática, idiomas… A lista é imensa.

    E a melhor parte é que, atualmente, o coach é uma das melhores formas de ganhar dinheiro na internet, já que o atendimento pode ser realizado totalmente pelo mundo virtual, com videoconferências e e-mails.

    Em outras palavras: uma forma de ganhar dinheiro em casa e ainda assim se conectar ativamente com o mundo lá fora.

     

    Ideias para ganhar dinheiro: professor particular

    Ganhar dinheiro trabalhando em casa: três etapas essenciais

    Agora que já vimos algumas ideias para ganhar dinheiro em casa, vamos esquematizar tudo em três etapas essenciais.

    1ª etapa: Escolha o hobby com o qual ganhar dinheiro agora

    Encontre uma paixão ou um hobby que faça você feliz e comece por aí. Você gosta de consertar móveis e instrumentos? Prefere costurar roupas? Tem talento para a fotografia?

    Qualquer que seja o hobby, lembre-se: é possível ganhar dinheiro com ele!

    2ª etapa: Descubra como conseguir dinheiro com o hobby escolhido

    Das inúmeras possibilidades de monetização de hobbies, é sempre bom destacar as quatro mais eficazes:

    1. Trabalhar como freelancer: você pode usar uma plataforma para freelancers ou então criar o seu próprio site para anunciar os seus serviços e produtos;
    2. Criar um blog para compartilhar vídeos, textos, imagens e vídeos. Outra opção é investir no Instagram ou no YouTube e cultivar um bom número de seguidores;
    3. Vender produtos: crie os seus próprios produtos ou importe-os de outros fornecedores, como o AliExpress dropshipping;
    4. Dar aulas ou trabalhar como coach: monetize a sua experiência e cobre um valor fixo por cada sessão.

    3ª etapa: Determine um plano de ação

    Qualquer que seja a tática escolhida para lucrar, é importante lembrar que a criação de um plano de negócios a curto e médio prazo poderá ajudar você a determinar:

    1. O seu nicho. O que você está vendendo – e para quem? Quais são as demandas do seu mercado? Quanto mais específico você for, melhores serão os resultados;
    2. O público-alvo. Você não poderá anunciar um produto ou serviço se não souber para quem está anunciando. Por isso mesmo, pode ser uma boa ideia traçar um perfil do seu cliente ideal – idade, gostos, interesses, ambições, objetivos…
    3. Os benefícios da sua marca. Por que o cliente em potencial escolheria a sua marca e não outra? Qual é o seu diferencial?

    Ideias para ganhar dinheiro: resumo

    • Criar conteúdo;
    • Começar um blog;
    • Vender imagens e vídeos;
    • Usar o Instagram para vender;
    • Cobrir eventos;
    • Produzir vídeos;
    • Trabalhar com design e ilustração;
    • Vender designs exclusivos;
    • Vender produtos;
    • Fazer dropshipping;
    • Ser coach ou dar aulas particulares.

    E aí, gostou da nossa lista com 11 ideias para ganhar dinheiro? Acha que esquecemos alguma coisa? Fale com a gente pelos comentários aqui embaixo!


    Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

    Comece sua avaliação gratuita

    Quer saber mais?