15 livros que todo empreendedor deveria ler

Matheus de Souza Não categorizado

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A leitura é essencial se você deseja ter sucesso nos negócios. 

Ou melhor: a leitura de bons livros é essencial para ter sucesso nos negócios.

Qualquer que seja o tipo de negócio em que você atua, qualquer que seja o foco da sua carreira, o conhecimento que você obtém nos livros será um alicerce para você errar menos e acertar mais.

Foi pensando nisso que listei, em ordem alfabética, 15 livros que certamente irão despertar ideias e pensamentos criativos em profissionais que querem aprender mais sobre temas como marketing, inovação e empreendedorismo digital.

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1. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante, por W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Livros para você ser um melhor profissional: capa de A estratégia do oceano azul

Em A estratégia do oceano azul, os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne exploram a ideia de que o sucesso consiste em tornar a concorrência irrelevante. 

Em outras palavras: as empresas precisam buscar “águas claras”, menos turbulentas e com maior potencial de lucros, desenvolvendo uma proposta de valor inovadora para um público que ainda não teve suas necessidades atendidas.

Na metáfora marítima, um oceano azul é um local onde se pode nadar livremente: um mercado ainda não explorado e sem concorrência. O oceano vermelho, por outro lado, é onde estão os mercados já saturados e a concorrência é brutal.

A estratégia do oceano azul foi lançado originalmente em 2004, e hoje conta com mais de 3 milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo e os princípios apresentados no livro, por sinal, continuam mais válidos do que nunca.

2. Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, por Simon Sinek

Por que as empresas inovadoras são inovadoras? Por que a Apple revolucionou o mercado de telefonia com o iPhone sendo que outras empresas já inseridas no setor também eram bem qualificadas e tinham mais recursos?

Em Comece pelo porquê, Simon Sinek apresenta o conceito do Círculo Dourado. Para o autor, nosso trabalho pode ser dividido em três partes: “o quê?”, “como?” e “por quê?”. Segundo ele, muitas pessoas sabem “o quê” fazem, algumas sabem “como” fazem, mas poucas, no entanto, sabem o “porquê” que está por trás de suas motivações.

Sinek utiliza como exemplo histórias fascinantes de personalidades como Martin Luther King Jr., Steve Jobs e os irmãos Wright para mostrar que as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um projeto, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro porquê por trás de cada iniciativa.

3. Como fazer amigos e influenciar pessoas, por Dale Carnegie

Livros que todo empreendedor deveria ler: capa de Como fazer amigos e influenciar pessoas

Um dos maiores clássicos da literatura mundial sobre comportamento humano, Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie, teve sua primeira edição publicada em 1936, mas continua incrivelmente atual. Sabe por quê?

Porque as tecnologias podem até ter mudado ao longo das décadas, mas a psicologia humana continua a mesma.

Qualquer pessoa inserida no mercado de trabalho sabe como o networking é fundamental. Mas, como fazer amigos na vida adulta? Como criar uma rede de contatos? Como fazer as pessoas gostarem de você? Parece um processo subjetivo, mas existem técnicas universais que você pode usar para criar conexões de valor com um pouco mais de facilidade.

Partindo do princípio de que é preciso se interessar genuinamente por aqueles com quem interagimos, essas técnicas, que já mudaram a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, não giram em torno de tendências ou modismos. O foco está no desenvolvimento das relações humanas, das habilidades sociais e da comunicação eficiente.

4. Copywriting: o método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano, por Paulo Macedo

Uma das qualificações mais buscadas por profissionais de marketing atualmente, o copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação específica.

O Paulo Macedo mostra que, apesar de ser um termo que anda na moda, “copywriting” não tem nada de novo: ele já havia sido dicionarizado em 1828 pelo lexicógrafo Noah Webster como “um trabalho original” e como “aquilo que deve ser imitado na escrita ou na impressão”.

Além de explicar as origens do termo, o livro traz diversos casos de sucesso para que os leitores consigam pensar como copywriters e não dependam de gurus da comunicação na hora de criar campanhas eficazes.

5. Gatilhos mentais: o guia completo com estratégias de negócios e comunicações provadas para você aplicar, por Gustavo Ferreira

Basta abrir o seu feed de notícias em qualquer rede social para que seu cérebro receba uma grande quantidade de estímulos. Numa era onde a nossa atenção é disputada o tempo todo, os chamados gatilhos mentais têm sido cada vez mais utilizados por profissionais de marketing como uma poderosa arma de persuasão.

Em seu livro Gatilhos mentais, Gustavo Ferreira destrincha as decisões que nossos cérebros tomam no piloto automático. Dominar esse conjunto de técnicas pode fazer uma diferença enorme no faturamento da sua empresa, mas, devido ao boom dos infoprodutos e dos gurus de marketing digital, tenha em mente que você deve utilizar os gatilhos mentais com cuidado para que o efeito desejado não seja o oposto.

6. Girlboss: a inspiradora história da executiva de 100 milhões de dólares, por Sophia Amoruso

Livros que todo empreendedor deveria ler: Girlboss: a inspiradora história da executiva de 100 milhões de dólares

O livro (que, aliás, inspirou a série da Netflix de mesmo nome) mostra a trajetória de Sophia Amoruso, que passou a adolescência viajando de carona, cometendo pequenos delitos e revirando caçambas de lixo, mas que poucos anos depois criou a Nasty Gal, loja virtual de roupas que chegou a ser avaliada em mais de 100 milhões de dólares.

Além da história de sua fundadora, Girlboss traz diversos ensinamentos para quem deseja empreender na internet e prova que o sucesso não tem nada a ver com popularidade, mas sim com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição.

7. Hit makers: como nascem as tendências, por Derek Thompson

Hit makers é um livro sobre como nascem as tendências e conteúdos virais que vemos por aí. Numa era em que os produtores de conteúdo estão disputando incessantemente atenção de suas audiências na internet, a leitura do livro é obrigatória para quem quer criar uma presença importante nas redes sociais e no e-commerce.

Segundo o autor, na hora de criar um conteúdo o foco tem que estar na busca por algo que seja familiar. Ou seja: é necessário pensar em ideias que já tenham passado pela cabeça de seus públicos, mas que nunca tenham sido externalizadas por eles.

É por isso que quando alguém compartilha uma experiência mais pessoal no LinkedIn e esse conteúdo viraliza, por exemplo, conseguimos perceber um padrão nos comentários da publicação: algo como “parece que este texto foi escrito pra mim”. Thompson mostra que isso acontece porque uma ideia familiar é mais simples de ser processada.

8. Isso é marketing: para ser visto é preciso aprender a enxergar, por Seth Godin

Seth Godin é um dos caras mais interessantes do mundo do  marketing, e um grande entusiasta da estratégia de marketing de conteúdo.

Em seu livro Isso é marketing, o autor mostra que grandes profissionais não usam os consumidores para resolver os problemas da empresa; na verdade, eles usam o marketing para resolver os problemas de outras pessoas.

O livro fornece conselhos práticos ​​sobre tópicos como as melhores formas de obter permissão para se comunicar com clientes em potencial e decidir a quem você deve (e não deve) direcionar suas ofertas. 

Em suma, Isso é marketing é uma leitura essencial para pessoas interessadas em aprender a fazer marketing do jeito certo, sem atalhos ou hacks “infalíveis”.

9. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI, por Rafael Rez

O marketing de conteúdo se tornou algo essencial para as empresas – tanto que, segundo Seth Godin, o cara da dica aqui em cima, “o marketing de conteúdo é a última estratégia que restou”.

Os empreendedores finalmente perceberam que não basta anunciar produtos e serviços para seus públicos; é necessário manter as marcas na mente dos consumidores mesmo quando eles não pretendem efetuar uma compra.

Em Marketing de conteúdo, Rafael Rez ensina como aumentar o alcance e o engajamento em torno de uma marca (e impulsionar, assim, o brand awareness). O conteúdo do livro, no entanto, não se limita a textos para blogs: o autor mostra que o marketing de conteúdo é toda mensagem que uma marca transmite, seja no online ou no offline.

10. Mindset: a nova psicologia do sucesso, por Carol S. Dweck

Livros para você ser um profissional melhor: capa de Mindset: a nova psicologia do sucesso

Se você utiliza o LinkedIn, já deve ter lido por lá o termo “mindset“. 

Pois bem, Carol S. Dweck é a “culpada”: em 2006, a professora de psicologia da Universidade de Stanford publicou o livro Mindset, que deixaria o termo famoso.

A obra explora, através de pesquisas científicas focadas em motivação, personalidade e desenvolvimento, como nossas mentalidades individuais influenciam as decisões que tomamos.

A autora divide essas mentalidades em duas: fixa e de crescimento. Para ela, as pessoas de mentalidade fixa acreditam que nasceram com uma “cota” de inteligência que não irá mudar. Já as pessoas com uma mentalidade de crescimento acreditam que sua inteligência melhora cada vez mais pela aprendizagem, e que o caminho do sucesso é o resultado de muito trabalho intenso e esforço.

11. Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores, por Darren Bridger

Como destacar o seu produto ou serviço em meio a tantas ofertas? 

É isso que Darren Bridger ensina em Neuromarketing, obra que conta com uma série de dicas valiosas para profissionais de marketing. O autor utiliza dados colhidos ao longo da sua vida profissional para mostrar como a neurociência e o marketing podem ser ótimos aliados no mundo do empreendedorismo.

Com as pessoas sendo bombardeadas por estímulos todos os dias, Bridger mostra como pequenas escolhas aliadas ao design podem fazer uma enorme diferença no resultado das campanhas de marketing.

12. Nocaute: como contar sua história no disputado ringue das redes sociais, por Gary Vaynerchuk

Um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas é acompanhar a evolução das redes sociais e, mesmo tempo, se manterem relevantes e conquistarem novos clientes com estratégias de geração de leads

Em Nocaute, Gary Vaynerchuk (conhecido também como Gary Vee), mostra que não é que as empresas não estejam tentando: elas só não estão fazendo o trabalho direito. Segundo ele,

O marketing tradicional não passava de uma luta de boxe unilateral. Era uma luta injusta, mas funcionava. Os clientes tinham de levar o soco, porque não dispunham de outro lugar para consumir sua mídia. As mídias sociais, porém, finalmente lhes deram uma vantagem

O autor disseca quais os melhores conteúdos para diferentes canais, mostrando a importância de contar histórias que farão a audiência se sentir valorizada.

13. Nômade digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser, por Matheus de Souza

Livros que todo empreendedor deveria ler: capa de Nômade digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser

O trabalho remoto veio para ficar. 

Mas, que tal viajar o mundo enquanto você trabalha de forma remota? É o que eu (sim, estou citando meu próprio livro) ensino em Nômade digital.

No livro, você irá aprender formas de ganhar dinheiro na internet, monetizar seu trabalho e viajar pelo mundo enquanto carrega seu escritório na mochila. Além de mostrar a minha trajetória, entrevistei nômades de diferentes perfis para entender suas motivações e rotinas – tem nômade que viaja sozinho, casais nômades com ou sem filhos e até uma nômade que viaja com seus cachorrinhos. 

14. Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade, por Austin Kleon

Um livro de cabeceira, para ser consultado de tempos em tempos. É assim que enxergo o maravilhoso Roube como um artista, de Austin Kleon, obra fundamental para profissionais que desempenham qualquer tipo de trabalho criativo.

O autor explica que “roubar” criativamente não envolve, literalmente, copiar, mas sim reinterpretar. Para Kleon quase nada é original – e, em vez de lutar contra, você deve é tirar vantagem desse fato.

Copiar o trabalho de outra pessoa é considerado plágio (e inclusive é crime), mas a partir do momento em que você é influenciado por diferentes profissionais e combina aquilo que mais gosta em seus trabalhos, pode criar algo completamente novo e inovador.

15. Trabalhe 4 horas por semana, por Timothy Ferriss

Livros que todo empreendedor precisa ler: capa de Trabalhe 4 horas por semana

A primeira vez que li Trabalhe 4 horas por semana, de Timothy Ferriss, em meados de 2015, encarei o livro com certo ceticismo.

Suas lições soavam utópicas demais para mim, principalmente por se tratar de um estadunidense que na maior parte do tempo contratava mão de obra barata em países de terceiro mundo.

Mas o mindset (obrigado por essa, Carol S. Dweck) do autor, de que o tempo é nosso ativo mais valioso, mudou radicalmente – e talvez para sempre – a minha relação entre trabalho e vida pessoal. 

Leia por conta e risco.

Os benefícios da leitura

O filósofo Confúcio disse certa vez de que “não há como abrir um livro sem aprender alguma coisa”. 

Por mais que uma ou outra lição contida em alguma dessas obras não faça sentido para você, um parágrafo ou capítulo pode mudar os rumos da sua vida – foi o que aconteceu comigo ao ler Trabalhe 4 horas por semana, por exemplo; meu livro Nômade digital só existe por causa dele.

Listas nunca são unânimes. Sempre que as fazemos acabamos deixando muita coisa boa de fora, mas tenho certeza que você pode aprender muito com as obras listadas aqui.

Agora, eu quero saber de você: tem algum livro que você leu recentemente que te transformou num profissional melhor? Deixa um comentário aqui embaixo contando a sua história!  


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Matheus de Souza
Matheus de Souza
Matheus de Souza é um escritor que vive pelo mundo e conta histórias. Autor do livro \'Nômade Digital\' (2019). LinkedIn Top Voice (2016).