Skip to content

Loja no Instagram: um guia completo para começar a vender online

Artigo por Thomas J Law

Você já configurou sua loja no Instagram? Não? Então vem conferir tudo o que você precisa saber para montar uma loja virtual no Instagram.

O Instagram é um dos canais de venda mais importantes para o e-commerce. Além de contar com uma base imensa de usuários, como comprovam as nossas estatísticas Instagram, a plataforma também vem desenvolvendo recursos bem interessantes para otimizar a experiência de compras online.

Uma das grandes novidades dos últimos tempos foi o Instagram comercial ou Instagram Shopping: uma nova forma de integração entre e-commerces e a plataforma, na qual é possível configurar uma verdadeira loja no Instagram dentro de um perfil oficial.

Mas... como é que isso funciona? E como, afinal, montar uma loja virtual no Instagram?

Relaxa: a gente vai explicar tudo.

Loja no Instagram: o que é e como funciona

Uma loja no Instagram é um recurso do Instagram Shopping.

Esse conjunto de soluções criado pelo Instagram permite que uma loja virtual que trabalha com um site próprio possa vincular o catálogo de produtos ao perfil da marca no Instagram, simplificando a jornada de compra do cliente. Além disso, o Instagram Shopping também trabalha com uma série de vantagens exclusivas, como a possibilidade de anúncios diferenciados via posts, Stories e o feed de Compras da aba Explorar – e, para completar, também permite a inclusão do botão “Ver loja” no perfil da marca.

Gostou? Então vamos ver como uma loja no Instagram funciona na prática.

Loja no Instagram: o que é e como funciona

Na imagem acima, temos a loja no Instagram da Biossance. Assim que o usuário clica no botão “Ver loja”, que aparece em destaque no perfil, ele é redirecionado para uma outra página do Instagram Shopping que possui o catálogo de produtos da loja.

Ali, é possível realizar uma compra sem precisar sair do Instagram.

Essas páginas de produto de uma loja no Instagram devem incluir todas as informações que um cliente busca na hora da compra:

  • O nome do produto;
  • Imagens do produto;
  • Descrição do item;
  • Preço de venda;
  • Link para ver o item no site da loja;
  • Outros produtos relacionados.

Mas, como a gente falou antes, o Instagram Shopping ainda conta com outras vantagens exclusivas – como a possibilidade de marcar nos posts publicados todos os produtos que estão à venda.

Quando isso é feito, o post passa a ser sinalizado no perfil com um ícone de sacolinha de compras – e, quando o visitante clica na imagem para ver o post inteiro, pode acessar a tag de produto e realizar a compra ali mesmo.

Dica exclusiva do Oberlo: Se inspirou no perfil da Van Acessórios? Então que tal dar uma olhadinha no nosso guia sobre semijoias para revender?

Lembre-se de que esses posts de produto podem ter até cinco tags por imagem, ok? Então não exagere na marcação!

Instagram Shopping: 3 principais benefícios

Se você está pensando em aderir ao Instagram Shopping e está se perguntando como montar uma loja virtual no Instagram, é importante saber também quais são as vantagens e os benefícios que esse recurso pode trazer – para além desses dois que mostramos ali na seção anterior.

1. Uma loja no Instagram simplifica a jornada e a experiência de compra

A gente sabe que existe muito ruído online: a concorrência pode ser desleal, e gerar tráfego orgânico para o site e para as redes sociais da marca muitas vezes é uma missão.

Mas, com uma loja no Instagram, a coisa muda – até porque você não vai precisar fazer com que os visitantes cheguem até a sua loja: você vai é poder levar a loja até eles.

Os recursos que mostramos na seção anterior comprovam esse fato: a integração do catálogo de produtos da sua loja ao perfil da marca no Instagram permite que visitantes e seguidores possam conhecer os produtos que você está vendendo, verificar os preços e até mesmo coletar informações relevantes sobre os itens.

E, além disso, a compra pode ser realizada ali mesmo: eles só precisam clicar no produto e realizar o checkout.

Sabe qual é a cereja do bolo? Se você já tem uma conta Facebook Business, os dados dos clientes que realizarem compras via Instagram Shop serão automaticamente salvos, e você poderá enviar notificações sobre o processamento e a entrega do produto.

2. Você pode promover e anunciar produtos direto para os clientes

A natureza altamente visual do Instagram sempre foi uma das grandes vantagens da plataforma, especialmente para e-commerces que precisam anunciar seus produtos.

No entanto, o Instagram ainda hoje não permite a inclusão de links em posts ou em comentários: o único espaço disponível para isso ainda é a bio do perfil – na qual você pode inserir um link apenas.

Isso significa que pode ser um pouco difícil promover produtos individuais ou campanhas específicas que dependam de um link externo, já que você vai ter que atualizar constantemente o link da bio e, claro, ter que lembrar os seguidores de que eles precisam sair do post, retornar ao perfil da loja e clicar no link.

Chato, né?

Pois é. Mas com o Instagram Shopping a coisa muda de figura.

Ao ativar o Instagram Shopping e construir uma loja no Instagram, você pode anunciar os produtos direto no Instagram – e integrar o catálogo de compras, sobre o qual já falamos ali em cima, ao perfil. Desse modo, seus clientes podem realizar compras imediatamente e sem precisar clicar naquele link da bio.

Ou seja: você vai poder aproveitar o link com muito mais segurança e reservá-lo para outras iniciativas da loja, como uma newsletter ou canal do YouTube da loja (aliás, esta pode ser uma excelente alternativa para ganhar visualizações por lá).

3. É possível expor os produtos para usuários com alto potencial de compra

Sempre que você marcar um produto em um post com a tag de produto, esse post será incluído na aba exclusiva do Instagram Shopping, que é exibida no canto inferior direito do app do Instagram.

Isso significa que uma pessoa que não segue a sua loja no Instagram e ainda não conhece a marca pode entrar em contato com os produtos que você está vendendo de maneira orgânica, graças aos mecanismos de sugestão e semelhanças que regem o algoritmo da plataforma.

Para garantir melhores resultados, não se esqueça de otimizar as postagens com algumas hashtags Instagram relevantes.

E a melhor parte é que mesmo que a pessoa não queira realizar a compra naquele mesmo instante, ela pode salvar o produto na Lista de desejos – o que aumenta o engajamento com o perfil da marca:

Como montar uma loja virtual no Instagram: comece pelo Facebook

Antes de saber como montar uma loja virtual no Instagram, você precisa primeiro saber como montar e configurar uma loja no Facebook, já que o Instagram Shopping puxa todas as informações dos produtos direto do Facebook na hora de criar uma loja no Instagram.

E há duas formas de criar uma loja no Facebook: montar uma loja do zero ou então integrar o site da loja virtual à plataforma do Facebook.

Se você quiser montar uma loja do zero diretamente no Facebook, pedimos que tome cuidado com aquelas letrinhas pequenas escondidas nos acordos: dentro dessa configuração, sua loja estará sujeita aos tributos e aos tempos de processamento do Facebook, e isso pode acabar gerando problemas lá na frente.

Além disso, o Facebook não possui recursos exclusivos para e-commerce como aqueles que plataformas completas como a Shopify disponibilizam para seus lojistas, de modo que você pode acabar perdendo muita coisa trabalhando apenas na rede social.

Além disso, é bem provável que você já tenha um site para a sua loja, né? Nesse caso, não vale mesmo a pena construir uma segunda loja no Facebook – até porque você vai acabar com duas lojas, dois estoques e duas entradas de pedidos separadas.

É por isso mesmo que é muito mais simples e prático seguir a segunda opção, que é fazer a integração entre o site da sua loja e a plataforma do Facebook. Desse modo, o Facebook vira um canal de vendas da loja.

Veja o vídeo abaixo para descobrir como esse processo funciona na prática:

A grande vantagem de utilizar plataformas como a Shopify para hospedar o site da sua loja é justamente o fato de que todas as soluções e canais de vendas ficam integrados – e você não precisa perder tempo fazendo nada manualmente, o que vai ser uma mão na roda quando chegar a hora de importar a catálogo de produtos para a sua loja no Instagram.

Instagram Shopping: passo a passo para montar a sua loja

Agora, sim, é hora de descobrir como montar uma loja virtual no Instagram.

Vamos começar?

Passo 1:  Configure seu perfil na plataforma

Antes de usar o Instagram Shopping, você precisa primeiro ter uma conta devidamente configurada no Instagram.

Pode parecer bobagem, mas este passo é importante – sobretudo porque você precisa estar de acordo com os requisitos legais e com as políticas do Facebook. Outra coisa importante é verificar se a sua loja atende a todas as qualificações para utilizar o Instagram Shopping.

Depois disso, você pode escolher se prefere criar uma conta comercial do zero ou então utilizar o perfil que você já usa para criar sua loja no Instagram.

Se você optar por esse segundo caminho, então precisará transformar a sua conta pessoal em uma conta empresarial. Por sorte, o processo é bem simples e pode ser concluído em poucos instantes:

Outra configuração que precisa ser feita ainda neste passo é a vinculação entre a sua loja no Instagram e a página da marca no Facebook – outra coisa que pode ser resolvida diretamente nas configurações da sua conta do Instagram:

Passo 2: Configure o canal de vendas Facebook e o Instagram Shopping

Como a gente já disse antes, o Instagram Shopping coleta todas as informações necessárias para a configuração da sua loja no Instagram diretamente no Facebook.

Por isso mesmo, o segundo passo deste guia é dar uma conferida no Facebook para ver se ele já está funcionando como um canal de vendas – e se você já importou todo o catálogo de produtos da loja.

A sua loja está hospedada na Shopify? Maravilha: então é só acessar o seu admin, clicar no botão “+” ao lado da opção “Canais de vendas” e adicionar o Facebook:

Depois disso, basta acessar a opção “Produtos” e fazer os ajustes finais para tornar todos os produtos disponíveis no Facebook.

Esses ajustes vão se concretizar em resultados como este aqui embaixo, que é uma das páginas de produto da Insecta Shoes:

Passo 3: Aguarde sua conta do Instagram Shopping ser ativada

Agora que as etapas de configuração foram concluídas, você vai precisar ter um pouquinho de paciência e aguardar até que a sua conta do Instagram Shopping seja devidamente aprovada pelo Instagram e pelo Facebook.

Esse processo pode demorar alguns dias – então que tal aproveitar o momento para começar a planejar as estratégias de marketing digital que você está pensando em implementar na plataforma?

Também pode ser uma boa ideia dar aquela conferida em alguns temas específicos sobre o Instagram: Você já escolheu as fontes Instagram que deseja usar no perfil e nas postagens? Está por dentro do formato de vídeo para Instagram que vai acompanhar essas campanhas de marketing? Sabe como programar e anunciar uma live Instagram?

Então! Agora é a hora de adquirir esses conhecimentos tão importantes que vão ajudar você a garantir o sucesso da sua loja Instagram.

Passo 4: Comece a montar sua loja no Instagram

Assim que você receber a notificação de que sua conta no Instagram Shopping foi autorizada, é só arregaçar as mangas e começar a montar sua loja no Instagram.

E olha que legal: metade do trabalho já vai estar feito, pois o catálogo de produtos da loja vai ser importado imediatamente a partir do canal de vendas Facebook.

Agora você já vai poder criar posts com as tags de produto que mostramos lá no início do post e avisar aos seus seguidores de que a loja no Instagram já está ativa:

Como divulgar minha loja virtual no Instagram

É muito importante saber como montar uma loja virtual no Instagram – mas é mais importante ainda saber como divulgar essa loja.

Afinal, por mais que clientes em potencial e outros usuários da plataforma possam encontrar posts da marca de forma orgânica via feed de Compras, é sempre bom ter algumas ferramentas e estratégias que ajudem você a impulsionar o alcance da marca, né?

Vejamos, então, algumas estratégias de divulgação que você pode usar na sua loja no Instagram:

  • Use hashtags. Quanto mais otimizadas forem as hashtags, maiores as chances de que o conteúdo da marca seja priorizado pelo algoritmo. Além disso, vale a pena considerar a possibilidade de elaborar uma hashtag própria da marca a incentivar seus clientes a postarem conteúdos com essa hashtag sempre que receberem algum produto da loja: além de ser uma excelente estratégia de marketing, também pode servir como uma grande coleção de prova social para a loja.
  • Otimize seus Stories. Agora é a hora de integrar seus conteúdos do feed e dos Stories à loja no Instagram. Anuncie novas coleções, reposte nos Stories os posts com as tags de produto sempre que lançar alguma novidade e incentive os seguidores e visitantes a deixarem comentários ou interagirem com os conteúdos. Isso tudo aumenta a visibilidade da loja – e, claro, o potencial de vendas. Aliás, vale a pena aproveitar o momento e investir em um bom app para Stories.
  • Invista em anúncios pagos no Instagram Shopping. Você com certeza já deve ter reparado em anúncios como este abaixo, que parecem um post como qualquer outro. Então: com uma loja no Instagram devidamente configurada, você também vai poder configurar esses anúncios e segmentá-los para os grupos mais similares ao seu público-alvo.

Loja no Instagram: conclusão

Agora que você já sabe como montar uma loja virtual no Instagram, que tal começar a desbravar o mundo do Instagram Shopping? Você vai poder contar com uma imensa variedade de recursos e ferramentas feitas sob medida para potencializar o sucesso da marca.

Boa sorte!

Quer saber mais?

Conteúdos relacionados