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Como ganhar dinheiro com o Tik Tok

Você adora o aplicativo Tik Tok, sabe tudo sobre a plataforma e ultimamente anda se perguntando: como eu posso ganhar dinheiro com isso? 

Este artigo é para você. Vem com a gente que nós vamos mostrar como você pode ganhar dinheiro no TikTok.

E nós não estamos falando do TikBônus e nem da realização de missões diárias para trocar rubis por reais. Nada contra o programa de expansão e fidelização de usuários criado pelo Tik Tok para se consolidar ainda mais no mercado, mas as nossas sugestões são mais voltadas para quem quer construir um negócio digital.

A seguir, então, as 3 principais formas de ganhar dinheiro com TikTok.

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1. Seja um TikToker influenciador

O primeiro passo para se tornar um influenciador na plataforma é construir a sua marca pessoal

Para isso, você precisa decidir sobre o que você vai falar na sua conta. Pode ser qualquer assunto – comédia, moda, esporte, gastronomia – desde que a temática principal fique clara para os usuários do Tik Tok.

Como lucrar com o Tik Tok: seja um TikToker influenciador

Autenticidade e consistência

Para tornar a sua identidade ainda mais forte, descreva na bio do seu perfil o tipo de conteúdo que as pessoas podem esperar ver se seguirem você. 

A sua bio é a declaração da sua personalidade: seja autêntico(a).

A não ser que você seja um comediante especializado em imitar pessoas famosas, fuja de imitações. Aposte na sua individualidade e encontre uma forma de entregar o seu conteúdo com originalidade. É isso que vai fazer você se destacar entre tantos produtores de conteúdo.

Depois que você decidir sobre a temática dos seus vídeos, você deve estipular um calendário de publicação e ser consistente com as suas postagens. De nada adianta criar sua conta, postar duas, três vezes e depois não publicar mais nada, ou publicar de forma aleatória. 

Consistência gera confiança, que gera engajamento do público. Programe-se para postar pelo menos três vezes por semana, se possível, no mesmo horário. Desta forma, seus seguidores vão saber que podem contar com você. 

Nem só de patrocínio vivem os influenciadores digitais

Talvez a forma mais conhecida de influenciadores ganharem dinheiro com o conteúdo que criam seja através de patrocinadores e posts patrocinados. Para determinar o valor a ser pago por cada publicação, o patrocinador e o influenciador consideram critérios como número de seguidores, curtidas do perfil e engajamento da conta.

É uma alternativa que segue sendo válida e que não precisa ser descartada; no entanto, existem outras formas de monetizar o seu trabalho como influenciador no Tik Tok. Por exemplo:

Vender produtos físicos no modelo de impressão sob demanda

A partir do momento que você já tiver um número considerável de seguidores que interagem com você e que se dizem fãs do seu trabalho, você pode considerar abrir uma loja digital e vender produtos físicos próprios. 

A Shopify oferece plug-ins de serviços de impressão sob demanda – um modelo de negócio bastante atraente, principalmente porque você só paga pelo produto depois que já o vendeu. É uma espécie de dropshipping de produtos originais. 

Você só precisa se preocupar com a criação de um design exclusivo, que tenha um apelo forte para a sua audiência. Uma vez que o produto – que pode ser uma camiseta, um boné, uma caneca ou uma sacola ecológica, entre outras opções – for comprado, o fornecedor recebe e processa o pedido. 

Ou seja, o fornecedor que você escolher como seu parceiro é quem vai se responsabilizar por todo o processo de fabricação e envio do produto ao cliente que comprou na sua loja. Simples assim.

Ganhar dinheiro com o modelo de impressão sob demanda no Tik Tok

Ganhar comissões com marketing de afiliados

Se criar o design dos seus próprios produtos não é algo que você tenha vontade de fazer, você pode promover produtos e serviços de terceiros. 

Nós já falamos sobre os programas de afiliados em outros momentos aqui do blog: trata-se de uma forma de ganhar comissões por intermediar a venda de produtos de outras pessoas.

Caso escolha seguir esse caminho, você deve tomar muito cuidado na hora de escolher o que vai promover. Os produtos e serviços, tanto físicos quanto digitais, devem ser de qualidade e agregar valor para os seus seguidores.

Ao contrário de outras redes sociais, ainda não é possível incluir links clicáveis nas campanhas de vídeo do Tik Tok. Entretanto, é possível incluir links na bio do perfil, assim como nos comentários das publicações.

2. Seja um estrategista para campanhas de marketing no Tik Tok

A expansão do Tik Tok no Brasil tem sido um fenômeno: em 2019, a plataforma cresceu mais de 300% no país. E, com certeza, deve haver muitas empresas que querem usufruir desse crescimento – mas, por falta de conhecimento, não sabem como.

É aí que entra o trabalho de um estrategista de marketing, que pode ser você, caso tenha um conhecimento aprofundado sobre o Tik Tok. A sua função seria analisar os objetivos da empresa em relação à plataforma e traçar um planejamento de ações para alcançar tais objetivos.

Isso envolveria diversas práticas, como por exemplo:

  • auxiliar na criação do perfil da empresa no Tik Tok;
  • pesquisar a concorrência e suas ações de marketing no aplicativo;
  • explorar hashtags que poderiam ser úteis para a marca em questão;
  • desenvolver um calendário de postagens para manter a presença da empresa consistente dentro da plataforma;
  • ajudar a empresa a divulgar o perfil na plataforma;
  • encontrar desafios (#challenges) relevantes para a marca e ensinar a empresa a participar desses eventos no Tik Tok;
  • instruir a empresa a como criar os seus próprios desafios, usando hashtags exclusivas;
  • criar stickers próprios da marca;
  • descobrir parceiros de negócios, como influenciadores digitais, que possam ajudar a promover a marca dentro do Tik Tok.

O trabalho que envolve o desenvolvimento de estratégias de marketing, mesmo quando focadas em uma rede social específica, é bastante extenso e de muita responsabilidade. Afinal de contas, você estará auxiliando uma empresa a criar uma voz e uma identidade próprias dentro daquele canal de comunicação – no caso, o Tik Tok.

Seja um estrategista para campanhas de marketing no Tik Tok

3. Seja um produtor de vídeos para outros TikTokers

Se a parte que você mais gosta em todo o processo que envolve ser um TikToker é criar e editar vídeos, por que não ganhar dinheiro produzindo os vídeos de outros TikTokers?

Para desempenhar um bom trabalho nessa função, não basta entender de edição de vídeos. É fundamental estar muito bem familiarizado com todas as especificidades técnicas da plataforma – como duração máxima, qualidade e etc – e as ferramentas do Tik Tok para personalizar o vídeo ao máximo.

Para que o produto final não seja apenas um vídeo vertical, que poderia ser usado de forma impessoal em qualquer outra rede social, um produtor de vídeo especializado em Tik Tok deve dominar os seguintes recursos da plataforma:

  • Efeitos: em especial, efeitos de realidade aumentada. Estão divididos por categorias, como zodíaco, comédia, fake, entre outras;
  • Som: função para quem quer dublar músicas;
  • Velocidade da gravação: ser lenta, normal ou rápida;
  • Filtros: balada, rosto sorridente e meme personalizado são só alguns dos muitos filtros disponíveis;
  • Sticker: adesivos de realidade aumentada;
  • Split: recurso para dividir a tela;
  • Tempo: efeitos reverso, câmera lenta e aceleração;
  • Personagem: usado para escrever textos sobre o vídeo;
  • Cortar: função para alterar o trecho da música utilizado na criação do vídeo.

Um bom lugar para encontrar clientes e começar a se aventurar como produtor de vídeo no Tik Tok é o Fiverr, uma plataforma internacional de freelancers na qual profissionais do mundo inteiro postam anúncios de serviço com seus respectivos preços.

Em uma busca rápida pelas ofertas do Fiverr, encontramos freelancers anunciando a edição de vídeos para o TikTok por US$5, US$10 e até US$25. Do ponto de vista do poder aquisitivo, empresas provavelmente seriam melhores clientes do que pessoas físicas. Outro ponto vantajoso de escolher trabalhar com empresas é a demanda de trabalho, que tem maiores chances de ser recorrente.

Não se esqueça do poder do crossover 

Um crossover acontece quando o conteúdo de uma rede social “se cruza” com o formato de outra rede social. Como o que acontece no exemplo abaxo, com o canal no YouTube do Tik Tok Brasil. 

Tik Tok eYouTube

Em vez de limitar o alcance dos seus vídeos e deixá-los apenas na própria plataforma, o Tik Tok Brasil criou um canal no YouTube onde publica compilações dos seus melhores vídeos, mas com uma roupagem nova para atender às especificidades do YouTube.

Essa é uma forma inteligente de promover a marca, potencializar o alcance do conteúdo gerado e de se aproximar de novos clientes em potencial. Não deixe de usar a estratégia do crossover, seja com seus próprios vídeos ou com os vídeos de seus clientes.

Como ganhar dinheiro com o Tik Tok: conclusão

Pelo fato do Tik Tok ainda ser uma plataforma relativamente nova, algumas pessoas podem interpretar como sendo precipitado investir em todo um movimento para ganhar dinheiro com o aplicativo. Afinal, vai que a “febre” do Tik Tok passa?

No entanto, vale lembrar que, mesmo que isso venha a acontecer, as habilidades aprendidas e as técnicas discutidas neste post são perfeitamente adaptáveis a outros cenários do marketing digital.

Sendo assim, a primeira decisão que você deve tomar quando pensa sobre o mercado atual e a possibilidade de ganhar dinheiro com o Tik Tok é: você quer ser um influenciador ou você quer ajudar as pessoas que querem ser influenciadores na plataforma?

Não há resposta certa ou errada. Ambas possibilidades oferecerem oportunidade de crescimento profissional e perspectiva de retorno financeiro. É tudo uma questão de identificação pessoal.

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