Skip to content
Os melhores horários para postar nas redes sociais

Melhores horários para postar nas redes sociais em 2022 [INFOGRÁFICO]

Artigo por Nicole Martins Ferreira

Saber o que publicar nas mídias sociais é apenas metade da batalha. Quais são os melhores horários para postar e compartilhar o seu conteúdo com o mundo?

Quase todo empreendedor sabe que os melhores horários para postar nas redes sociais são aqueles períodos quando os clientes e seguidores estiverem online; no entanto, poucos sabem que existem alguns horários específicos para nichos e marcas – e que cada plataforma possui um horário de pico diferente.

Não acredita? Pois bem, os melhores horários para postar no Instagram, por exemplo, são diferente daqueles do Facebook (assim como as melhores hashtags do Instagram também não valem para todas as redes sociais).

Ou seja, as duas redes tem um horário de pico diferente – o que significa que os melhores horários para postar em uma não correspondem aos melhores horários para postar da outra. A coisa toda fica ainda mais complicada se levarmos em conta os diferentes fusos, algo que é extremamente relevante para lojas e empresas que possuem clientes de outros países.

Antes de entrar em pânico, lembre-se: você não está sozinho nessa. Todo empreendedor que quer ganhar dinheiro na internet precisa saber como e quando publicar conteúdos da sua marca nas mídias sociais.

Foi por isso mesmo que criamos este post, no qual mostramos (em infográficos) os melhores horários para postar nas redes sociais.

Devo levar em conta o fuso horário?

Bom, a verdade é que quanto maior for a popularidade e o alcance da sua marca, maior será o número de fusos que você deverá levar em consideração; alguns influenciadores e e-commerces, por exemplo, já estão acostumados a postar mensagens similares em diferentes momentos do dia (e até em diferentes idiomas) – uma forma básica de garantir que seguidores e fãs de diferentes fusos possam visualizá-la.

O ideal, no entanto, é medir a qualidade e a quantidade do seu conteúdo – e enviar no máximo quatro mensagens semelhantes num mesmo dia (em horários variados).

Porém, antes de começar a enviar várias mensagens num mesmo dia, faça uma análise detalhada dos seus usuários para descobrir informações cruciais, como a cidade e o país de residência de cada um – você pode ter clientes em diversos cantos do mundo, mas nem sempre eles te acompanham nas redes sociais.

Então não deixe de fazer esta análise para que você possa planejar com maior assertividade as suas estratégias de publicação e divulgação, garantindo a tão sonhada renda extra no final do mês.

Qual é o melhor horário para postar no Instagram?

melhores horários para postar instagram

Os melhores horários para postar no Instagram são durante o período do almoço (entre 11h e 14h).

O motivo é simples: a maioria dos usuários acessa o Instagram pelo celular, o que significa que eles são menos ativos na plataforma durante o horário de trabalho.

  • Os melhores dias para publicar conteúdo no Instagram são segunda, quarta e sexta – enquanto que o pior dia é domingo. Contudo, o melhor horário para postar no Instagram pode ser também às 17h de domingo, vale a pena fazer o teste!
  • As quartas-feiras são os dias mais movimentados da plataforma.

Se você souber os melhores horários para postar no Instagram e usar essa informação para distribuir o conteúdo da sua marca, você vai começar a ganhar seguidores no Instagram e poderá alcançar a sonhada marca dos 10 mil!

Qual é o melhor horário para postar no Facebook?

melhores horários para postar facebook

Os melhores horários para postar no Facebook são as manhãs, das 10h às 11h. Os fins de semana continuam sendo os piores horários para postar, junto com os dias da semana após as 17h.

  • Os melhores dias para publicar algo no Facebook são às segundas, quartas e sextas-feiras. O pior dia? Domingo;
  • A quarta-feira é o dia mais movimentado na plataforma e os melhores horários para postar são às 11h e entre 14h e 15h.

Quais são os melhores horários para postar no Twitter?

melhores horários para postar twitter

Os melhores horários para postar no Twitter são pela manhã (especificamente, entre 7h e 9h da manhã).

  • Os dias de semana são os mais movimentados no Twitter, principalmente as quartas e sextas. Se você está querendo ampliar o alcance do seu perfil, pode ser uma boa ideia investir nesses dias;
  • Quarta-feira é sempre o melhor dia para postar algo novo; os piores dias são os finais de semana.

Qual é o melhor horário para postar no Linkedin?

melhores horários para postar linkedin

O melhor horário para postar no LinkedIn é entre 8h e 10h da manhã, uma vez que a plataforma é o foco de muitos vendedores, empreendedores e empresas que estão contratando. O horário do almoço também costuma trazer bons resultados.

  • Quartas-feiras às 15h00, quintas-feiras das 9h00 às 10h00 e sextas-feiras entre 11h e 12h são os melhores dias e horários para publicar conteúdos novos no LinkedIn;
  • Se você está querendo alcançar o maior número possível de pessoas, evite postar à noite ou durante os finais de semana.

Além dos melhores horários para postar, saber como usar o LinkedIn é fundamental para o sucesso da sua estratégia, então se informe sobre as melhores práticas e tendências da rede.

Qual é o melhor horário para postar no Pinterest?

melhores horários para postar pinterest

Apesar de não ser uma rede social nova, muitas pessoas não sabem muito bem o que é o Pinterest. De forma bem resumida, o Pinterest é um mecanismo de buscas visual que serve para ajudar os usuários a encontrarem ideias e inspirações.

O melhor horário para publicar no Pinterest é entre 20h e 23h da noite, já que uma boa parcela dos usuários da plataforma é composta por mães e pais que trabalham e cuidam dos seus filhos durante o dia.

  • Os finais de semana (em especial, os sábados) são os melhores dias para publicar na plataforma;
  • Evite postar conteúdos novos durante a semana (de segunda à quinta) – especialmente durante o período noturno, após o horário padrão de trabalho.

Quais são os melhores horários para postar vídeos no YouTube?

melhores horários para postar: youtube

O melhor horário para postar conteúdos durante a semana é entre 14h e 16h, uma vez que o maior número de visualizações desses dias ocorre durante a noite.

  • Os melhores dias para publicar novos conteúdos são quintas e sextas;
  • Como a maioria dos usuários da plataforma costuma assistir novos vídeos durante os finais de semana, você também pode postar entre 9h e 11h da manhã aos sábados e domingos.

Extra: Qual o melhor horário para postar no TikTok?

A rede social do momento não poderia ficar de fora! O TikTik é a plataforma que mais cresce no Brasil e estima-se que mais de 7 milhões de pessoas usem a rede. Devido à adesão em peso de novos usuários, as marcas também perceberam que podem ganhar dinheiro com o TikTok.

É uma delas? Então saiba que os melhores horários para postar vídeos no TikTok são entre 11h da manhã e 17h30 da tarde.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

quando publicar no tiktok

Então… Quais são os melhores horários para postar?

Para que essa conta dê certo, você precisará considerar a plataforma na qual você publica os seus conteúdos e também o fuso horário dos seus clientes.

Por mais que os horários listados acima sejam bem abrangentes, a verdade é que sempre há a possibilidade de que o seu público-alvo não se encaixe.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

A melhor maneira de descobrir os melhores horários para postar, portanto, é pela tentativa e erro: utilize ferramentas que auxiliem no gerenciamento de perfis públicos em redes sociais e programe vários posts ao longo de um intervalo de duas ou três semanas. O resultado mostrará tudo o que você precisa saber para construir um infográfico como os acima.

A única diferença? O seu será totalmente personalizado.

Ferramentas para o gerenciamento de redes sociais

Se você nunca usou ferramentas de automação de marketing para auxiliá-lo no processo de gestão de perfis nas redes sociais, então está na hora de começar.

O RD Station, o mLabs e o Hootsuite poderão ajudar a sua marca a angariar mais seguidores, padronizar as mensagens que serão postadas e até mesmo a determinar os melhores horários para postar no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube, Pinterest e TikTok.

Melhores horários para postar: conclusão

O monitoramento constante dos seus perfis nas redes sociais, assim como a análise de dados dos seus usuários, são os melhores aliados para descobrir o melhor horário para postar no Instagram, no Facebook e nas outras plataformas.

Lembre-se: você não precisa seguir tudo o que está aqui à risca, como se fosse uma bíblia.

Vá trilhando o seu próprio rumo, e tenha as nossas dicas como base. Para facilitar, além do infográfico completo abaixo, vamos consolidá-las também em uma lista para você consultar quando quiser!

Melhores horários para postar nas redes sociais

  • Instagram: entre 11h e 14h;
  • Facebook: das 10h às 11h;
  • Twitter: entre 7h e 9h;
  • LinkedIn: entre 8h e 10h;
  • Pinterest: entre 20h e 23h;
  • YouTube: entre 14h e 16h;
  • TikTok: das 11h até 17h30.
Quando publicar nas mídias sociais

Importante: não tenha medo de publicar conteúdos nos dias que são considerados menos populares; continue testando, experimentando e descobrindo aquilo que funciona melhor para a sua marca. Mesmo que você consiga apenas um novo seguidor naquele horário estranho, pelo menos você conseguiu um novo seguidor!

Você tem um horário preferido para publicar nas redes sociais? Ele está dentro ou fora dos melhores horários para postar que citamos no infográfico? Nós queremos saber!

 


Quer saber mais?