Como editar vídeos gratuitamente? Todos nós sabemos que um excelente editor de vídeos – seja ele um Stories no Instagram, um anúncio pago no Facebook ou um canal no YouTube , é uma ótima solução de construção de identidade visual para o sucesso de qualquer empreendedor que deseja impulsionar as conversões de clientes e o ROI de uma loja virtual.

Para quem está atrás dessa estratégia de marketing ou, simplesmente, quer se aventurar no mundo da edição de vídeos, compilamos uma lista com os 12 melhores editores gratuitos do mercado: luz, câmera… ação!

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Lista de editores de vídeos gratuitos para PC

Editores de vídeos para PC costumam ser mais potentes do que as versões para celulares e outros dispositivos móveis. Se você está pensando em como editar vídeos para o seu canal do YouTube, por exemplo, recomendamos que foque a sua atenção nessa primeira parte da lista.

1. Blender

O Blender é compatível com Windows, Mac e Linux.

Imagem do editor de vídeos gratuito Blender

Prós: O software de edição de vídeos é perfeito para usuários mais avançados, que não têm medo de experimentar novos recursos.

Contras: A mera existência de muitos recursos diferentes dentro deste editor de vídeos já faz com que o processo de aprendizado seja um pouquinho mais complicado.

É ideal para: Projetos mais avançados, que possivelmente envolvam algum tipo de conteúdo 3D.

2. Lightworks

O Lightworks é compatível com Windows, Mac e Linux.

O Lightworks é, sem dúvidas, uma das grandes estrelas da nossa lista de softwares para edição de vídeos: ele está recheado de recursos incríveis, e a versão gratuita do programa deixa muitos outros softwares pagos no chinelo. No entanto, também há versões pagas do Lightworks (a partir de US$ 19,90 por mês).

Mas, diferente do Blender, os tutoriais do Lightworks são incríveis e extremamente detalhados.

Prós: É um excelente editor de vídeos grátis e possui muitos recursos incríveis.

Contras: A compatibilidade com vídeos 4K só existe na versão paga; além disso, muitos usuários podem achar que a ferramenta é um pouco avançada demais.

É ideal para: Vídeos que precisam ser editados num computador.

3. Shotcut

O Shotcut é compatível com Windows, Mac e Linux.

O Shotcut, tal como o Blender, é um software para edição de vídeos do tipo open source – o que significa que, uma vez feito o download da versão disponível no site, não é necessário fazer um upgrade pago para ter acesso a todos os recursos; ele já estão disponíveis para todos os usuários.

Este editor de vídeos também é compatível com diversos formatos, além de ter excelentes tutoriais sobre como utilizar a ferramenta. No entanto, por mais que tenha recursos incríveis, a interface dele é um pouquinho estranha.

Prós: É um editor de vídeos grátis com compatibilidade com vídeos 4K.

Contras: A interface, que pode assustar alguns usuários (ele foi originalmente projetado para o Linux, o que explica muita coisa).

É ideal para: Projetos com vídeos 4K ou em HD.

4. HitFilm Express

Compatível com Mac e Windows.

HitFilm Express é sugestão de software como editar vídeos gratuitamente O HitFilm Express é sem dúvidas um dos softwares para edição de vídeos mais profissionais da nossa lista. Por mais que seja considerado um pouco profissional demais para quem só está querendo dar uma melhorada nos conteúdos de vídeo, o HitFilm possui mais de 180 efeitos especiais (só na versão gratuita!) – o que faz dele um dos melhores softwares do mercado.

Outro ponto positivo da ferramenta: os tutoriais, que usam como exemplo excertos de filmes hollywoodianos. Já imaginou que legal aprender a editar vídeos com o Star Wars?

Prós: É um editor de vídeos realmente profissional (e é gratuito!).

Contras: A interface é um pouquinho complicada.

É ideal para: Canais do YouTube.

5. DaVinci Resolve

Compatível com Windows, Mac e Linux.

DaVinci Resolve 16 é aposta quase profissional de editor de vídeos gratuito Indiscutivelmente o software mais avançado da nossa lista, o DaVinci Resolve possui vários recursos profissionais – e uma interface totalmente intuitiva e simples. Ele permite a inclusão de mensagens em 2D ou 3D nos vídeos, a correção de cores e a mixagem de áudio (além de diversos outros recursos).

Atenção: se você está procurando um editor de vídeos para tarefas básicas, o DaVinci provavelmente não é o mais indicado.

Prós: Interface intuitiva e excelente correção de cores.

Contras: A multiplicidade de recursos pode assustar alguns usuários; além disso, muitos tutoriais são pagos.

É ideal para: Projetos mais avançados, nos quais a correção de cores é imprescindível.

6. Openshot

Compatível com Windows, Mac e Linux.

O Openshot, assim como outros softwares para edição de vídeos desta lista, é totalmente open source – e certamente terá uma carinha mais familiar aos usuários do Mac que já utilizaram o iMovie (e aquela interface clássica construída toda em cima do arrastar e soltar). A diferença é que o Openshot possui mais recursos do que o iMovie, como por exemplo a mixagem de áudio, a criação de legendas 3D e muito mais.

Prós: É um editor de vídeos open source.

Contras: Não possui muitos tutoriais.

É ideal para: Usuários que estão aprendendo a editar vídeos.

Os melhores softwares de edição de vídeos (para dispositivos móveis)

Se você gosta de criar vídeos com o seu celular e compartilhá-los na mesma hora, então está na parte certa da lista. É claro que o número de apps para edição de vídeos para celular cresce a cada hora – mas nós fizemos questão de selecionar apenas os melhores (e gratuitos!). Se quiser saber mais, veja os melhores apps de 2021 para editar fotos no celular.

7. Adobe Premiere Clip

Disponível para iOS e Android

Um dos apps mais conhecidos do mercado, o Adobe Premiere Clip está vinculado ao Adobe Premiere Pro – mas funciona muito bem sozinho para quem busca como editar vídeos gratuitamente. O editor de vídeos permite incluir músicas salvas na biblioteca do usuário, corrigir as cores das imagens e muito mais.

Ele também conta com um diferencial: os modos Freeform e Automatic, que permitem ou um maior controle de edição por parte do usuário.

Prós: Software de edição de vídeos simples e intuitivo; compatibilidade com a Adobe Creative Cloud.

Contras: Não possui alguns recursos básicos de edição, como a rotação de imagens e vídeos.

Ideal para: Edições de vídeos feitos com o celular.

8. Horizon

Disponível para iOS e Android.

O Horizon é um editor de vídeos grátis simples, cujo grande diferencial é a possibilidade de capturar vídeos horizontalmente – independentemente da posição do celular –, o que garante imagens mais definidas e claras.

Prós: Simples e intuitivo.

Contras: A versão para Android não possui tantos recursos como a versão para iOS; além disso, dependendo do seu objetivo final, pode ser necessário comprar alguns add-ons do app.

É ideal para: Capturar vídeos horizontalmente.

 

Os melhores softwares de edição de vídeos (para o Instagram)

Todos nós amamos o Instagram – mas, como empreendedor, você já deve ter percebido como é importante criar um perfil profissional na plataforma.

Os softwares para edição de vídeos listados abaixo foram criados exclusivamente para o Instagram – mas, se você preferir, pode utilizar os apps da seção acima também, que funcionarão perfeitamente dentro da plataforma.

9. Magisto

Disponível para iOS e Android.

O Magisto é um editor de vídeos tão bom, mas tão bom, que até já ganhou um prêmio em 2019 por isso. Ele permite incluir fotos, vídeos, música e o que mais você quiser dentro do app; o resultado? Vídeos incríveis e inesquecíveis.

O Magisto possui moldes e tipos de histórias já prontos, o que facilita o processo de edição de vídeos. Os vídeos produzidos são de qualidade altamente profissional – e excelentes para para publicações no Instagram e em outras redes sociais.

Prós: O resultado final e a IA são incríveis para quem busca como editar vídeos gratuitamente.

Contras: É necessário sacrificar o controle criativo neste editor de vídeos.

É ideal para: Vídeos profissionais que precisam ser concluídos em pouco tempo.

10. Boomerang

Disponível para iOS e Android. Boomerang é um editor de vídeos gratuito super conhecido O Boomerang é provavelmente o único software de edição de vídeos desta lista que é conhecido por todos: disponível para iOS e Android e criado pelo próprio Instagram, ele permite a criação de conteúdos mais interativos e exclusivos. Pouca gente sabe, mas se você incluir 10 fotos sequenciais no Boomerang, ele criará um mini-vídeo!

Prós: Intuitivo, fácil de usar; conteúdos podem ser compartilhados diretamente no Instagram.

Contras: Este editor de vídeos só tem um único recurso, então é difícil encontrar algo de ruim nele.

É ideal para: Transformar fotos em conteúdos de vídeo.

11. Apple Clips

Disponível apenas para iOS.

Apple Clips é perfeito para a edição de vídeos no iPhone Por mais que tenhamos evitado incluir apps exclusivos para um único sistema operacional, o Apple Clips realmente era bom demais para deixarmos de fora de nossos softwares para edição de vídeos. Criado quase que sob medida para criadores de conteúdo que precisam postar vídeos no Instagram, o app permite a edição do plano de fundo do vídeo – e a adição de efeitos especiais, como estes que vemos na imagem acima.

Prós: Recursos únicos; simples de usar.

Contras: Este editor de vídeos está disponível apenas para iOS.

É ideal para: Usuários da Apple que estão atrás de um software de edição simples, objetivo e compatível com o Instagram.

12. FilmoraGo

Disponível para iOS e Android.

Por último, mas não menos importante, temos o FilmoraGo – um app para edição de vídeos que permite incluir músicas, realizar transições de imagens e cortar vídeos. Também é possível aplicar temas, incluir textos e legendas.

Há uma versão paga para computadores do FilmoraGo com muitos outros recursos, mas, se você está querendo algo mais simples, este editor de vídeos gratuito pode ser ideal.

Prós: Excelente para tarefas básicas de edição de vídeos.

Contras: Não é tão bom quanto a versão para computador.

É ideal para: Incluir textos, temas e outros recursos.


Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?