Skip to content
Pagamento online: métodos de pagamento para sua loja

Pagamento online: um guia completo para otimizar vendas

Artigo por Time Oberlo

Existem vários métodos de pagamento online que você pode implementar no seu e-commerce para vender mais. Descubra como fazer isso!

Ter uma loja online bonita, abastecida com os melhores produtos e recebendo um bom tráfego talvez seja o que falta para você ganhar dinheiro em casa. Aliás, você já definiu a estratégia de precificação de produtos da sua loja? E os canais de atendimento ao cliente?

Todos esses elementos são muito importantes para o sucesso de uma marca. Mas, para que um e-commerce esteja completo, não podemos esquecer do pagamento online.

As estatísticas das compras online mostram que 74% dos brasileiros preferem fazer compras pela internet. Aliás, os primeiros 15 dias de março de 2020 registraram um aumento de 40% nas compras online (ou seja, bem nas semanas em que a pandemia começou).

Já deu para ver que as compras online são uma boa oportunidade de negócio. Mas acontece que todos esses brasileiros só conseguem fazer suas compras por conta dos vários métodos de pagamento que as lojas disponibilizam. Por isso, se você vai criar uma loja de e-commerce ou abrir uma loja virtual de dropshipping, este artigo é para você.

Nos tópicos seguintes, vamos explicar o que é pagamento online e como receber pagamentos online. Você vai ver também como se faz para aceitar pagamentos pelo Mercado Pago.

Gostou? Continue lendo e aproveite o conteúdo que preparamos para ajudar você a ter sucesso com a sua loja virtual! E se você estiver precisando de uma ajudinha sobre como criar um site, dá uma conferida nos outros posts do nosso blog.

O que é pagamento online?

Pagamento online é uma ferramenta de cobrança que as plataformas online usam para os clientes pagarem suas compras. Ela pode ser usada em lojas virtuais, mas também é útil em aplicativos como os de transporte, delivery, jogos, softwares e muitos outros.

Se você quer ter uma loja online, é preciso pensar em uma maneira de receber pagamentos online. 

Algumas opções são: fazer um contrato com uma adquirente, usar um gateway ou integrar uma subadquirente na sua loja. Não se preocupe, porque daqui a pouco você vai entender direitinho cada uma dessas alternativas. Nós vamos até mostrar para você como se faz para integrar o Mercado Pago no seu e-commerce, tá bom?

Por meio de uma ferramenta de pagamento online, você pode dar ao cliente uma variedade de métodos de pagamento para concluir a compra. Nessa hora, é bom lembrar que cada pessoa tem uma preferência, então quanto mais opções sua loja oferecer, melhor.

Estatísticas de pagamento online

O estudo The Global Payments Report 2021 trouxe alguns dados bem interessantes sobre os métodos de pagamento preferidos dos clientes.

Por exemplo, no comércio eletrônico global, as carteiras digitais — como Google Pay, Apple Pay, Samsung Pay, Mercado Pago, PagSeguro e Ame — ocupam o primeiro lugar, com 44,5%. Estima-se que até 2024 esse percentual alcance os 51,7%. Em segundo lugar está o cartão de crédito, com 22,8%, percentual este que deve cair para os 20,8% até 2024.

Mas e quando se fala em América Latina, como ficam os números? 

Aí o jogo vira a favor do cartão de crédito — pelo menos por enquanto. Ele está em primeiro lugar na preferência dos consumidores, com 36,5%, mas esse número deve cair para 28,2% até 2024. Em segundo estão as carteiras digitais com 19,8%, podendo alcançar os 31,2% em 2024.

É claro, os consumidores usam outros métodos de pagamento online, incluindo cartão de débito, cartão pré-pago, transferência bancária e outros. E olha que agora já é possível pagar compras online por Pix, e a tendência é que ele se torne cada vez mais popular, por conta da rapidez e da praticidade.

O que todos esses números mostram? Que você deve implementar na sua loja virtual um sistema que ofereça várias opções de pagamento para que o cliente tenha a liberdade de escolher o que achar mais conveniente.

Mas, afinal, como fazer isso? Descubra a seguir!

Como receber pagamentos online?

Na sua loja, o sistema de pagamento online pode funcionar de maneiras variadas, e você precisa escolher o que é melhor para o seu caso. Veja como funciona cada uma delas!

Pagamento online por meio de uma adquirente

Alguns negócios talvez decidam contratar diretamente uma adquirente. Essa empresa é responsável por se comunicar com a bandeira do cartão e processar a transação. Então, ela recebe o dinheiro e repassa o valor à loja dentro do prazo combinado.

Aqui no Brasil, algumas adquirentes bem conhecidas são a Cielo, a GetNet, a Stone e a Rede. Você deve se lembrar de ter visto maquininhas de cartão dessas empresas no comércio físico, né?

Pagamento online por meio de uma adquirente: gráfico de terceiro

Para muitas lojas, pode não valer a pena se relacionar diretamente com uma adquirente. Um dos motivos é que isso envolve fazer um cadastro na empresa e ter que seguir uma série de regras. 

Além disso, a adquirente não oferece verificações antifraude, de modo que o próprio lojista precisa se encarregar dessa parte tão importante do pagamento online.

Pagamento online por meio de um gateway

O gateway de pagamento é o intermediário no relacionamento entre a loja e a adquirente. 

É esse software que se comunica com o emissor do cartão e verifica se a instituição aprovou o pagamento. Alguns exemplos de gateways aqui no Brasil são empresas como BrasPag, Stelo e SuperPay.

Pagamento online por meio de um gateway

Algo que chama a atenção nos gateways de pagamento é a forma de cobrança pelo serviço. Você não precisa pagar uma porcentagem das vendas — o pagamento é feito de acordo com a quantidade de transações, o que pode ser interessante para quem quer ter um negócio lucrativo. No entanto, a contratação de um gateway precisa ser feita diretamente com um banco ou uma operadora, e isso pode levar várias semanas.

Além disso, os gateways geralmente não fazem verificações antifraude. Por isso, se você for instalar um gateway na sua loja para receber pagamentos online, é preciso providenciar uma solução que limite a ocorrência de fraudes no checkout.

Pagamento online por meio de uma subadquirente

Para receber pagamentos online, você pode recorrer a uma subadquirente. Ela é a empresa que faz o meio de campo entre todo mundo — loja, serviço antifraude e adquirente. Assim, você consegue tudo o que é necessário para aceitar pagamentos online.

Pagamento online por meio de uma subsequente

Alguns dos principais subadquirentes do Brasil são o MercadoPago, o PagSeguro e o PayPal. Mas aqui tem um porém: se você for usar uma subadquirente, é preciso verificar se ela oferece checkout transparente.

Em alguns casos, quando o cliente está no carrinho e vai fechar a compra, na hora de pagar, ele é encaminhado para um ambiente de pagamento online que fica fora da loja virtual — é lá que ele faz o pagamento.

O problema é que isso pode causar insegurança, fazendo a pessoa sentir que alguma coisa não está certa. Com isso, a taxa de conversão pode ser afetada, fazendo com que você venda menos. Por outro lado, quando o lojista usa o checkout transparente, a transação é concluída no próprio ambiente da loja.

Se seu objetivo é trabalhar com dropshipping ou qualquer outro modelo de loja virtual, não se esqueça de pensar nesse detalhe, ok?

Como receber pagamentos online pelo Mercado Pago

Agora você já está sabendo muita coisa sobre como funcionam os métodos de pagamento online, né? Se você quer instalar uma solução simples e completa na sua loja, que tal usar o Mercado Pago?

Com ele você pode aceitar cartões de créditos de várias bandeiras — MasterCard, Visa, Hipercard, American Express, Diners Club e Elo. Dá para pagar também por Pix, cartão de débito virtual da Caixa, boleto bancário, entre outros métodos de pagamento.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

O que acha então de vermos como se faz para receber pelo Mercado Pago? Para começar, vamos assumir que a sua loja está hospedada na Shopify. Nesse caso, o que você precisa fazer é integrá-la ao Mercado Pago.

O primeiro passo é criar uma conta no Mercado Pago, se você ainda não tiver feito isso. Depois, é hora de fazer a integração usando um aplicativo. Na App Store da Shopify, você pode instalar aplicativos, ou plugins, que adicionam funcionalidades ao seu e-commerce.

Dica: um desses plugins é o DSers, que permite fazer dropshipping com a maior facilidade. Ele é a melhor solução para quem está começando agora no e-commerce. Para entender como o dropshipping funciona, veja este vídeo:

Para integrar o Mercado Pago à sua loja e ter uma ferramenta de pagamento online, instale o aplicativo Checkout transparente.

Depois que você fizer a instalação, será preciso fazer algumas configurações. A tela que você verá é esta:

Clique no botão “Ver minhas credenciais” para acessar sua conta no Mercado Pago e visualizar suas credenciais — existem as de teste e as de produção.

Clique em cada uma das duas opções. Depois, é só copiar suas chaves e colá-las nas configurações do aplicativo.

Logo abaixo, você deve selecionar uma de duas opções:

  • “Quero testar minha loja”
  • “Quero ir para produção”

Se você está começando agora, talvez seja uma boa ideia fazer testes, não é verdade? Nesse caso, é só marcar a primeira opção e testar os métodos de pagamento até você sentir total segurança com a sua loja.

Há campos também para informar o Pixel do Facebook, a chave do Google Analytics e os dados de contato. Depois, clique em “Salvar alterações” e está pronto!

Quando o cliente for concluir a compra, ele verá uma tela parecida com esta:

Então, a pessoa pode escolher o método de pagamento que achar mais conveniente. Está vendo como é simples integrar o Mercado Pago à sua loja da Shopify?

Pagamento online para sua loja virtual: conclusão

O que é pagamento online? Homem fazendo pagamento online em smartphone

As soluções de pagamento online são uma parte fundamental de uma loja virtual. Se o checkout transmitir confiabilidade, você pode conseguir uma taxa de conversão maior, o que colabora para o sucesso de um e-commerce.

Gostou da ideia de montar uma loja virtual, vender por meio de dropshipping e disponibilizar os melhores métodos de pagamento? Assista ao nosso curso “Tudo sobre dropshipping em 40 minutos”!

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Quer saber mais?