Com a expansão do vírus COVID-19 pelo Brasil e pelo mundo, a maior recomendação da OMS e dos médicos epidemiologistas tem sido uma só: fique em casa, se for possível. Trabalhe de casa, se o seu emprego permitir; evite aglomerações, evite passeios desnecessários.

Foi pensando nisso que decidimos dar uma atualizada neste post, escrito pelo Tucker Schreiber e publicado no início do ano lá no blog da Shopify

Se você é lojista da Shopify e está trabalhando com apps de dropshipping como o DSers, vale a pena conferir o nosso post sobre o COVID-19. Ele está sendo atualizado periodicamente com notícias relevantes:

Coronavírus: há alguma ameaça para o dropshipping?

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Como organizar a rotina para o home office

Você agora trabalha de casa. Se essa mudança vai ser temporária ou permanente, só o tempo vai dizer. 

E trabalhar em casa requer muita disciplina. É difícil manter o foco e a produtividade com tantas fontes de distração, tarefas domésticas e a correria natural do dia a dia de uma casa – para não falar da preocupação e da tensão que todos estamos vivendo durante esse momento tão delicado e caótico.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Dito isso, vamos explorar 7 dicas para manter a produtividade trabalhando em casa.

1. Separe o espaço de trabalho do espaço pessoal

Misturar seu espaço de trabalho com o seu espaço pessoal não ajuda em nada com a produtividade. 

E o pior de tudo: não dá para deixar nada “no trabalho” depois de um dia difícil. 

Confira abaixo as 5 maiores distrações enfrentadas por quem trabalha de casa: 

  1. Família e filhos querendo atenção;
  2. Falta de equipamento próprio de escritório;
  3. Vontade de dar conta das tarefas domésticas;
  4. Tentação de deixar a TV ligada para servir de companhia;
  5. Espaço de trabalho é inapropriado, bagunçado ou pequeno.

Sugestão: estabeleça um limite claro (físico ou mental) entre o seu espaço de trabalho e o espaço de lazer dentro de casa. Você pode, por exemplo, estipular turnos para trabalhar ou deixar qualquer fonte de distração fora do seu alcance durante o expediente.

No início, é difícil não se envolver em situações que surgem no cotidiano da casa, mas vale a pena perseverar nesse hábito. Se tiver a oportunidade, escolha um cômodo que não é muito usado na sua casa e o transforme em seu escritório — e fuja da tentação de trabalhar esparramado no sofá!

Está penando para conseguir trabalhar de casa e cuidar dos filhos? A revista Exame separou algumas dicas bem úteis.

2. Tente organizar a bagunça para poupar tempo

Dadas as circunstâncias, é bem provável que o seu escritório temporário seja a mesa de jantar da sala ou a mesinha de centro da sala de visitas. 

Eu, pessoalmente, gosto de tudo organizado. Para mim, uma mesa bagunçada é reflexo de uma mente ansiosa e caótica. Eu sei que não consigo ser produtivo nesse tipo de ambiente, e a própria Organização Mundial da Saúde já lembrou que é importante cuidarmos da nossa saúde mental com o mesmo nível de atenção que estamos dando ao COVID-19.

Confira o passo a passo abaixo para organizar seu ambiente de trabalho:

  1. Comece pela papelada: reúna todos os recibos, recados, papéis, boletos e outros documentos em papel que estão espalhados pelos cantos; que tal guardar tudo isso em uma caixa?
  2. Encontre um cantinho para armazenar seus lápis, canetas e outras ferramentas úteis (talvez, o carregador do seu notebook ou tablet).
  3. Comprometa-se em fazer uma faxina semanal na área de trabalho do seu computador: apague arquivos que só servem para te distrair ou que você não usa mais, e não esqueça de esvaziar a lixeira!
  4. Jogue coisas fora. Aquela coleção de garrafas d’água sobre a mesa, os farelos de biscoito e guardanapos amassados… tudo para o lixo! 

3. Crie uma rotina

Todo mundo sabe que ter uma rotina matinal é o segredo para dar um gás na produtividade diária. Mas… Como isso funciona quando se trabalha de casa?

Aqui vão duas sugestões:

Acorde cedo para se arrumar para ir trabalhar, mesmo que agora o seu escritório seja na sala de estar ou no quarto de visitas: é uma atitude sutil que realmente muda a nossa perspectiva para o dia que estamos prestes a viver.

Outra coisa importante para lembrar em tempos de quarentena e isolamento é tentar manter uma atividade física, ainda que para isso você tenha que se exercitar na sala, no corredor do apartamento ou na varanda. Evite academias, ambientes fechados ou esportes que dependem da aglomeração de sete ou mais pessoas.

Se você estiver se sentindo motivado, dá uma olhadinha nesses cinco apps que você pode baixar para se manter em forma mesmo em casa.

4. Invista em móveis ergonômicos

Você provavelmente levanta da cadeira para fazer uma pausa enquanto trabalha, mas é muito fácil esquecer de esticar as pernas quando “pegamos no tranco”.

É por isso mesmo que é fundamental investir em móveis ergonômicos para o seu escritório. Você não pode se dar ao luxo de ter sua produtividade e saúde prejudicadas por conta de um espaço de trabalho mequetrefe.

Se for possível, compre uma cadeira ergonômica e uma mesa com regulagem de altura. Trabalhar de pé por algumas horas vai poupar a sua coluna e aumentar a sua produtividade. Por conta da pandemia, pode ser que a entrega desses móveis acabe demorando um pouquinho mais do que o normal (e cuidado ao receber os pacotes!).

5. Aproveite para aprender algo novo

Uma das maiores vantagens do home office é poder dizer adeus ao trânsito interminável e ao transporte público sempre lotado. E já que você vai ganhar pelo menos umas horinhas a mais durante o dia, por que não tirar uns 30 minutinhos da sua manhã ou da sua tarde para aprender algo de diferente?

De repente você pode aproveitar para dar uma afiada no inglês, ou então aprender um idioma que você ainda não conhece – como o alemão, o italiano ou até mesmo o coreano.

Outra opção é fazer um curso online para se aprofundar em algum tema que seja da sua área ou então aprender mais sobre algo que você sempre quis saber. A Udemy, uma plataforma de cursos virtuais, possui cursos diversos – e, por conta do COVID-19, já liberou cerca de 40 cursos da área de programação e tecnologia para o público geral. 

É um curso que mostra em detalhes como começar um negócio próprio, mas ainda está disponível apenas em inglês, ok? Para acessar o conteúdo, é só inserir o código promocional LEARNFROMHOME

6. Planeje o cardápio da semana

Em geral, quem trabalha de casa precisa separar algumas horas para cozinhar.

Para quem não quer gastar tanto tempo do seu expediente pilotando o fogão, pode ser uma boa ideia deixar o cardápio da semana pronto e definido já no domingo. Cozinhe em grandes quantidades, guarde tudo em potes na geladeira e vá consumindo ao longo da semana para não perder tanto tempo cozinhando todo santo dia.

Além disso, tome cuidado com a tentação de cair dentro dos lanchinhos nada saudáveis: capriche nos legumes, verduras e proteínas, e fique longe dos alimentos industrializados. 

Outra coisa que é importante de lembrar durante a pandemia do COVID-19 é: favoreça os pequenos negócios. 

Compre o pão do café e faça a feira da semana na mercearia e no mercadinho do seu bairro; se você come carne, procure o açougue mais perto e converse com o fornecedor para conseguir porções menores. Evite recorrer às grandes marcas, pois elas ainda estarão aqui sem grandes prejuízos quando isso tudo passar. 

Lembre-se: é importante ajudar a sua comunidade local em momentos como este.

7. Saiba quando desligar

É importante saber, também, quando desligar tudo e se desconectar.

Não tem problema tirar uma folga de vez em quando para descansar, assistir uma TV ou fazer o que você quiser simplesmente porque você quer e merece. 

Também vale lembrar que, por conta da recomendação da OMS de que todos fiquemos em casa para conter a disseminação do COVID-19, diversos museus e casas de espetáculo estão compartilhando conteúdos totalmente gratuitos na internet. Segue uma pequena lista:

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Não fique isolado!

Pode ser difícil se adaptar à rotina temporária de distanciamento social, mas é sempre bom lembrar que distanciamento não quer dizer isolamento: não se esqueça de conversar periodicamente com seus amigos, familiares e colegas de trabalho – seja por mensagem de texto, ligação telefônica ou, ainda melhor, chamadas de vídeo.

Aliás, se você estiver buscando um app que possibilite uma conversa simultânea entre três ou mais pessoas, vale a pena conferir o Microsoft Teams, o Skype e o JusTalk.

Por último, lembre-se: você não está sozinho nessa.