Skip to content
Programa de animação: os 7 melhores de 2021 | Oberlo

Programa de animação: você já tem um para usar?

Artigo por Alex Sheehan

Qual a utilidade de um programa de animação no e-commerce?

A gente sabe – e você também sabe – que o vídeo é uma das ferramentas mais poderosas de marketing. Aliás, algumas estatísticas de vídeo marketing mais recentes indicam que o formato de vídeo é particularmente popular no Brasil.

É verdade: um levantamento realizado pela TIC Domicílios mostrou que 73% dos brasileiros têm o hábito de compartilhar vídeos de marcas, lojas e instituições em suas redes sociais e com amigos próximos.

O problema é que fazer um vídeo nem sempre é fácil. E vai ver você está meio sem ideias, não tem os equipamentos necessários (e nem o orçamento) para fazer vídeos profissionais ou simplesmente não gosta da ideia de ter que colocar a sua cara ali, para todo mundo ver.

Mas por que não trabalhar com um programa de animação ou software de animação?

Dessa forma, você vai poder fazer vídeos animados sem gastar muito dinheiro e sem precisar investir em nenhum equipamento.

Gostou da ideia? O post de hoje tem 7 programas de animação para você começar a usar hoje mesmo.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quais são os melhores programas de animação?

Para descobrir qual é o melhor programa de animação, você vai ter primeiro que descobrir qual é o programa mais recomendado para as suas necessidades e objetivos.

Antes de continuar a leitura, é importante que você tenha em mente:

  • Os objetivos que você deseja alcançar com a produção de conteúdos em vídeo;
  • Se o tipo de vídeo que pode ser construído com um programa de animação (ou um software de animação) é algo que combina com a proposta da sua loja, com a sua identidade visual e com a declaração de missão, visão e valores;
  • Se você pode investir em um programa pago ou se é melhor buscar um programa de animação grátis;
  • O tipo de campanha de publicidade que você pode criar com vídeos animados.

Se você está pensando em utilizar um programa de animação como ferramenta para construir um canal no YouTube e ganhar visualizações, vale a pena conferir o vídeo abaixo, sobre produção de vídeo para a plataforma:

1. Programa de animação grátis: Animaker

Plataformas: pode ser utilizado online

O Animaker é o programa de animação perfeito para quem nunca trabalhou com a criação de vídeos animados. Com uma interface bem intuitiva e um modelo de “arrastar e soltar”, dá para criar vídeos bem legais em pouco tempo.

Esse software de animação permite criar seis tipos de vídeo diferentes, desde o 2D até infográficos – e você ainda pode criar personagens do zero, trabalhar com expressões faciais bem variadas, fazer a sincronização labial entre o personagem animado e o conteúdo de voz e muito mais.

Programa de animação grátis: Animaker

O Animaker também conta com banco de imagens e músicas, gráficos pré-projetados e outros recursos de gravação e edição – tudo isso na versão gratuita. Na versão paga, você ganha acesso a outros recursos exclusivos como efeitos de transição, edição customizada de textos e mais.

2. Software de animação: Blender

Plataformas: Windows, Mac e Linux

Blender é um programa de animação para quem já está mais habituado a criar e editar conteúdos em vídeo.

Mas sabe qual a melhor parte? O Blender é um programa de animação grátis – e é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores programas do mercado.

Além de oferecer recursos exclusivos de renderização e ferramentas para modelar e esculpir conteúdos digitais, o Blender também oferece uma imensa variedade de recursos para edição de vídeo e mesclagem de artes 2D e 3D.

Dica exclusiva: Não se deixe enganar pela interface do programa, porque ela realmente pode assustar alguém que está começando a se aventurar pelo mundo dos programas de animação.

3. OpenToonz é o melhor programa de animação grátis

Plataformas: Windows, Mac e Linux

OpenToonz é o melhor programa de animação grátis

O OpenToonz conquistou, com todas as honras, a sua posição dentro da nossa lista de programas de animação.

Esse programa de animação grátis é ideal para quem quer trabalhar com vídeos de animação – e pode ser a solução perfeita para a sua loja. Dá só uma olhada nos recursos que ele oferece:

  • Ferramentas de desenho para vetores e bitmaps;
  • Paletas de cor;
  • Mais de 100 efeitos especiais;
  • Criação e configuração de script;
  • Animação frame a frame;
  • Criação de vetores a partir de desenhos feitos em papel.

4. Programa de animação: Pencil2D Animation

Plataformas: Windows, Mac e Linux

Não deixe a aparente simplicidade do Pencil2D te enganar: esse programa de animação grátis pode ajudar (e muito) na hora de criar vídeos e materiais de publicidade.

Além da interface bem simples, o Pencil2D possui dezenas de recursos disponíveis, como importação de imagem e áudio, ajuste da taxa de frames, efeitos especiais, customização da barra de ferramentas e exportação em diversos formatos diferentes de arquivo.

5. Software de animação: Animation Paper

Plataformas: Windows, Mac e Linux

O Animation Paper é um programa de animação gratuito que tem um espaço especial no coração de quem gosta daquelas animações com gostinho de infância. Se você está buscando um toque mais vintage para a sua marca, esse programa de animação grátis pode ser a pedida certa.

Sim, a interface atual está um pouquinho desatualizada – mas o desenvolvedor do software de animação está trabalhando em uma nova versão do programa, completa com novos recursos. O único problema é que essa nova versão vai ser paga; então, se quiser aproveitar, é melhor ir até o site do Animation Paper e garantir o download da versão antiga, que está de graça.

Um dos destaques desse programa de animação é o fato de que ele permite criar uma animação do zero, como se você estivesse desenhando em uma página de papel. Também é possível exportar o vídeo final para diversos formatos, como MP4, MOV e PNG.

6. Powtoon: melhor programa de animação grátis

Plataformas: pode ser utilizado online

Powtoon é um software de animação projetado para criar apresentações de vídeo. A versão gratuita não é tão completa quanto a versão paga, mas conta com recursos como:

  • Estilos customizados de animação;
  • Exportação para YouTube, Facebook, Wistia, Vimeo, PowerPoint e PDF;
  • Animação de vídeos com até 3 minutos de duração e criação de GIFs;
  • Imensa galeria com templates prontos.

Esse programa de animação grátis também conta com templates construídos exclusivamente para anunciar e promover produtos em lojas virtuais. Vale a pena conferir!

7. Programa de animação: Toontastic 3D

PlataformasAndroid e iOS

O Toontastic 3D é o programa de animação grátis do Google. Embora tenha sido desenvolvido para crianças, muitas lojas e e-commerces têm utilizado esse software – e os resultados são realmente bem legais.

O Toontastic é perfeito para criar uma narrativa de storytelling da marca, pois você pode criar personagens, inserir músicas e muito mais.

A ferramenta conta com templates já prontos, cada um com cenários diferentes – então você não vai precisar desenhar nada “do zero” a não ser os personagens. Outra vantagem do Toontastic é que ele funciona mesmo offline, de modo que você vai poder trabalhar nos seus vídeos a qualquer momento (mesmo quando acabar a energia!).

Os destaques entre os programas de animação: 7 outras ferramentas para testar

Quer um bônus? Então aqui vão 7 outros programas de animação para você testar:

  1. Aurora 3D Animation Maker
  2. Bryce 3D
  3. Clara.io
  4. DAZ 3D
  5. DigiCel FlipBook
  6. Moovly
  7. Toon Boom Animate Pro 3

Programa de animação: resumo

Aqui vai um resumo com os 7 melhores programas de animação que mostramos no post.

  1. Animaker
  2. Blender
  3. OpenToonz
  4. Pencil2D
  5. Animation Paper
  6. Powtoon
  7. Toontastic 3D

Quer saber mais?