Skip to content
programa de afiliados

Programa de afiliados: o que é e como funciona

Artigo por Raghav Haran

Nós sabemos que é difícil vender logo nos primeiros dias ou meses de vida de uma loja virtual, mas fazer parte de um programa de afiliados ou começar a sua própria rede pode ser exatamente o que você precisa para começar!

A equação se resume a três itens: lucrar, para poder investir na geração de tráfego para, por fim, crescer. A questão, no entanto, é que você precisa do tráfego para poder lucrar – e, se estiver tentando usar o Facebook Ads ou outras formas de tráfego pago, você nem sempre conseguirá vendas suficientes para compensar o investimento.

Enquanto investigava e explorava soluções diferentes para este dilema, você provavelmente se deparou os termos “marketing de afiliados” e “programa de afiliados” com bastante frequência – e com certeza se perguntou: “Mas, afinal, o que é um programa de afiliados?”.

Bom, este artigo explicará tudo o que você precisa saber sobre este componente importantíssimo para impulsionar vendas. Está pronto para descobrir um pouco mais sobre os programas de afiliados e como ganhar dinheiro na internet com eles? Então vamos lá!

O que é um programa de afiliados?

O programa de afiliados é o que acontece quando um empreendedor ou lojista de e-commerce faz uma parceria com alguém já estabelecido no seu nicho, pedindo que promova seus produtos ao público dele. Em troca, o afiliado ganha um percentual da receita para cada venda que gerar.

O programa de afiliados, portanto, pode ser um excelente canal para empresários de primeira viagem, porque é um dos únicos canais de marketing nos quais é possível divulgar os produtos para vender e conseguir um retorno total do investimento.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Muitos de nós já nos frustramos em algum momento com as estratégias mais tradicionais de marketing pago: investimos em Facebook Ads, anúncios no YouTube e outros social ads para atraírmos pessoas para os nossos sites, mas nem sempre conseguimos vendas suficientes para cobrir as despesas.

Com o programa de afiliados, no entanto, a coisa é diferente – e você pode ter certeza de que toda a sua receita será convertida em lucro, já que a base do programa está em comissões e não em grandes investimentos.

Agora que você já sabe o que é um programa de afiliados, deve estar querendo saber como usá-lo na sua estratégia publicitária, não é mesmo?

Como usar o programa de afiliados

O próximo passo é aprender a implementar e criar o seu próprio programa de afiliados – também mostraremos como firmar parcerias com os afiliados certos e como definir a comissão a ser paga.

Use um sistema de rastreamento de afiliados

Existem dois modos de implementar um programa de afiliados: entrar em uma “rede” de afiliados ou construir o seu próprio sistema de rastreamento.

As redes de afiliados, consideradas por muitos como os melhores programas de afiliados, são marketplaces onde os empresários de e-commerce podem encontrar afiliados dispostos a promover os seus produtos.

Ainda que estas redes facilitem bastante o processo, algumas costumam cobrar taxas mensais, o que pode não ser conveniente para empreendedores de primeira viagem. Outras ainda ficam com uma parte dos lucros, o que garante um ROI positivo ao proprietário da loja.

Algumas das redes de afiliados mais utilizadas no Brasil são: Lomadee, Hotmart, Boo-box e ClickBank.

programa de afiliados

Encontre um afiliado no seu nicho

Agora que você já sabe o funcionamento básico de um programa de afiliados, o próximo passo é encontrar os afiliados para o seu programa – afinal, são eles que promoverão os seus produtos.

A verdade é que as redes de afiliados são um ótimo ponto de partida para empreendedores novatos; elas oferecem seus próprios sistemas de rastreamento, o que significa que os afiliados adequados já estão à disposição.

Usar uma rede de afiliados existente também ajuda empreendedores e afiliados a monitorar quanto estão gerando em vendas. Dessa forma, você e o seu afiliado sabem exatamente quanto dinheiro foi gerado e qual é a comissão a pagar. Ou seja, fica muito claro para ambas as partes como ganhar dinheiro com o programa de afiliados.

Outra opção é construir o seu próprio sistema de rastreamento e programa de afiliados de e-commerce, o que, na realidade, não é tão complicado quanto parece. Existem vários aplicativos gratuitos para o marketing de afiliados na Shopify – mas muitos ainda estão em inglês.

Vale lembrar que mesmo os aplicativos pagos costumam ter um período longo de avaliação gratuita, o que significa que você pode testar o seu programa de afiliados, conferir se consegue um bom retorno sobre o investimento e só então decidir em quais aplicativos vale a pena investir.

Trocando em miúdos: o ponto positivo de usar uma rede de afiliados para encontrar afiliados adequados ao seu nicho é que você já tem acesso a um público pré-construído de qualidade. A vantagem de criar o seu próprio programa de afiliados de e-commerce, no entanto, é que você tem mais controle sobre ele e provavelmente pagará menos taxas.

Tenha em mente que o aspecto negativo de criar um programa de afiliados do zero é que você precisará encontrar seus próprios afiliados, e isso pode ser uma tarefa desafiadora para iniciantes.

Felizmente, se você já tiver uma boa base de clientes, poderá permitir que eles se transformem em influenciadores, uma tendência comum em redes sociais – você mesmo deve seguir pelo menos um digital influencer no Instagram, não é?

programa de afiliados

Se você estiver usando uma rede de afiliados, os parceiros ideais poderão encontrar você facilmente pelo recurso de busca presente em todos os sites. Por exemplo, para um fabricante de roupas, uma busca simples pela palavra “vestuário” pode produzir vários resultados de pesquisa sobre programas de afiliados na categoria.

Você pode fazer vários tipos de busca, como “moda masculina” ou “infantil”, por exemplo, para buscar afiliados que entendem bem a sua base de clientes. O funcionamento é semelhante ao sistema de hashtags para Instagram, não acha?

Como entrar em contato com um afiliado no seu nicho

Quanto a procurar afiliados que atendam ao seu nicho, outro modo de consegui-los é enviando e-mails a outros empreendedores e marcas. Se você não estiver usando uma rede de afiliados, encontrar outras lojas com público semelhante ao seu pode ser uma ótima maneira de começar uma relação realmente lucrativa.

Digamos que você tenha aberto, recentemente, uma loja de roupas. Você pode decidir entrar em contato com o proprietário de uma loja mais estabelecida para ver se eles gostariam de se afiliar. Outra possibilidade é procurar sites complementares: se você vende semi joias, por exemplo, poderia fazer uma parceria com uma empresa de roupas ou de óculos escuros.

Veja abaixo uma mensagem hipotética que pode ser enviada em situações como essa:

Olá, representantes do/da [insira o nome da loja]!

 Sou um(a) grande fã da sua loja e adoro os [produtos XYZ] que vocês vendem. [Fale do que você gosta na loja deles especificamente]. Eu gerencio uma loja chamada [insira o nome da sua loja], onde vendo [fale sobre o seu nicho].

 Levando em conta o nosso público-alvo e os produtos similares, acredito que há potencial para uma parceria de afiliados mutuamente benéfica. Naturalmente, eu ofereceria boas comissões – e estou disponível para discutirmos outros detalhes assim que for possível.

Além disso, posso enviar algumas amostras dos meus produtos para a sua loja para que vocês possam decidir se há interesse. É só me avisar!

 Muito obrigado(a) pelo seu tempo,

Seu nome

Este e-mail marketing tem alguns pontos excelentes, que precisam ser destacados:

  • A mensagem não solicita um compromisso logo de cara – até porque ninguém ia querer ser parceiro afiliado de um site que acaba de conhecer;
  • O remetente (você) está oferecendo o envio de algumas amostras de produto ao afiliado em potencial – uma excelente forma de mostrar os valores e os ideais da sua marca;
  • A menção às boas comissões. Quanto melhores forem as comissões que você puder oferecer, melhores afiliados conseguirá e mais rentável será a sua estratégia de marketing de afiliados. Falaremos sobre isso mais adiante.

Determine o percentual de comissão do programa de afiliados

Uma coisa que você deve fazer antes de começar o seu programa de afiliados é definir as suas tarifas de comissão. Por mais que elas possam ser diferentes entre uma parceria de afiliados e outra, a definição das tarifas ajudará você a controlar o orçamento – além de influenciar a abordagem dos possíveis afiliados.

Para reforçar aquele último ponto sobre comissões na seção anterior deste artigo, é importante oferecer tarifas de comissão generosas, especialmente se você estiver começando. Sites bem estabelecidos de moda, por exemplo, oferecem comissões de até 10% – e algumas lojas iniciantes se beneficiariam ao oferecer até mais.

No programa de afiliados, oferecer grandes estímulos monetários é um modo crucial de construir uma relação de confiança e aproveitar melhor os seus esforços publicitários com grandes afiliados.

Na verdade, os empreendedores de sucesso (de grandes e pequenos negócios) costumam tratar suas relações com afiliados como se fossem feitas de ouro: quanto mais generoso você for com seus afiliados, afinal, maior é a chance de que eles queiram fazer parcerias e vender os seus produtos.

Entretanto, se você ainda não estiver convencido das vantagens de oferecer altas comissões em seu programa de afiliados, lembre-se de que os seus afiliados não estão apenas conquistando vendas: eles estão conquistando clientes.

Vale destacar que clientes recorrentes têm uma chance mais alta de comprar da sua loja do que clientes que ainda não foram fidelizados. Por isso mesmo, o melhor a fazer é nutrir relações comerciais fortes e mutuamente benéficas, que resultarão na fidelização de clientes.

Em outras palavras: você deve pagar comissões mais altas para conseguir bons afiliados logo de cara. Esta estratégia é um aspecto essencial para cultivar o melhor programa de afiliados possível, porque você compensará o custo com o valor vitalício de cada cliente. Observe que, por mais que seja necessário oferecer tarifas elevadas de comissão, também é preciso preservar o presente lucro na venda dos seus produtos.

Talvez você esteja imaginando quais são os outros fatores específicos que devem ser considerados durante o processo de definição das comissões do seu programa de afiliados. Tente analisar as comissões como um investimento a longo prazo –  e lembre-se de que o marketing de afiliados tem uma grande tarifa de ROI.

Também é útil pensar naqueles produtos que apresentem preços variados quando for elaborar as tarifas de comissão do programa de afiliados, porque você pode querer incentivar os seus parceiros a venderem apenas aqueles produtos que já estão rendendo lucros mais altos (como, por exemplo, produtos digitais).

Se quiser criar uma tarifa única, é bom encontrar um percentual que leve em conta a sua variação de preços – mas, se não quiser optar por esse caminho, vale lembrar que alguns afiliados optam por um sistema de níveis, com tarifas de comissão diferentes para categorias de produto diferentes.

Para encerrar…

Um dos melhores modos de garantir o retorno do investimento nos seus esforços de marketing de afiliados é encontrar afiliados para vender os seus produtos para você – e agora que você já tem algumas respostas para as perguntas mais comuns sobre os programas de afiliados, pode usar esse conhecimento para criar uma fonte de renda extra para a sua loja virtual ou e-commerce.

Além disso, você também pode usar redes de afiliados ou as ferramentas gratuitas de marketing da Shopify para criar o programa de afiliados ideal para a sua loja. O importante é que, qualquer que seja a abordagem escolhida, você consiga garantir os melhores resultados possíveis.

O programa de afiliados pode ser uma ótima maneira de construir relações mais fortes com clientes e também com outras empresas do seu nicho de produto – além de ser uma excelente ferramenta para ganhar informações valiosas sobre as experiências dos clientes e também para aprender novas estratégias de marketing digital e comerciais.

programa de afiliados

Lembre-se: isto que mostramos aqui é apenas um modelo básico para começar a usar o marketing de afiliados. Agora está na hora de você tentar por conta própria. Temos certeza de que, uma vez que você pegue o jeito, perceberá que o céu é o limite quando se aproveita tudo o que a lucrativa estratégia de um programa de afiliados é capaz de oferecer.

Programa de afiliados: principais benefícios

  • É possível obter retorno total sobre o investimento;
  • A relação é mutuamente benéfica, pois o parceiro ganha um percentual para cada venda que gerar;
  • Participar de uma rede já existente é a forma mais rápida de encontrar afiliados;
  • Formar o próprio programa de afiliados garante autonomia e maiores ganhos.


Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?