As cores desempenham uma função importantíssima na identidade visual de uma marca, já que é por meio delas que a loja será identificada e avaliada pelos clientes. O significado das cores, portanto, é algo que afeta todos os nichos e empreendedores – desde a marca de roupas que está tentando investir em um público-alvo mais jovem até o empreendedor do setor médico que tenta estabelecer uma relação de confiança com seus clientes. Por isso é importante estudar e entender a psicologia das cores.

Compreender o significado das cores, portanto, pode ser um primeiro passo para atrair o público-alvo ideal e se conectar a ele, da mesma maneira que a psicologia das cores pode ser uma aliada importantíssima no processo de branding de uma marca.

Neste artigo, vamos conversar um pouquinho mais sobre o que é a psicologia das cores – e como o significado das cores pode influenciar o processo de compra e até mesmo na fidelização de clientes.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores estuda a relação entre as cores e o comportamento humano, investigando de que forma as cores podem afetar as nossas decisões cotidianas – por exemplo, a compra de itens e produtos.

Nesse sentido, os estudos que tomam como base o significado das cores fazem perguntas como: A cor daquele vestido influenciou no momento da compra? As cores dessa embalagem fazem com que escolhamos esta marca e não aquela? Será que a cor desse ícone aumenta as chances de que o usuário clique nele? Será que as cores e seus significados podem, de fato, influenciar a decisão de compra?

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

A resposta direta para as perguntas acima é: sim.

Só que a coisa complica um pouquinho quando precisamos justificar e explicar esse “sim”: afinal, por mais que as cores influenciem a nossa escolha de produtos, é possível que uma mesma cor tenha significados diferentes para pessoas diferentes. O motivo para isso está diluído em diversos fatores, como país, cidade, valores, idade, orientação sexual e muito mais.

Fonte: Marketing Moderno / Multilinks

Lista com o significado das cores

Significado das cores: simbologia da cor vermelha

A teoria do significado das cores indica que, no marketing, cores como o vermelho são excelentes para capturar a atenção dos clientes; isso faz sentido, já que a simbologia e o significado da cor vermelha estão associados a sentimentos como entusiasmo, paixão, perigo, energia e ação. Você já deve ter notado que várias marcas costumam utilizar o vermelho da paleta de cores em botões de ação como “Compre agora” ou “Comprar”, e agora já sabe o motivo.

Na psicologia das cores, o vermelho se destaca como a cor mais intensa, o que significa que também pode desencadear emoções mais fortes: se utilizado com exagero, por exemplo, ele pode acionar emoções ligadas ao medo, então é melhor dosar bem os tons que pretende usar. A nossa recomendação é criar botões de chamada para ação ou mesmo pequenos ícones de promoção, especialmente se o tom escolhido gerar um bom contraste com o design da loja.

O vermelho também é característico de marcas como a Coca-Cola e o YouTube.

No caso da Coca-Cola, é importante destacar que, dentro do significado das cores, a cor vermelha também é vista como uma que está ligada ao apetite; além disso, ao vincular a cor vermelha a palavras como “felicidade”, a marca consegue associar uma sensação de entusiasmo e bem-estar ao produto.

O YouTube, por sua vez, raramente utiliza a cor vermelha do seu logotipo: se você prestar atenção, verá que o vermelho está presente apenas no botão play, o que incentiva o usuário a clicar em mais um vídeo.

o significado das cores: coca-cola

Significado das cores: simbologia da cor laranja

Dentro do estudo da paleta de cores, o laranja representa criatividade, aventura, alegria, sucesso e equilíbrio, e é por isso que costuma ser utilizado em sites e anúncios que possuem um tom mais divertido e mesmo descontraído. Apesar de ser uma cor considerada forte, o laranja não é tão dominante como o vermelho – mas isso não quer dizer que é uma cor esquecida. Muitos profissionais de marketing, aliás, utilizam o laranja para chamar a atenção do cliente.

O significado da cor laranja se faz presente em logotipos como o da Nickelodeon, um popular canal televisivo para crianças. Com um forte logotipo inteiramente laranja, a marca transmite sua criatividade e alegria (e se faz inteiramente presente na cabeça do seu público-alvo, as crianças).

as cores e seu significados: laranja

Significado das cores: simbologia da cor amarela

Dentro da psicologia das cores, a simbologia e o significado da cor amarela estão diretamente relacionados ao sol; por isso mesmo, é uma cor que evoca sentimentos de alegria, felicidade, otimismo e calor – mas também carrega consigo o sentido de alerta e falsidade.

De um modo geral, no entanto, o amarelo evoca a ideia de positividade, e é por isso que muitas marcas costumam utilizá-lo como plano de fundo ou como um pequeno destaque. Também é possível utilizar o amarelo em avisos de frete gratuito ou até mesmo no cabeçalho principal da página, se a tonalidade escolhida combinar com o tema utilizado.

É interessante observar que o amarelo também é utilizado na paleta de cores de marcas como Ferrari e McDonald’s. Embora tão diferentes entre si, essas marcas utilizam o amarelo para evocar uma mesma sensação de alegria: a luxuosa marca automotiva associa o amarelo a uma ideia de felicidade, verão e liberdade. O McDonald’s, por sua vez, constrói com a cor amarela a ideia de um lugar onde famílias podem desfrutar de uma refeição rápida, gostosa e relativamente barata.

significado das cores: amarelo

Significado das cores: simbologia da cor rosa

A cor rosa é extremamente popular em marcas voltadas para o público infantil, uma vez que remete a brincadeiras, descontração e carinho. A utilização da cor, porém, pode variar, uma vez que combina tanto com o logotipo da marca como também com a embalagem do produto e o layout do site.

O rosa está fortemente associado a marcas como a Barbie, que usa diversos tons rosados da paleta de cores e, de uns tempos para cá, também vem misturando tons de azul, criando uma marca mais moderna e acessível a todos os públicos.

significado das cores: rosa

Significado das cores: simbologia da cor verde

A psicologia das cores mostra que o verde está fortemente associado à natureza e ao dinheiro, evocando ideias como a de crescimento, fertilidade, saúde e generosidade; no entanto, também é uma cor que carrega associações negativas, como a inveja (não à toa temos a velha expressão do “verde de inveja”). Se o seu e-commerce trabalha com o nicho de saúde e exercícios, pode ser uma boa ideia incluir mais tons de verde em sua paleta de cores, aplicando-os no logotipo ou no site da loja.

A cor verde tornou-se indissociável de marcas como a Starbucks e o Greenpeace – esta última, como todos sabemos, é uma iniciativa voltada para a preservação do meio-ambiente e da vida selvagem e, por este motivo, utiliza o verde da paleta de cores não apenas em seu logo mas em diversas páginas do seu site. O Starbucks, por sua vez, adotou a cor verde no seu logotipo, em determinados produtos e embalagens, e também em alguns elementos de design do site.

significado das cores: verde

Significado das cores: simbologia da cor azul

O azul está ligado ao mar e ao céu; por isso mesmo, evoca sentimentos como o de estabilidade, harmonia, paz, calma e confiança. No entanto, o estudo do significado das cores também mostra que o azul carrega consigo certa ideia de frieza e distanciamento, portanto é importante ficar alerta.

Em termos práticos, o azul pode ser tranquilamente utilizado no logotipo da marca ou no menu de navegação do site da loja, e muitos varejistas costumam utilizar este tom da paleta de cores para ilustrar os ícones de frete gratuito, certificado de confiabilidade e outros itens relevantes para a credibilidade da loja.

Marcas como Facebook, Twitter e Skype são amplamente vinculadas à cor azul, mas outros gigantes utilizavam esta paleta de cores bem antes da era da tecnologia: o azul do Walmart, por exemplo, ajudou a firmar a rede de hipermercados como um ambiente de tranquilidade e calma. O mesmo vale para a Oral B, marca de escovas de dente e outros itens ortodônticos: ao utilizar a cor azul no logotipo e no site, a marca transmite uma mensagem de qualidade e confiança que é central para o sucesso dos seus produtos.

o significado das cores: azul

Significado das cores: simbologia da cor roxa

Dentro do estudo de significado das cores e ao longo da História, o roxo tem sido considerado como a cor da realeza. Por isso mesmo, é uma cor que costuma ser associada a ideias de poder, nobreza, sabedoria e espiritualidade – mas, se utilizada em exagero, pode gerar certo sentimento de frustração ou arrogância.

O roxo também ilustra o logotipo do Yahoo e da Whiskas, e é interessante notar que, no caso desta última marca, a cor roxa é predominante em todo o site e podemos observar diversos tons da paleta de cores sendo usados. Longe de ser um erro, a escolha parece ser uma forma de manter certa coerência com os produtos da marca, que também possuem a embalagem totalmente roxa.

O significado das cores: roxo

Significado das cores: simbologia da cor branca

O estudo do significado das cores mostra que o branco costuma ser utilizado para representar inocência, tranquilidade, bondade e humildade – ao menos no mundo ocidental. Na paleta de cores, a cor branca pode significar coisas completamente diferentes em outras partes do globo, então é bom tomar cuidado ao bolar uma estratégia internacional; além disso, também é importante lembrar que o branco costuma ser associado a um espectro mais negativo, como a frieza e a esterilidade.

Em um site de e-commerce, no entanto, o branco inevitavelmente acaba sendo bastante utilizado, especialmente como plano de fundo das páginas e fotografias de produto. Combinado com o texto em preto, o plano de fundo branco é a melhor opção para marcas que prezam por uma boa experiência de leitura e navegação.

O branco também é conhecido como a cor da Adidas, que costuma usá-lo como plano de fundo em seu site e como base em suas campanhas, como vamos abaixo. Em diversas ocasiões, a Adidas também usa a versão branca de seu logotipo.

significado das cores: branco

Significado das cores: simbologia da cor preta

A cor preta é uma das mais populares dentro do mundo do varejo. No estudo do significado das cores, é um tom que está fortemente associado a elementos como mistério, poder, elegância e sofisticação (e, no espectro negativo, a elementos como tristeza e raiva). O preto também é uma cor bastante utilizada por marcas de moda, e quando combinado com o branco cria um belo contraste visual.

A cor preta também é a cor escolhida por marcas como a Chanel e a Nike. A mundialmente renomada maison de Gabrielle Chanel criou uma identidade visual simples e elegante mesmo no site, onde utiliza apenas as cores preto e branco. Assim como a grande maioria das marcas de varejo, a Chanel também usa a cor preta para seus botões de chamada para ação, contrastando mais ainda a utilização do branco como plano de fundo. A Nike, por sua vez, adotou uma paleta de cores baseada na tríade branco, preto e cinza, o que garante boa visualização e leitura (além de uma identidade visual coerente).

O significado das cores: preto

Significado das cores: simbologia da cor cinza

O estudo do significado das cores nos mostra que o cinza é uma cor que representa a neutralidade e o equilíbrio, possivelmente por ser considerado o equilíbrio perfeito entre o preto e o branco. Dentro do espectro negativo da psicologia das cores, a cor cinza pode evocar as ideias de depressão, perda e monotonia; no entanto, pode ser muito bem utilizada em espaços como cabeçalhos, gráficos e até mesmo nos próprios produtos da loja.

A Apple é, possivelmente, a marca mais facilmente associada ao cinza: quase todos os notebooks e computadores da marca, afinal, são vendidos neste tom da paleta de cores, e a interface da plataforma para usuários também é toda construída em torno de tons de cinza. No site, vemos que a cor cinza se faz presente logo no cabeçalho, onde destaca o famoso logotipo, e também em outros pequenos elementos da página. O resultado é um design simples e, ainda assim, elegante.

cor cinza na paleta de cores

Significado das cores: simbologia da cor marrom

O marrom é uma cor que evoca elementos como terra, madeiras e pedras; não à toa, então, a psicologia das cores indica que é uma cor associada a sentimentos de segurança e conforto. Pode até parecer estranho ou mesmo impensado um logotipo marrom, mas na verdade é uma cor muito utilizada em marcas de produtos naturais e alimentos.

A Hershey’s, por exemplo, consegue equilibrar muito bem o logotipo marrom mundialmente conhecido, a cor marrom bem escura de suas embalagens e o design no site, que mescla outras cores terrenas.

cor marrom: o que significa

Significado das cores: resumo

  • Vermelho: entusiasmo, paixão, perigo, energia e ação.
  • Laranja: criatividade, aventura, alegria, sucesso e equilíbrio.
  • Amarelo: alegria, felicidade, otimismo e calor.
  • Rosa: brincadeiras, descontração e carinho.
  • Verde: crescimento, fertilidade, saúde e generosidade.
  • Azul: estabilidade, harmonia, paz, calma e confiança.
  • Roxo: poder, nobreza, sabedoria e espiritualidade.
  • Branco: inocência, tranquilidade, bondade e humildade.
  • Preto: mistério, poder, elegância e sofisticação.
  • Cinza: neutralidade e o equilíbrio.

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre a psicologia das cores e já desvendou o significado das cores mais utilizadas no e-commerce, está na hora de colocar tudo que aprendeu em prática – aplique este conhecimento quando for criar sites na internet, montar sua loja virtual, ou criar um canal no YouTube, por exemplo.

Por mais que muitos nichos já tenham estabelecido algumas cores padrão, como por exemplo o azul para a área de cuidados pessoais, você não precisa aderir a essas regras se não quiser. Escolha cores capazes de representar a sua marca, pois elas serão as responsáveis em traduzir a identidade da loja para o mundo visual e podem te ajudar a ganhar dinheiro na internet.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?