Skip to content
10 estatísticas das redes sociais mais usadas em 2021

10 estatísticas das redes sociais mais usadas em 2021 [INFOGRÁFICO]

Artigo por Maryam Mohsin

As redes sociais mudaram o modo como vivemos nossas vidas e a cada ano surgem novas redes – assim como o TikTok, que ganhou popularidade no Brasil nos últimos meses. Neste artigo, vamos apresentar 10 estatísticas das redes sociais mais usadas em 2021!

Não há como negar: as redes sociais são poderosas, gigantescas e vieram para ficar.

As plataformas sociais vêm crescendo exponencialmente desde 2004 – e, nos últimos anos, temos visto um desenvolvimento que é especialmente poderoso para o e-commerce: a criação de marketplaces nas redes sociais mais usadas, como o Instagram e o Facebook para empresas, que funcionam também como canais de compra.

É nas nessas redes mais usadas, afinal, que os clientes já fidelizados (e os clientes em potencial) podem interagir de maneira orgânica com as marcas, superando barreiras geográficas e mesmo sociais.

Na era dos digital influencers e dos conteúdos gerados por usuários, no entanto, a gestão de redes sociais é também um desafio cada vez maior.

A questão, então, é: será que vale a pena investir nas redes sociais? Elas podem ser consideradas como uma fonte de renda extra? E qual será a estratégia de marketing em rede social mais adequada para a sua empresa?

As redes sociais mais usadas vivem um momento bastante singular: como já estão bem-estabelecidas, cada uma conta com um público-alvo bastante distinto do outro. Isso significa que, para conseguir vender nas plataformas, você precisa primeiro encontrar aquela que seja mais compatível com a sua marca.

E a maneira de fazer isso é pesquisando dados sobre redes sociais mais usadas.

Por isso mesmo, decidimos compartilhar algumas das estatísticas mais importantes sobre as principais redes sociais da internet. O conteúdo que listamos abaixo é essencial para empreendedores que querem saber um pouco mais sobre o gerenciamento das redes sociais mais usadas – e também para aqueles que ainda estão em cima do muro sobre investir ou não em uma rede social.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

1. Usuários de redes sociais ativos diariamente

usuários ativos de redes sociais

O número de usuários das redes sociais mais usadas vem crescendo continuamente nos últimos anos: só no ano passado, por exemplo, o número de usuários atingiu a marca dos 3.2 bilhões de pessoas – ou 42% da população mundial!

Tamanho crescimento se deve ao desenvolvimento tecnológico que vem nos acompanhando nos últimos anos. Com tecnologias acessíveis, dispositivos eletrônicos mais baratos e conexões sempre disponíveis, a rede social se transformou em uma companheira constante.

Atualmente, as redes sociais mais usadas no mundo estão disponíveis em formatos de app e são totalmente otimizadas para os mais diversos navegadores de internet, o que torna o acesso a elas algo descomplicado e instantâneo.

Vejamos, a seguir, outros pontos positivos das redes sociais mais usadas.

2. Redes sociais mais usadas no mundo

redes sociais mais usadas do mundo

O Facebook é, sem dúvidas, uma das redes sociais mais usadas no mundo. Considerado quase sinônimo de “rede social”, o Facebook conta com 2,32 bilhões de usuários ativos por mês – e já havia atingido a marca de um bilhão de usuários lá atrás, em 2012.

No entanto, não basta apenas saber que o Facebook é uma das redes sociais mais usadas; é necessário saber, também, como otimizar os recursos da sua loja para que a marca seja encontrada dentro da plataforma. A primeira coisa que você deve fazer, então, é descobrir como anunciar no Facebook e impulsionar os anúncios da loja.

Não se esqueça de que anunciar nas principais redes sociais significa também se familiarizar com os algoritmos e estar sempre por dentro das melhores dicas de tráfego pago.

3. Quem usa as principais redes sociais?

quem usa as principais redes sociais

Quem quer saber como vender pelas redes sociais mais usadas precisa, é claro, descobrir se o público-alvo da loja está presente nessas plataformas.

Para quem não se lembra, os baby boomers são a geração nascida entre os anos de 1946 e 1960; a geração X é a que a seguiu, entre 1961 e 1981; e os millenials são os jovens nascidos entre 1981 e o início dos anos 2000 – e parece que as três gerações estão presentes não só nas redes sociais mais usadas no Brasil, mas também no mundo todo.

É verdade que os millenials continuam a ser a geração que mais utiliza as redes sociais e a que tem maior acesso a smartphones – e, claro, o foco de qualquer estratégia de gestão de redes sociais. A geração X, por sua vez, alcançou uma utilização significativa de tablets e outros dispositivos; e os baby boomers, que antes tinham aversão às novas tecnologias, estão cada vez mais integrados às plataformas digitais e interessados em ganhar dinheiro na internet.

4. Tempo gasto nas redes sociais mais usadas

tempo gasto nas redes sociais mais usadas

Acontece até com as melhores redes sociais: elas nos deixam viciados, dependentes de novos conteúdos e novas interações. Quem nunca passou minutos incontáveis rolando o interminável feed do Facebook? Ou demorou para começar a comer porque precisava tirar a foto perfeita ou fazer o vídeo para Instagram mais legal?

Isso acontece no mundo todo; não é um fenômeno exclusivo às redes sociais mais usadas no Brasil. É por isso que a média de utilização diária dessas plataformas já atingiu a média de 2 horas e 22 minutos.

Parece um número alto, mas na verdade é um que traz consigo uma boa notícia para empreendedores e lojistas: a divulgação em redes sociais – e as estratégias comerciais do Facebook para empresas – podem gerar resultados concretos dentro de pouco tempo.

5. Redes sociais para empresas: o poder do marketing

redes sociais mais usadas e o poder do marketing

O e-commerce e o varejo não demoraram muito para perceber o potencial das redes sociais na internet: 73% das marcas entrevistadas, afinal, afirmam que as experiências que tiveram com o marketing nas redes sociais mais usadas no mundo foram “positivas” ou “muito positivas”.

A verdade é que as melhores redes sociais já fazem parte integral de qualquer estratégia de marketing pessoal ou para empresas – seja no formato de Stories, em parcerias com influenciadores ou mesmo em vídeos e anúncios no YouTube.

Nessas plataformas, é possível anunciar sem gastar muito dinheiro, interagir diretamente com o público-alvo e fidelizar clientes com promoções exclusivas; por isso mesmo, pode ser uma boa ideia investir nas redes sociais mais usadas no Brasil – sobretudo no Facebook e no Instagram.

6. Os clientes estão presentes nas redes sociais mais usadas

Clientes em potencial nas redes sociais mais usadas

Além de serem parte integral das estratégias de marketing, as redes sociais mais usadas do momento estão se transformando em uma etapa quase que obrigatória do processo de compra do cliente.

As plataformas sociais, afinal, servem como um espaço no qual os clientes podem pesquisar sobre a história da marca; onde podem ler avaliações honestas de clientes e, claro, encontrar promoções exclusivas da marca.

Isso significa que o gerenciamento de redes sociais mais usadas precisa se transformar em um dos pilares de qualquer empreendedor: é essencial, afinal, que a marca tenha uma presença forte nas redes – e a melhor maneira de fazer isso é construindo uma boa relação com os seus clientes e seguidores.

7. O real impacto de uma boa experiência de compra

redes sociais mais usadas e a experiência de compra

Você já deve ter reparado que todas as nossas estatísticas têm algo em comum: elas destacam a importância da gestão de redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo.

Para garantir que o seu cliente não só realize uma compra, mas também interaja com a marca nas redes, é essencial que você saiba os melhores horários para postar nas redes sociais e, além disso, entenda como se beneficiar dos recursos que essas plataformas têm a oferecer – e um deles é o serviço de atendimento ao cliente.

Quando falamos de atendimento ao cliente, não estamos apenas falando de resolver problemas e atrasos na entrega; estamos falando também de uma estratégia que vemos cada vez mais nas redes sociais mais usadas no mundo: a construção pública de uma marca que é acessível e responde com honestidade todos os comentários, menções e interações que recebe nas plataformas sociais.

Não ignore os seus clientes e seguidores: ao interagir com eles, você mostra que a marca quer ouvir o que eles têm a dizer; que a opinião deles importa, pois a sua história de sucesso depende, é claro, deles.

8. Um digital influencer pode ajudar a construir uma identidade pública da marca

Presença dos digital influencers

As redes sociais na internet são indissociáveis de um outro fenômeno moderno: os influenciadores digitais.

Com quase 54% dos clientes em potencial baseando decisões de compra nas opiniões de influenciadores e nos conteúdos que estes publicam nas redes sociais mais usadas, é natural que as marcas busquem firmar parcerias com influenciadores relevantes.

Especialmente para empreendedores que querem saber como ganhar dinheiro no Instagram, fazer parcerias com digital influencers é um ótimo caminho. Então, se você está trabalhando com o gerenciamento dessa e outras redes sociais, já sabe qual pode ser a sua próxima estratégia de vendas!

9. Stories do Instagram

Instagram stories

A resposta para a temida pergunta “Qual a rede social mais usada?” varia de acordo com o país, o ano e até mesmo o mês de avaliação. Por mais que o Facebook tenha dominado o ranking das redes sociais mais usadas no mundo por muito tempo, o Instagram superou o Facebook em número de interações em fevereiro de 2020 – em grande parte graças aos Stories.

Com mais de 500 milhões de usuários ativos, o Instagram Stories é provavelmente o recurso mais utilizado da plataforma, e já se tornou uma parte essencial do trabalho de gestão de redes sociais.

A melhor parte é que os conteúdos dos Stories do Instagram podem ser altamente interativos, graças aos adesivos, gifs e enquetes. Aproveite o espaço para liberar toda a sua criatividade e mostrar uma marca moderna e descontraída.

E se você quer usar esse recurso de forma profissional, é importante saber como dimensionar os Stories do Instagram. Depois que já estiver craque em produzir imagens e vídeos perfeitos para os Stories, chegou a hora de pensar nas visualizações. Para sua sorte, existem diversos apps para Instagram Stories que te ajudam a potencializar os resultados da sua conta!

10. Redes sociais mais usadas: dispositivos escolhidos pelos clientes

redes sociais mais usadas: dispositivos escolhidos pelos clientes

A demanda por conteúdos compatíveis com dispositivos móveis é uma constante dentro do mundo virtual – e que se faz especialmente relevante dentro do gerenciamento de redes sociais.

Os smartphones foram se desenvolvendo de maneira quase que paralela às plataformas sociais mais usadas no Brasil, e é essencial que a sua marca acompanhe as mudanças e tendências do mercado se quiser sobreviver no mundo virtual.

Afinal, os seus anúncios (e o site virtual da loja) precisam estar devidamente otimizados para diferentes sistemas operacionais e navegadores – caso contrário, os clientes simplesmente desistirão da compra.

Resumo: estatísticas sobre redes sociais mais usadas em 2021

  1. As plataformas sociais contabilizam 2 bilhões de usuários no mundo todo;
  2. O Instagram é a plataforma social mais utilizada;
  3. 90,4% dos millenials, 77,5% da geração X e 48,2% dos baby boomers são ativos nas redes sociais mais usadas;
  4. O tempo médio de utilização das plataformas sociais mais usadas é de 2 horas e 22 minutos;
  5. 73% das marcas entrevistadas afirmam que as experiências que tiveram com o marketing nas redes sociais foram “positivas” ou “muito positivas”;
  6. 54% dos clientes usam as redes durante o processo de compra;
  7. 71% dos clientes que tiveram boas experiências de compra nas redes sociais afirmaram que recomendariam a marca para familiares e amigos;
  8. 49% dos consumidores baseiam suas decisões de compra nas opiniões e nos conteúdos de influenciadores digitais;
  9. O Instagram Stories conta com 500 milhões de usuários ativos diariamente;
  10. 91% dos usuários acessam as redes sociais mais usadas via dispositivos móveis.

As estatísticas das redes sociais que mostramos neste artigo indicam que diferentes plataformas servem a diferentes propósitos. Quando analisar não só as redes sociais mais usadas no mundo, mas também o nicho da sua loja e os seus produtos para vender, é importante que você saiba identificar a plataforma que poderá gerar os melhores resultados.

Esperamos que os dados acima possam ser úteis na sua jornada para o sucesso e ajudem a impulsionar as vendas da sua loja.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Você quer saber mais sobre os números das redes sociais mais usadas no Brasil? É só deixar um comentário aqui embaixo!


Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?