Se você quer vender roupas online, é importante que os tamanhos e medidas dessas roupas sejam compreendidos pelos seus clientes – caso contrário, eles não saberão qual item comprar. Pior ainda, eles podem comprar um tamanho errado – e aí você precisará lidar com trocas, devoluções ou reclamações… Em outras palavras, roupas com medidas erradas ou desconhecidas podem criar problemas para a sua loja, e devem ser evitadas (ou simplesmente corrigidas).

Situações como essa costumam ocorrer quando um empreendedor ou lojista decide comprar roupas fabricadas em uma região que não a sua, como a Ásia ou a Europa – mas os seus clientes estão situados no Brasil. Se este é o seu caso, é essencial que você saiba como converter os tamanhos asiáticos de roupas para as medidas brasileiras que temos aqui. Pode parecer uma tarefa complicada, mas na verdade é algo extremamente simples; veja abaixo.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

O que é a conversão de medidas?

Se a sua loja virtual ou e-commerce vende roupas, é provável que você esteja ciente dos benefícios da conversão de medidas. Como as roupas não possuem tamanhos universais, lojistas brasileiros que vendem roupas feitas na Ásia ou na Europa precisam lidar com essa conversão rotineiramente – mas, como já dissemos, não há motivos para se preocupar com isso.

É comum, por exemplo, que as roupas asiáticas tenham modelagens ligeiramente menores do que aquelas fabricadas aqui no Brasil ou na Europa; por isso, é importante ter em mente que às vezes um tamanho P chinês pode ser o mesmo que um PP brasileiro.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Por que converter os tamanhos das roupas? pexels-photo-102129

Quando o cliente compra uma roupa da sua loja, ele já carrega certas expectativas sobre o produto – mas também sobre você, o dono. Ele espera, por exemplo, que o produto seja de alta qualidade; que ele seja entregue dentro do prazo estipulado; e que as medidas do produto estejam de acordo com as descrições e imagens publicadas no site da loja.

Se você vende roupas fabricadas na Ásia e não se preocupa em converter os tamanhos das roupas, é bem provável que os seus clientes acabem comprando itens de tamanhos inadequados. E, se eles por acaso comprarem um produto e receberem um outro bem maior ou bem menor do que o esperado, certamente ficarão confusos e chateados – e não estarão dispostos a comprar novamente na sua loja. Para evitar essas situações, que no fim das contas só causarão prejuízo à sua loja, o melhor a se fazer é converter os tamanhos e medidas diretamente na loja virtual e nas páginas de descrição dos produtos.

Como converter tamanhos asiáticos para as medidas brasileiras

shutterstock_165420917

Como já mostramos anteriormente, os tamanhos asiáticos costumam ser ligeiramente menores do que os brasileiros, o que pode causar alguns problemas na hora da compra; nós também já destacamos o que pode dar errado se você optar por simplesmente não converter os tamanhos. Agora chegou a hora de mostrar como realizar essa conversão de maneira simples e prática.

Como converter as medidas asiáticas diretamente com o fornecedor ou fabricante

Quando chegar a hora de converter os tamanhos e medidas das roupas que você está comercializando, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com os seus fornecedores e fabricantes. O motivo para isso é simples: eles provavelmente já possuem uma tabela com as medidas que utilizam, ou então uma tabela com a conversão de tamanhos pronta. Com uma tabela dessas em mãos, o seu trabalho ficará ainda mais fácil.

Se você está usando o AliExpress para importar produtos, melhor ainda: muitos fornecedores cadastrados na plataforma já possuem essas tabelas e poderão ajudá-lo em poucos minutos; além disso, mesmo que eles não tenham as tabelas de conversão, certamente terão um guia de medidas e tamanhos nas descrições de produto.

É importante lembrar que, se por acaso o seu fornecedor ou fabricante não possuir as tabelas de conversão, basta procurar um outro lojista que venda o mesmo produto que você em outras plataformas, como o Mercado Livre ou a Amazon – e verificar se ele incluiu as medidas brasileiras nas descrições de produto.

O próximo passo: se certificar de que os clientes da sua loja também tenham acesso a essas informações.

Como exibir a conversão de tamanhos na sua loja

Agora que você já possui as tabelas de conversão em mãos, precisa publicá-las na loja para garantir que os seus clientes realizem uma compra correta. Para que os clientes encontrem essas informações com facilidade, a melhor coisa a se fazer é incluir uma tabela com os tamanhos em todas as descrições de produto do site; dessa forma, eles poderão acessar as informações sempre que necessário.

As tabelas precisam ser claras e objetivas

De nada adianta possuir uma tabela de conversão de tamanhos e medidas se ela não for explicativa e objetiva, pois os seus clientes precisam identificar rapidamente o tamanho que estão procurando.

Veja abaixo alguns exemplos de tabelas de conversão que podem ser utilizadas no seu site:

Fonte: Blog Não Resisti

Fonte: Vestido Longo

Também pode ser interessante incluir uma tabela de conversão com tamanhos dos Estados Unidos e da Europa, como esta:

Fonte: Macho Moda

Lembre-se: as tabelas de conversão são aliadas importantíssimas para o sucesso de um e-commerce de moda. Use-as sempre que necessário para impulsionar o seu número de vendas.

Está preparado para implementar uma tabela de conversão de medidas na sua loja? Mãos à obra! E não se esqueça: nós estamos aqui para ajudá-lo!


Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?