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Tendências do Instagram para ficar de olho em 2021 | Oberlo

Tendências do Instagram: 10 estatísticas para ficar de olho em 2021 [INFOGRÁFICO]

Artigo por Time Oberlo

Quer ampliar sua presença nas redes sociais? Então fica de olho nas 10 tendências do Instagram que a gente separou.

A chegada do ano novo anuncia um momento de reestruturação e reformulação para muitos empreendedores e empreendedoras que trabalham com e-commerce no Brasil – e para muita gente que está buscando uma forma de gerar renda extra e, por isso mesmo, começou a cogitar a possibilidade de trabalhar com modelos de negócios como o dropshipping nacional e/ou internacional.

Agora é o momento de reordenar prioridades, reavaliar o planejamento para o ano e começar a estudar com cuidado as suas fontes de tráfego pago e as plataformas com as quais você pretende trabalhar:

Quem sabe é hora de desbravar a nova rede social do TikTok? Investir mais no seu marketing pessoal? Descobrir o verdadeiro potencial do Facebook para empresas? E dar uma olhada nas novas tendências do Instagram?

No post de hoje, a gente vai conversar sobre esse último ponto: as novidades Instagram e as tendências do Instagram para 2021. Separamos 10, tendências, estatísticas e dados exclusivos que mostram o que podemos esperar dessa rede social tão popular.

Vamos começar?

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1. Stories Instagram: a melhor ferramenta para marketing de influência

Stories Instagram: a melhor ferramenta para marketing de influência

Não dava para começar uma lista com as melhores tendências do Instagram para 2021 sem falar dos Stories, que já viraram praticamente uma marca registrada da plataforma.

E, no que diz respeito ao nosso tema “novas tendências do Instagram”, vale a pena destacar que um estudo realizado pela Tribe Dynamics em 2020 indicou um elo bem forte entre os Stories e o marketing de influência:

78% das marcas entrevistadas afirmaram que os Stories tiveram um impacto positivo nos conteúdos postados por influenciadores. Além disso, 88% dos digital influencers entrevistados utilizam os Stories regularmente.

Esses dados são bem legais, ainda mais se a gente levar em conta que o marketing de influência deve bater a marca dos R$ 10 bilhões em 2021.

Ou seja: agora é a hora de buscar novos influencers para a sua marca, firmar parcerias significativas e, claro, expandir a presença da loja nos Stories.

Dica exclusiva: aqui no blog do Oberlo, você vai encontrar um guia completo sobre como dimensionar os Stories do Instagram, e uma lista com 15 apps para Stories. Vale a pena conferir esses conteúdos; eles podem te ajudar bastante na hora de criar Stories de tirar o fôlego!

2. Novas tendências do Instaram: Reels do Instagram e novos tipos de conteúdo

Novas tendências do Instaram: Reels do Instagram e novos tipos de conteúdo

O Instagram Reels é uma das novidades Instagram mais recentes da plataforma.

Lançado em agosto de 2020, o Reels permite criar e editar vídeos de até 15 segundos de duração – e já vem sendo identificado como a resposta do Instagram ao TikTok app. As semelhanças são, realmente, bem impressionantes (e não seria a primeira vez que o Instagram faria algo assim, né – alguém se lembra do Snapchat?)

O que é interessante sobre o Reels é que o Brasil foi um dos primeiros países a receber o recurso, ainda em fase de testes, lá em novembro de 2019. Naquela época, o Reels foi rebatizado de Cenas e ficou disponível por alguns meses.

E foi justamente durante o momento de implementação do Cenas que o Instagram viu um crescimento de 4,34% de usuários na sua base brasileira. Os dados são do Influencer Marketing Hub.

É claro que muita coisa mudou desde então, mas vale a pena ficar de olho no Reels, que agora já foi oficialmente lançado com esse nome; esse recurso certamente será uma das grandes tendências do Instagram para 2021.

3. Novas tendências do Instagram que vieram para ficar: Live no Instagram

Novas tendências do Instagram que vieram para ficar: Live no Instagram

Não há dúvidas de que a Live no Instagram foi uma das grandes tendências do Instagram durante o ano de 2020.

Como resultado imediato da pandemia da covid-19, muita gente teve que buscar nas redes sociais aquele momento de socialização que antes acontecia no barzinho, nos shows de música ou no teatro – e, como resultado, as lives do Instagram registraram um aumento de 70% entre os meses de março e abril.

O sucesso do formato foi tão positivo que o Instagram chegou a anunciar mais uma leva de novidades Instagram em outubro de 2020, aumentando o tempo das lives de 1 hora para 4 horas.

Como o desfecho da pandemia ainda parece longe e a situação de muitos países permanece crítica, há motivos de sobra para acreditar que a quarentena e o isolamento social continuem fortes durante o primeiro semestre de 2021 – o que significa que há ainda muito espaço para novas lives.

Dica exclusiva: aqui no blog do Oberlo, a gente tem um guia definitivo para quem quer fazer uma live Instagram. E, se você estiver procurando mais conteúdos sobre temas como webinars e videoconferências, tranquilo – a gente também pode te ajudar! Temos uma lista com os melhores apps para videoconferência, e um manual sobre como criar um webinar.

4. Uma revolução no e-commerce: compras no Instagram

Uma revolução no e-commerce: compras no Instagram

De todas as tendências do Instagram para 2021, esta talvez seja a mais importante para os pequenos negócios: o lançamento da função Shop, que aconteceu no início de novembro aqui no Brasil.

Esse novo recurso, que agora é uma aba dentro do app, simplifica o processo de descoberta de produtos e a jornada de compra do cliente – e é, também, uma demanda já antiga de e-commerces e consumidores.

Segundo um levantamento realizado pelo Facebook lá em 2019, 70% dos consumidores já usavam o Instagram para descobrir novos produtos antes de realizar uma compra – e 130 milhões de usuários acessavam os posts compráveis publicados na plataforma todos os meses.

Com o Shop, a tendência é que a integração entre app e site da loja fique ainda mais simples, já que os consumidores poderão realizar o processo inteiro de compra a partir de um único post.

Estamos chegando só na metade da nossa lista com 10 tendências do Instagram; continua a leitura que vai valer a pena!

5. Tendências do Instagram: como garantir um espaço na aba Explorar do Instagram

Tendências do Instagram: como garantir um espaço na aba Explorar do Instagram

A aba Explorar do Instagram é um dos recursos mais antigos do app, e funciona principalmente como um espaço para descobrir novos conteúdos similares aos que o usuário curte ou segue em seu perfil.

Assim como acontece com o resto do app, a aba Explorar está sujeita ao algoritmo do Instagram, então é importante saber como ele funciona na hora de criar seus posts e vídeos.

O que é importante destacar é que o último dado de utilização da aba Explorar foi divulgado pelo Instagram em 2019 – e indicava que mais de 50% dos usuários da plataforma utilizavam a ferramenta ao menos uma vez por mês.

Com o desenvolvimento do app nesses últimos anos e a grande mudança de consumo de conteúdos digitais trazida pela pandemia, é bem possível que esse percentual tenha aumentado consideravelmente.

 6. TikTok, Twitter e GIFs são as novas tendências do Instagram

TikTok, Twitter e GIFs são as novas tendências do Instagram

O Instagram pode ter começado como uma plataforma que trabalhava exclusivamente com imagens e fotos, mas isso certamente já ficou no passado. Aliás, basta dar uma navegada no seu perfil, nos seus Stories ou na sua aba Explorar para ver como o tipo de conteúdo postado na plataforma mudou (e muito) desde que o app foi lançado.

Grande parte dessa mudança se deve ao fato de que o Instagram não pensou duas vezes antes de incorporar outros formatos de conteúdo, como memes, gifs, efeitos especiais e muito mais.

E, segundo uma pesquisa recente da Hootsuite, é altamente provável que o Instagram fique cada vez mais integrado a outros apps que pertencem à mesma empresa-mãe, como o WhatsApp e a própria rede social do Facebook.

O projeto da plataforma é continuar produzindo novas tendências do Instagram – tanto que a compra recente que o Facebook fez da Giphy, uma das maiores empresas de gifs do mundo, indica que haverá uma integração total entre o Instagram e novos formatos de conteúdo que vão muito além de fotografias e imagens.

Quase lá – ainda temos 4 tendências do Instagram que você não pode perder!

7. Tendências do Instagram: filtros no Instagram e realidade aumentada

Tendências do Instagram: filtros no Instagram e realidade aumentada

O Facebook abriu, em meados de 2019, o Spark AR, uma plataforma própria para a criação de filtros e efeitos de realidade aumentada. Desde então, mais de um bilhão de pessoas do mundo inteiro já utilizaram o Spark para criar filtros e efeitos próprios.

O potencial do Spark AR foi responsável por diversas novidades Instagram que apareceram no ano de 2020, como a popularização dos efeitos especiais nos Stories, as funcionalidades de realidade aumentada em experiências de compra e muito mais.

Aliás, um número cada vez maior de lojas vem adotando as tecnologias de realidade aumentada para que os clientes possam “experimentar” os produtos sem precisar sair de casa – bem legal, né?

8. A popularidade do post carrossel

Novidades Instagram: a popularidade do post carrossel

A oitava posição da nossa lista com novas tendências do Instagram não é bem uma novidade, mas sim uma prova de que algumas tendências do Instagram fazem tanto sucesso que acabam se tornando um recurso permanente.

E esse é exatamente o caso dos posts em carrossel, que foram lançados em 2017 e ainda hoje continuam com a popularidade lá em cima. Isso é bem interessante de observar, até porque o recurso não foi bem-recebido quando foi lançado.

No entanto, uma pesquisa realizada pela Marketing Charts mostrou que, em julho de 2020, um e cada cinco posts publicados no Instagram utilizam o formato de carrossel.

Dica exclusiva: aqui no blog do Oberlo, a gente tem materiais de sobra para te ajudar a criar fotos e imagens de altíssima qualidade para publicar no formato carrossel. Vale a pena conferir a nossa lista com os melhores apps para editar fotos e o nosso guia com os melhores bancos de imagem do Google.

9. Tendências do Instagram: doação Instagram e arrecadação de fundos

Tendências do Instagram: doação Instagram e arrecadação de fundos

No segundo semestre de 2020, uma das novidades Instagram mais interessantes do ano foi anunciada: uma nova ferramenta que permitirá aos usuários arrecadarem dinheiro para um projeto pessoal – ou então contribuir para campanhas de outras instituições e organizações.

O anúncio veio como uma resposta do Instagram à pandemia da covid-19, e tem como objetivo incentivar e impulsionar pequenos negócios e marcas independentes que ainda estão sofrendo os impactos do coronavírus.

Além disso, com um número cada vez maior de perfis, usuários e marcas preocupados com propostas sociais e ativistas, essa nova ferramenta pode funcionar como uma forma de unificar esforços e iniciativas.

Com previsões de recessão e difícil retomada econômica para o ano de 2021, é bem provável que esse novo recurso da plataforma acabe se firmando como uma das grandes tendências do Instagram.

10. IGTV e novas tendências do Instagram

IGTV e novas tendências do Instagram

E, para encerrar a nossa lista com 10 tendências do Instagram para 2021, o IGTV – um recurso que vem crescendo exponencialmente desde 2019.

O Instagram vem realizando etapas importantes para permitir a monetização de conteúdos publicados no IGTV: em junho de 2020, a plataforma anunciou que os criadores de conteúdo poderiam incluir anúncios e até mesmo receber doações monetárias durante uma transmissão ao vivo.

Alguns meses depois, o Instagram também liberou a inclusão de links do Instagram Shops nos conteúdos do IGTV – uma novidade importante para lojas e e-commerces que utilizam o Instagram como principal canal de vendas.

Ao que tudo indica, 2021 deve trazer ainda mais integrações e novidades no IGTV, então vale a pena começar a desbravar o recurso e otimizar suas estratégias de publicidade para incluir também esse formato.

Dica exclusiva: aqui no blog do Oberlo, a gente pode te ajudar a descobrir o melhor formato de vídeo para Instagram e IGTV.

Novas tendências do Instagram: conclusão

As 10 tendências e novidades Instagram que listamos neste post não dão conta de tudo o que a plataforma vem fazendo, mas elas certamente podem servir como uma boa base na hora de organizar e reordenar o planejamento da sua loja para 2021.

Vale lembrar ainda que uma boa estratégia de marketing no Instagram pode ajudar a impulsionar suas vendas, otimizar os resultados obtidos em datas comemorativas e outros feriados 2021 e, claro, ampliar o alcance orgânico do seu perfil.

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Boa sorte! E, se ficar com alguma dúvida, é só chamar a gente aqui nos comentários.

Resumo: tendências do Instagram para 2021 

Aqui vai um resumo com as 10 tendências do Instagram que você precisa conhecer em 2021:

  1. 78% das marcas entrevistadas afirmaram que os Stories tiveram um impacto positivo em suas campanhas, e 88% dos digital influencers utilizam os Stories regularmente.
  2. O Instagram viu um crescimento de 4,34% de usuários na sua base brasileira quando lançou o Reels ainda em fase de teste.
  3. As lives do Instagram registraram um aumento de 70% entre os meses de março e abril de 2020, como resultado da pandemia da covid-19.
  4. O lançamento do Instagram Shop é uma das grandes tendências do Instagram para 2021, pois promete simplificar o processo de compra e a integração entre app e loja.
  5. Mais de 50% dos usuários usam a aba Explorar ao menos uma vez por mês.
  6. A tendência é que o Instagram fique cada vez mais integrado a outros tipos de conteúdo, como memes, gifs e efeitos especiais.
  7. Mais de um bilhão de pessoas do mundo inteiro já utilizaram o Spark para criar filtros e efeitos próprios.
  8. Tendências do Instagram: um e cada cinco posts publicados no Instagram utilizam o formato de carrossel.
  9. O Instagram lançou uma nova ferramenta que permite aos usuários arrecadarem dinheiro para um projeto pessoal – ou então contribuir para campanhas de outras instituições.
  10. O Instagram vem realizando etapas importantes para permitir a monetização de conteúdos publicados no IGTV.

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