Se você está querendo expandir a presença da sua marca nas redes sociais, uma informação absolutamente essencial é saber qual é a rede que mais cresce no Brasil. A resposta é: TikTok! Mas o que é TikTok e qual é o melhor horário para postar vídeos na plataforma?

O problema é que nem sempre é fácil determinar esse horário, até porque as coisas acontecem bem rápido por lá. Afinal de contas, o TikTok já conta com 800 milhões de usuários ativos no mundo inteiro, e a própria natureza dos vídeos que são postados na plataforma permite que um novo digital influencer ganhe popularidade praticamente da noite para o dia.

A velocidade com a qual novos conteúdos são postados no app é tamanha que às vezes é difícil identificar tendências, práticas recomendadas e tópicos que é melhor evitar. Mas isso também não quer dizer que você precise abrir mão de uma estratégia de postagem.

E, para montar uma boa estratégia desse tipo, você precisa saber o que é TikTok e quando e como postar conteúdos no TikTok app.

Para te ajudar nesse processo, vamos compartilhar alguns dos dados mais recentes sobre os melhores horários para postar no TikTok. Também vamos explicar brevemente o que é TikTok e mostrar como você pode usar os dados de análise do próprio app para impulsionar as suas postagens.

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O que é TikTok?

O TikTok é uma rede social que surgiu na China em 2016. O que o difere das demais é o seu foco, totalmente direcionado para vídeos de curta duração (de até 15 segundos), e o estilo dos seus conteúdos, que são produzidos com músicas famosas, coreografias especiais ou trilhas e efeitos visuais personalizados.

Outro ponto que chama a atenção no TikTok é o seu aspecto colaborativo, uma vez que diversas coreografias são feitas em dupla ou grupos, gerando “desafios” que são reproduzidos por milhões de pessoas – uma verdadeira reação em cadeia com danças, dublagens e vídeos divertidos.

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Agora que você já sabe o que é TikTok, vamos aos melhores horários para publicar os seus vídeos na rede, que já é a quarta mais popular do mundo!

Qual é o melhor horário para postar no TikTok em 2021?

Um levantamento feito pelo Influencer Marketing Hub mostrou que os melhores horários para postar conteúdos no TikTok são entre 7h e 11 da manhã, e entre 20h da noite e meia-noite no horário de Brasília (GMT-3).

Depois de analisarem mais de 100 mil posts publicados no app, a equipe do Influencer Marketing Hub também conseguiu estipular os melhores horários para cada dia da semana:

  • Segunda: 07:00 h / 11:00 h / 23:00 h
  • Terça: 03:00 h / 05:00 h / *10:00 h
  • Quarta: 08:00 h / 09:00 h / 00:00 h
  • Quinta: 10:00 h / *13:00 h / 20:00 h
  • Sexta: *06:00 h / 14:00 h / 16:00 h
  • Sábado: 12:00 h / 20:00 h / 21:00 h
  • Domingo: 08:00 h / 09:00 h / 17:00 h

(* Horários assinalados com asterisco apresentam níveis ainda mais altos de engajamento. Todos os horários acima estão de acordo com o horário de Brasília, GMT-3.)

Analisando os dados acima, dá para perceber que os melhores horários para postar são às 10h da manhã de terça-feira, às 13h de quinta e às 6h da manhã de sexta.

o que é tiktok e o melhor horário para postar no TikTok em 2020

A tabela que mostramos aqui em cima é um recurso excelente para empreendedores que estão interessados em descobrir o que é TikTok e quando e como anunciar no TikTok – mas esses horários são apenas o ponto de partida.

O melhor horário para postar vai depender das particularidades de cada marca, de cada loja virtual e de cada influenciador/perfil.

Em outras palavras: encontrar o melhor horário para postar no TikTok não é uma ciência exata.

Além das particularidades de cada marca (como os produtos para vender que são anunciados e o nicho da loja), é preciso considerar também as particularidades de cada público-alvo: localização geográfica, interesses, idade… Esses dados são essenciais para uma estratégia de segmentação de mercado, e também são cruciais para determinar quando e como postar no TikTok app.

Como descobrir os melhores horários para postar na sua conta do TikTok

Por sorte, você não vai precisar nem sair do TikTok para determinar os melhores horários de postagem: basta acessar o TikTok Analytics.

Esse recurso, também conhecido como “Análise”, está disponível em contas do tipo Pro – e é responsável por coletar diversas informações relevantes sobre os seguidores da conta (como, por exemplo, os horários em que eles são mais ativos no app) e sobre o impacto dos conteúdos que você está publicando.

A seguir, listamos o passo a passo para ativar o recurso Análise no TikTok, aumentar o alcance orgânico das suas postagens no app e, claro, vender online.

1º passo: Mudar para a conta Pro

Se você não sabe o que é TikTok Pro e como mudar a sua conta, fique tranquilo, vamos te ajudar! Para mudar o tipo da sua conta no app TikTok, basta acessar o seu perfil e tocar nos três pontinhos situados no canto superior direito. Em seguida, selecione a opção “Gerenciar minha conta”. Você será redirecionado para uma tela como esta aqui embaixo.

TikTok Pro

Depois de clicar em “Trocar para a Conta Pro”, você terá que preencher algumas especificações sobre a natureza da conta.

Se você está criando um perfil Pro para uma loja de dropshipping nacional ou internacional, por exemplo, recomendamos a opção “Corporativo”. Se você está trabalhando como criador de conteúdos, selecione “Criador”.

O processo de configuração a seguir representa a criação de um perfil Pro Corporativo:

o que é tiktok

Assim que a configuração for concluída, você será redirecionado para a página inicial do perfil e receberá uma notificação informando sobre o upgrade para a conta Pro.

Para acessar o recurso Análise, é só ir até o menu da conta:

Recuso Análise do TikTok app

2º passo: Explorar o recurso Análise do TikTok

O recurso Análise conta com três abas diferentes:

  • Visão geral: exibe uma análise detalhada do número de visualizações de cada vídeo, número de seguidores e número de vezes que o perfil foi visualizado.
  • Conteúdo: exibe métricas relativas aos posts (visualizações, curtidas, comentários e tempo médio de visualização).
  • Seguidores: além de exibir os conteúdos tiveram melhor desempenho, mostra informações sobre os seguidores (localização geográfica e mais).

3º passo: Descobrir onde seus seguidores estão situados

Para determinar o melhor horário para postar no TikTok, você vai precisar descobrir a localização geográfica dos seus seguidores.

Acesse a aba Seguidores do recurso Análise; ali, na parte inferior da tela, você verá os “Principais territórios”, que indicam os países nos quais seus seguidores estão situados. No caso da imagem abaixo, que veio de um tutorial do Aveli, podemos ver que 92% dos seguidores do perfil estão no Brasil – e 8% nos Estados Unidos:

o que é tiktok e como identificar a localização geográfica no TikTok app

Fonte: Aveli

Só que o TikTok não exibe um detalhamento por estado ou região do país, e isso pode ser um problema mesmo que 100% dos seus seguidores e clientes estejam situados no Brasil.

Por quê?

Bom, o nosso país conta quatro fusos diferentes – e, por mais que o horário de Brasília (GMT-3) seja o mais abrangente, abarcando o Sudeste inteiro e parte das regiões Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste, você precisa considerar também os outros três fusos na hora de determinar os horários de postagem.

Fusos horários do Brasil: descubra o que é TikTok e horários para postar no TikTok

Isso até pode parecer missão impossível, mas calma: já já a gente vai explicar como você pode encontrar o melhor horário de postagem, levando em conta os fusos e sem arrancar os cabelos.

4º passo: Determinar os horários e dias em que seus seguidores estão mais ativos no TikTok

Como mencionamos depois de explicar o que é TikTok, aquela primeira tabela com os melhores horários para postar no TikTok é apenas um ponto de partida, pois apresenta informações genéricas que não levam em conta as particularidades de cada nicho e cada público-alvo; além disso, a tabela também está no horário de Brasília (GMT-3), e é preciso considerar os outros fusos presentes no território brasileiro.

Por isso mesmo, é importante buscar informações mais concretas sobre os seus seguidores no TikTok e descobrir os horários e dias nos quais eles são mais ativos na plataforma.

Para fazer isso, é só acessar o recurso Análise e ir mais uma vez até a aba Seguidores. Dessa vez, você deve rolar a tela para baixo e procurar a seção “Atividade do seguidor”.

Nessa seção, você vai poder acompanhar os intervalos de tempo nos quais seus seguidores foram mais ativos. É possível dividir a visualização por horários e também por dias.

Com esses dados, você vai poder criar uma estratégia de postagens capaz de maximizar o engajamento dos seguidores.

Mas, antes disso, você vai precisar…

5º passo: Converter os horários exibidos no TikTok para o seu fuso horário

Sim, tem mais um fuso horário na história… É que o app TikTok exibe os horários no fuso UTC, também conhecido como Tempo Universal Coordenado.

Isso significa que você vai ter que converter todos os horários exibidos no recurso Análise do app.

Para simplificar a sua vida, você pode usar o Worldtimebuddy, um site que converte automaticamente o UTC em outro fuso. É só digitar o nome do fuso, da cidade ou da região com a qual você está trabalhando:

Worldtimebuddy: ferramenta para determinar o melhor horário para postar no TikTok app

No exemplo acima, incluímos duas cidades brasileiras com fusos diferentes: a cidade do Rio, que funciona no GMT-3, e a cidade de Paranaíba, que está no GMT-4.

O Worldtimebuddy também deixa o usuário andar com o marcador preto pelos horários e dias, o que facilita a navegação: ali em cima, o horário em UTC é 12:38. Em GMT-3, esse horário corresponde às 09:38 da manhã, e no GMT-2 às 08:38.

Se você preferir, também vale procurar uma extensão Chrome como o Worldtime.

6º passo: Estudar e avaliar os conteúdos com bom desempenho

Beleza, você finalmente determinou os melhores horários para postar no seu app TikTok. Mas isso não significa que o trabalho acabou, né?

Na verdade, vale a pena adotar algumas medidas extras para continuar a extrair bons resultados com as suas postagens no TikTok.

A primeira dessas medidas é monitorar o desempenho dos posts. Para fazer isso, você vai precisar acessar a aba Conteúdo do recurso Análise.

Assim que você clicar nessa aba, vai poder ver dados concretos sobre as publicações dos últimos 7 dias; e, se rolar a tela um pouquinho mais para baixo, vai encontrar uma seção chamada “Vídeos populares”, que exibe o número total de visualizações, curtidas, comentários, compartilhamentos e tempo médio de visualização de cada post.

A melhor parte? Os vídeos mais populares ficam salvos no recurso Análise com os horários nos quais foram postados. Dessa forma, você pode compilar dados próprios para verificar se as suas estratégias de postagem estão realmente funcionando. Só não vai esquecer de converter o horário exibido em UTC para os fusos da sua região!

7º passo: Monitorar o desempenho do seu perfil ao longo das semanas e meses

Por mais que os dados exibidos na aba Conteúdo do TikTok sejam extremamente relevantes, eles são apagados do app depois de sete dias de armazenamento (alguns dados mais gerais ficam salvos por até 28 dias) – um desafio a mais para quem está pensando em montar um registro mais completo.

Se você quer usar esses dados de desempenho em estratégias de longo prazo, vai ter que arregaçar as mangas e começar a exportar esses registros do app TikTok manualmente para uma planilha do Excel ou do Google.

Sim, eu sei, é algo trabalhoso para se fazer toda semana. Mas essas informações podem ser extremamente valiosas na hora de planejar a produção de novos conteúdos, criar novas campanhas de publicidade e determinar os tipos vídeo que funcionam melhor com os seus seguidores.

8º passo: Monitorar outras plataformas e redes sociais

Você já tem perfis bem-estabelecidos em outras plataformas como o Instagram e o YouTube? Percebeu que conteúdos interativos ou em vídeo têm feito sucesso nesses canais?

Então vale a pena consultar os dados de análise de cada um para verificar se existem semelhanças nos horários de maior pico – e avaliar a possibilidade de montar uma estratégia integrada de postagem.

Resumo: o que é TikTok e o melhor horário para postar TikTok vídeos em 2021

Este post mostrou que, de acordo com o levantamento realizado pelo Influencer Marketing Hub, os melhores horários para postar no Tiktok são: 10h da manhã de terça-feira; 13h de quinta e 6h da manhã de sexta (horário de Brasília, GMT-3).

Contudo, o melhor horário para postar, mesmo, vai variar dependendo da natureza dos conteúdos criados, do nicho com o qual você está trabalhando e de outras particularidades.

A seguir, montamos um pequeno resumo de alguns dos pontos mais importantes que abordamos no post sobre o que é TikTok e os melhores horários para postar vídeos:

  1. Crie uma conta Pro no seu TikTok para poder acessar o recurso Análise;
  2. Acesse a aba Seguidores para descobrir a localização geográfica dos seus seguidores;
  3. Converta os horários exibidos no recurso Análise do TikTok para o fuso horário com o qual você está trabalhando. No app, os horários são sempre listados no fuso UTC;
  4. A aba Seguidores também vai mostrar os horários (no fuso UTC) e dias nos quais seus seguidores estão mais ativos;
  5. Acesse a aba Conteúdo do recurso Análise para identificar se há um padrão recorrente entre os vídeos mais populares da sua conta;
  6. Se você já tem seguidores altamente engajados em outras plataformas sociais, vale a pena estudar os dados de análise gerados pelos mecanismos internos desses canais e identificar se há pontos em comum que possam ajudar a sua estratégia de postagem no app TikTok.
  7. O TikTok tem forte aspecto colaborativo e seus “desafios” são reproduzidos por milhões de pessoas. Está aí uma ótima oportunidade!

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