Você sabia que o os usuários do Instagram gastam, em média, 53 minutos por dia no app de acordo com as estatísticas do Instagram? Esse tempo médio de navegação inclui as lives, o IGTV, o feed de imagens e os Stories. Mas será que o tempo de visualização está relacionado ao formato de vídeo para Instagram? Se sim, qual é o melhor?

A melhor maneira de conseguir mais seguidores e assegurar um espaço de destaque dentro da plataforma é, sem sombra de dúvidas, saber criar conteúdos em vídeo instigantes e atraentes, que consigam capturar a atenção dos seguidores e clientes em poucos instantes. E, por sorte, o próprio Instagram está do seu lado, pois é possível fazer o upload imediato de vídeos direto de um smartphone.

O maior desafio, então, é determinar quais são as melhores dimensões de vídeo para Instagram – e qual é o melhor formato de vídeo para Instagram. Essas especificações técnicas, afinal, podem impactar a qualidade do vídeo e, claro, a forma como os seguidores interagem com o perfil da loja ou enxergam suas estratégias de marketing pessoal.

E, olha, agora é a hora de investir em conteúdos de vídeo: alguns especialistas já afirmam que, em 2020, 82% do tráfego da internet vai ser composto unicamente por vídeos. Além disso, o IGTV tem ganhado um destaque cada vez maior dentro do Instagram – sobretudo com o lançamento, no final de 2019, do recurso Séries.

No post de hoje, vamos discutir as especificações técnicas mais recomendadas quando o assunto é o tamanho de vídeo para Instagram. Também vamos falar um pouquinho sobre como publicar no IGTV e mostrar algumas nas nossas melhores dicas para empreendedores interessados em expandir suas lojas por meio de conteúdos em vídeo.

Começando, então, pela pergunta mais urgente:

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Qual é o melhor formato de vídeo para Instagram?

O melhor formato de vídeo para Instagram é o MP4. No entanto, os conteúdos em vídeo da sua loja também devem apresentar as seguintes especificações técnicas:

  • Codec H.264;
  • Áudio AAC;
  • Taxa de bits de 3500 kbps;
  • Taxa de frames de 30 fps
  • Duração máxima de 60 segundos;
  • Largura máxima de 1080 pixels;
  • Altura máxima de 920 pixels.

A grande maioria dos softwares para edição de vídeo trabalha com essas especificações por padrão, então não precisa se preocupar em formatar manualmente o tamanho do vídeo para Instagram.

Mas, se você precisar converter o formato do vídeo, recomendamos um conversor online – como o Video2Edit, o Online Video Converter, o Kapwing (que permite criar GIFs) e o Online-Convert.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

Com o Kapwing, é possível converter qualquer tipo de gravação para o formato de vídeo para Instagram (MP4). A ferramenta também permite realizar edições básicas no conteúdo: você pode incluir músicas e textos, girar e redimensionar o vídeo com apenas alguns cliques.

O Online-Convert pode até ter uma carinha de site dos anos 1990, mas ele provavelmente é o conversor mais completo dos quatro que listamos: além de ser compatível com praticamente todos os formatos digitais de arquivo, ele possui páginas específicas para converter vídeos de acordo com a plataforma ou rede social que você deseja utilizar. É só especificar a rede social, fazer o upload do vídeo… E pronto.

Dica exclusiva: embora o MP4 seja o formato de vídeo para Instagram mais recomendado, é importante lembrar que o formato .MOV também pode gerar bons resultados.

Agora que já determinamos o formato de vídeo suportado pelo Instagram, está na hora de discutirmos outras dimensões para Instagram.

Formato de vídeo para Instagram: quais são as melhores dimensões para Instagram?

É uma boa pergunta – e a resposta vai variar de acordo com o formato de vídeo para Instagram com o qual você está trabalhando:

Se você estiver trabalhando com proporções, use sempre a proporção 9:16 – independentemente do tamanho de vídeo para Instagram escolhido.

Em termos concretos, a proporção 9:16 é mais ou menos assim:

Formato para Stories no Instagram

Você já deve ter percebido o motivo pelo qual recomendamos a proporção acima: é o tamanho padrão da grande maioria das telas de smartphone.

Mas, em termos de dimensões de vídeo, as melhores dimensões para Instagram são: 1080 x 1920 pixels.

Isso significa que os vídeos publicados no Instagram devem ter 1080 pixels de largura e 1920 pixels de altura; essa especificação garante um vídeo de altíssima qualidade, qualquer que seja o formato de vídeo para o Instagram (MP4 ou MOV).

Use o template abaixo na hora de criar seus próximos vídeos:

Formatos para Stories e publicações no Instagram

Agora que já determinamos o melhor tamanho de vídeo para Instagram, vamos discutir em detalhes o formato IGTV e outras especificações técnicas dos demais formatos.

Formato de vídeo para Instagram: especificações de vídeo para o feed

Se você vai postar um vídeo no feed, não precisa se preocupar: nesse caso, não existem grandes restrições de dimensão e tamanho do vídeo para Instagram.

Em termos de proporção, é possível trabalhar com qualquer tamanho entre 1.91:1 e 4:5 – ou seja: qualquer tamanho que esteja entre os formatos de paisagem e retrato.

As dimensões recomendadas para essas proporções são, respectivamente, 1080 x 608 pixels e 1080 x 1350 pixels.

Formato de vídeo para Instagram: retrato e paisagem

A grande vantagem de trabalhar com vídeos no feed é que você tem mais liberdade para combinar dimensões e formatos: é possível, por exemplo, criar um vídeo quadrado com proporção de 1:1 e dimensões de 1080 x 1080 pixels.

Mas, ainda que não existam limites para os formatos de vídeo publicados no feed, é sempre bom levar em conta a experiência do usuário.

Por exemplo: a grande maioria das pessoas continua com o celular na posição vertical mesmo quando vai assistir vídeos – isso significa que, sempre que você postar um vídeo ou imagem no formato widescreen, ele vai ser exibido mais ou menos como este aqui da Giovanna Ewbank:

Formato de vídeo para Instagram: widescreen

O formato está longe de ser o ideal para quem quer incentivar e potencializar o engajamento dos seguidores.

O melhor, nesses casos, é tentar criar conteúdos que sigam a orientação vertical do formato de vídeo para Instagram; dessa forma, as chances de que o vídeo seja compatível com as telas dos usuários é bem maior.

Vejamos, por exemplo, o formato utilizado pela TAG Livros:

Formato de vídeo para Instagram: TAG

É muito mais confortável assistir a um vídeo no formato acima, não é?

Outra coisa importante para se ter em mente é que sempre que os vídeos do IGTV ou de lives são exibidos no feed, eles são reduzidos à proporção de 4:5 que mostramos lá em cima.

Por último, vale a pena reforçar que não adianta só tentar encontrar o melhor formato de vídeo para Instagram: é necessário trabalhar também as especificações e dimensões recomendadas.

Por mais que você crie um vídeo lindo exibindo a nova coleção de produtos da loja, se esse conteúdo for exibido em widescreen os seus clientes não vão conseguir ver os detalhes da coleção. O resultado? Uma estratégia falha e um número reduzido de compras.

Formato de vídeo para Instagram: qual a duração recomendada?

Outro elemento muito importante das dimensões para Instagram é a duração dos vídeos, que pode variar de acordo com o formato de cada canal:

  • Duração de vídeos para o feed: entre 3 segundos e 1 minuto.
  • Duração de vídeos para os Stories: até 15 segundos por Story.
  • Duração de vídeos no formato IGTV: entre 15 segundos e 10 minutos.
  • Duração de vídeos para lives: até 60 minutos.

Vale lembrar também que, se você fizer o upload de um vídeo com mais de 15 segundos de duração para os Stories, esse conteúdo será dividido em vários pequenos Stories.

Quanto às dimensões IGTV, as particularidades e restrições são um pouco mais específicas.

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que o limite de 10 minutos por vídeo do IGTV provavelmente vai ser expandido em algum momento. Além disso, perfis verificados e/ou com um número relevante de seguidores já podem postar vídeos com até 60 minutos de duração – só que o upload precisa ser feito via computador.

Motivos para utilizar o IGTV

O IGTV foi lançado lá em junho de 2018 – e, embora exista como um app exclusivo, o recurso está totalmente integrado com a plataforma do Instagram.

Feed IGTV: formato de vídeo para Instagram

Atualmente, existem 3 formas de fazer o upload de vídeos para o formato IGTV:

  1. Via app do IGTV;
  2. Via app do Instagram;
  3. Via navegador da web.

A terceira opção é uma novidade para o Instagram, que até então não permitia o upload de conteúdos via desktop – e é algo especialmente positivo para marcas e influenciadores, que agora podem postar conteúdos de alta qualidade sem terem que se preocupar com as restrições de tamanho de vídeo para Instagram suportadas por smartphones.

Como usar o IGTV no Instagram: upload de vídeos pelos apps da plataforma

Recentemente, o Instagram removeu o atalho para o IGTV que ficava no canto superior direito do app principal; contudo, ainda é possível fazer upload de vídeos para o IGTV diretamente pelo app.

A única coisa que mudou é que agora o passo a passo de upload é o mesmo para os dois apps:

  • Toque no botão + na parte inferior do app, selecione o vídeo que deseja publicar e toque em “Avançar”.
  • Para compartilhar o vídeo dentro do IGTV, selecione “Vídeo longo”.
  • Deslize o dedo pelo vídeo para selecionar a imagem de capa ou, se preferir, busque uma na galeria de imagens.
  • Adicione título e descrição.
  • Se preferir, compartilhe uma prévia do vídeo no perfil da marca no Instagram ou então numa Página do Facebook.
  • Por último, clique em “Publicar”.

Como publicar no IGTV via desktop

Para fazer o upload de um vídeo do IGTV via desktop, acesse a versão do Instagram para Web, faça o login e, em seguida, clique na opção de visualização do perfil.

Logo abaixo da descrição do seu perfil, você vai encontrar as quatro abas reproduzidas na imagem; clique na aba do IGTV.

Se você já tem vídeos publicados, os conteúdos serão exibidos aqui.

Assim que você clicar no botão azul “Carregar”, será redirecionado para a página de upload:

Arraste o conteúdo de vídeo que deseja publicar até a lateral esquerda da tela ou, se preferir, clique no + para fazer o upload manualmente.

O resto do processo é igual ao upload via apps.

Agora que já vimos como publicar no IGTV, é necessário listar alguns motivos que fazem desse recurso um bom canal de vendas para lojas e marcas.

Motivos para utilizar o IGTV

Instagram IGTV

O Instagram é conhecido por reformular e readaptar alguns dos recursos mais poderosos de seus concorrentes: o formato e os filtros do Snapchat, a possibilidade de incluir textos e gráficos em fotografias, o formato de vídeos ao vivo do Twitter…

O IGTV – e a promessa de publicação de vídeo para Instagram num formato maior do que os poucos segundos de um Story – também faz parte desse movimento. Só que agora o Instagram não está de olho no Snapchat ou no Twitter: ele está de olho no YouTube.

A plataforma de vídeos tem um verdadeiro monopólio sobre a circulação dos vídeos de longa duração na internet. É só fazer uma busca rápida para ver que praticamente todas as marcas, lojas e influenciadores têm canais no YouTube. Além disso, a plataforma já se consolidou como um canal poderoso de publicidade.

Mas o Instagram tem um diferencial importante: sua versatilidade como plataforma.

Diferente do YouTube, que lida apenas com um único formato e um único template, o Instagram disponibiliza gifs, vídeos, imagens, mensagens, comentários, feeds diversificados, descoberta orgânica de conteúdos via hashtags, um algoritmo muito bem-calibrado e muito mais. Em outras palavras, um prato cheio para criadores de conteúdo e marcas.

O IGTV é mais um recurso que, à primeira vista, promete apenas um novo formato de vídeo para Instagram – mas que, na verdade, esconde um imenso potencial.

Formato de vídeo para Instagram: vantagens do IGTV

Além disso, o Instagram tem se transformado num recurso poderoso de vendas – especialmente agora que os clientes não precisam mais nem sair do app para realizar uma compra.

O único problema com o IGTV é que, atualmente, ele ainda não possui nenhum recurso de publicidade. Ou seja: diferente dos vídeos do YouTube, do feed do Instagram e mesmo dos Stories, ainda não é possível monetizar conteúdos feitos para o IGTV, por isso eles ainda não entram nas dicas de tráfego pago que você costuma ver por aí.

Se comparado ao YouTube, é importante notar também que o tamanho do vídeo para Instagram (mais especificamente, para o IGTV) ainda fica em desvantagem.

Contudo, o IGTV ainda é uma terra pouco explorada, o que significa uma oportunidade de ouro: a concorrência no YouTube é altíssima, mas no IGTV você tem a chance de expandir o perfil de maneira orgânica, consolidando uma marca bem-avaliada.

Ou seja: se você ainda não está criando conteúdos no formato IGTV, é melhor mudar de estratégia e olhar o recurso com outros olhos.

Vídeo para Instagram: os 4 melhores editores de vídeo

Ok: já discutimos temas como o melhor formato de vídeo para Instagram, o potencial do IGTV e a importância de saber escolher as melhores dimensões para os vídeos.

Mas, para conseguir criar conteúdos de alta qualidade, você vai precisar da ajuda de um bom editor de vídeo.

Para simplificar a sua vida, separamos abaixo alguns editores de vídeo que são simples de usar e geram resultados realmente incríveis.

1. Adobe Premiere Clip

Best for: Windows users with a production budget.

Um dos apps mais conhecidos do mercado, o Adobe Premiere Clip está vinculado ao Adobe Premiere Pro – mas funciona muito bem sozinho. O app permite incluir músicas salvas na biblioteca do usuário, corrigir as cores das imagens e muito mais.

Este editor de vídeo também conta com um diferencial: os modos Freeform e Automatic, que permitem ou um maior controle de edição por parte do usuário ou então uma rápida edição por parte do próprio app, que escolhe as transições e faz todos os cortes necessários sem que o usuário precise movimentar um só dedo.

Prós: Simples e intuitivo; compatibilidade com a Adobe Creative Cloud.

Contras: Não possui alguns recursos básicos de edição, como a rotação de imagens e vídeos.

Ideal para: Edições de vídeos feitos com o celular.

2. Magisto

Disponível para iOS e Android.

Magisto é um editor de vídeo tão bom, mas tão bom, que até já ganhou um prêmio por isso. Ele permite incluir fotos, vídeos, música e o que mais você quiser dentro do app; o resultado? Vídeos incríveis e inesquecíveis.

O Magisto possui moldes e tipos de histórias já prontos, o que facilita o processo de edição de vídeos (e reduz o tempo de escolhas; a IA do app é realmente muito boa). Os vídeos produzidos são de qualidade altamente profissional – e excelentes para publicações no Instagram e em outras redes sociais.

Prós: O resultado final e a IA são incríveis.

Contras: É necessário sacrificar o controle criativo para poder editar vídeos. Se você está querendo criar vídeos para Instagram e sobretudo para campanhas publicitárias, o Magisto certamente não será a melhor opção.

É ideal para: Vídeos profissionais que precisam ser concluídos em pouco tempo.

3. Lightworks

O Lightworks é compatível com Windows, Mac e Linux.

Lightworks Instagram Video Format

Lightworks é, sem dúvidas, uma das grandes estrelas da nossa lista: este editor de vídeo está recheado de recursos incríveis, e a versão gratuita do programa deixa muitos outros softwares pagos no chinelo. No entanto, também há uma versão paga do Lightworks (ela custa US$ 25 por mês).

Por mais que a versão gratuita já seja compatível com diversos formatos de vídeo e realize a exportação em 720p para o YouTube, alguns recursos – como a compatibilidade com 4K para YouTube e Vimeo – só poderão ser acessados na versão paga do software. Mas, diferente do Blender, os tutoriais do Lightworks são incríveis e extremamente detalhados.

Prós: É um excelente software para edição de vídeos e possui muitos recursos incríveis.

Contras: A compatibilidade com vídeos 4K só existe na versão paga; além disso, muitos usuários podem achar que a ferramenta é um pouco avançada demais.

É ideal para: Usuários que procuram um editor de vídeo gratuito de qualidade para seus computadores.

4. Blender

O Blender é compatível com Windows, Mac e Linux.

Blender Video Editing Tool

Blender é um editor de vídeo para PC open source, totalmente gratuito. Originalmente projetado como uma ferramenta para animação em 3D, ele hoje é um dos melhores editores de vídeo da internet – e é perfeitamente capaz de dar conta do recado quando o assunto é editar o formato de vídeo para Instagram.

Ideal para quem não sabe nada sobre edição de vídeos (e perfeito para quem já tem alguma experiência com outro editor de vídeo profissional), o Blender possui todos os recursos básicos para transformar qualquer vídeo em algo realmente profissional – e também conta com recursos para mixagem de áudio, efeitos de imagem e de som, transições, filtros e muito mais.

Prós: É perfeito para usuários mais avançados, que não têm medo de experimentar novos recursos.

Contras: A mera existência de muitos recursos diferentes dentro da ferramenta já faz com que o processo de aprendizado seja um pouquinho mais complicado; além disso, a maioria dos tutoriais oferecidos pelo Blender mostra apenas como animar um conteúdo em 3D e não conta com muitos detalhes sobre a edição de vídeos.

É ideal para: Projetos mais avançados, que possivelmente envolvam algum tipo de conteúdo 3D.

Formato de vídeo para Instagram e outras especificações técnicas: breve conclusão

A criação de conteúdos em vídeo pode ajudar lojistas e empreendedores que estão buscando novas formas de se conectar com seguidores no Instagram. Além disso, tendo em vista a popularidade crescente do IGTV, vale a pena considerar a possibilidade de migrar parte do conteúdo da marca para esse novo espaço. Com o tempo, essa pode ser também uma ótima oportunidade de conquistar uma renda extra para a sua loja usando o Instagram.

No entanto, antes de postar vídeos na plataforma, lembre-se de:

  • Exportar vídeos que estejam dentro do formato de vídeo para Instagram: MP4 ou MOV.
  • Usar um codec H.264.
  • Criar vídeos verticais, no modo retrato.
  • Usar a proporção de 9:16 para Stories e vídeos do IGTV.
  • Adotar as dimensões de 1080 x 1920 pixels.

Não se esqueça de seguir as recomendações e especificações sobre o tamanho de vídeo para Instagram:

  • Vídeos postados no feed devem ter entre 3 segundos e 1 minuto de duração.
  • Um Story pode ter até 15 segundos de duração.
  • Uma live pode durar por até 60 minutos.
  • Os vídeos para IGTV devem ter entre 15 segundos e 10 minutos. Se você já tem uma conta verificada ou um número alto de seguidores, o limite de duração é de 60 minutos.

E aí, já sabe qual o formato de vídeo para Instagram mais recomendado para os seus projetos? Aprendeu como publicar no IGTV? Ficou com alguma dúvida sobre como determinar qual o melhor formato de vídeo para Instagram? Já conhece algum dos editores de vídeo que listamos acima? Deixe um comentário aqui embaixo!

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?