WhatsApp Business: como fazer uma lista de transmissão WhatsApp

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O WhatsApp Business tem se firmado cada vez mais como uma ferramenta estratégica importante no mercado. E um dos recursos mais úteis da versão para empresas é a lista de transmissão WhatsApp, que facilita muito a comunicação e o relacionamento com os clientes.

A plataforma, que revolucionou os canais de comunicação quando foi lançada em 2009, hoje se transformou em um canal essencial para muitos empreendedores. Se você está pensando em abrir uma loja de dropshipping ou então está querendo descobrir como ganhar dinheiro na internet ao vender produtos no WhatsApp, pode respirar tranquilo: criamos um guia completo sobre o tema.

Hoje, vamos explorar o que é WhatsApp Business, essa ferramenta tão importante para empreendedores, e como a lista de transmissão WhatsApp pode ser uma boa solução para e-commerces dos mais diversos nichos.

Vamos começar?

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O que é WhatsApp Business?

De modo geral, o WhatsApp Business pode ser entendido como um WhatsApp para negócios: é um aplicativo disponível tanto para o sistema operacional Android quanto para o iOS, que tem como objetivo principal facilitar a rotina de trabalho de pequenos empreendedores.

Assim como seu aplicativo original, o WhatsApp Messenger, o Whatsapp Business permite enviar fotos, vídeos e mensagens de áudio. A diferença é que, no Business, o usuário tem acesso a funcionalidades que foram criadas especialmente para aprimorar e otimizar a comunicação entre a marca e os clientes.

Vale enfatizar que o WhatsApp Business é gratuito: você não precisa pagar nada nem para baixar o aplicativo, nem para fazer uso dele.

whatsapp business

WhatsApp Business iOS — Foto: Reprodução/ WhatsApp.

Como usar o WhatsApp Business?

Agora que já definimos o que é WhatsApp Business, está na hora de mostrarmos como ele pode ser utilizado.

Só é possível habilitar o WhatsApp Business com um número que ainda não exista na base de dados da plataforma – ou seja, não é possível usar o mesmo número que você já tem configurado no seu WhatsApp original.

Contudo, a boa notícia é que você pode usar tanto um número de celular quanto um número de linha fixa para realizar a verificação no sistema. O único requisito obrigatório é que o número utilizado pertença a você e possa receber chamadas telefônicas ou torpedos (SMS).

Se estiver usando um telefone celular, não se esqueça de desabilitar configurações de bloqueio que possam estar ativadas em seu telefone, principalmente se você faz uso de gerenciadores de tarefa, como “task killers”.

Atenção: No momento da verificação, você precisa estar conectado à internet, caso contrário, o procedimento pode falhar.

Se estiver usando um telefone fixo, basta clicar na opção “Me ligue”: você receberá uma ligação com o seu código verificação.

Uma dúvida frequente entre os usuários interessados em ter uma renda extra ao vender pelo WhatsApp é se é possível utilizar, num mesmo telefone, os dois aplicativos, WhatsApp Messenger e WhatsApp Business. E a resposta é sim, desde que cada aplicativo esteja vinculado ao seu próprio número de telefone.

Quais são os recursos do WhatsApp Business?

Quando você começou a procurar mais informações sobre como vender pelo WhatsApp e descobriu o WhatsApp Business, provavelmente se perguntou: “Eu já uso o app normal do WhatsApp para fazer negócios. Por que preciso dessa outra versão?”

Bem, existem no mínimo seis motivos diferentes para você começar a usar o WhatsApp Business – que vão além das listas de transmissão WhatsApp, que explicaremos em detalhes um pouco mais para frente. Aqui estão os seis recursos exclusivos dessa incrível ferramenta de negócios:

1) Perfil comercial

Com o WhatsApp Business, é possível criar um perfil que inclua várias informações sobre a sua empresa, tornando a comunicação com os seus clientes mais fácil e transparente. Você pode, por exemplo, incluir dados como o nome da empresa, uma foto oficial da marca, endereço físico, tipo de negócio, descrição da marca, endereço de e-mail, telefone de contato, website, horário de atendimento e muito mais. A melhor parte é que o endereço é exibido ao lado de um mapa, o que ajuda os clientes a encontrarem a sua loja física.

Além disso, a existência de uma conta empresarial ajuda a aumentar a credibilidade da sua loja, já que a conta é exibida como verificada – um selo de confiança importante para muitos clientes.

Também é importante lembrar que todos os dados fornecidos podem ser facilmente visualizados por quem acessar o perfil da sua empresa. Manter um perfil completo e atualizado, afinal, é fundamental para passar profissionalismo e confiança aos seus clientes.

2) Mensagens de ausência

Não há nada pior para uma marca do que deixar os clientes esperando por uma resposta. Para evitar problemas dessa natureza, os desenvolvedores do WhatsApp Business criaram uma funcionalidade que permite a programação e o envio automático de mensagens sempre que o cliente iniciar uma conversa ou transmitir uma mensagem.

Esse recurso é muito útil para avisar aos seus clientes que você está indisponível ou ocupado naquele momento e que retornará o contato o mais breve possível, e funciona bem até mesmo nos grupos de vendas no WhatsApp. Além disso, você pode programar o envio para todos os seus contatos ou então apenas para alguns seletos.

As mensagens de ausência também são especialmente úteis para notificar o público sobre os horários de atendimento da loja quando esta receber uma mensagem fora do horário de expediente. Mensagens personalizadas de ausência são importantes para dar uma previsão aos clientes de quando eles podem esperar um retorno por parte da empresa.

3) Mensagens de saudação/boas-vindas

A ideia por trás das mensagens de saudação ou boas-vindas do WhatsApp Business é a mesma das mensagens de ausência: automatizar o contato com o cliente para que o atendimento seja ágil e ele não fique esperando muito tempo por uma resposta depois do contato inicial com a empresa.

A grande diferença é que as mensagens de saudação ou boas-vindas são enviadas somente para aquelas pessoas que estão entrando em contato com você pela primeira vez, embora também possam ser enviadas depois que a conversa com o cliente ficar inativa por mais de 14 dias.

4) Respostas rápidas

Essa função do WhatsApp Business é certamente uma das mais incríveis para quem precisa economizar tempo – e quem é que não precisa?

O recurso de respostas rápidas permite que o usuário crie atalhos de teclado para mensagens que são enviadas com muita frequência, evitando assim que seja necessário digitar manualmente a mesma informação várias vezes.

Fazendo uso de comandos que o próprio usuário pode cadastrar no aplicativo, as mensagens vão sendo completadas de forma automática. Por enquanto, é possível salvar até 50 respostas rápidas diferentes.

Dessa forma, é também um recurso especialmente útil para lojistas que querem disponibilizar seus produtos para vender pelo WhatsApp: você pode configurar mensagens de preço, desconto e prazos de entrega. Além de economizar o tempo do empreendedor, essa funcionalidade ainda garante rapidez e agilidade no atendimento.

5) Etiquetas

As etiquetas também configuram um outro recurso relevante para quem quer saber como vender pelo WhatsApp com o WhatsApp Business. Elas funcionam como uma forma de rotular e organizar diferentes situações dentro do aplicativo, como novos clientes, pagamentos pendentes, novos pedidos, assuntos relevantes e muito mais.

Além de oferecer etiquetas coloridas com temáticas específicas, que podem ser usadas tanto para mensagens quanto para chats salvos, o aplicativo também permite que você crie as suas próprias etiquetas e ainda determine cores diferentes para cada categoria.

Esse recurso é muito útil para marcar conversas, categorizar clientes e organizar o ambiente do seu WhatsApp Business da maneira que fizer mais sentido para você e para o seu negócio. Devido à possibilidade de personalizar as etiquetas, você pode criar os seus próprios sistemas de organização e implementar várias estratégias de inbound marketing e vendas.

Como veremos em maiores detalhes ao longo deste artigo, aprender a segmentar seus clientes, marcando-os com etiquetas, é essencial para o sucesso de praticamente qualquer campanha de marketing de segmentação.

whatsapp business - marcadores

WhatsApp Business — Foto: Reprodução/ WhatsApp.

6) Estatísticas de mensagens do WhatsApp Business

Falando em campanhas de marketing, qual seria a finalidade de tais ações sem a possibilidade de analisar métricas e avaliar resultados? Graças ao recurso de estatísticas do WhatsApp Business, esse tipo de controle é perfeitamente possível.

Dentro das configurações do aplicativo, você pode acessar relatórios que são criados automaticamente e apresentam informações precisas sobre a quantidade de mensagens que foram enviadas, entregues e lidas pelos seus clientes; também é possível verificar o número de mensagens que a sua conta recebeu – uma informação relevante para lojistas que trabalham, por exemplo, com grupos de vendas no WhatsApp.

Com esses relatórios em mãos, é mais fácil verificar quais clientes estão sendo negligenciados pelo seu esforço de vendas, quais clientes estão ignorando completamente a empresa e outros cenários, como por exemplo: se vale a pena investir em uma nova estratégia de segmentação, ou então se os seus clientes demonstram mais interesse em anúncios visuais que também são publicados em outros canais, como aqueles usando imagens ou vídeos no Instagram.

E, a partir desses números, você pode planejar as suas próximas ações de vendas.

Guia definitivo para vendas usando uma lista de transmissão WhatsApp

Agora que você já está bem informado sobre os recursos da ferramenta e as funcionalidades disponíveis, vamos abordar algumas ações e estratégias que você pode utilizar para vender mais e melhor ao utilizar uma lista de transmissão WhatsApp.

lista de transmissão whatsapp

Gerar contatos para lista de transmissão WhatsApp

Não dá para criar uma lista de transmissão WhatsApp sem contatos, não é mesmo?

Antes de qualquer coisa, então, é preciso gerar contatos para o seu novo canal de vendas – e, por sorte, existem algumas maneiras de conseguir o número de celular de pessoas que já são seus clientes (e de solicitar o número daquelas que são clientes em potencial):

  • Caso você já tenha um processo de CRM (Customer Relationship Management), ou mesmo um simples cadastro de clientes, extraia os números de telefone celular daqueles já disponíveis;
  • Comece a implementar um procedimento de cadastro de clientes que solicite, além do endereço de e-mail, o número de celular;
  • Divulgue seu número de WhatsApp através de um link direto. Você pode adicionar o seu link no site da empresa, na sua página do Facebook, no seu perfil do Instagram e até mesmo em anúncios do Facebook. Ao clicar no botão “Enviar Mensagem”, o usuário é automaticamente direcionado para o seu WhatsApp. Independentemente de seu cliente em potencial estar no computador ou no celular, o sistema de direcionamento funciona perfeitamente. Essa é uma maneira muito fácil de gerar contatos;
  • Faça uso da estratégia da “confirmação dupla”. Crie campanhas em redes sociais que estimulem as pessoas a salvarem o número da sua empresa em seus celulares e a entrarem em contato com você. Uma forma de fazer isso é publicar posts anunciando um código de desconto que deve ser acionado via WhatsApp. Dessa forma, o cliente em potencial salva o seu número e ainda efetiva o contato requisitando o desconto anunciado. A estratégia se chama “confirmação dupla”, pois o usuário demonstrou interesse pela sua loja primeiro pela rede social na qual viu o anúncio e, depois, pela segunda vez, pelo WhatsApp. Essa estratégia é bastante eficaz, quando utilizada pontualmente e com moderação. E não se esqueça de publicar no horário de maior audiência, ok? Para isso, consulte os melhores horários para postar nas redes sociais;
  • Utilize a tática da recompensa digital. Desenvolva páginas de captura com recompensas digitais aos usuários, como artigos exclusivos, e-books, vídeos, infográficos, em troca de seus dados – entre eles, o número de telefone celular. Certifique-se de que essas recompensas sejam de fato relevantes para os seus clientes em potencial e que estejam alinhadas aos valores e objetivos da sua marca.

Como criar a lista de transmissão WhatsApp

Depois que você reunir um número considerável de contatos cadastrados em sua conta do WhatsApp Business, está na hora de partir para a segunda etapa: criar as suas listas de transmissão WhatsApp.

No entanto, antes de prosseguirmos, você sabe qual é a diferença entre um grupo e uma lista de transmissão WhatsApp?

Enquanto os grupos funcionam basicamente como uma sala de bate-papo, em que todos recebem e enviam mensagens de forma coletiva, em uma lista de transmissão WhatsApp, embora você envie a mesma mensagem para todos, cada contato a recebe de maneira privada, como se aquela informação tivesse sido escrita especialmente para ele.

Essa diferença é fundamental, pois permite que você mantenha conversas individuais com os seus clientes, criando e nutrindo relacionamentos mais personalizados e atuando diretamente na fidelização de clientes – e, ainda assim, é uma estratégia que economiza tempo.

Por isso, nós recomendamos que você evite criar grupos de vendas no WhatsApp e dê preferência sempre à lista de transmissão WhatsApp. Uma das grandes vantagens das listas, aliás, é a possibilidade de adicionar até 256 contatos a uma única lista; além disso, é permitido criar quantas listas desejar.

Um fator muito importante a ser considerado quando falamos em lista de transmissão WhatsApp é que não é possível enviar mensagens para contatos que não tenham o seu número salvo em seus próprios celulares.

Na verdade, o envio de mensagens para números aleatórios pode fazer com que sua conta seja banida devido a comportamento caracterizado como spam.

Considerando que existe um limite de números de contatos que você pode adicionar a uma lista de transmissão WhatsApp e que é necessário que seus clientes tenham o seu número salvo para que recebam as mensagens, compilamos algumas dicas para contornar essas limitações:

  • Mensagem de boas-vindas com convite: configure uma mensagem de boas-vindas em seu WhatsApp Business, convidando seus clientes a fazerem parte de uma lista de transmissão WhatsApp em que são divulgadas promoções especiais e exclusivas daquele canal. Explique aos seus contatos como proceder e coloque na sua lista todos aqueles que se mostrarem interessados em participar. Depois disso, cumpra o anunciado e envie promoções para a sua lista. Essa é uma maneira muito simples de aumentar o seu número de contatos com maior potencial de compra. Ou seja, não são apenas contatos, são pessoas que manifestaram interesse em serem clientes.
  • Promover um sorteio em uma lista de transmissão WhatsApp: anuncie para o seu público-alvo, fazendo uso de redes sociais como o Instagram (não se esqueça de utilizar as hashtags para Instagram que estejam relacionadas ao seu produto) ou mesmo com o envio de torpedos (SMS), que a sua empresa está organizando um sorteio a ser realizado em uma lista de transmissão WhatsApp. Explique que para participar basta que salvem o número de celular da sua empresa em suas agendas e enviem uma mensagem com algum tipo de código, como por exemplo, #queroparticipar. O número de contatos da marca certamente aumentará sem que você precise fazer muito esforço – e sem que você precise quebrar a cabeça pensando em estratégias individuais para atrair cada um desses clientes em potencial.
  • Segmentar suas listas de transmissão WhatsApp: cada cliente tem necessidades e perfis diferentes – portanto, nada de incluir todos os contatos em uma mesma lista e enviar as mesmas mensagens a todos. Uma solução é criar uma lista para aqueles que já compraram de você e outra lista para aqueles que manifestaram interesse, mas ainda não efetivaram nenhuma compra. Quanto mais segmentadas forem suas listas, maiores serão as suas chances de conversão, pois o cliente vai de fato receber conteúdo e informações que interessam ao seu perfil. Afinal, de que adianta um fabricante de roupas femininas enviar mensagens para uma base predominantemente masculina? O processo de dividir clientes por características, interesses, particularidades diferentes, é chamado de marketing de segmentação, uma verdadeira arte. Dedique-se a segmentar seus clientes e mostre a eles que você se importa com as suas preferências.
  • Salvar contatos de acordo com características: continuando com a lógica da segmentação, esse processo já pode ser iniciado quando você for salvar um novo contato em sua agenda. Adquira o hábito de incluir uma sigla ou uma palavra-chave que identifique aquela pessoa com mais detalhes. Por exemplo: o dono de uma cervejaria poderia incluir etiquetas com o nome das cervejas favoritas de seus clientes em sua agenda, facilitando a criação de novas listas de transmissão WhatsApp. Quando o proprietário da cervejaria quiser criar uma promoção especial para consumidores de uma cerveja tipo Weiss, basta utilizar a função da lupa do WhatsApp Business para identificar as pessoas que são o público-alvo ideal para essa campanha.

Listas de transmissão WhatsApp

WhatsApp Business Android — Foto: Reprodução/ WhatsApp.

Como criar promoções exclusivas para enviar à sua lista de transmissão WhatsApp

Como já mencionado anteriormente, quando falamos sobre a estratégia de configurar uma mensagem de boas-vindas como um convite para seus clientes participarem de uma lista de transmissão WhatsApp, desenvolver promoções exclusivas é uma excelente tática de vendas pelo WhatsApp Business.

Se você fizer um bom trabalho segmentando seus clientes, associando as soluções, serviços e produtos mais adequados às necessidades e desejos de cada um, não será nada difícil desenvolver ofertas com altos índices de conversão.

O segredo para criar promoções assertivas é nunca desenvolver uma oferta sem um público-alvo e objetivos bem definidos em mente. Revise as etiquetas que você aplicou aos seus contatos em sua agenda para “enxergar” os diversos perfis de clientes da sua empresa e alinhar cada perfil a suas metas de vendas com diferentes campanhas.

Uma boa forma de começar a segmentar seus clientes é considerar em quais fases de compra eles se encontram e criar promoções diferentes para aqueles que nunca compraram nada de você, para aqueles que só compraram uma vez, para aqueles que sempre compram o mesmo produto, e assim por diante.

É importante que as promoções criadas sejam realmente exclusivas no WhatsApp, pois dessa forma você começará a mostrar para os seus clientes que o aplicativo é muito mais que um canal de comunicação: que é, na verdade, um canal de vendas direto e efetivo.

Enviar mídias de qualidade e com propósito

Um dos grandes atrativos do WhatsApp Business é a possibilidade de enviar uma multiplicidade de mídias, desde fotos, vídeos, áudios e até mesmo apresentações de PowerPoint. E todos esses meios de comunicação podem ser aliados poderosos para as suas vendas, desde que tenham propósito e qualidade.

De nada adianta inundar seus clientes com mensagens e materiais publicitários com erros gramaticais, fotos de baixa qualidade, vídeos com ruídos ou mal editados. Na verdade, fazer isso pode até mesmo prejudicar suas vendas, uma vez que é uma estratégia que acabará abalando a credibilidade da sua empresa.

Quando estiver criando uma campanha publicitária para promover seus produtos e serviços e realizar vendas pelo WhatsApp Business, preze sempre pela qualidade, tanto do conteúdo quanto da estética das mídias.

Para te ajudar nesta tarefa, você pode utilizar apps para editar fotos no celular ou softwares para edição de vídeos. Eles costumam ser fáceis de usar e existem muitas versões gratuitas!

Ter material de vendas pronto para ser enviado

powerpoint

Não espere o seu cliente fazer perguntas sobre os produtos e serviços para só então elaborar as respostas. Antecipe as dúvidas e já tenha todo o seu material de vendas preparado e pronto para ser enviado pelo WhatsApp Business assim que surgir qualquer pergunta.

Esse comportamento mostra para os seus clientes que a sua empresa tem um atendimento ágil e rápido, o que estimula a compra por impulso.

Vale lembrar, afinal, que quando o cliente realiza o contato, ele está interessado no produto ou no serviço – e, quanto mais rápido ele for atendido e tiver suas dúvidas esclarecidas, maiores são as chances de ele efetivar a compra.

Portanto, construa templates de textos pré-prontos, que precisem apenas de uma pequena edição antes de serem enviados; além de economizar tempo, você também construirá uma identidade visual consistente para a marca. Da mesma forma, tenha imagens, áudios e vídeos que expliquem em maiores detalhes o seu catálogo de produtos, assim como aqueles questionamentos que você já sabe que são recorrentes.

Executar o funil de vendas 80/20

Embora essa estratégia seja bastante conhecida, poucas pessoas sabem como executá-la de forma correta. Para quem ainda não teve contato com essa analogia, no mundo das vendas, o 80/20 diz respeito a 80% do material enviado ao cliente ser conteúdo relevante e 20% a mensagem de venda.

A tática que vamos ensinar agora é composta por cinco mensagens que devem ser enviadas para a sua lista de transmissão WhatsApp Business. Seguindo a lógica do 80/20, as quatro primeiras mensagens devem conter informações interessantes para o seu público-alvo, utilizando técnicas de marketing de conteúdo, enquanto a quinta e última mensagem deve ser a sua proposta de venda.

A título de esclarecimento, vamos utilizar o cenário de uma clínica de estética para facilitar o entendimento de cada fase dessa estratégia. Digamos que você seja proprietário da clínica e já tenha uma lista de clientes mulheres para as quais queira vender um novo tratamento para reduzir celulite.

  • A primeira mensagem enviada pela lista de transmissão WhatsApp deve ser introdutória, com o intuito de despertar o interesse da cliente sobre aquilo que você quer vender. De uma forma profissional e com a única intenção de educar a sua cliente, forneça informações que façam ela querer saber mais sobre a temática. Seguindo o nosso exemplo da estética, você poderia enviar uma mensagem relatando uma pesquisa científica que explica que a celulite não está associada exclusivamente ao excesso de gordura e que a prova disso é que mulheres magras também sofrem com celulite. A ideia é apresentar informações que deixem a cliente curiosa em conhecer mais sobre o assunto.
  • O objetivo da segunda mensagem é anular qualquer tipo de objeção que a cliente possa ter em relação ao seu produto ou serviço. Isso serve para tranquilizar a cliente sobre medos e receios que ela já possa ter quanto ao tema que você está abordando, assim como para eliminar pré-conceitos sobre o assunto. É seu papel, como dono da clínica de estética, usar essa segunda mensagem para certificar a cliente que o produto é de confiança, que diferentemente de outros tratamentos no mercado, não promove milagres, mas garante melhoras significativas na luta contra a celulite. A intenção é quebrar barreiras psicológicas que a cliente possa ter formado em experiências passadas ruins.
  • Na terceira mensagem da lista de transmissão WhatsApp, devem ser enfatizados os benefícios e as transformações que a sua cliente pode experimentar após usufruir do seu produto. A cliente deve ser induzida a visualizar as melhorias que acontecerão na vida dela, graças aos resultados proporcionados pelo seu produto. No caso da estética, a terceira mensagem poderia falar sobre a sensação de liberdade que suas clientes vão sentir ao usar shorts, saias e vestidos curtos sem precisar se preocupar com a celulite. O objetivo dessa terceira mensagem é conseguir fazer com que a cliente sinta todas as vantagens e, principalmente, todo o potencial de melhora que existe com o consumo do seu produto.
  • A quarta mensagem talvez seja a mais importante, pois é através dela que você vai apresentar provas sociais da eficácia do produto para as suas clientes. Por maior que seja a credibilidade de uma empresa no mercado, nada fala mais alto aos ouvidos de pessoas indecisas do que depoimentos de clientes felizes com os seus resultados. Uma forma de potencializar o poder desses depoimentos seria, neste caso, incluir fotos de antes e depois das suas clientes que já realizaram o tratamento, juntamente aos seus relatos. Sempre que possível, você pode incluir também vídeos de pessoas relatando suas experiências. Fotografias e vídeos evidenciam transparência e confiança naquilo que está sendo ofertado, o que aumenta os níveis de segurança e tranquilidade dos clientes – sentimentos fundamentais para a efetivação de qualquer compra.

A importância de pedir feedback

Antes de partirmos para a estrutura da última mensagem desse funil de vendas via WhatsApp Business, uma dica importante é sempre incluir, ao final de cada uma das quatro mensagens já explicadas, perguntas que estimulem o seu cliente a dar feedback ao longo do processo.

As perguntas podem ser do seguinte tipo:

  • Você sabia disso ou essa informação é novidade para você?
  • Essa situação também lhe causa incômodo?
  • Qual a sua experiência com esse assunto?
  • Você já tomou alguma atitude no passado em relação a isso?
  • Acha que consegue implementar essa dica?
  • Você já conhecia esse tratamento?

Finalizar cada etapa do seu funil com perguntas é fundamental, pois pedir feedback é desenvolver relacionamentos – e nutrir relacionamentos é o segredo para realizar vendas.

Através dos feedbacks deixados pelo seu público-alvo, você tem a chance de se familiarizar mais profundamente com os problemas, as dificuldades, os receios e os desejos das pessoas para quem você deseja vender.

Além disso, o acesso a esse tipo de informação possibilita o constante aprimoramento de suas campanhas de vendas através do WhatsApp Business. Quer saber como?

Apesar de não termos chegado ao final do funil, eis um exemplo da importância de pedir feedback. Vamos imaginar um contexto pouco próspero, em que você não conseguiu atingir seus objetivos de venda com a implementação da técnica aqui apresentada.

O que você poderia fazer para reverter a situação? Analisar as respostas de feedback deixadas pelos participantes de sua lista de transmissão WhatsApp e recriar o seu funil. Talvez, ao longo dessa análise, você pode vir a perceber que o problema não seja a apresentação da sua proposta, mas o seu produto ou serviço. De qualquer forma, são descobertas que só são possíveis graças ao ato de ouvir o seu cliente.

  • A quinta e última mensagem representa os 20% da estratégia, o grande momento em que a proposta de venda é feita. Aqui você deve realizar uma leve recapitulação do que já foi trabalhado nas mensagens anteriores e fazer a oferta do seu produto ou serviço, incluindo informações sobre valores e meios de pagamento. Se você tiver uma página de vendas, inclua o link e convide o seu cliente para efetivar a compra através do canal fornecido. Utilizando o nosso exemplo da estética, supondo que não exista uma página de vendas para ser encaminhada na mensagem, ainda existe a opção de criar um link direito de pagamento, gerado e administrado por empresas terceiras, e disponibilizá-lo para que a cliente efetue a compra na hora.

Frequência para envio de mensagens do funil 80/20

O espaço de tempo que se deve esperar para enviar cada mensagem depende do ramo de atuação da empresa.

Não existe um cronograma que funcione perfeitamente para todos os tipos de negócio, mas um bom jeito de começar a testar é enviando uma mensagem por dia usando a sua lista de transmissão WhatsApp. Desta forma, o funil demora 5 dias para ser completado. Especialistas que fazem uso desse método relatam dar início ao funil na quinta-feira, finalizando o sistema com a proposta de venda enviada na segunda-feira.

Como usar WhatsApp Business no PC

Nós já explicamos o que é WhatsApp Business, mostramos seis recursos exclusivos do app e explicamos como criar e utilizar uma lista de transmissão WhatsApp.

Mas… Como usar o WhatsApp Business no PC?

Até o momento, não existe uma versão desktop ou web exclusiva do aplicativo WhatsApp para negócios – ou, como é mais popularmente chamada, o WhatsApp Business para PC.

No entanto, é possível usar algumas das funcionalidades do WhatsApp Business no computador.

Para fazer isso, basta acessar o site WhatsApp Web e usar a sua conta do WhatsApp Business para ler o QR Code exibido na tela. A conexão será estabelecida da mesma forma como acontece com o WhatsApp Messenger.

A grande diferença é que, nessa versão simplificada do WhatsApp Business para PC, não são todas as funcionalidades do app que ficam disponíveis para uso. Por enquanto, os recursos que funcionam na versão da web são os filtros de conversas, as respostas rápidas e as etiquetas.

A tendência é que, eventualmente, todos recursos do WhatsApp para negócios estejam funcionando também na versão do WhatsApp Business para PC.

Assim como é possível ter as duas versões do aplicativo WhatsApp instaladas e funcionando em um mesmo celular (o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business), também se pode fazer uso de ambas versões no mesmo computador e ao mesmo tempo via WhatsApp Web.

Para fazer isso, você só precisa acessar e se conectar ao WhatsApp Web a partir de dois navegadores diferentes, um para o Whatsapp Messenger e outro para o Whatsapp Business.

Para marcas e empreendedores que trocam muitas mensagens com clientes todos os dias, utilizando uma lista de transmissão WhatsApp, poder acessar o Whatsapp Business pelo computador representa uma melhora significativa na agilidade de atendimento e também no conforto físico de quem fica responsável por essa comunicação.

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WhatsApp Web — Foto: Reprodução/ WhatsApp.

Como usar o WhatsApp Business: algumas práticas recomendadas

Um dos métodos mais importantes de como vender mais no WhatsApp Business está baseado em uma ideia bem simples: o respeito aos seus clientes. E você pode demonstrar esse respeito adotando uma série de atitudes, como as que citamos a seguir:

  • Realize o atendimento aos clientes e as ações de marketing dentro do horário comercial: nada de entrar em contato com seus clientes em horários impróprios, nem que seja para avisar um consumidor que ele ganhou um prêmio;
  • Peça autorização dos seus clientes para incluí-los em listas de e-mail marketing: não vá colocando pessoas em listas e mandando mensagens sem que elas tenham conhecimento do que se trata;
  • Deixe o seu cliente à vontade para mudar de ideia ou de opinião: se, por algum motivo, o seu cliente não quiser mais receber mensagens da loja, atenda o pedido e remova o endereço de e-mail da lista. O mesmo vale para os grupos de vendas no WhatsApp: se um cliente decidir sair do grupo, permita que ele realize a ação (e não o coloque de volta);
  • Seja profissional: o WhatsApp é um espaço acessível e muitas vezes informal, de forma que muita gente acaba levando essa mesma atitude descontraída para o WhatsApp Business. Evite chamar os seus clientes por apelidos, não use gírias e nem fique de conversa fiada. Mesmo que o cliente lhe dê abertura, não perca de vista o seu objetivo: vender pelo WhatsApp.

A grande vantagem de realizar vendas pelo WhatsApp Business

Enquanto que a taxa de abertura de uma campanha de e-mail marketing gira em torno de 15%, sendo a taxa de cliques não maior que 5%, a taxa de abertura de mensagens pelo WhatsApp é de quase 100% – e a interação dos usuários com o conteúdo é de praticamente 80%.

A diferença do alcance e do potencial de engajamento do público-alvo entre os dois tipos de campanhas é gigantesca. E essa é certamente a maior vantagem de desenvolver ações de vendas pelo WhatsApp Business.

Catálogo de produtos e pagamento integrado WhatsApp Business

Para os empreendedores que já realizam vendas no WhatsApp Business, há duas funcionalidades que são muito úteis:

Estamos falando do catálogo de produtos e da solução de pagamentos dentro do próprio aplicativo, o WhatsApp Pay.

Quanto à funcionalidade de catálogo de produtos, o recurso permite aos usuários empreendedores cadastrarem seus produtos e serviços, preenchendo campos para nome, fotos, descrição, preço, link de pagamento e código do produto ou serviço. Depois de salvar o cadastro, é preciso esperar que ele seja aprovado para que se torne disponível.

Qualquer pessoa que tenha o seu contato pode visualizar o catálogo de produtos através do seu perfil. Outra grande vantagem é a possibilidade de enviar o catálogo para outros usuários da mesma maneira que se envia uma foto, áudio ou vídeo.

Definitivamente, esse é um excelente recurso para todos os usuários, mas em especial para aqueles que ainda não possuem site, blog ou loja virtual, e têm dificuldade em expor os seus produtos ou serviços.

Já o WhatsApp Pay foi lançado no Brasil em 15 de Junho de 2020, porém o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e o Banco Central decidiram, em 24 de Junho, suspender o funcionamento do recurso de pagamentos pelo aplicativo. Até o momento, não existe previsão para o restabelecimento do serviço no país. Por enquanto, a única coisa que podemos fazer é cruzar os dedos.

Conclusão: como usar o WhatsApp Business e a lista de transmissão WhatsApp

  • Se você tem uma loja virtual, o WhatsApp Business é um grande aliado para relecionamento com os clientes e aumento das vendas;
  • A versão para negócios oferece diversas funcionalidades exclusivas como mensagens de ausência, respostas rápidas, etiquetas e mais;
  • Use o recurso da lista de transmissão WhatsApp para se comunicar com a sua base de forma rápida e eficiente, nutrir o relacionamento e fidelizar os clientes;
  • É importante segmentar suas listas de transmissão WhatsApp de acordo com o perfil do público-alvo;
  • Preocupe-se sempre com a qualidade do conteúdo enviado para a lista de transmissão WhatsApp.

listas de transmissão

Esperamos que o nosso guia possa ajudar você a desbravar o WhatsApp Business como um canal de vendas lucrativo e poderoso.

Assim como acontece com outras estratégias de vendas, esta é uma que possivelmente não mostrará resultados imediatos – mas que, se realizada da maneira certa, pode gerar um número relevante de vendas para a sua loja!


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