Agora que estamos trocando nosso tempo em escritórios pelo home office, surgem alguns questionamentos: como manter a eficiência e a concentração? Existe um app home office que pode me ajudar? Essa lista te apresenta 5 aplicativos para trabalhar em casa. Vamos lá?

Não dá para negar que a pandemia do coronavírus provocou mudanças permanentes na forma que trabalhamos. Muitas empresas e seus funcionários, que foram forçados mas agora se acostumam com o home office, já estão cogitando uma transição real de posições in loco para o trabalho remoto.

Aparentemente vantajoso para alguns tipos de cargo e de modelos de negócios, o home office oferece certos desafios para quem não tem o costume de trabalhar em casa. Um dos desafios do teletrabalho, sem sombra de dúvidas, é conseguir manter a concentração e a produtividade.

Televisão, trabalhos domésticos, filhos fora da escola… Todos esses elementos oferecem distrações tentadoras para quem está tentando cumprir até as mais simples funções em home office. Foi pensando nisso que separamos aqui 5 aplicativos para trabalhar em casa que podem te ajudar a manter o foco e cumprir os prazos.

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

App home office: 5 aplicativos para trabalhar em casa

1. App home office: PomoDone

aplicativos para trabalhar em casa: PomoDone

O método Pomodoro de produtividade e concentração já é um velho conhecido de quem trabalha no home office.

→ Click Here to Launch Your Online Business with Shopify

O Pomodoro nada mais é do que uma técnica de administração de tempo: a cada 25 minutos de trabalho em concentração máxima, há um pequeno break de descanso. O objetivo é fornecer um ambiente favorável para que você possa trabalhar pela internet em paz e realizar suas de tarefas de forma bastante eficiente e sem distrações.

O primeiro da nossa lista de aplicativos para trabalhar em casa, então, é o PomoDone: um app home office que permite a integração com outros apps de administração de tarefas, como o Trello ou o Evernote. O resultado? Todas as suas tarefas reunidas em um só lugar.

Você pode instalar o PomoDone direto no seu navegador ou usá-lo no seu smartphone. Além da versão gratuita, existem versões pagas que oferecem diversos outros recursos e ferramentas

2. App home office: Mindful Browsing

aplicativos para trabalhar home office

Permanecer focado em uma tarefa é um dos maiores desafios do trabalho online no home office. Para evitar distrações, vale tudo: de aplicativos para trabalhar como o PomoDome até técnicas de mindfulness.

A extensão Mindful Browsing, totalmente gratuita e disponível também na Chrome Store, se baseia no conceito de mindfulness (manter total atenção em uma só tarefa) para eliminar um dos maiores gatilhos de desatenção da era moderna: as abas abertas no navegador.

Quando o usuário instala a extensão no Google Chrome, ele deve listar os links que mais afetam sua produtividade e quais são as tarefas que ele deveria estar realizando em vez de “perder tempo” nessas abas. Sempre que o usuário tentar acessar os links listados, o Chrome bloqueia o acesso e exibe a lista de tarefas. 

É claro que você pode escolher deixar as tarefas de lado; só não se esqueça que o Mindful permite apenas dez minutos de distração – se você precisa realmente focar, esse é um dos melhores aplicativos para trabalhar no home office.

3. App para trabalhar em casa: Google Hangouts

aplicativos para trabalhar: google hangouts

Uma das formas de manter a eficiência enquanto trabalha em home office é separar o que é pessoal do que é trabalho. 

Parece difícil, mas pode ser mais simples do que parece. Separar os apps de mensagens dos aplicativos para trabalhar é, por exemplo, uma das mudanças essenciais para que você não se distraia durante o expediente e consiga trabalhar e ganhar dinheiro na internet.

Ou seja: nada de usar o WhatsApp para conversas do trabalho. Se, no entanto, você precisar utilizar uma ferramenta para se comunicar com os seus colegas de equipe, que tal o Google Hangouts?

O nosso terceiro app home office da lista está dentro do plano empresarial do GSuite, mas, por conta da pandemia, foi disponibilizado gratuitamente para todos os usuários do Google.

Com o Google Hangouts, você consegue separar conversas de acordo com grupos de interesse e assuntos diversos, fazer chamadas e realizar videoconferências, como se você pudesse transformar o seu próprio home office em uma sala de reuniões móvel e eficiente.

Para quem está se ajustando à rotina de trabalhar em casa, é uma oportunidade bem legal de diminuir as distâncias com os colaboradores da sua empresa. 

4. App home office: Trello

Trello: aplicativos para trabalhar

Você já imaginava que ele estaria em nossa lista de aplicativos para trabalhar em casa, não é mesmo? Afinal, o Trello é um velho conhecido do mundo corporativo e do empreendedorismo, por ser um serviço extremamente completo e eficiente para a gestão de projetos.

Baseado em listas e boards intuitivos, o Trello ganhou popularidade entre empresas e equipes por ser bem simples de usar. Ele existe em versões para dispositivos móveis e também na versão desktop, e pode ser usado para administrar simultaneamente diversas tarefas e times. Dessa forma, a comunicação interna da equipe e o cronograma de tarefas ficam sempre atualizados.

Para equipes que estão trabalhando remotamente, este app de home office é uma mão na roda; para quem é freelancer, autônomo ou nômade digital, o Trello também é uma excelente ferramenta de administração da lista de tarefas.

O aplicativo também oferece diversas oportunidades de customização, permitindo que você crie fluxos de tarefas com diferentes graus de complexidade.

5. App para trabalhar em casa: Miro Whiteboard

aplicativos home office: Miro

O nosso último app home office da seleção de aplicativos para trabalhar em casa foi pensado especialmente para quem atua com a criação de conteúdos ou tem no brainstorm em equipe uma das etapas centrais do processo de trabalho: o Miro Whiteboard.

Uma ferramenta essencial no home office, o Miro simula um quadro branco, aquele típico e eficiente objeto de uma sala de reunião. Ele permite que você abra diferentes ambientes (templates para as páginas) para editar junto com seu time, e também disponibiliza diversas formatos e ferramentas exclusivas.

Além de ser extremamente visual e prático, o Miro também pode ser usado em apresentações e reuniões com outros membros da sua equipe.

Dica extra de aplicativos para trabalhar home office: Modsy

A gente entende: conciliar trabalhos domésticos com o home office não é das tarefas mais fáceis. Mesmo que você tenha cedido ao robô aspirador, nem sempre a casa está arrumadinha na hora das suas importantes calls de trabalho.

Assim, uma das mais recentes febres dos usuários de aplicativos para trabalhar home office como o Skype e o Zoom é variar os fundos (backgrounds) dos seus ambientes de forma digital.

E existem diversas maneiras de se fazer isso de forma interessante e divertida: você pode baixar imagens de sites conhecidos ou até mesmo explorar as funções nativas dos próprios aplicativos que permitem a troca de background e tirar fundo de imagem

O Modsy, que é um site de projetos de arquitetura, resolveu disponibilizar backgrounds da cultura pop que podem ser usados em videoconferências. Existem fundos que simulam a sala de estar de Friends, os apartamentos de Sex and The City e até mesmo a Casa Branca de House Of Cards.

Aplicativos para trabalhar home office: conclusão

5 apps para home office

Confira abaixo a lista resumida de aplicativos para trabalhar em casa:

  • PomoDone
  • Mindful Browsing
  • Google Hangouts
  • Trello
  • Miro Whiteboard

Os métodos e aplicativos para trabalhar em casa ajudam a manter a organização, concentração e produtividade, e podem realmente transformar a sua relação com o home office.

No entanto, vale lembrar que existem diversos outros recursos para além do mundo digital: que tal melhorar o espaço físico no qual você trabalha, investir em uma boa conexão com a internet, em um computador adequado e até em uma planta para alegrar o seu espaço de home office?

Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?