Profissões do futuro: 10 profissões em alta para 2021

Matheus de Souza Dicas de Marketing

12 minutos comentários

Em um cenário tão incerto, será que ainda dá para prever as profissões do futuro? Mantendo o pé no chão e pensando no futuro próximo, dá sim. É por isso que eu escolhi te mostrar algumas profissões em alta para 2021.

Olha, eu sei: ninguém estava esperando uma pandemia mundial. E se você por acaso estava, é hora de maneirar no pessimismo aí.

Analisar tendências é sempre delicado em um cenário complexo e instável, como este no qual o mundo se encontra e a crise gerada pela pandemia da Covid-19 fez com que inúmeros planejamentos estratégicos tenham ido pelo ralo. 

2020, afinal, era para ser o ano que prometia muita coisas: muita gente estava se preparando para mergulhar no empreendedorismo depois de estudar bastante e criar um plano de controle financeiro empresarial elaborado com bastante cuidado. Tinha gente que estava começando a cogitar uma mudança de carreira, ou então tirando do papel aquele bico para ganhar dinheiro extra

E aí chegou a pandemia, que virou as nossas rotinas de cabeça para baixo.

Desde então, um número cada vez maior de pessoas vem buscando alternativas de trabalho que sejam mais compatíveis com essa nova realidade. Para alguns, a solução é buscar um emprego que funcione dentro do modelo de teletrabalho; para outros, que preferem trabalhar como freelancers, a ideia tem sido buscar um trabalho online; e, para os empreendedores de plantão e para as mães empreendedoras, uma das grandes soluções é descobrir como vender pela internet.

Mas… E se nenhuma dessas opções for bem o que você estava procurando?

Tranquilo: existem diversas profissões em alta para o ano de 2021, e é sobre essas profissões do futuro que a gente vai conversar hoje.

Descubra milhares de produtos para começar a vender online. Sem compromisso nem cartão de crédito.

Tenha Oberlo agora. É de graça.

As profissões do futuro que já são tendência em 2021

As profissões do futuro que já são tendência em 2021

O objetivo deste texto é bem simples, na verdade: olhar para o futuro próximo (afinal, faltam apenas alguns dias para o Ano Novo) de uma forma pé no chão e te ajudar a entender quais são as profissões do futuro e as habilidades que serão valorizadas no mercado de trabalho em 2021.

Profissões do futuro: lista de profissões

A lista a seguir tem 10 ideias de nichos, setores e profissões em alta para o ano de 2021.

Profissões em alta: Home office

Com a pandemia, as empresas descobriram que muitas funções não precisam ser desempenhadas presencialmente. Quem diria, hein?

Por causa disso, o mercado foi forçado a utilizar o modelo de trabalho home office nas funções que podem ser cumpridas à distância. Profissionais de marketing, finanças, administrativos e tantos outros agora lidam com demandas intermediadas por aplicativos de gestão, fazem reuniões pelo Zoom ou outras ferramentas de videoconferência e tiram dúvidas pelo WhatsApp ou outro mensageiro instantâneo.

Então o modelo de trabalho home office pode ser considerado uma das profissões do futuro? 

Profissões em alta: Home office

Sim: a primeira da lista de profissões do futuro pode ser a profissão que você já desempenha. 

A questão é que a pandemia forçou muita gente a migrar para o home office e a tendência é que, mesmo após a pandemia, muitos profissionais continuem trabalhando remotamente.

O que antes era visto como um “luxo” para os funcionários e um prejuízo de produtividade à empresa, hoje mostra-se uma economia de recursos e otimização do tempo. A conta é bem simples, na verdade: custos com espaços físicos diminuem, ao passo que os trabalhadores poupam energia por não perder horas no trânsito.

E não importa qual é a atividade que você desempenha: se faz home office, já pode considerar que o seu trabalho é uma das profissões do futuro.

Mas vale lembrar que ficar isolado socialmente, devido à pandemia, não é um cenário ideal de home office. Eu, por exemplo, pratico o trabalho remoto já há quatro anos e apenas em março me vi obrigado a me isolar em casa.

De qualquer forma, o fato é que as empresas precisam se adaptar às novas formas de trabalhar – e não fingir que estamos na antiga realidade. 

Isso significa que serão necessárias contratações, demissões e reformulações das modalidades de trabalho.

Se você é gestor, saia do período de negação e abandone de vez o microgerenciamento. Se essa forma de liderar não funcionava antes, com o home office passou a fazer ainda menos sentido.

Profissões do futuro: Saúde mental

Profissões do futuro: Saúde mental

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde alertou que o impacto da pandemia na saúde mental da população mundial é extremamente preocupante. Além disso, um estudo da UERJ em parceria com a Universidade Yale revelou que os índices de estresse, ansiedade e depressão no Brasil já eram altos, mas dobraram em março e abril de 2020.

São inúmeras as preocupações que adquirimos em apenas alguns meses: o medo do contágio, nosso e de entes queridos; a preocupação com o emprego e as contas no fim do mês; a estranheza e necessidade de se adaptar a um cenário inteiramente novo.

Por causa desses e outros fatores, a demanda por psicólogos, psiquiatras e empreendedores que levem esses serviços à população tende a aumentar em 2021.

Essas profissões, como inúmeras outras, estão passando por uma necessidade urgente de adaptação e inovação, e é por isso mesmo que não podem ser descartadas como profissões do futuro. É verdade que muita gente já se adaptou aos atendimentos online, mas ainda faltam meios para que o conhecimento sobre o assunto e a acessibilidade aos serviços sejam disponibilizados à maioria da população.

Portanto, se você trabalha ou estuda para atuar na área, saiba: sua profissão de 2019 talvez não exista mais, mas a de 2021 faz parte das profissões em alta e já está batendo na porta. Ou melhor: chamando no Zoom.

No mundo corporativo, o que muitos empresários ainda não entenderam é que o cuidado com a saúde dos colaboradores não é um luxo que pode ser concedido ou apenas um problema individual. É uma necessidade de todas as empresas  porque pessoas emocionalmente estáveis são muito mais produtivas e, portanto, rentáveis para as organizações.

Assim, aumenta a demanda por psicólogos organizacionais e assistência psicológica individual. Trata-se de um investimento, não um gasto.

Quanto mais cedo os empreendedores entenderem isso, melhor será para o sucesso de seus negócios.

Profissões em alta: Fact-checking (checagem ou verificação de fatos)

Esta é realmente uma profissão do futuro. Afinal, até pouco tempo atrás, a ideia de que uma pessoa pudesse trabalhar exclusivamente apurando a veracidade de informações seria impensável.

Mas, cá estamos nós: em uma época na qual notícias falsas ditam os rumos de eleições e onde a desinformação sobre a Covid-19 leva um número crescente de pessoas ao hospital, o jornalismo investe cada vez mais nessa nova profissão de “especialista em checagem de fatos”.

A tendência é que em 2021 o fact-checking se fortaleça e se consolide como uma das grandes profissões em alta, até porque os veículos de mídia devem investir cada vez mais em profissionais qualificados para aferir a verdade.

Para quem quiser se capacitar na área e já garantir a posição entre as profissões do futuro, recomendo cursos de Jornalismo ou Tecnologia da Informação. Além disso, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo oferece cursos específicos para a função.

Profissões em alta: Diversidade cognitiva

Profissões em alta: Diversidade cognitiva

Apesar de algumas empresas sequer terem iniciado o debate sobre diversidade e inclusão, a geração dos millenials, predominante no mercado, cada vez mais cobra posicionamentos éticos e políticos de suas marcas e empresas favoritas.

A edição de outubro da revista Você RH trouxe à atenção a “diversidade cognitiva” como tendência para o mercado e área com profissões em alta. Mas o que seria isso?

Diversidade cognitiva é a capacidade de uma empresa fomentar colaboradores que pensam diferente. Uma mulher negra e periférica, por exemplo, terá um ponto de vista diferente de um homem branco com origem na classe média alta.

Lidar com essas diferentes formas de pensar é essencial para debater problemas e inovar em soluções para os clientes. Em um mundo dividido, um dos papéis desempenhados pelas empresas é conciliar pensamentos divergentes e traduzi-los em melhorias à sociedade e ao mercado.

Empreendedores que souberem sintetizar a diversidade cognitiva, além de entrarem para a lista de profissões do futuro, sairão na frente nos negócios.

Profissões do futuro: Responsabilidade social 

Profissões do futuro: Responsabilidade social

Apesar dos comentários no Twitter parecerem dizer o contrário, uma grande onda de empatia tem se formado. Os consumidores de hoje, como nunca antes, se preocupam com o impacto social das empresas em que compram.

E isso faz com que se fortaleçam ações específicas da iniciativa privada para corrigir injustiças sociais.

Sabe aquele papo de que “quem quer fazer o bem não divulga”? Pois é, as coisas não funcionam mais assim.

É só pensar em quanto discurso de ódio viraliza nas redes sociais e como isso faz o mundo parecer um mar interminável de rancor. Na verdade, são as iniciativas positivas que deveriam gerar tamanha repercussão, incentivando mais pessoas a agir.

Os consumidores estão se atentando a esse novo cenário, levando em conta sustentabilidade e compromisso social – e é bom que seu negócio tenha isso em mente no planejamento para 2021.

Quando falamos de responsabilidade social, estamos falando de uma série de profissões em alta e profissões do futuro, como por exemplo:

  • Produção de conteúdo sensível e alinhado às demandas dos clientes
  • Consultoria para práticas sustentáveis
  • Comunicação e relacionamento com o cliente
  • Analistas de comunicação
  • Copywriters especializados

Profissões em alta: Ciência e tecnologia

Profissões em alta: Ciência e tecnologia

O início da pandemia trouxe a necessidade do desenvolvimento rápido de uma vacina efetiva para combater o vírus, e laboratórios do mundo inteiro estão trabalhando para desenvolver, testar e produzir uma vacina capaz de imunizar a população.

Eu disse no começo do artigo que seria pessimismo esperar uma nova pandemia, lembra? Mas a verdade é que você deve esperar sim, até porque infelizmente a tendência é que crises como esta que estamos vivendo se tornem cada vez mais comuns.

A boa notícia é que o investimento em ciência e tecnologia fará com que os problemas que venham a surgir sejam combatidos com cada vez mais velocidade e eficiência.

Ou seja: a área da ciência, que vinha sofrendo um desmonte, será mais valorizada em 2021, e muitas profissões ligadas a ela têm tudo para virarem grandes profissões do futuro. Antes tarde do que nunca.

Por exemplo: a biomedicina, que estuda microorganismos e o sistema biológico humano, será uma das profissões em alta no ano que vem. A tendência é que essa valorização também ocorra em outras áreas da ciência e tecnologia.

Profissões do futuro: Inteligência Artificial 

Profissões do futuro: Inteligência Artificial 

Já tem alguns anos que a Inteligência Artificial é presença carimbada nas listas de tendências para os anos seguintes e de profissões do futuro. E continuará sendo assim por um bom tempo.

A IA já atua em áreas como atendimento ao cliente (olha o chatbot Facebook, por exemplo), redes sociais, motores de busca, carros autônomos e até mesmo no omnichannel.

E esta é uma boa notícia para os pequenos negócios. Sabe por quê?

Porque as ferramentas que utilizam a IA estão se tornando cada vez mais acessíveis.

Os chatbots, por exemplo, estão otimizando o atendimento ao cliente e o processo de vendas. A IA também faz com que seja cada vez mais fácil entender e prever o comportamento de usuários, bem como selecionar produtos para vender, permitindo assim que as vendas sejam mais assertivas.

Além disso, a nova versão do Google Analytics promete aprimorar o uso de Machine Learning, facilitando ainda mais a segmentação de campanhas de anúncios no Facebook para Empresas, no Instagram, nas campanhas de e-mail marketing e muito mais.

Portanto, a tendência é que uma alta taxa de conversão seja alcançada pelos profissionais de marketing que se capacitarem na área e conseguirem se adaptar ao novo mercado criado por essas profissões do futuro.

Outras profissões em alta são aquelas ligadas ao desenvolvimento de apps e softwares, pois os profissionais capacitados certamente serão buscados por empresas de pequeno, médio e grande porte que desejam utilizar a Inteligência Artificial para otimizar processos e fazer um melhor uso do orçamento.

Profissões do futuro: E-commerce

Profissões do futuro: E-commerce

Não é nenhuma surpresa que o e-commerce esteja entre uma das grandes profissões do futuro, não é mesmo?

Ainda mais depois do sucesso que foi o ano de 2020, com o crescimento exponencial das compras online. A crise do coronavírus fez com que muitos lojistas ingressassem ou intensificassem suas vendas online; além disso, a demanda por lojas online aumentou por conta do isolamento social.

A principal forma de marketing dessas empresas consiste na presença em redes sociais. Pensando nisso, estão se intensificando as estratégias e ferramentas para integrar lojas virtuais e redes sociais.

A última atualização do Instagram, por exemplo, lançou uma aba exclusiva para o comércio eletrônico. Isso faz com que, para empreendedores, seja cada vez mais fácil alcançar clientes em potencial e ganhar dinheiro no Instagram: a compra agora está ao alcance com apenas um clique, sem intermediação de um site.

Profissões em alta: Vídeos curtos

Profissões em alta: Vídeos curtos

A atualização mais recente do Instagram também criou uma aba exclusiva para os Reels: vídeos de até 30 segundos, que podem ser editados no próprio aplicativo.

2020 também foi o ano em que a nova rede social, o TikTok, se estabeleceu como grande canal para quem quer consumir vídeos curtos e de absorção rápida, sejam engraçados, sejam informativos. O app ficou tão popular que chegou até a sofrer uma tentativa de proibição lá nos Estados Unidos.

De olho na tendência, o Instagram lançou sua própria versão, assim como havia feito com os Stories recurso que acabou abocanhando a fatia de mercado do Snapchat, que desde então perdeu adesão.

Tá, mas e o que isso significa em termos de profissões do futuro?

A tendência para 2021 é de que os vídeos curtos e as campanhas de vídeo marketing continuem em alta. Com as redes sociais cada vez mais adaptadas às necessidades do comércio eletrônico, há espaço de sobra para empreendedores que souberem como utilizar os Reels para criar conteúdos promocionais, informativos e descontraídos.

Prestadores de serviço, como terapeutas e advogados, também estão seguindo a tendência: já é bem comum encontrar vídeos de 15 segundos com dancinhas descontraídas e informações que educam clientes e pessoas interessadas.

De fácil absorção e compartilhamento rápido, tudo indica que os vídeos curtos vieram para ficar e serão grandes ferramentas para profissionais de marketing e empreendedores interessados em apostar nas profissões do futuro. Se você quiser garantir o seu pedaço, vale a pena buscar um bom editor de vídeo e descobrir o que é TikTok e qual o melhor horário para postar por lá.

Profissões do futuro: Transmissões ao vivo

Profissões do futuro: Transmissões ao vivo

No começo da pandemia, com artistas impedidos de fazer shows, as lives entraram para a rotina do grande público. As transmissões, que antes tinham apenas espectadores ocasionais, passaram a integrar a agenda da semana.

O mesmo tem ocorrido em eventos de outra natureza. As lives são uma forma de entregar conteúdo consistente sem que nenhum dos envolvidos saia de casa, economizando recursos dos espectadores e organizadores do evento. E, em alguns casos, gerando resultados muito mais positivos.

Se seu negócio ainda não fez nenhuma live, busque entender como seu público se comporta com esse formato e como é possível aproveitar essa oportunidade de negócio que se fortalecerá em 2021 e já é visto como uma das profissões do futuro. Também vale a pena buscar mais informações sobre o que é e como funciona uma live Instagram, e qual é o melhor formato de vídeo para Instagram.

Profissões em alta: o mercado de trabalho 2021 

Profissões em alta: o mercado de trabalho 2021

Espero, de verdade, que essa lista com profissões do futuro possa ser útil para você.

É bom lembrar também que a lista de profissões em alta é só o começo, até porque é função de cada profissional manter-se atualizado com as tendências do mercado para se capacitar em um mercado cada vez mais competitivo.

Com o desemprego em alta e pessoas buscando suprir suas necessidades básicas, é essencial olhar com cuidado e carinho para as suas prioridades e objetivos pessoais. Precisamos entender como suprir as demandas do mercado sem perder de vista o desejo por uma sociedade melhor e mais justa.

Você já trabalha com alguma dessas áreas de profissões em alta ou está pensando em entrar em um desses mercados com profissões do futuro? Me conta nos comentários!

As profissões do futuro que já são tendência em 2021: resumo

Aqui vai um resumo com as 10 profissões do futuro que prometem decolar no próximo ano:

  • Home office
  • Saúde mental
  • Fact-checking (checagem ou verificação de fatos)
  • Diversidade cognitiva
  • Responsabilidade social
  • Ciência e tecnologia
  • Inteligência artificial
  • E-commerce
  • Vídeos curtos
  • Transmissões ao vivo

Não encontrou a profissão que esperava nesta lista de profissões do futuro que já são tendência em 2021? Comenta aí embaixo! Afinal, novas profissões em alta surgem a todo momento.

 


Quer saber mais?

Matheus de Souza
Matheus de Souza
Matheus de Souza é um escritor que vive pelo mundo e conta histórias. Autor do livro \'Nômade Digital\' (2019). LinkedIn Top Voice (2016).