Como ganhar dinheiro no Instagram em 2020

Jennifer Xue Anunciar e promover

9 minutos 0 comentários

Como ganhar dinheiro no Instagram? Essa é uma das perguntas mais comuns que se ouve no comércio eletrônico. Diferente das outras plataformas sociais que temos por aí, o Instagram foi de uma rede social voltada para o compartilhamento de fotos e imagens, para uma excelente plataforma comercial, ideal para marcas e lojas que trabalham com o dropshipping.

É bem provável que você já tenha percebido essa tendência mais comercial dentro do aplicativo. Dá até para ganhar dinheiro com filtros no Instagram, por exemplo, mas esse não será o nosso foco: vamos falar aqui sobre o que vender no Instagram para ganhar dinheiro por lá.

Descubra milhares de produtos para começar a vender online. Sem compromisso nem cartão de crédito.

Tenha Oberlo agora. É de graça.

Dá para ganhar dinheiro no Instagram?

Dá sim! A verdade é que os entusiastas da plataforma estão sempre atrás de novas maneiras de lucrar com o app. Afinal, cada vez mais gente busca novas formas de trabalho online ou de garantir uma renda extra ao fim do mês.

Uma das melhores estratégias é promover posts patrocinados de marcas que possuem o mesmo público-alvo que o seu – mas você também pode participar de um programa de afiliados e lucrar com a venda de produtos de outras marcas. Além disso, vale lembrar que você também pode tentar vender os seus próprios produtos (produtos físicos, digitais ou algum serviço). Em outras palavras: o Instagram funciona como qualquer outro ambiente comercial, uma vez que permite a venda de serviços e produtos.

Como vender pelo Instagram: o poder da plataforma

As estatísticas do Instagram em 2020 são impressionantes – e não vai demorar muito até que a plataforma esteja em pé de igualdade com o Facebook. Com 1 bilhão de usuários ativos, quase 85% desses 1 bilhão de usuários seguem ao menos um perfil comercial

Quer mais dados? 83% dos usuários do app usam a plataforma para encontrar novos produtos ou para avaliar as marcas antes de realizarem uma compra.

Aliás: você sabia também que a Shopify possui uma integração com o Instagram?

Como ganhar dinheiro no Instagram: alguns requisitos para o sucesso

É claro que o caminho para o sucesso passa obrigatoriamente por um bom conhecimento dos apps, a adoção das práticas recomendadas e a aplicação de descontos e outras táticas promocionais; contudo, um bom empreendedor também deve estar sempre atento às novas tendências e regras do setor. Vejamos alguns exemplos abaixo:

  • Usar o Instagram para Empresas

O Instagram atualmente conta com dois tipos de contas: as pessoais e as comerciais. Esta última modalidade, lançada em julho de 2016, se transformou rapidamente no canal ideal para qualquer lojista e empreendedor que está atrás de um bom local para anunciar e vender produtos.

  • Integrar o seu site com o perfil do Instagram

Por mais que a plataforma tenha criado uma conta exclusiva para empresas, os recursos de compra dentro do Instagram ainda são bastante restritos.

Se você for um lojista da Shopify, pode respirar tranquilo: a plataforma possui diversos apps que podem fazer essa integração por você sem qualquer custo adicional (mas, atenção: quase todos estão em inglês). 

  • Saber o que pode ser feito – e o que não pode ser feito

O Instagram possui regras extremamente específicas sobre o que pode e o que não pode ser publicado, quando e onde. 

O Viver de Blog, por exemplo, recomenda uma ou duas postagens por dia – a frequência ideal para que os seus seguidores não se sintam pressionados.

Para o Sprout Social, o tamanho ideal para uma legenda do Instagram é algo entre 138 e 150 caracteres. Para legendas de postagens de marketing, esse número diminui para 125. Por outro lado, o número ideal de hashtags é algo entre 5 ou 10.

Como ganhar dinheiro no Instagram? Homem e mulher olham para um smartphone

  • Dominar os filtros do Instagram

Como ganhar dinheiro com os filtros no Instagram? Muitas vezes, o sucesso daquela foto tão especial pode estar escondido no filtro escolhido para publicá-la. Imagine, então, que maravilha saber quais são os filtros mais populares da sua região? Pois é, foi exatamente isso que um estudo detalhado realizado por uma empresa norte-americana tentou descobrir. 

Veja abaixo os filtros mais populares para fotos de moda:

  • Valencia
  • Normal
  • Brooklyn
  • Publicar conteúdos inspirados em vídeos ou histórias virais

Uma maneira fácil e divertida de publicar conteúdos diferentes e atrair novos seguidores: fotos e vídeos com mensagens inspiradoras, ou mesmo de um meme que está na moda.

Como conseguir (e fidelizar) seguidores no Instagram

Será que é melhor conquistar um bom número de seguidores antes de começar a vender para descobrir como ganhar dinheiro no Instagram? Ou será que é melhor fazer isso só depois que a sua loja já estiver consolidada no mercado?

A resposta é simples: faça os dois.

O ideal, claro, é que você já tenha umas centenas de seguidores antes de começar a vender; dessa forma, você não só estará postando um conteúdo que de fato será visualizado por outras pessoas como também poderá contar com um certo nível de interação dessas pessoas com a marca – o que é sempre positivo.

Mas… Como conquistar esses seguidores? Bom, com as nossas treze dicas listadas abaixo, isso deverá ser uma tarefa relativamente fácil. Se você precisar de mais um pouquinho de inspiração para fazer isso, lembre-se: os seguidores são a chave para que você ganhe dinheiro no Instagram.

 

  • Otimize o seu perfil

A primeira coisa que você deve fazer para ganhar dinheiro no Instagram é escolher um nome de usuário que tenha menos de 30 caracteres – e, de preferência, um que possa ser descoberto por meio de uma pesquisa de palavras-chave. O ideal é que esse nome de usuário seja consistente com os nomes que você utiliza em outras plataformas sociais.

Já a sua biografia deve contar com, no máximo, 150 caracteres. Uma boa maneira de otimizar esse pequeno e importante espaço é incluir um link que redirecione o cliente para a sua loja virtual. Não se esqueça de que esse é o único espaço no qual você poderá incluir links em toda a plataforma do Instagram!

  • Crie e popularize uma nova hashtag

Se o nome da sua conta é Doces da Maria, por exemplo, por que não criar a hashtag #docesdamaria? Ela não só atuará como um símbolo da sua loja e do seu perfil como também servirá de ferramenta para verificar as conversas e postagens relacionadas à loja. Além disso, vale lembrar que as hashtags podem ser anunciadas e promovidas em outras plataformas que não o Instagram – até mesmo no mundo real.

O fato de que o Instagram permite até 30 hashtags por postagem não deve ser encarado como uma regra – até porque, se você postar um conteúdo com trinta hashtags, acabará assustando o seu público-alvo. O ideal é encontrar umas cinco ou dez hashtags populares dentro do seu nicho, e de preferência algumas que possam ser usadas para descrever os seus produtos.

  • Participe de fóruns e discussões que abordem o seu nicho

Dê uma olhadinha em outras contas e perfis que estão utilizando as mesmas hashtags que você: veja o que eles estão publicando e quais são as conversas que eles estão firmando com seus parceiros e clientes – e se envolva no processo. Entender a sua concorrência é crucial para entender como ganhar dinheiro no Instagram.

  • Escreva legendas cativantes

As legendas são essenciais para cativar os seus seguidores e fazer com que eles interajam com a marca. Por isso mesmo, esta é uma etapa crucial para ganhar dinheiro no Instagram.

  • Crie e anuncie promoções e sorteios

Sorteios e promoções são fórmulas certeiras para atrair novos seguidores e interagir com aqueles já fidelizados; além disso, são ótimas oportunidades para criar hashtags e anunciar um novo recurso. No entanto, é importante delimitar e publicar as regras em um espaço que possa ser facilmente visualizado – dessa forma, você não só evitará futuras confusões como também garantirá um evento honesto.

 

  • Crie e publique Stories e vídeos ao vivo

A melhor parte desse tipo de publicação é o alto nível de interatividade e descontração: você pode incluir tags, stickers, gifs, textos coloridos, filtros… Enfim, quase tudo o que você puder imaginar! O ideal é ser criativo, ser descontraído e ser engraçado – e, ainda assim, anunciar o seu produto e a sua loja.

  • Publique com certa regularidade

O segredo para fazer isso dar certo é manter uma certa consistência na forma de publicação, no estilo das imagens e nos textos utilizados – o que ajudará os seus seguidores a reconhecerem, imediatamente, uma publicação sua.

  • Colabore com influenciadores digitais e com outras marcas como a sua

Se você quer promover a sua marca, por que não pedir a ajuda de alguém que famoso – ou de alguém que é como você? Os influenciadores digitais e outros empreendedores podem ser extremamente úteis nesse processo – além de ajudarem a criar uma interação genuína e divertida para os seguidores.

  • Use o recurso de localização geográfica

Sempre que você publicar um vídeo ou uma foto (seja no Stories ou no seu perfil), ative o recurso de localização geográfica – e inclua uma ou duas hashtags relativas a essa localização.

  • Desenvolva um estilo visual único

Defina um filtro e um estilo específico para as publicações do seu perfil. Se você possuir mais de uma conta, então, esteja atento para não repetir um mesmo estilo em dois perfis diferentes. Ter uma identidade ajuda a criar defensores da marca, que poderão ser as melhores pessoas a gerar vendas e resolver a questão de como ganhar dinheiro com o Instagram.

  • Incentive outras pessoas a interagirem com o seu conteúdo

Não tenha medo – e nem vergonha – de pedir ajuda. Se você acha que aquela pessoa em especial poderá interagir de maneira positiva com o seu conteúdo, fale com ela!

  • Use o Instagram para Empresas

Os anúncios pagos e patrocinados do Instagram podem ajudar você a atingir um número ainda maior de seguidores – e não custam mais do que cinco reais.

Como ganhar dinheiro no Instagram: alguns modelos de negócios

Nós já discutimos aqui o fato de que o Instagram é a plataforma ideal para vender e anunciar produtos que fotografam bem. No entanto, é importante destacar que não existe uma só maneira de vender produtos pelo Instagram (e muito menos uma única forma de ganhar dinheiro no Instagram); por isso mesmo, destacamos abaixo cinco diferentes modelos de negócios que podem ser utilizados:

  • Venda de produtos pelo dropshipping

Um dos modelos de negócios mais populares do momento, o dropshipping pode ser configurado sem grandes problemas por meio da plataforma para e-commerce da Shopify – e com o auxílio do app para dropshipping do Oberlo. Como já mencionamos em outros textos, o grande diferencial desse modelo é a eliminação do estoque físico, por isso vale seguir o nosso post de como vender no Instagram: guia para lojistas de dropshipping

  • Transforme-se em um influenciador e ganhe dinheiro com publicações pagas

A melhor parte de ser um influenciador é a possibilidade de entrar em contato com marcas e lojas e ajudá-las a anunciar e promover outros produtos; além disso, vale lembrar que os influenciadores mais famosos costumam ganhar milhares de dólares por uma única publicação. Já imaginou que maravilha fazer uma publicação paga por dia, durante um mês? Mostramos aqui como ganhar seguidores no Instagram e atingir a marca dos 10 mil.

  • Faça parte de um programa de afiliados e ganhe dinheiro vendendo produtos de outras pessoas

Esta é uma prática bastante comum no mundo do e-commerce, e funciona muito bem enquanto você descobre como ganhar dinheiro no Instagram.

Para fazer isso dar certo, o ideal é criar publicações atraentes e cativantes, capazes de anunciar um produto sem parecer forçado. Além disso, não se esqueça de que aquele único link que você pode incluir apenas na sua bio deve, obrigatoriamente, ser o URL exclusivo de afiliados que você recebeu.

  • Venda fotos, imagens e outros produtos digitais

Nós já dissemos aqui o que vender no Instagram para ganhar dinheiro: fotografias, pinturas, desenhos, animações, vídeos… Todos eles são produtos certeiros para o público da plataforma.

Se você está planejando vender algo dessa natureza, lembre-se apenas de incluir um link na sua bio que redirecione os clientes e seguidores para a sua página ou loja virtual.

  • Venda produtos físicos

A forma mais tradicional de ganhar dinheiro no Instagram, é claro, é por meio da venda de produtos físicos – sejam eles itens fabricados ou vendidos por você mesmo ou então itens comprados com seus fornecedores. No entanto, vale lembrar que, sem o modelo de dropshipping, essa forma mais tradicional de vendas requer também a existência e o gerenciamento de um estoque físico de produtos – o que significa, também, um gasto maior em um momento de incertezas.

Como vender pelo Instagram: anunciar uma marca ou loja

Qualquer que seja o seu modelo de negócios ou o tipo de produto que você decidiu vender, uma coisa é certa: para que a sua loja consiga lucrar, você precisará anunciá-la. E, nesse início incerto, você certamente precisará fazer isso sozinho. É por isso que é essencial dominar algumas estratégias de marketing para o Instagram.

  • Publique fotos e vídeos esteticamente agradáveis e atraentes;
  • Faça a integração do perfil do Instagram com o seu e-commerce para facilitar a experiência de compra;
  • Colabore com outros influenciadores digitais sempre que for possível – e escolha apenas aqueles profissionais com nichos e públicos similares aos seus;
  • Publique conteúdos novos diariamente e mantenha-se a par das discussões mais atuais;
  • Crie uma certa consistência entre os seus perfis nas redes sociais, a sua loja virtual e os seus blogs.

Como posso aumentar os meus lucros no Instagram?

Se você combinar tudo o que aprendeu com este post aos seus talentos para o marketing e a edição de fotografias, já estará caminhando na direção certa. Tente conquistar um número considerável de seguidores, crie sorteios e promoções, mantenha-se ativo e saiba os melhores horários para publicar nas redes sociais… E tenha um bom produto para vender!

É claro que pode demorar algumas semanas ou até mesmo alguns meses para que isso aconteça; no entanto, não se esqueça de que isso é possível – é só ver o número de pessoas que estão ganhando a vida desse jeito. O que está esperando? Chegou a hora!

Como ganhar dinheiro no Instagram: conclusão

Um resumo para quem busca ganhar dinheiro com o Instagram em 2020:

  1. Use o Instagram para empresas e integre o perfil ao seu site
  2. Conheça as regras de publicação (se for fazer sorteios e promoções)
  3. Domine os filtros e faça Stories ao vivo
  4. Publique vídeos ou fotos inspiradoras
  5. Crie e promova uma nova hashtag
  6. Tenha uma frequência de posts
  7. Colabore com outros influenciadores e marcas
  8. Marque sempre o local dos posts
  9. Faça anúncios pagos
  10. Venda produtos físicos ou imagens digitais

Descubra milhares de produtos para começar a vender online. Sem compromisso nem cartão de crédito.

Tenha Oberlo agora. É de graça.

Quer saber mais?

Jennifer Xue
Jennifer Xue
Jennifer Xue é autora premiada, colunista e empreendedora em série. Também é especialista em temas como identidade visual de marcas, crescimento empresarial e geração de receita. É autora convidada nos sites Forbes Ásia e Business.com, mas também tem o seu próprio blog: www.jenniferxue.com.