Todo dia aparece uma nova tática ou estratégia de marketing: eBooks. Whitepapers. Facebook Ads. Blogs. TikTok. Para quem está começando, pode ser difícil decidir em qual investir. Mas neste artigo, vamos falar sobre uma estratégia de marketing no Instagram que ajudou muitas lojas a aumentarem as vendas da noite para o dia: o trabalho com um digital influencer.

Os bons e rápidos resultados trazidos pelo marketing de influência do Instagram indicam que a plataforma com certeza é um canal de marketing que vale a pena explorar – as estatísticas do Instagram não mentem! Com 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram superou o Facebook em número de interações em 20 vezes. Este dado foi revelado pelo SocialBakers em um relatório que avaliou o comportamento dos 50 perfis corporativos mais famosos nas duas redes sociais no Brasil e no mundo.

Os influenciadores digitais do Instagram, também conhecidos como digital influencers, cultivam grandes públicos que convertem quando veem o produto certo (é aí que você entra). Você pode usar a parceria com um digital influencer para promover novos produtos, conseguir mais clientes ou até comunicar-se diretamente com os clientes existentes.

É por isso que trabalhar com um digital influencer é tão eficaz para o seu e-commerce!

E é claro que, assim como o marketing de conteúdo tem uma abordagem específica, a estratégia a ser adotada com um digital influencer deve ser uma que crie conteúdo atraente e não seja muito artificial. É por isso que o marketing de influência do Instagram pode ser tão bom para a sua marca. Com o digital influencer certo, as mensagens chegarão aos seus clientes sem parecerem “forçadas”: o sonho de todo vendedor.

Neste artigo, você aprenderá as estratégias fundamentais para trabalhar com um digital influencer no Instagram, que podem ser usadas para gerar vendas no seu e-commerce de dropshipping e, consequentemente, ganhar dinheiro na internet. Também mostraremos uma visão geral de todas as ferramentas de que você precisará para cultivar o público da sua loja através da divulgação dos produtos por um digital influencer.

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Marketing no Instagram: como criar o seu próprio público-alvo

Há dois modos diferentes de usar o marketing no Instagram: a primeira opção é construir a sua própria lista de seguidores, e a segunda é usar o trabalho de divulgação de um digital influencer do Instagram.

Como criar uma lista de seguidores: ferramentas para construir seu público no Instagram

Você pode construir uma lista de seguidores de diversas maneiras: ferramentas como o Webstagram e o IconoSquare, por exemplo, podem ser extremamente úteis para encontrar as hashtags mais populares do seu nicho. Conduzir uma pesquisa no Webstagram é um modo excelente de encontrar as melhores hashtags para Instagram para o seu e-commerce – sem contar que tudo é realizado em poucos segundos, deixando você com mais tempo livre para se concentrar em outros esforços de marketing.

Para personalizar a sua pesquisa, basta digitar as palavras-chave relevantes para o seu e-commerce na barra de pesquisa do topo da página, assinalada na imagem abaixo com as setas em vermelho. A plataforma é gratuita e fácil de usar, então vale muito a pena fazer uma pesquisa rápida no Webstagram para tentar identificar informações-chave relevantes para a sua estratégia de marketing no Instagram.

Outra tática de marketing para o Instagram é sempre estar atento aos melhores horários para postar nas redes sociais. Usando o IconoSquare, você pode descobrir as horas exatas durante as quais você terá maior engajamento e os horários ideais para publicação. É uma grande ferramenta para começar seu trabalho de divulgação através de um digital influencer.

ferramenta para gerenciar digital influencer

A imagem abaixo representa alguns dados de amostra que você poderia receber no IconoSquare. Segundo a Shopify, os círculos escuros indicam quando você normalmente publica e os círculos em cinza mostram os horários em que consegue o maior engajamento. Os horários ideais para publicar são representados pelos círculos cinzas maiores.

melhores horários para postar - marketing no Instagram

Como criar a sua própria lista de seguidores: marketing com segmentação no Instagram

Você sabe o que é marketing de segmentação? Existem diversas formas de segmentar o seu público e uma das melhores estratégias é construir a sua própria lista de seguidores a partir dos seguidores de seus concorrentes – afinal, as pessoas que seguem a conta de um concorrente já mostraram interesse no tipo do produto que você está tentando vender. Isso significa que, ao atrair este público, você praticamente garante a construção de uma lista personalizada.

Para fazer isso, vá até a conta de um concorrente, clique em “seguidores” para ver a lista de pessoas que o seguem e então aproxime-se delas 1) seguindo-as, 2) curtindo suas fotos ou 3) comentando nas suas fotos.

Um teste informal da Shopify, conduzido para analisar como ganhar seguidores no Instagram, recolheu alguns dados interessantes sobre o número de seguidores que você poderia conseguir com este tipo de abordagem:

  • Seguir: 14% seguiram de volta;
  • Seguir + Curtida: 22% seguiram de volta;
  • Seguir + Curtida + Comentário: 34% seguiram de volta.

Você pode usar mais de uma tática para construir sua lista de seguidores do zero, mas pode ser bem difícil no início.

Marketing de influência no Instagram: o que é um digital influencer?

Um digital influencer é um usuário que tem um público estabelecido e que é capaz de persuadir os outros por causa do alto seu nível de credibilidade e alcance no Instagram.

Os influenciadores digitais do Instagram podem ajudar a construir um grande público do zero em um período relativamente curto de tempo, com o potencial de gerar muitas vendas: basta pedir que eles anunciem e divulguem os seus produtos. Ou seja, se você quer saber como ganhar dinheiro no Instagram, esse é o caminho.

Quando você publica imagens na sua conta sem uma base já existente de seguidores, pode ficar sem saber se alguém está vendo suas publicações ou se tudo não foi um enorme desperdício de tempo – afinal, é difícil dizer o que funciona ou não e leva tempo para ver resultados. Com um digital influencer, a coisa é diferente: a ideia é firmar parcerias com essas celebridades virtuais, que tenham uma grande lista de seguidores, e pedir que compartilhem uma publicação sua. Desta forma, você poderá conseguir que dezenas de milhares de pessoas encontrem a sua marca do dia para a noite.

É por isso que o marketing de influenciadores no Instagram é tão relevante. Centenas ou mesmo milhares de clientes em potencial entrarão em contato com os seus produtos e provavelmente converterão para a sua marca, pois confiam no digital influencer o suficiente para segui-lo. Imagine o que isto pode fazer para o crescimento do seu e-commerce!

A Boxed Water, por exemplo, usou o marketing de influência no Instagram para promover uma iniciativa filantrópica: o projeto ReTree. Eles pediram que os usuários publicassem uma foto com a hashtag #ReTree pois, para cada publicação, a Boxed Water plantaria duas árvores. Apenas um mês depois do lançamento eles já tinham gerado mais de 2.600 publicações com a hashtag #ReTree.

Digital influencer Instagram

Outro exemplo é o da Pedigree, que aproveitou o poder de divulgação de não somente um digital influencer, mas vários, para promover sua campanha “Compre uma bolsa, doe uma tigela” nos EUA e a de adoção de cães no Brasil. Só com a com a primeira campanha eles já conseguiram quase 63 mil visualizações de conteúdo e 43 milhões de impressões, o que ajudou a conquistar seu público-alvo.

exemplo de marketing no Instagram

Para produtos com bom apelo visual, o marketing realizado através de um digital influencer do Instagram pode ser uma ótima maneira de construir uma grande lista de seguidores em um período curto de tempo. Dessa forma, quando você publicar promoções ou novas ofertas de produtos para vender, terá um número maior de usuários que verão suas publicações, o que pode gerar mais vendas.

Agora que você já tem uma visão geral do marketing no Instagram, vamos ver uma abordagem passo a passo para construir a sua própria lista de seguidores.

Como anunciar no Instagram com um digital influencer

Para empreendedores que estão começando, usar um digital influencer do Instagram para construir uma lista de seguidores pode parecer intimidador. Como saber quem são os melhores influenciadores? Como entrar em contato de forma a causar uma boa impressão? Isso vai mesmo gerar vendas? O processo inteiro pode parecer confuso, ainda mais quando não sabemos muito sobre o trabalho realizado pelo digital influencer.

Na verdade, tudo o que você precisa é a abordagem certa – e logo dominará o processo.

Marketing de influência no Instagram – Passo 1: encontre o digital influencer certo

O primeiro passo é encontrar os influenciadores certos, ou seja: aqueles que são populares no nicho específico do seu e-commerce. Usar influenciadores do Instagram que já são populares aumentará a probabilidade de vendas, pois os seguidores já estão engajados.

Um modo de aumentar suas chances de conseguir um bom ROI usando um digital influencer do Instagram é conhecer o maior número possível de detalhes sobre o seu público-alvo. Por exemplo, se você tiver uma loja online que vende sapatos formais, pode ir atrás de influenciadores que se especializem em “calçados masculinos profissionais” em vez de influenciadores de “moda masculina”.

Um modo rápido de encontrar os melhores influenciadores do Instagram no seu nicho é usar uma ferramenta como o Ninja Outreach ou o Snapfluence:

ferramentas para digital influencer

Se você preferir passar longe das ferramentas, pode apenas procurar as palavras-chave relevantes dentro do Instagram como parte da sua estratégia de marketing. Lembre-se também de escolher hashtags específicas e palavras-chave que interessem o seu público para encontrar publicações com muitas curtidas e comentários.

É importante destacar que esta etapa do marketing no Instagram pode tomar muito tempo, já que você pode ter que ver muitas publicações e hashtags para encontrar o digital influencer que seja uma boa escolha para contar a história da sua marca. Mas vale a pena ir com calma e fazer isso com cuidado. Se encontrar os influenciadores perfeitos para o seu público-alvo, você pode conseguir um ROI muito bom no seu investimento de marketing.

E, se escolher influenciadores inadequados, pode ter que pagar um preço bem alto.

Marketing com digital influencer no Instagram – Passo 2: forme uma parceria

Depois que você encontrar o digital influencer certo para a sua campanha do Instagram, é preciso fazer o contato e formar uma parceria. Esta é uma parte essencial da sua estratégia de marketing do Instagram: se os seguidores de um digital influencer perceberem que a pessoa está promovendo o mesmo produto repetidas vezes, haverá maior probabilidade de confiarem no produto.

Normalmente, os influenciadores do Instagram terão um e-mail de contato na sua bio. Como costuma haver uma compensação monetária nesses casos, eles geralmente estão dispostos a trabalhar com empreendedores cujos produtos se alinhem ao tipo de conteúdo que publicam. É uma relação simbiótica.

No entanto, é preciso ter algumas coisas em mente antes de firmar uma parceria com um digital influencer:

A primeira é enviar à pessoa um “resumo” do tipo de conteúdo que você gostaria que ela publicasse. Como os influenciadores gostam de ter liberdade criativa ao criar o conteúdo de suas publicações, você pode no máximo dar uma ideia geral do tipo de imagens que deseja ver associadas à sua marca. Uma boa ideia é preparar um mood board (quadro de atmosfera) com antecedência.

Os mood boards são coleções de imagens que dão um sentido geral do tipo de estética que você gostaria de ter nas suas imagens. Veja abaixo um exemplo de um mood board que Neil Waller usa para promover a sua loja, a Shore Projects.

marketing no Instagram - mood board

A melhor parte dos mood boards é que eles colocam o digital influencer em contato com o branding da sua marca e o ajudam a ter uma boa ideia de como transmitir a mensagem ao público, o que contribui para o sucesso da estratégia de marketing.

Uma outra coisa que você precisa ter em mente é: você pagará ao seu digital influencer por vários serviços, como  a criação de conteúdo, a promoção do conteúdo ao público e os direitos de uso do conteúdo criado. O valor pago por um post de influenciador pode variar entre R$ 271 e 763, dependendo do tamanho do público.

Marketing de influenciadores no Instagram – Passo 3: avalie os resultados do marketing no Instagram

Antes de lançar qualquer campanha, é importante ter uma boa estrutura para medir e avaliar resultados. Assim você saberá exatamente o que funciona ou não.

Quando se fala de marketing no Instagram, pode ser uma boa ideia criar links rastreáveis para influenciadores. Ferramentas como o Bit.ly, por exemplo, podem criar vários links rastreáveis para cada influenciador que trabalha com a sua marca. Você pode pedir que os influenciadores colem o link na sua bio ou na legenda da imagem, para que você possa ver exatamente quanto tráfego será direcionado à sua página.

ferramentas digital influencer e marketing no Instagram

Fonte: www.later.com

Marketing no Instagram e dropshipping – como juntar tudo

O marketing no Instagram, mais especificamente o trabalho com um digital influencer, provou ser benéfico para empresários que possuem sua própria loja virtual; além disso, se o seu produto tem apelo visual, você terá o potencial de ganhar muito com o dropshipping no Instagram.

Construir uma lista de seguidores organicamente deve ser parte da estratégia de marketing no Instagram para estabelecer sua marca como referência – mas, como isso exige uma abordagem demorada, fazer uma pesquisa no Webstagram, planejar publicações com o IconoSquare e direcionar seguidores dos concorrentes pode ajudar a acelerar este processo.

Um dos modos mais rápidos de construir uma grande lista de seguidores na plataforma, como mostramos, é aproveitar o público de um digital influencer. Esperamos que, agora, você já tenha uma boa resposta para a pergunta “O que é um digital influencer do Instagram?”.

Vale lembrar ainda que o marketing de influência no Instagram é uma das coisas mais úteis para empreendedores do dropshipping – por isso, não perca tempo!

Maiores influenciadores digitais no Instagram

Agora que você já sabe o que é um digital influencer, vamos dar uma olhada nos influenciadores mais populares?

Você pode estar buscando uma inspiração qualquer ou simplesmente querendo seguir as personalidades mais populares no Instagram. De qualquer forma, o Instagram oferece uma grande variedade de conteúdo e influenciadores que cada um pode escolher de acordo com as suas preferências.

Criamos uma lista com alguns dos melhores influenciadores do Instagram para você se inspirar e ver o real poder dessa estratégia de marketing.

Cristiano Ronaldo

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Relaxing and lovely moments 🌊☀️💙

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O jogador de futebol Cristiano Ronaldo é atualmente a pessoa mais seguida no Instagram, com 231 milhões de seguidores. O português normalmente publica coisas relacionadas ao futebol, mas adora compartilhar fotos da família e dos filhos.

Ariana Grande

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☁️ thankful and here and very much 27

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A cantora pop e digital influencer Ariana Grande tem o segundo maior número de seguidores e conta com a marca de 195 milhões de seguidores – mas esse número continua crescendo. O perfil dela tem principalmente imagens de si mesma no trabalho ou publicações sobre moda. Ariana também usa a plataforma do Instagram regularmente para publicar sobre as causas com as quais está envolvida.

The Rock/Dwayne Johnson

O antigo lutador de luta livre que virou ator e depois estrela do fitness (e agora também digital influencer), The Rock é o terceiro na lista dos dez mais poderosos influenciadores do Instagram. Com mais de 190 milhões de seguidores, ele normalmente promove seus próximos filmes ou publica imagens relacionadas à sua vida pessoal.

Kylie Jenner

Kylie Jenner, a mais jovem das irmãs Kardashian, é a digital influencer que está na quarta posição entre os influenciadores do Instagram. Atualmente ela tem 186 milhões de seguidores e publica regularmente sobre a sua marca de cosméticos Kylie Cosmetics e também sobre si mesma e seus amigos ou família.

Selena Gomez

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In the yard, in my @PUMA unity shoes clearly 😊

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Outra estrela do pop que também é uma grande digital influencer, Selena Gomez, ocupa a quinta posição na lista, com mais de 183 milhões de seguidores (em 2018, ela chegou a estar no topo da lista). Costuma publicar conteúdos relacionados à sua música, assuntos políticos e imagens de si mesma e com celebridades que são seus amigos. Segundo a Social Blade, ela ganha uma média de 56 mil seguidores por dia e mais de um milhão por mês.

Kim Kardashian West

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If only I had a bright blue color on I would be the Armenian Flag 🇦🇲 For those of you that may not be aware of what is happening in Armenia right now I would like to share so you can all help! Despite an ongoing global pandemic, Azerbaijan has violated the UN’s appeal for global ceasefire by unprovoked attacks against the Republic of Armenia. Civilian structures in Armenia have been targeted, and Azerbaijan has now threatened to bomb the nuclear power plant in Armenia. In the meantime, congressional amendments to the National Defense Authorization Act will be voted on next week to ensure that the US does not enable Azerbaijan with military aid that would be used against Armenia and Artsakh. The international community needs to pay attention and intervene now with such political and diplomatic measures to prevent unnecessary escalation and the loss of human life. I stand with my fellow Armenians and pray for those that are involved in recent tensions on the border of the country. I urge for a peaceful resolution for these unprovoked attacks during this already very difficult pandemic. Please call on your Senators and Representatives to #SupportArmenia

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Kimberly Kardashian West é a digital influencer que ocupa o sexto lugar da lista – e hoje conta com apenas 180 milhões de seguidores. Ela geralmente publicando conteúdo sobre si mesma, sobre os membros da família e também sobre a sua marca de cosméticos, a KKW Beauty.

Lionel Messi

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Outra estrela do futebol figura na lista dos top 1o influenciadores do Instagram. Dessa vez estamos falando de Lionel Messi e seus 160 milhões de seguidores! Messi, além de assuntos relacionados à sua carreira como jogador profissional, compartilha fotos e vídeos de sua família e também conteúdos das campanhas publicitárias das quais participa.

Beyoncé

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Beyoncé, que dispensa apresentações, está no oitavo lugar na lista de contas do Instagram com o maior número de seguidores. Atualmente, a cantora e digital influencer conta com 150 milhões de seguidores; suas publicações têm engajamento alto e a maior parte delas recebe mais de um milhão de curtidas e inúmeros comentários. Beyoncé normalmente publica imagens de si mesma e também de sua família – e mostrou o real poder da plataforma quando revelou que estava grávida de gêmeos com o marido Jay-Z.

Justin Bieber

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HAIRS GETTING LONG

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Com 141 milhões de seguidores, a estrela pop canadense Justin Bieber é um dos maiores influenciadores do Instagram. Justin Bieber normalmente publica fotos de si mesmo, sua esposa, seus amigos e ocasionalmente sobre tópicos políticos.

Neymar Jr.

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🤔 @gqrussia

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O único brasileiro da lista, e o terceiro jogador profissional de futebol com mais seguidores no Instagram, é ele: Neymar Jr. Com seus 139 milhões de seguidores, Neymar é o digital influencer que ocupa o 10º lugar no ranking de influenciadores. Assim como os demais, costuma compartilhar seus treinamentos e jogos, campanhas publicitárias que estrela e momentos com amigos e família, especialmente com seu filho.

Digital influencer no Instagram: conclusão

  • A parceria com o digital influencer certo pode fazer com que as vendas da sua loja aumentem do dia para noite;
  • O conteúdo precisa ser atraente e o mais natural possível, sem parecer “forçado”;
  • Use ferramentas para encontrar os influenciadores ideais para a sua marca, bem como as melhores hashtags e horários para postar;
  • É importante que o digital influencer entenda bem os objetivos e também o “espírito” da sua marca, para que possa transmitir a mensagem de forma adequada e atingir o público-alvo;
  • Sempre avalie os resultados do trabalho com um digital influencer para saber o que está dando certo e o que pode melhorar.

 


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