Skip to content
Instagram comercial

Instagram comercial: um guia completo para o e-commerce

Artigo por Time Oberlo

Quer saber qual é a importância de criar um Instagram comercial e como é o processo para criar um para o seu e-commerce? Este guia vai ajudar você. Confira!

Um Instagram comercial pode ser o ponto de virada para o sucesso do seu e-commerce, e não é difícil entender o porquê. As estatísticas do Instagram revelam que:

  • 1 bilhão de pessoas estão ativas na rede;
  • 500 milhões de pessoas acessam a plataforma diariamente;
  • o Instagram é a rede social com maior engajamento;
  • os usuários passam uma média de 53 minutos por dia nessa plataforma;
  • 83% dos usuários descobrem novos produtos e novas marcas por meio do Instagram.

Consegue ver as oportunidades que essa rede social pode gerar para a sua loja virtual? Com uma conta comercial Instagram, você pode alcançar seu público-alvo, desenvolver um relacionamento próximo com ele e direcioná-lo para os produtos do seu e-commerce.

Criar Instagram comercial é interessante especialmente para quem acabou de abrir uma loja virtual ou está pensando em fazer isso. Afinal, não dá para vender se ninguém visitar a loja, não é verdade?

Pensando nisso, nós preparamos este super guia para mostrar a você como se faz para criar Instagram comercial e tirar o máximo proveito dele. Leia até o final e aproveite as dicas que separamos para você!

(Dica do Oberlo: quer vender pelas redes sociais? Comece agora o nosso curso gratuito Marketing Digital, com Michelle Jakobs).

O que é uma conta comercial no Instagram

Antes de falarmos sobre como criar um Instagram comercial, você precisa entender o que é isso. Há empreendedores que abrem um negócio e criam uma conta comum para ele na plataforma. Desse modo, a empresa passa a ter um perfil que na verdade é voltado para pessoas físicas.

No entanto, se você quer que seu negócio tenha uma conta no Instagram, ela precisa ser comercial. Uma conta comercial Instagram é um tipo de perfil voltado para as empresas, e que oferece recursos que não estão disponíveis nas contas comuns.

Você pode estar se perguntando se existe alguma vantagem em criar Instagram comercial. Então veja a seguir por que vale a pena criar esse tipo de perfil para o seu negócio.

As vantagens de ter uma conta comercial Instagram

Com uma conta comercial Instagram, você pode acompanhar métricas que revelam o desempenho do seu perfil na rede. Assim, é possível encontrar oportunidades de melhoria na sua estratégia de marketing digital e fazer ajustes para aprimorar a comunicação com o público.

Assista a este vídeo para saber mais sobre o papel da comunicação em uma estratégia de marketing:

Um Instagram comercial possibilita também a criação de botões extras que facilitam — e até incentivam — o visitante a executar certas ações, como visitar a sua loja ou entrar em contato com você. Veja um exemplo:

captura de tela do instagram comercial da magazine luiza

Está vendo que, nesse exemplo, logo abaixo da bio, há um botão “Ver loja” e um botão “Ligar”? Inclusive, você pode personalizá-los de acordo com a sua estratégia.

E tem mais: ao criar Instagram comercial, você pode promover as suas publicações para alcançar públicos segmentados. É verdade que essa segmentação não é tão poderosa quanto a do Facebook Ads, mas ela já é suficiente para proporcionar bons resultados.

Você pode segmentar posts de acordo com:

  • localização, interesses, faixa etária e gênero;
  • pessoas que curtiram seu perfil;
  • amigos e seguidores de quem curtiu seu perfil;
  • públicos criados anteriormente.

Agora já ficou claro o quanto é importante para o seu negócio ter uma conta Instagram comercial, certo? Então vamos dar uma olhada em como é o processo para criar esse tipo de conta!

Como criar Instagram comercial

Se você já tem um perfil pessoal no Instagram, é a partir dele que você vai criar uma conta comercial. Toque no ícone no canto superior direito para abrir o menu e, em seguida, toque em “Configurações”.

Como criar Instagram comercial

Na tela seguinte, clique em “Conta”:

Como criar um instagram comercial: terceira etapa

Depois, desça a tela até encontrar estas duas opções:

Aqui, existem duas possibilidades. A primeira é a de você já estar usando uma conta pessoal para o seu negócio e querer mudá-la para uma conta comercial Instagram. Nesse caso, é só usar a opção “Mudar para conta profissional”.

A segunda possibilidade é para quem vai criar o Instagram comercial do zero. Nesse caso, é só acessar as configurações do seu perfil e usar a opção “Adicionar nova conta profissional”. Dessa forma, seu perfil pessoal será mantido e uma conta comercial será criada.

Na próxima tela, indique qual é o tipo de perfil comercial que você está criando. Se esse será o perfil da sua loja virtual, talvez você queira selecionar a opção “Compras e varejo”, que está quase no final da lista.

Depois, toque em “Concluir”. Sua conta está criada, mas é importante vincular seu Instagram comercial ao perfil no Facebook. É só abrir o menu, tocar em “Configurações” e, em seguida, em “Conta”. Uma das opções que vão aparecer é “Contas vinculadas”.

Na tela seguinte, você verá as possibilidades de integração. A do Facebook é a mais importante, já que o gerenciador de anúncios da rede é essencial para anunciar no Instagram. Por isso, não se esqueça de fazer essa vinculação, certo?

Dica: se você tem dúvidas sobre como criar uma conta comercial no Facebook, confira nosso guia completo sobre Facebook Business!

Prontinho! Agora seu negócio tem um Instagram comercial e você já pode divulgar os produtos da loja. Mas ainda é preciso aprender a tirar proveito dos recursos que essa conta oferece, e um deles é o acompanhamento de métricas. É sobre isso que vamos falar a seguir.

Métricas para acompanhar no Instagram comercial

Uma conta comercial Instagram possibilita que você acompanhe algumas métricas. Com uma boa análise, você descobre o que precisa ser melhorado para que a sua estratégia de marketing traga resultados ainda melhores.

Vamos mostrar a você algumas dessas métricas, mas, antes, é preciso deixar claro uma coisa importante: existem situações em que os números são impressionantes e, mesmo assim, não há resultados concretos.

Quer ver um exemplo? Imagine um Instagram comercial com 50.000 seguidores. Nada mal, né? Mas de que adianta esse número se os seguidores não interagem com as postagens?

 Quando isso acontece, a quantidade de seguidores acaba servindo apenas para alimentar a vaidade da pessoa que é dona do perfil. Aliás, o nome desse tipo de métrica é justamente métrica de vaidade.

Suponhamos que você decida estabelecer a meta de conquistar dez mil seguidores no Instagram — e esperamos de verdade que você consiga. Para que isso aconteça, você vai precisar garantir que os interesses dessas pessoas estejam alinhados com o conteúdo do perfil para que o engajamento seja bom.

Por isso, ao analisar o desempenho de seu perfil, preste atenção nas métricas que podem gerar resultados. Para acessá-las, clique no ícone de gráfico que fica no topo da tela do perfil para acessar o Instagram Insights.

Você verá uma tela que apresenta inúmeras informações sobre o perfil.

Há muita coisa para você explorar nessa área, então priorize alguns dados que podem fornecer insights interessantes. Por exemplo:

  • Impressões: número de vezes que suas publicações foram exibidas;
  • Alcance: número de visualizações das publicações do perfil;
  • Visitas ao perfil: número de visitas ao perfil;
  • Cliques no site: número de cliques que o site indicado na bio recebeu.

Você também pode analisar o desempenho de posts específicos. Basta acessar o perfil, tocar sobre a publicação e, em seguida, tocar no botão “Ver informações”. 

É possível visualizar o número de likes e comentários, bem como a quantidade de visitas ao perfil e cliques no site gerados pela publicação. Dá até para ver quantas pessoas passaram a seguir o perfil a partir daquela publicação.

Instagram comercial: use as métricas para aprimorar sua estratégia

Como você pode ver, depois de criar Instagram comercial, é preciso acompanhar o perfil para analisar seu desempenho. Assim, você conhecerá melhor o seu público e entenderá de que tipo de conteúdo essas pessoas gostam.

Por exemplo, se determinada publicação gerar um bom número de compartilhamentos, tente descobrir qual elemento foi responsável por esse resultado. Será que foi um objeto específico na composição da foto? Ou foi uma cor usada na arte? Talvez tenha sido uma palavra que disparou algum gatilho mental nos seus seguidores. Pode ter sido também o assunto ou a legenda do post.

Pode ser preciso fazer vários testes até que você descubra o que gerou tantos compartilhamentos. Assim que entender que elemento é esse, você poderá replicá-lo em outras publicações para melhorar o desempenho delas

Entendeu como é importante analisar as métricas do seu perfil comercial?

Instagram comercial: como criar anúncios com o Instagram Ads

Instagram comercial: como criar anúncios com o Instagram Ads. Homem segurando celular com tela do Instagram

Uma das grandes vantagens de criar Instagram comercial é poder pagar para ter um alcance maior. 

Para fazer isso, você pode aproveitar um post que já está no seu perfil. Abra-o e clique em “Promover”. Em seguida, indique qual é o público-alvo, a duração do impulsionamento, o valor a ser gasto e a forma de pagamento.

No entanto, existe uma maneira mais completa de anunciar na sua conta comercial Instagram: usando o Facebook Ads. Por meio dele, você pode criar campanhas de anúncios e direcioná-los para o Instagram. Uma das vantagens de fazer isso é contar com centenas de critérios de segmentação para direcionar seus anúncios de maneira muito mais eficiente.

Por isso, fica aqui mais uma dica de ouro: acesse nosso guia definitivo de Facebook Ads e aprenda a criar anúncios por lá!

Instagram comercial: dicas para melhorar o alcance

Agora você já aprendeu muita coisa sobre como criar Instagram comercial, analisar métricas e anunciar na plataforma. Mas é importante saber também como melhorar o alcance por meio do tráfego orgânico para que sua estratégia de marketing se torne cada vez mais eficiente. Veja algumas dicas!

1. Alcance do Instagram comercial: estimule o engajamento

Os seguidores gostam de manter contato com as pessoas que estão por trás das marcas. Por isso, humanize o relacionamento, mostrando você e sua equipe trabalhando nos bastidores. Quando os seguidores comentarem nas suas publicações, puxe conversa com eles, estimulando o engajamento.

Outra estratégia é incentivar os clientes a postarem fotos dos produtos que compraram na sua loja. Em seguida, faça repost nos stories do Instagram para mostrar que você valoriza a interação do público. É um gesto legal, e vai fazer com que o seguidor se sinta especial.

2. Alcance do Instagram comercial: conheça o seu público

Analise os insights que sua conta comercial Instagram oferece e procure entender melhor o seu público. 

Avalie, por exemplo, quais são os melhores horários para publicar na rede social. Observe também quais são os tipos de publicações que mais geram engajamento. Isso pode ajudar você a fazer postagens que realmente interessem aos seguidores.

3. Alcance do Instagram comercial: poste Stories

O Instagram costuma enviar notificações aos usuários para informar sobre Stories postados nas últimas horas. Por isso, usar esse recurso pode ajudar a aumentar o alcance de seu Instagram comercial.

Ao postar Stories, aproveite os recursos que estimulam as interações, como enquetes, quizzes, stickers de perguntas e de contagem regressiva, entre outros. Assim, seus Stories serão atrativos e ainda estimularão o engajamento.

4. Alcance do Instagram comercial: use hashtags

Escolha hashtags de maneira estratégica para atrair pessoas que têm o potencial de se tornar seguidoras engajadas. 

Uma possibilidade seria dar uma olhada nos concorrentes e ver quais hashtags eles usam. Então, veja se elas fazem sentido. Pense também em outras palavras-chave que estejam diretamente relacionadas com a sua loja e o nicho em que você atua.

Por meio das hashtags, suas publicações podem ter um alcance muito maior, chegando a pessoas que nunca ouviram falar do seu negócio.

Passos para criar Instagram comercial:

  1. Acesse seu perfil pessoal
  2. Abra o menu principal
  3. Toque em “Configurações”
  4. Toque em “Conta”
  5. Toque em “Mudar para conta profissional” ou “Adicionar nova conta profissional”
  6. Selecione a categoria
  7. Toque em “Concluir”

Instagram comercial: conclusão

Com um Instagram comercial, a sua estratégia de marketing digital ficará mais robusta. Naturalmente, é preciso cuidar também do visual da loja e, se possível, até mesmo criar um blog para aumentar as fontes de tráfego orgânico.

Vale a pena aprofundar no assunto para ter sucesso nas vendas. Acesse nosso curso de marketing digital gratuito e em português e comece a montar sua estratégia hoje mesmo!

Quer saber mais?

Conteúdos relacionados