Skip to content

O que é o ePacket?

Artigo por Andrew Roach

O ePacket é, atualmente, um dos métodos de envio mais populares do mercado – especialmente porque oferece aos lojistas da China e de Hong Kong um prazo de envio mais rápido do que os longos 60 dias que se tornaram o padrão para entregas internacionais (e permite um rastreamento internacional da China muito mais confiável). Além disso, o ePacket também simboliza uma melhoria para os clientes, que podem rastrear o pacote por meio do serviço postal da China, o China Post. Em outras palavras: agora contamos com um rastreamento do AliExpress que realmente funciona; e um rastreamento do China Post que não nos faz querer arrancar os cabelos!

Talvez você não se lembre, mas até pouco tempo atrás todo e qualquer produto comprado da China chegava aos demais países em navios e contêineres – o que significava que a entrega demoraria, no mínimo, oito semanas para acontecer. O rastreamento internacional da China, como todos nós já sabemos, sempre deixava a desejar.

Nesse cenário, os clientes tinham que esperar durante meses até que o produto fosse entregue; ou então, você, lojista, precisava comprar o mesmo produto por um preço mais caro, abandonando aquela alta margem de lucro.

Com o ePacket, a coisa mudou: agora, a maioria dos pedidos chega ao destino final dentro de, no máximo, 30 dias – e vários pedidos estão sendo entregues em um período de tempo até menor. No entanto, antes de você desembolsar um dinheirinho para comprar alguns presentes e colar a cara no computador para acompanhar o rastreamento do AliExpress ou o rastreio do ePacket, nós preparamos um guia que aborda algumas das questões mais comuns, como as regulamentações do ePacket, o local de entrega (o país do cliente) e o rastreamento de pedidos.

O que é o ePacket? Ele funciona para o rastreamento do AliExpress e para o rastreamento do China Post?

O ePacket nada mais é do que um acordo firmado entre o USPS (Serviço Postal dos Estados Unidos) e o Hongkong Post, o serviço postal de Hong Kong, que tem por objetivo aumentar o número de vendas internacionais realizadas pela China. Com o ePacket, itens e mercadorias de até 2kg produzidas na China e em Hong Kong poderão ser entregues com maior rapidez para um determinado número de países.

Além disso, o valor da mercadoria (e das taxas de envio) não pode ultrapassar a marca de 400 dólares.

Quais são os benefícios do ePacket? Como posso fazer o rastreamento internacional da China?

Como o próprio nome sugere, o ePacket foi criado para atender as demandas do e-commerce e tornar o processo de compra de produtos fabricados na China e em Hong Kong mais ágil e acessível.

Com o sucesso estrondoso do ePacket nos Estados Unidos, ficou claro para o serviço postal chinês que estava na hora de expandir esse método de envio de produtos para outros países. Atualmente, a lista de países compatíveis com o ePacket tem aumentado continuamente. Também tem crescido, cada vez mais, o número de sites e apps que fazem o rastreio do ePacket e o rastreio do AliExpress.

Antes da invenção do ePacket, a única alternativa dos lojistas chineses era o China EMS, o serviço de entrega de mercadorias expressas da China. No entanto, as entregas realizadas pelo EMS demoravam mais de um mês (às vezes quase dois meses inteiros) para serem realizadas. Se você quisesse procurar algum outro método de envio, cairia para trás com o altíssimo valor que era cobrado. E, como já sabemos, o EMS era o grande vilão do rastreamento internacional da China.

Ainda não acredita que o ePacket seja tão bom assim? Dê uma olhadinha na lista de benefícios que preparamos:

  • Rastreamento internacional da China: com o ePacket, é possível rastrear o produto desde o momento em que ele sai da loja do fornecedor lá na China até o dia da entrega final – sem qualquer custo adicional. O cliente pode fazer esse monitoramento nos sites oficiais dos serviços postais, como o EMS, o USPS e os Correios. Para quem já está familiarizado com o rastreamento do AliExpress ou com o rastreamento do China Post (e já está querendo fazer o rastreio do ePacket) isso significa um canal mais confiável para rastrear pedidos.
  • Devoluções gratuitas de produtos que não foram entregues: outro benefício extremamente importante para os clientes, já que eles podem dormir com a certeza de que mesmo que o item comprado não seja entregue, ele será devolvido para o vendedor sem nenhum custo adicional. Esse benefício também ajuda a fortalecer a relação entre o cliente e o vendedor, já que esses últimos poderão oferecer reembolsos para toda e qualquer compra realizada e não entregue.
  • Pagamento de taxas alfandegárias: qualquer custo adicional sobre o produto deverá ser pago pelo cliente final. Como o ePacket deve, obrigatoriamente, passar por uma avaliação alfandegária antes de entrar no país de destino, é possível que o cliente precise pagar alguma taxa extra para receber o produto.

Também é importante lembrar que nem sempre é viável (muito menos possível) oferecer frete gratuito para todos os produtos da sua loja. Além disso, os itens que podem ser enviados pelo ePacket devem possuir no máximo 61cm x 91cm e pesar menos de 2kg. Vale lembrar também que o ePacket é um método de envio que só pode ser usado se o produto for enviado da China ou de Hong Kong; se você possui fornecedores que realizam o dropshipping no Brasil ou em outros países, precisará utilizar um outro método de envio. É essencial, no entanto, que você disponibilize métodos de rastreio do ePacket.

Quais são os países que aceitam o ePacket? Onde posso fazer o rastreio do AliExpress e o rastreio do ePacket?

O número de países que aceitam o método de envio ePacket vem crescendo exponencialmente. A lista abaixo foi atualizada pela última vez em dezembro de 2017.

  1. Austrália
  2. Áustria
  3. Bélgica
  4. Canadá
  5. Dinamarca
  6. Finlândia
  7. França*
  8. Alemanha
  9. Grécia
  10. Hong Kong
  11. Hungria
  12. Irlanda
  13. Israel
  14. Itália
  15. Japão
  16. Coreia
  17. Luxemburgo
  18. Malásia
  19. México
  20. Holanda
  21. Nova Zelândia
  22. Noruega
  23. Polônia
  24. Portugal
  25. Rússia
  26. Arábia Saudita
  27. Singapura
  28. Espanha
  29. Suécia
  30. Suíça
  31. Tailândia
  32. Turquia
  33. Ucrânia
  34. Reino Unido**
  35. Estados Unidos***
  36. Vietnã (atualmente, em período de teste)

* França: atualmente, os ePackets só podem ser enviados para a região metropolitana da França – e para códigos postais que comecem com 01 – 95. O ePacket ainda não está disponível para os territórios e departamentos ultramarinos do país, como Córsega, Guadalupe, Martinica, Guiana Francesa, Reunião, São Pedro e Miquelão e, por último, Mayotte. Isso significa, portanto, que o rastreio do ePacket também não está disponível nessas regiões.

** Reino Unido: o ePacket já está disponível para toda a região central do Reino Unido, bem como nas Ilhas do Canal e na Ilha de Man. Se você tem clientes perto da Rainha, pode avisar que o rastreio do AliExpress está disponível!

*** Estados Unidos: o ePacket pode ser enviado para todos os estados, territórios e endereços militares situados dentro dos Estados Unidos. Aproveite essa oportunidade e anuncie o rastreio do ePacket e também o rastreio do AliExpress.

Fonte: Taxas e regulamentações para ePacket (Serviço Postal da China).

 Tempo médio para entrega

México: 20 dias úteis

Vietnã: 5-7 dias úteis

Rússia, Ucrânia e Arábia Saudita: 7-15 dias úteis

Demais países: 7-10 dias úteis

Limite de peso

Israel: 3kg

Demais países: 2kg

Como fazer o rastreio do ePacket vindo da China / Rastrear um pacote do AliExpress / Rastreamento do China Post

Não há dúvidas de que um dos maiores benefícios do ePacket é a possibilidade de rastreamento total do produto; afinal, pode ser um pouco difícil controlar todas as entregas – especialmente se você tiver realizado uma compra de grande volume. Além disso, é comum que a alfândega ou os Correios acabem dificultando o rastreio de muitos dos produtos que compramos no exterior. É por isso que o rastreamento internacional oferecido pelo ePacket é tão valioso: ele não só mostra para o cliente onde o produto está, mas também funciona como uma espécie de garantia contra roubos ou extravios. Em outras palavras: o rastreamento do AliExpress e o rastreamento do China Post ficaram mil vezes mais seguros.

É por essas e outras que decidimos explicar, em detalhes, o processo para fazer o rastreio do ePacket.

A primeira coisa a fazer é obter o código de rastreamento internacional da China; para isso, você deve entrar em contato com o seu fornecedor. O código de rastreamento do AliExpress, por exemplo, costuma ser disponibilizado imediatamente por muitos vendedores; e o mesmo vale para o código de rastreamento do China Post e os códigos de rastreamento internacional da China. Para rastrear o ePacket ou fazer o rastreio do AliExpress, basta acessar sites como o USPS , o ePacket China Post, os Correios ou sites como o 17Track.

Uma dupla perfeita: ePacket e dropshipping

Quando falamos de dropshipping, já estamos quase que automaticamente lidando com produtos fabricados na China e em Hong Kong. Não é de se espantar, portanto, que grande parte dos fornecedores e fabricantes também estejam situados por lá. Além disso, o dropshipping, o rastreamento do AliExpress (um dos maiores mercados para o dropshipping), o rastreamento do China Post e o rastreamento internacional da China também andam de mãos dadas.

O ePacket, por sua vez, é apenas um dos motivos pelos quais o dropshipping tem se tornado cada vez mais popular. Afinal, vários lojistas e clientes já se depararam com aquela temida situação: “mas será que vale a pena esperar tanto tempo e pagar esse frete tão alto… Só porque o produto é barato?”. A verdade é que muitos clientes são atraídos pelo preço baixo do produto – mas se assustam com o valor do frete e com o longo prazo de entrega.

Essa situação muda drasticamente quando lidamos com o ePacket, que reduz – e muito – o prazo de entrega que muita gente já associa aos produtos chineses: o temido período de 60 dias. Uma entrega rápida e pontual faz com que os lojistas ganhem pontos positivos com os seus clientes, fortalecendo essa relação tão vital para o sucesso empresarial; e, como sabemos, um cliente feliz significa uma chance maior de compras futuras (ou, quem sabe, até mesmo taxas de envio mais baratas).

E não podemos esquecer a cereja do bolo: o fato de que experiências positivas com produtos enviados da China ou de Hong Kong acabam abrindo caminho para novas compras, com outros fornecedores, o que fortalece esse mercado em expansão. Nesse sentido, a possibilidade de rastreio do ePacket, assim como o rastreio do AliExpress, indicam também uma mudança no modo como entendemos os produtos vindos do outro lado do mundo.

Talvez você já tenha percebido a importância do ePacket; por isso, não hesite em adotá-lo como método de envio preferencial para a sua loja virtual, especialmente se você estiver trabalhando com o modelo de dropshipping. Com ele, você não só contará com preços e taxas mais baixas do que o normal, como também deixará seus clientes satisfeitos.

Por ser uma opção de envio acessível ou até mesmo gratuita, o ePacket (e o rastreio do ePacket) podem ser a solução que você estava esperando – e a chave para conquistar e fidelizar clientes. Com eles, você poderá anunciar um novo método de rastreamento do AliExpress, ou então um rastreamento do China Post mais veloz e atualizado (e cumprir os prazos de entrega estipulados). Além disso, é importante lembrar que as entregas ocorridas dentro do prazo são um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma loja virtual com o modelo de dropshipping.

Ainda que o ePacket seja anunciado como um método de envio preferencial para sites como o eBay e o AliExpress, ele também pode ser utilizado por lojistas chineses que desejem enviar um produto por meio do serviço postal chinês; o produto precisa apenas estar de acordo com as especificações de tamanho e peso citadas acima. Quando lidamos com o ePacket, também é importante lembrar que o prazo de entrega varia entre 7 e 30 dias úteis – e que esse prazo é normalmente cumprido com maior rapidez nos Estados Unidos. No entanto, para os demais países, o ePacket significa uma entrega bem mais rápida do que os antigos 60 dias (e uma novidade no que diz respeito ao processo de rastreio do AliExpress).

Uma das maneiras mais certeiras de aumentar o volume de vendas de uma loja é reduzir o prazo de entrega dos produtos comercializados. É por isso que, por muito tempo, a Amazon dominou o mercado norte-americano: toda vez que você abre uma página de produto, recebe o aviso de que se comprar naquele exato momento, receberá o pacote na sua casa até o dia X. Contudo, você não precisa ter um império do tamanho da Amazon para oferecer bons prazos de entrega: basta ter o ePacket, um excelente fornecedor e um bom rastreio do AliExpress.

Quanto menores forem os seus prazos de entrega e os valores de frete, maiores serão as chances de conquistar novos clientes. Por mais que você precise pagar um pouco a mais para poder oferecer o ePacket, lembre-se de que, com os preços adequados, a sua loja ainda sairá no lucro e poderá arcar com esse gasto a mais sem grandes problemas. Além disso, a maior parte das entregas por ePacket custa apenas alguns dólares – quando não é totalmente gratuita.

Também vale ressaltar que o rastreamento (em especial quando falamos do rastreamento do AliExpress e do rastreamento do China Post) e os prazos velozes do ePacket podem ser aliados importantíssimos para empreendedores de e-commerce que querem vender produtos chineses por um preço baixo, mas ainda assim manter um bom prazo de entrega para seus clientes finais.

As taxas alfandegárias e o ePacket

É possível que os seus clientes acabem tendo que pagar algum valor adicional para itens comprados no exterior; contudo, é importante destacar que esse é um problema que diz respeito ao envio internacional de mercadorias, e não um problema exclusivo do ePacket. Se você desejar enviar um produto que foi sucesso de vendas na sua loja pelo ePacket, é melhor conversar com o seu fornecedor e tentar se informar um pouco mais sobre as possíveis taxas alfandegárias do seu país.

Nessa hora, um dos seus maiores aliados é o próprio fornecedor: entre em contato por e-mail e pergunte se ele conhece alguma taxa ou multa que possa ser aplicada aos produtos. Dessa forma, você poderá se preparar para possíveis problemas ou avisar aos seus clientes desse atraso logo no momento da compra. Uma boa oportunidade para fazer isso é quando você entrar em contato para pedir o código de rastreio do AliExpress (caso isso não seja feito automaticamente).

Não se esqueça de que, atualmente, o frete gratuito do ePacket só está disponível para os Estados Unidos. Antes de utilizá-lo como método de envio preferencial, portanto, procure na lista acima ou na internet e veja se o ePacket já pode ser utilizado no país com o qual você deseja comercializar (e se o rastreio do AliExpress está disponível na sua região).

Bom, parece que você já sabe quase tudo o que há para saber sobre o ePacket! Agora é só implementar esse método de envio no seu e-commerce e aproveitar os elevados níveis de satisfação dos clientes e das taxas de conversão (ou simplesmente aproveitar o novo rastreamento do AliExpress e o novíssimo rastreamento do China Post e comprar tudo aquilo que você sempre quis!). Se ainda estiver procurando mais dicas para otimizar o processo de dropshipping, dê uma olhada no nosso blog.

Por último, nós queremos ouvir a sua opinião: como você planeja utilizar o ePacket na sua loja? Tem alguma outra dica para empreendedores que querem utilizar o rastreamento internacional da China? Utilize o espaço abaixo para compartilhar as suas ideias!


Comece a vender online hoje mesmo com a Shopify

Comece sua avaliação gratuita

Quer saber mais?