Não há entregas vindas da China. As fábricas estão paradas. O ePacket não funciona. Ninguém está comprando…

A pandemia do coronavírus tem gerado incertezas no mundo do ecommerce e, especialmente, no dropshipping. No entanto, há muita discussão sobre o que, de fato, é verdade e o que não passa de especulação.

Foi pensando nisso que decidimos revelar o que é verdade e o que não passa de mito entre as afirmações que andam circulando pela internet. 

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1. As fábricas da China estão paradas 

MITO

Na China, o período mais intenso de disseminação do coronavírus começou no início de fevereiro, mais ou menos por volta do Ano Novo chinês. Seguidas as medidas mais rígidas de isolamento social, em meados de março a vida começou a se normalizar nas cidades chinesas.

Atualmente, portanto, muitas fábricas já estão com a produção normalizada, e muitos lojistas brasileiros de dropshipping já voltaram a trabalhar com os mesmos prazos que ofereciam antes da pandemia. Além disso, mesmo que o seu fornecedor ainda não tenha retomado totalmente as atividades, ele pode simplesmente comprar o produto que você está buscando em uma outra fábrica parceira.

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As fábricas da China estão paradas?

2. Ninguém está comprando no momento, então é melhor interromper minhas campanhas

MITO

Este talvez seja um dos maiores mitos circulando por aí: na verdade, dá para vender sim, mesmo durante a época de crise. Em certos nichos e setores, as vendas continuam altas – o que significa que o segredo para manter o sucesso está no tipo de produto que você está vendendo (e na estratégia de precificação adotada).

Além disso, o período prolongado de home office tem servido como um incentivo inesperado no mundo do empreendedorismo: muita gente que já vinha pensando em começar um negócio próprio finalmente decidiu tirar os planos da gaveta, com resultados impressionantes.

3. Alguns produtos não estão vendendo

VERDADE 

Infelizmente, é verdade: nem todos os produtos estão vendendo bem nesse momento de pandemia. Mas isso não quer dizer que seja impossível vender.

O importante é entender o momento pelo qual estamos passando, e lembrar que alguns produtos e nichos estarão em alta justamente porque há uma demanda especial em torno deles. Além disso, a grande maioria das compras que acontecem nas lojas de dropshipping – sobretudo aquelas que começam nas redes sociais – é feita por impulso.

Agora, como você sabe, é hora de ficar em casa. Isso significa que os seus clientes também estão em casa e também estão buscando produtos para essa nova realidade. A seguir, uma pequena lista com alguns nichos para você se inspirar:

  • Pijamas e meias;
  • Produtos para fazer exercícios em casa;
  • Brinquedos educativos;
  • Acessórios para home office;
  • Brinquedos para adultos (videogames e jogos de tabuleiro);
  • Produtos do estilo “faça você mesmo”;
  • Produtos e artigos de cozinha;
  • Casa e decoração.

Pijamas e meias estão vendendo bem durante a crise do coronavírus

4. Os produtos não estão sendo entregues 

MITO

Na verdade, as entregas estão apenas mais demoradas do que o normal.

O que aconteceu é que o número de voos comerciais diminuiu consideravelmente com a pandemia da covid-19 e, como os formatos de entrega mais utilizados pelo dropshipping, como o ePacket, são enviados para o Brasil e para outros países via voos comerciais, o atraso é inevitável.

Antes de acreditar nessas previsões espalhadas pela internet que dizem que o ePacket acabou, converse com o seu fornecedor para tentar encontrar um outro formato de frete que possa trazer resultados mais positivos. Uma alternativa, por exemplo, é trabalhar com o frete marítimo internacional e pedir para que o fornecedor confira os portos brasileiros que estão menos congestionados.

A dica para garantir uma negociação de sucesso é conversar honestamente com o seu fornecedor. Com todas as informações em mãos, você poderá ser transparente com os seus clientes – e evitar que eles fiquem frustrados com o atraso nas entregas.

As entregas estão apenas mais demoradas do que o normal - coronavírus

5. O SAC é extremamente importante nesse momento 

VERDADE 

Como falamos ali em cima, é essencial manter um bom diálogo com os seus clientes durante esse momento tão incomum. Além de poder comunicar possíveis atrasos na entrega para que eles estejam devidamente informados na hora da compra, esse diálogo aberto e honesto também pode ajudar a construir uma relação de confiança entre o público-alvo e a marca – evitando, assim, que a sua loja seja avaliada negativamente.

Por isso mesmo, vale a pena reformular algumas partes do site da loja para informar na página inicial, nas páginas de produto e também no e-mail de confirmação de pedido que as entregas podem sofrer um atraso de até 15 ou 20 dias devido à crise do coronavírus.

Se você está preocupado com uma possível reação negativa, pode respirar tranquilo: na maioria das vezes, os clientes se mostram totalmente receptivos. O que eles buscam é uma resposta rápida e simples para uma dúvida ou um questionamento, e é importante que você esteja disponível para atendê-los.

Por último, não se esqueça de alterar o prazo de entrega nas configurações da sua página do Facebook para evitar que a avaliação da loja comece a cair. Lembre-se: uma nota menor que 1 pode fazer com que você perca a sua página e não possa mais publicar anúncios.

A importância do SAC em uma loja virtual durante a pandemia

6. Com o dólar alto, está impossível vender 

MITO

Eu costumo falar para os meus alunos que o grande segredo do dropshipping está na mineração de produtos. A pandemia do coronavírus só nos mostrou que, mais do que nunca, isso é verdade.

É claro que saber precificar corretamente também é extremamente importante, pois caso você erre nos preços pode acabar entrando no prejuízo; contudo, a mineração de produtos é muito mais desafiadora. Além de ter que encontrar o produto correto, o empreendedor do dropshipping também precisa encontrar um produto capaz de gerar uma margem interessante de lucro. O ideal, nesse momento, é buscar produtos mais baratos, com um ticket médio entre R$ 80 e R$ 150.

É verdade que não dá para vender quando o dólar está alto?

Conclusão

Não há dúvidas de que os desafios são muitos nesse momento de crise. Contudo, é possível contorná-los e conseguir bons resultados com a sua loja de dropshipping, principalmente se você souber adaptá-la para a realidade que estamos vivendo.

Afinal, a maior vantagem do dropshipping é essa: com alguns cliques e ajustes, é possível reformular a loja e os produtos que estão sendo anunciados.

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