Curso de empreendedorismo: os 11 melhores cursos online gratuitos para empreender

Lais Schulz Como vender

10 minutos comentários

Ninguém nasce sabendo como empreender. E tudo bem! Mas se você quer aprender, recomendo buscar pelos melhores cursos online, se inscrever em um curso de empreendedorismo e começar a sua jornada o quanto antes.

É claro que existem aquelas pessoas que têm um pouco mais de aptidão, mais coragem, mais motivação. Só que nenhum de nós sabe exatamente por onde começar e, por isso, na maioria das vezes, empreender é um exercício constante de tentativas e erros.

Se você quer empreender, mas tem medo de errar, fique tranquilo: ainda que nem todo erro seja catastrófico, é sempre bom saber como minimizar e diminuir as chances de que algo assim aconteça e uma das melhores formas de evitar os erros mais temidos por empreendedores é justamente estudar e se preparar.

Mas, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é necessário ir para a universidade e fazer um curso durante quatro anos para finalmente entender o que é o empreendedorismo e começar a empreender. Também não é necessário certificado.

A verdade é que, para saber empreender, o que realmente conta é entender a teoria e saber fazer na prática.

Além disso, a maior vantagem é que hoje existem muitos cursos práticos disponíveis online. Melhor ainda, o curso de empreendedorismo perfeito para você não só está disponível online, como também pode estar disponível gratuitamente.

Como um dos nossos objetivos aqui no Oberlo é ajudar você na sua jornada pelo mundo do e-commerce, nós decidimos criar uma lista com os melhores cursos online para empreendedores que querem abrir uma loja virtual.

Tenho certeza de que o curso de empreendedorismo que você está buscando estará nessa lista. Vamos lá?

Descubra milhares de produtos para começar a vender online. Sem compromisso nem cartão de crédito.

Tenha Oberlo agora. É de graça.

11 melhores cursos online grátis para empreendedores

1. Curso online de graça: Aprender a Empreender, do Sebrae

Curso online de graça: Aprender a Empreender, do Sebrae

Não dá para começar uma lista com os melhores cursos online para empreendedores iniciantes sem o Sebrae, que é referência sobre empreendedorismo e pequenos negócios no Brasil, né?

O curso Aprender a Empreender é ideal para quem ainda está dando os primeiros passos no mundo do empreendedorismo porque ele vai ensinar o básico, começando com conceitos sobre empreendedorismo, plano de negócio, marketing e finanças.

Além disso, este curso de empreendedorismo é perfeito para quem quer aprender a profissionalizar uma ideia de negócio, entender como funcionam as definições do mercado e quais são as características e habilidades que um empreendedor precisa cultivar.

Ah, e sabe qual a melhor parte? O curso de empreendedorismo do Sebrae é rápido e prático, contabilizando um total de 16 horas.

2. Curso para empresários: Planejamento estratégico para empreendedores, da Endeavor

Curso para empresários: Planejamento estratégico para empreendedores, da Endeavor

A Endeavor é uma empresa estadunidense que apoia empreendedores com potencial de impacto econômico e social em suas regiões de atuação. Além de ser uma empresa consolidada no mercado, ela possui alguns dos melhores cursos online para empreendedores.

No curso de empreendedorismo focado em planejamento estratégico, Daniel Castello, expert em Estratégia e Gestão de pessoas, mostra o que deve ser priorizado durante a elaboração do planejamento estratégico de uma loja virtual ou negócio online para ganhar dinheiro na internet.

Com carga horária de apenas três horas, esse curso de empreendedorismo vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre a teoria e a prática de um planejamento estratégico. Além disso, você também vai descobrir quais são os melhores tipos de sistemas para gestão de metas, e vai entender o papel que o empreendedor desempenha nessas situações.

3. Curso de empreendedorismo: Oberlo 101, do Oberlo

Você já ouviu falar de dropshipping nacional e/ou de dropshipping internacional? 

Não? Tudo bem, a gente explica rapidinho o que é e como ganhar dinheiro com dropshipping: nesse modelo de negócios, você (lojista) não mantém os produtos que vende em um estoque físico; na verdade, você comercializa produtos que se encontram apenas no estoque do fornecedor. É um excelente modelo para quem quer revender roupas ou comercializar itens de nicho, já que elimina os gastos de produção e estoque.

O baixo custo para montar uma loja virtual de dropshipping faz com que esse modelo comercial seja a solução perfeita para quem quer começar a empreender online, e foi por isso mesmo que o Oberlo criou o Oberlo 101, um curso completo que ensina os fundamentos do dropshipping e mostra o passo a passo de como vender pela internet.

No curso de empreendedorismo, que é guiado por especialistas da área, você vai aprender sobre o passo a passo do dropshipping, como encontrar e selecionar produtos para vender, como encontrar fornecedores confiáveis, como distinguir entre métodos de envio como ePacket e envio tradicional, como criar e configurar uma loja virtual dentro dos melhores modelos das lojas Shopify de sucesso e muito mais.

Nós somos suspeitos para falar, mas o Oberlo 101 é considerado um dos melhores cursos online sobre dropshipping.

Vai perder essa oportunidade?

4. Desafio 30 dias, da Hotmart

Melhores cursos online: Desafio 30 dias, da Hotmart

O Desafio 30 dias é um curso de empreendedorismo criado pela Hotmart, uma plataforma para pessoas que querem empreender com negócios digitais e com a venda de infoprodutos. A Hotmart, vale destacar, também tem alguns dos melhores cursos online gratuitos disponíveis no mercado.

Pensado para quem quer empreender online, mas não sabe ou não consegue definir muito bem como começar, o Desafio 30 dias oferece diversas aulas e materiais elaborados para acabar com a incerteza.

Se você está se sentindo perdido e não sabe como transformar suas habilidades e seus conhecimentos em um produto digital, esse é o curso de empreendedorismo certo para você. Nele, você vai aprender a planejar seu produto, transformá-lo em realidade e realizar suas primeiras vendas, seja em sua própria loja virtual ou em marketplaces.

A promessa é que você vai criar e vender seu primeiro produto em 30 dias e, olha, eles não decepcionam, viu?

5. Curso de empreendedorismo: Hotmart Academy, da Hotmart

Curso online para empreendedores: Hotmart Academy, da Hotmart

Eu não disse que a Hotmart tinha alguns dos melhores cursos online do mercado?

O Hotmart Academy é mais um curso de empreendedorismo do portfólio da empresa e foi criado a partir da necessidade de ajudar os usuários da Hotmart a aperfeiçoarem suas habilidades e criarem um negócio digital do zero. Dentre os muitos temas abordados, estão: linguagem e conteúdo; vendas e divulgação (com dicas de tráfego pago); métricas e resultados. 

O conteúdo das aulas é incrível, e o curso foi projetado para te acompanhar desde o planejamento inicial até a etapa final de criação do projeto. O curso de empreendedorismo é gratuito e está estruturado para que você tenha uma experiência simples e divertida, no seu tempo e do seu jeito.

6. Finanças básicas para empreendedores, da Endeavor

Curso online para empreendedores: Finanças básicas para empreendedores, da Endeavor

A Endeavor também não fica para trás quando o assunto é oferecer os melhores cursos online para empreendedorismo e esse aqui, sobre finanças, é um dos mais importantes para quem quer construir uma carreira de sucesso no e-commerce.

Realizar adequadamente o controle financeiro empresarial é crucial para a saúde financeira da loja, mas infelizmente muitos empreendedores iniciantes negligenciam esse fato: eles costumam misturar o dinheiro pessoal com o da empresa, não ter controle de entradas e saídas e assim por diante. 

Além de gerar sérios problemas financeiros, esse tipo de comportamento pode fazer com que o empreendedor se sinta desmotivado porque não tem controle sobre o dinheiro que a empresa está gerando. Por isso mesmo, saber como planejar e controlar o lado financeiro de uma empresa é essencial e é isso que você vai aprender neste curso de empreendedorismo da Endeavor.

Você vai aprender em detalhes o que é e como funciona o fluxo de caixa da loja, como planejar os gastos e fazer projeções financeiras, como identificar lucros ou prejuízos e, claro, como evitar os principais erros cometidos pela maioria dos empreendedores.

7. Google Primer, do Google

Melhores cursos online: Google Primer, do Google

A sétima posição da nossa lista com melhores cursos online vai para… um app.

O Google Primer é um curso de empreendedorismo no formato de um aplicativo incrível para quem quer aprender sobre marketing de uma forma simples e eficiente e a melhor parte é que ele foi projetado especificamente para empreendedores e profissionais que ainda estão nas fases iniciais de seus projetos.

No Primer, você vai aprender o básico sobre diversos tópicos, desde como usar o Google Trends, passando pela publicidade e conteúdo até implementação de estratégias concretas. O app apresenta conceitos variados e exemplos práticos de como aplicar esse conhecimento aos negócios, o que torna tudo muito mais fácil.

Ah, e ainda tem a cereja no bolo: que você não precisa de muito tempo para assistir às aulas do Google Primer, já que a grande maioria dura cerca de 5 minutos.

8. Curso de empreendedorismo: Inbound Marketing, da Hubspot Academy

A Hubspot é uma empresa que desenvolve produtos e softwares com foco em inbound  marketing, vendas e atendimento ao cliente. Na verdade, a Hubspot é uma verdadeira gigante do inbound marketing – aquela modalidade de marketing na qual os clientes encontram a sua loja e vêm até você.

É por isso mesmo que você precisa fazer esse curso para empreendedor: além de ser online e gratuito, ele foi projetado por uma empresa que é especialista no tema. O curso vai te ensinar tudo sobre as principais técnicas de inbound marketing: desde criação de conteúdo, divulgação em redes sociais até conversão e geração de leads.

9. Melhores cursos online: Curso de marketing de conteúdo, da Rock Content

Curso online para empreendedores: Curso de marketing de conteúdo, da Rock Content

A Rock Content é simplesmente a maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina; então, nada mais justo do que aprender sobre marketing de conteúdo com os melhores. 

A Rock University, plataforma integrada da Rock Content, conta com alguns dos melhores cursos online gratuitos do mercado de e-commerce: além deste curso de empreendedorismo gratuito sobre marketing de conteúdo, vale a pena conferir os cursos sobre produção de conteúdo para web, inbound e outbound marketing, WordPress, copywriting e muito mais. Todos eles são incríveis e vão te ajudar bastante na sua jornada.

O curso de marketing de conteúdo é imprescindível para você aprender a promover seu negócio online sem se tornar uma pessoa chata: além de ser uma habilidade essencial para uma estratégia de marketing bem-sucedida, o marketing de conteúdo vai te ajudar a aumentar sua rede de clientes e o engajamento do público-alvo.

No curso, você você vai aprender sobre os fundamentos do marketing de conteúdo, como definir objetivos, como criar um blog otimizado, como estabelecer público-alvo e persona, como implementar boas práticas de conteúdo, como otimizar a produção de conteúdo, os melhores horários para postar nas redes sociais e muito mais. Ele é completíssimo e vale muito a pena para quem quer empreender, alcançar mais pessoas e expandir os negócios.

10. Como aumentar e gerenciar suas vendas, da Endeavor

Cursos online: Como aumentar e gerenciar suas vendas, da Endeavor

Muita gente sabe criar, sabe inovar, sabe ter ideias. Mas daí até conseguir vender é um grande passo, e é onde a maior parte dos empreendedores falha: muitos não conhecem o suficiente sobre marketing, não entendem como cativar a atenção do público-alvo e muito menos como vender de forma sutil, sem parecer invasivo.

Neste curso de empreendedorismo da Endeavor, você vai aprender a criar uma estratégia de vendas que vai te ajudar a aumentar não apenas suas receitas, mas também a satisfação e fidelização de clientes. Dentre os temas discutidos em aula estão os tipos de venda, as estratégias e canais de distribuição, o ciclo de vendas e muito mais.

11.Curso de empreendedorismo: Cresça seu negócio com o Instagram, da Shopify Compass

Curso para empreendedor: Cresça seu negócio com o Instagram, da Shopify Compass

A Shopify Compass é uma plataforma da Shopify recheada com cursos virtuais gratuitos para empreendedores que querem construir um negócio online. 

Existem diversos cursos incríveis na plataforma, mas o meu favorito é o que ensina como crescer seu negócio no Instagram. Nele, você vai aprender como ganhar dinheiro no instagram construindo uma audiência engajada, criando posts que incentivam vendas e muito mais.

O mais interessante da Compass é que cada curso conta com um expert como professor. Neste curso de empreendedorismo, por exemplo, a empreendedora australiana Gretta van Riel, dona de 5 empresas multimilionárias, é quem vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre o Instagram para e-commerce.

Melhores cursos online: conclusão

Como já falamos, empreender é uma habilidade que precisa ser desenvolvida. 

Empreender não é só ter ideias sobre um empreendimento; muitas vezes é sobre executar, criar, analisar e aprender.

Por isso mesmo, cada curso de empreendedorismo desta lista tem um papel importante na criação do seu perfil empreendedor. Nossa principal dica é que você tente assistir todos os cursos, mesmo aqueles que parecem estar um pouco fora do que você está imaginando para o seu negócio.

Uma das principais características do empreendedor é a criatividade, e não há nada melhor para estimular a criatividade do que aprender algo novo e fazer assimilações mesmo que elas venham dos lugares mais estranhos.

Resumo rápido: melhores cursos online gratuitos para empreendedores

  1. Aprender a Empreender, do Sebrae: um ótimo curso para quem ainda está dando os primeiros passos no mundo do empreendedorismo.
  2. Planejamento estratégico para empreendedores, da Endeavor: um curso de empreendedorismo que vai vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre planejamento estratégico.
  3. Oberlo 101: um dos melhores cursos online sobre dropshipping.
  4. Desafio 30 dias, da Hortmart: curso para criar e vender infoprodutos.
  5. Hotmart Academy: um dos melhores cursos online para quem quer criar um negócio digital do zero.
  6. Finanças básicas para empreendedores, da Endeavor: curso de empreendedorismo completo sobre fluxo de caixa e planejamento financeiro.
  7. Google Primer: app para empreendedores de primeira viagem que querem aprender sobre marketing de uma forma simples, rápida e eficiente.
  8. Inbound marketing, da Hubspot Academy:  curso completo sobre inbound marketing.
  9. Marketing de conteúdo, da Rock Content: fundamentos essenciais do marketing de conteúdo para negócios online.
  10. Como aumentar e gerenciar suas vendas, da Endeavor: curso online completo para vender online.
  11. Como crescer seu negócio com o Instagram, da Shopify Compass: curso completo para quem quer descobrir como vender no Instagram.

Quer saber mais?

Lais Schulz
Lais Schulz
Lais Schulz é escritora, fotógrafa e Nômade Digital, além de LinkedIn Top Voice (2018).